Última hora: Bruxelas deixa cair proposta de fim de roaming na UE

27 Comentários

Os custos de roaming tem sido um assunto muito debatido nos últimos meses. A vontade da Comissão Europeia é acabar com este custo.

Se tudo encaminhava para que esta fosse uma realidade a existir em breve, a Comissão Europeia acaba de deixar cair a proposta apresentada há dias.

roaming_1

Um dos pontos que estava em discussão sobre este tema era a política de utilização responsável a aplicar aos utilizadores que se encontravam em roaming. Após ter apresentado a sua proposta há poucos dias, a Comissão Europeia retirou-a hoje, após ter ouvido as várias opniões das entidades ligadas ao processo.

Esta posição da Comissão Europeia não invalida o processo que está a decorrer, devendo em breve ser apresentada uma nova proposta de utilizaçao aceitável a aplicar aos utilizadores. O fim do roaming será uma realidade e nas datas previstas, reforçou a Comissão Europeia.

roaming_2

A alteração ao texto que vai ser produzido pretende ser mais justa para ambas as partes e é fruto da avaliação de Jean-Claude Juncker, que a proposta apresentada não era suficiente boa e que teria de ser melhorada.

Em Portugal a Apritel, associação que reúne os diversos operadores de telecomunicações nacionais, reagiu de forma negativa à proposta inicial, que previa não haver pagamento de roaming num total de 90 dias por ano ou 30 dias consecutivos. Após estes períodos seria possível às operadoras cobrar taxas, mas segundo valores definidos pela Comissão Europeia.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Reis
    Francisco Reis

    As grandes empresas de comunicações iam perder lucros? Deixe-me rir. Ainda ninguém percebeu que são as grandes empresas que estão a mandar no mundo…

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Não vejo razões para se rir! O que não foi aprovado foi a politica de utilização responsável que era prejudicial para o consumidor. O roaming vai acabar em 2017, isso é um dado adquirido.

      Portanto, a notícia de hoje é uma boa notícia para todos os consumidores europeus!

      1. Avatar de rommel
        rommel

        Espero que tenhas razão embora esteja céptico a acreditar que o roaming vai acabar.
        Os lobbies das empresas de comunicação já estão certamente no terreno e não é de todo muito difícil “comprar” alguns votos.

      2. Avatar de theboice
        theboice

        boa, e também acreditam nopai natal e no coelhinho da Páscoa?

  2. Avatar de Micose
    Micose

    Era bom demais para ser verdade.

  3. Avatar de Serato
    Serato

    Temos de ter pena das “coitadinhas” das operadoras que ganham milhões mensalmente à conta de cobrarem zeros e uns…..
    Na volta são os servidores que ficam cansados….

    1. Avatar de Sera
      Sera

      Sim, porque um servidor não deve ter manutenção, fora a restante infraestrutura…

      1. Avatar de Pascacio
        Pascacio

        Um servidor tanto tem manutenção com um utilizador como com 1000!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Cada alteração à lei (portabilidade, retenção de dados, etc.) acarreta desenvolvimentos e potenciais novos desafios e problemas às equipas de operações e suporte, isso tem custos. A esses desenvolvimentos há necessidade de um ambiente de desenvolvimento e/ou qualidade (sempre preferível existir dois separados, mas já conheci casos que nem um têm), o que acresce os custos de manutenção e operação desses também. Para não falar de desenvolvimento de novas funcionalidades ou entregas correctivas, com o dito ambiente de staging/qualidade para validação.
          Tendencialmente o custo compensa pois consegue (em teoria) uma maior eficiência nos processos que montam ou nos já existentes (revenue assurance, operação, etc), no entanto não deixa de ser um custo avultado.

          No entanto sim, as operadoras têm lucros, é crime?

  4. Avatar de FPereira
    FPereira

    Estes governantes da UE não têm mesmo vergonha na cara, onde já se viu criar regras para beneficiar as pessoas. É preciso a chegar ao ponto das empresas se imporem perante tais mal feitores. (irónico)
    Como os estados têm cada vez menos presença no mercado é fácil para as empresas tomarem as decisões políticas. De dia para dia os políticos não passam de marionetas nas mãos dos mercados.

