Build 9901 do Windows 10 escapou à Microsoft e está na Internet

59 Comentários

O Windows 10 tem estado no topo da lista dos assuntos mais falados nas últimas semanas. São várias as novidades que se esperam que surjam, para se juntarem a todas as que já foram lançadas e vista na versão Technical Preview que foi tornada pública.

Algumas dessas novidades têm estado guardadas para o evento que decorrerá no final de Janeiro, onde se espera conhecer muito mais do novo Windows 10.

Mas esse evento pode agora estar ultrapassado, com o tornar público da build 9901 do Windows 10, de forma não oficial.

win_10_build_1


Esta nova versão do Windows 10, que se pensa poder ser a que está preparada para ser tornada pública no evento de Janeiro, traz alterações profundas à interface, novas aplicações e um pequeno extra de que se vem a falar há já alguns dias.

A nova versão surgiu de forma não oficial na Internet e muitos têm estado já a testá-la, vendo todas as novidades que a Microsoft incluiu.

Finalmente está presente a Cortana, integrada de forma plena na barra de tarefas e com a capacidade de pesquisar toda a informação que o utilizador pretender encontrar.

Esta integração da Cortana no Windows 10 não é nova e vinha já a ser vista há algumas semanas, mas finalmente foi incluída de forma definitiva e com a interface que deve ser a final.

Mas existem outras novidades nesta nova versão. Passa a existir uma aplicação dedicada à XBox dentro do Windows, que fará a ponte entre a consola de jogos da Microsoft e o seu sistema operativo.

Esta nova aplicação passa a integrar todas as diferentes aplicações que existiam nas versões anteriores do Windows, garantindo agora que tudo está no mesmo local e disponível de forma centralizada.

anterior próxima

( 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 )
A somar a estas novidades, existe ainda a remodelação de muitas das aplicações que fazem parte do Windows, sendo esta em alguns casos apenas estática e em outros associada à mudança de nome.

Vai ainda existir uma mudança estética na interface do Windows, sendo esta na globalidade das aplicações e também nas barras das janelas das aplicações Modern.

Foi preparada, e ainda não está terminada, uma nova versão da loja de aplicações do Windows. Esta nova versão pretende ser adaptada para todos os tipos de ecrãs e ser assim mais usável.

São várias as novidades que esta nova versão do Windows 10 apresenta, com muitas delas a serem completamente novas e nunca antes faladas. Outras dessas novidades foram já vistas em versões preliminares e incompletas, estando agora mais maduras e utilizáveis.

Caso seja esta a versão prepara para o evento de Janeiro, então a aposta da Microsoft está perto de ser ganha, mostrando um Windows completamente redesenhado e com novas e muito interessantes funcionalidades.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Já mudavam o raio do icone da recycle bin, que é o mesmo desde o Vista penso eu lol.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      e porque mudar o icon? mais valia estares calado

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Para haver paridade entre os ícones?! Eles estão a remodelar todos os ícones para ficarem mais “flat”, não faria sentido se não o fizessem ao recycle bin.

      2. Avatar de Telmo
        Telmo

        Para condizer com o resto da interface. Quando todos os restantes ícones são “flat”, não faz sentido o da reciclagem não ser. Tu é que mais valia estares calado se não vens acrescentar nada à conversa.

        1. Avatar de Tiago Frutuoso
          Tiago Frutuoso

          Preferia centenas de vezes que melhorassem o funcionamento da reciclagem em si do que o raio do ícone!

    2. Avatar de JV
      JV

      O ícone da Reciclagem corresponde ao Tema do Windows por defeito. Poderá usar outro Tema que usa outro ícone.

      1. Avatar de Nuno Gonçalves
        Nuno Gonçalves

        A Apple dedicou bué tempo a mudar o icone do recycle bin para o Yosemite, espero que a Microsoft siga a mesma estratégia, não faz sentido continuar com o mesmo icon desde o Vista credo!

    3. Avatar de Felipe
      Felipe

      Alguém por acaso já achou o link para baixarmos o Windows 10 Build 9901?
      Abraços.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais bonecada para colocar no arranque do Windows, depois la vai ter que o utilizador real final ter que andar a desabilitar as luzinhas de natal!

    Deveriam dar a possibilidade ao utilizador ao instalar o OS ter uma opção para desligar logo as luzinhas e bonecadas, ficam com um OS para trabalho e não para brincar com o dedinho…

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      porquê que não instalas só o prompt..

    2. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      A mim parece-me que nunca instalaste o Win 8. Já reparaste na diferença entre instalar com conta local ou com conta Microsoft? Vai experimentar, pensa nos requisitos de utilização do Cortana, e depois, só depois, é que podes vir aqui mandar essas postas de pescada.

      PS: nem vamos falar na diferença de tempos de arranque entre Win 7 e Win 8…

    3. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      o tipico comentário de um ignorante… continua a usar o xp que estás bem!

  3. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Estava (e estou) encantado com o Windows 10 apesar de ser beta ou alpha ou la o que é…
    Mas infelizmente nao consigo instalar o SDK do WP8.0 para trabalhar e, por isso, vou ter de voltar para o Windows 8 (apenas por isso). :S

    Porque de resto impecavel.