  5. Avatar de obs
    obs

    Última hora: Bruxelas irá reformular proposta de fim de roaming na UE

  6. Avatar de Vicente Moreira
    Vicente Moreira

    +1

  7. Avatar de MLopes
    MLopes

    pplware, o que o @Vitor Jesus disse é totalmente verdade e não há justificação que consiga demonstrar o contrário, pelo menos para quem saiba um mínimo de portugês.
    ao fim de tantas horas desde o comentário que referi é triste que nada tenha sido mudado e que o comentário não tenha sequer merecido uma resposta por parte do autor do artigo, como tantas vezes acontece

  8. Avatar de rjtrigo
    rjtrigo

    Vivo no UK eu a minha rede é a Three Mobile, isto é o caminho que todas as operadoras vão seguir:

    http://www.three.co.uk/Discover/Phones/Feel_At_Home

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      A 3 tem um limite de 2 meses por ano… é inferior aos 3 meses que estavam na proposta anterior.

      “If you roam exclusively in a Feel At Home destination for any 2 complete months in a rolling 12 month period, we may suspend international roaming on your account, which means you’ll no longer be able to use your device or allowances abroad. We’d let you know if this were likely to happen first. If you spend a full month abroad but some of that time is spent in a destination that isn’t included in Feel At Home, this restriction won’t apply.”

      http://support.three.co.uk/SRVS/CGI-BIN/WEBISAPI.DLL?Command=New,Kb=Mobile,Ts=Mobile,T=Article,varset_cat=roaming,varset_subcat=4157,Case=Ext(EM38751)

      1. Avatar de rjtrigo
        rjtrigo

        Normalmente as pessoas só tem 1 mês de ferias por ano, 2 meses de roaming gratis é muito bom.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          E? Posso dizer que entre o ano de 2015 e este ano se contar 2 meses (entre férias, épocas festivas e hiato entre projectos) corridos tendo eu estado em Portugal é muito, pois a maior parte do restante tempo estive fora em projectos.
          Possivelmente quem vai de férias será quem menos usa roaming (não é não usar, é dar menos uso), já quem passa grande parte do tempo fora não tem outro remédio pois uma coisa é passar uma semana ou duas fora, outra é ter de estar contactável para qualquer eventualidade com a família, ligar de vez em quando por algo mais premente que não possa esperar por uma chamada de skype no hotel ou no apartamento, ou mesmo porque o tempo no projecto não é tão longo que justifique comprar um cartão de uma operadora local mas as chamadas, essas, têm de ser feitas na mesma.

          Mas isto digo eu fazendo uso da minha experiência pessoal, eu raramente uso o roaming quando de férias fora no entanto em trabalho não prescindo dele. Outras pessoas terão possivelmente outra experiência.

          No entanto as limitações que colocavam no diploma anterior nunca serviriam para mim, se continuar a passar tanto tempo fora.

  9. Avatar de VC
    VC

    A mentalidade humana é o exemplo triste da vida atual. Quando pensarmos nas pessoas como um todo e não como raças/povos, quando aproveitarmos a tecnologia para melhorar as condições no planeta e não ter como prioridade o dinheiro, a evolução será muito maior em todos os aspetos tendo em conta a tecnologia já existente… mas isso… isso já é pedir muito, para um ser imperfeito como é o ser humano!

  10. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Sou a favor de uma taxa fixa por dia, ou seja, para pessoas que têm que fazer negócios no estrangeiro e precisam da mobilidade de uma ligação de smartphone, essas pessoas pagariam uma taxa diária a ser designada como taxa de ativação de roaming. Depois todas as chamadas realizadas durante esse dia teria o custo de uma chamada interna para um equipamento de outra rede móvel.

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      A O2 no UK funciona dessa forma, e já inclui plano de dados

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A Vodafone PT também

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O que interessa o fim do roaming, quando a UE está à beira de acabar e vão ser reestabelecidas as fronteiras, e com governações de extrema-direita, vai ser difícil entrar noutros países?

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu não sei quem é pior!

    Se o pplware por ter um título enganador se os leitores por passarem diretamente do título para a caixa de comentários.

  13. Avatar de MLopes
    MLopes

    vários dias depois chego aqui e vejo que um comentário que criticava educadamente, e muito bem!, o título por nada ter a ver com o assunto do texto, e não tem!, e um comentário meu reforçando o mesmo foram apagados…
    shame on u pplware e em particular shem on u @Maria Inês Coelho…