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      É um Technical Preview é normal que muita coisa não de, é mais para usar uma maquina virtual e assim ^^

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Instalar um technical preview numa máquina de produção?
      ::facepalm::

      1. Avatar de José Cordeiro
        José Cordeiro

        Maquina de produçao pessoal sim, para as minhas “criações” pessoais nao tem nada haver com a empresa onde trabalho.

        Na minha empresa é so linux 😛

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ou mto me engano ou este W10 vai ser o melhor SO feito ate hoje

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Muito te enganas!

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Mario e tu sabes 100%

      2. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        O Mario ou é apple fanboy ou então ainda usa o WinVista! x’D

      3. Avatar de Dr. Estranho
  5. Avatar de Prep Aterragem
    Prep Aterragem

    A interface metro desaparece? Não me tramem porque já me habituei a ela.

    Pelo que vejo a interface metro vai-se resumir ao botao de “Start”…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      vai se adaptar consoante tens portatil /tablet com touch ou sem

    2. Avatar de flavio
      flavio

      Não vai desaparecer. Vais é ter a possibilidade de escolha, metro ou start menu

  6. Avatar de JP
    JP

    man… por favor não destruam mais o windows!!!
    Tão mau está a ficar. Os desktops são fuckin’g desktops não são tablets, não são sphones… Acordem de vez! O metro não serve. É impossível trabalhar com isso e depois o que mais estupido é: – clicar numa app tipo network manager do próprio sistema e ele kickar para fora da interface metro e abrir no tradicional… Como pode ser isto?

    1. Avatar de Cris
      Cris

      És burro ou fazes-te? Eles estão a remover o metro tradicional e a optar por um UI mais híbrido, completamente customizável, para que haja uniformidade em todos os dispostivos e suavizar a passagem entre um e outro.
      Já agora, um OS não é o UI. Cada iteração do Windows tem melhorias por baixo do capot, tanto em termos de performance, como em termos de funcionalidade e, claro, estéticas. Se fosse só o UI estaria pronto numa semana e nem seria preciso testá-lo. Mas como eles também têm apostado no kernel, é possível que muitos drivers deixem de funcionar devidamente no futuro, tal como o que aconteceu quando passamos de XP para Vista.

      1. Avatar de Christian Nogueira de Faria
        Christian Nogueira de Faria

        +1
        O problema desse novo Windows é que muitas pessoas são realmente burras ao ponto de mudar um ícone de lugar e já não saber mais usar! Se é que sabiam!?
        Pessoal vocês podem a qualquer momento voltar a utilizar versões mais antigas do Windows a atualização não é obrigatória, você não será preso se não decidir fazê-la.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Completamente de acordo! Estou verdadeiramente convencido que é isso mesmo. Eu irei continuar a usar a interface modern, porque é simples e fácil, e não impede nada ao contrário do que dizemos aí gratuitamente em trabalhar como sempre se trabalhou, e é simples sobretudo quando se tem um telefone W.P., e um tablet também Windows. Mas gosto imenso desta hipótese de usar o que me der na Gana. Caso venha a cansar-me mudo. Está mesmo no bem caminho.

      2. Avatar de irlm
        irlm

        alteração do kernel v.10

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Amigo pelo amor da santa… Este tipo de comentário era aceitava quando foi lançado o Win8… Não sei se já andas-te a ler sobre o novo Win10, mas a microsoft agora dá-te a opção de escolheres entre o MetroUI ou então a interface tradicional, além de quando estares a usar num híbrido (Surface por exemplo) ele reconhece quando estas com teclado ou sem e mete a interface a qual melhor se adapta…

      ::facepalm::

    3. Avatar de irlm
      irlm

      para já o painel de control clássico tem os dias contados, porque neste win10 9901 irá só ter uma opção com o painel moderno.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Who cares? Eu habituei-me completamente em 2 dias, e ainda trabalho mais facilmente em win8 do que nos anteriores. Porque é que as pessoas não abrem a sua mente fechada e se abrem a inovações? Como foi dito acima, mudam um ícone de sítio e já não sabem o que fazer… Sinceramente. Meus senhores, já vamos entrar em 2015. Já é tempo de deitar fora essa mentalidade da idade da pedra. Quem tem negócios, se teimar nas velhas tecnologias e não acompanhar as novas, “dá o berro” em três tempos.

        1. Avatar de Pedro Nunes
          Pedro Nunes

          O mais engraçado destas pessoas é o seguinte. Apple faz uma coisa nova, reacção:”woooooooooowww tanta inovação!!!!!! *.*”
          Microsoft muda um icon de lugar ou apenas tem um design diferente, reacção:”aiiiiiiii ca m****!!!! mudaram tudo de lugar já ninguém saber mexer nisssto!”

          1. Avatar de SC
            SC

            lol é bem verdade o que disseste.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Porque o 8 foi inovação a mais, e muita gente(eu incluído) preferiu ficar na sua zona de conforto (7), agora com o 10 (que foi tipo uma mistura de 7 com 8) talvez muita gente mude do 7 para o 10(eu incluído).

          Gostava daqui por um ano ver uma estatística do número de updates do 7 para 8, e do 7 para 10.

          Penso que a Microsoft está no bom caminho.

  7. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    até agora estou adorar mesmo 😀 utilizar o windows 10

  8. Avatar de Joqa
    Joqa

    eh pá… que conversas da treta! Vamos ao que interessa – Onde estão os links? 😉

    1. Avatar de Luís Oliveira
  9. Avatar de Lucas
    Lucas

    Visualmente o win10 está excelente. Eu ainda uso o win7 porque achei o win8 muito confuso e anti produtivo. A interface metro combina mais com tablets do que com desktop.

    Acredito que a Microsoft aprendeu com os erros do passado e o win10 será um sucesso.

  10. Avatar de Anonymous

    Adoro quando dizem, “escapou à Microsoft e está na Internet”.. 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Basicamente 🙂 como só há uma forma de sair de lá de dentro, via “postas oficiais”, não o sendo, o mais certo é serem via certas e determinadas fugas de informação 😉 mas sim, entre nós que ninguém nos ouve… escapou 😀

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como doutorado na area computacional, ao contrario de vcs que sao aspirantes a trabalhar no macdonalds, digo vos que Yosemite e o melhor

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Fizeste o curso de Erasmus? Olha que o Relvas e o Sócrates também tem diplomas de licenciatura. Vou já comprar um mac só pelo teu comentário. É melhor para quê? Investir sem retorno? Ok. És como aqueles que vem defender linux com unhas e dentes e se alguém lhe diz o contrário, já quase que há uma guerra. Cada um usa o que quer e esse tipo de comentários é inútil.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comentario triste!

    3. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      E como doutorado tens acesso imediato às alterações que vão sendo introduzidas pela Microsoft para poderes fazer essa comparação? Não esquecer que essa comparação é entre uma Technical Preview e um SO em produção, tu que és doutorado não deves precisar que explique as diferenças.

    4. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Hummmm… Sócrates tb é engenheiro e com diploma assinado num domingo 😉 sendo já um doutor na área da computação (presumo que seja engenheiro) deveria saber que qualquer sistema operativo tem os seus prós e contras e também que não há um melhor, apenas só os utilizadores sabem o que lhe server melhor (as palavras do meu professor de sistemas operativos na minha primeira aula)

      1. Avatar de enfim
        enfim

        Pergunto-me porque razão este comentário foi permitido, enquanto outros que já aqui fiz foram moderados só porque iam contra a visão de algum dos autores? Pelos vistos pode-se insultar o comum leitor à vontade mas se o comentário for dirigido aos editores aí já temos lápis azul… enfim.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás com uma mania de perseguição. Até porque não sabia que “falar” no Sócrates era insultar alguém, acho que aqui quem está a destoar és tu.

          Para tua informação: Sócrates foi um filósofo grego do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais do seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.

          Portanto… um “artista”, só não sabia que tinha terminado o seu doutoramento em filosofia num domingo e que na Grécia antiga is filósofos eram engenheiros. Mas também ando a aprender 😀

    5. Avatar de SC
      SC

      Como ninguém te gaba… gabaste a ti próprio.
      Deves ser um doutorado frustrado a trabalhar no Macdonalds juntamente connosco lol

    6. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      Deves ser daqueles doutores que completou o curso num domingo! Olha, eu não sou doutor nem engenheiro nem nada! tenho 12 ano e tbr desde dos 14 anos e já trabalhei na macdonalds sem vergonha e com honestidade… hoje sou empresário de mim mesmo e tenho um salário mensal com 5 dígitos! e sem doutoramentos e com macdonalds no currículo… conclusão. Tenho o yosemite no mac e continuo a preferir e a aconselhar windows 8.1

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        10000€?
        Isto aqui é o concurso do quem trolla mais?

        1. Avatar de André
          André

          Ele disse “com 5 dígitos”. Pode ser entre 10000€ e 99999€. Nada mau! Ou recebe muito bem ou trolla muito mal 😉

  12. Avatar de Alpha Lima
    Alpha Lima

    “e um pequeno extra de se vem a falar há já alguns dias.”

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Reparei que o cortana e o search não funcionam, ou falta qualquer configuração?
    Ainda está muito longe da versão final (muito verdinho).

  14. Avatar de Tomé Teixeira
    Tomé Teixeira

    Não sei se já aconteceu com alguém, mas o Windows 10 já me queimou 3 discos, e é sempre da mesma forma .. Ao fazer “suspender”, o disco deixa de trabalhar e nunca mais é reconhecido :/ há explicação para isto ?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Queimar 3 discos com suspeita do mesmo motivo ou você tem muito dinheiro ou não é muito inteligente!

      Abraços!

      1. Avatar de Tomé teixeira
        Tomé teixeira

        Até me considero no mínimo inteligente porque consegui trocar os discos na loja já que beneficiei da garantia.

        Agora a razão de eles deixarem de funcionar para mim é uma incógnita.