Britânicos são os primeiros no mundo a testar uma nova pílula anticoncecional masculina

24 Comentários

Atualmente, as opções de pílula disponíveis são femininas, e inibem a ovulação, por via de uma combinação de hormonas. Há algum tempo que se fala das alternativas masculinas e, agora, sabe-se que há uma a ser testada por britânicos, pela primeira vez.

Imagem ilustrativa de pílula anticoncecional masculina

Hoje em dia, o leque de métodos contracetivos é, consideravelmente, superior para as mulheres, que, além da pílula, dispõem de implante e injeção anticoncecional, dispositivo intrauterino (DIU) e dispositivo intrauterino hormonal (SIU), preservativo, diafragma e anel vaginal, e laqueação de trompas.

Por sua vez, os homens podem recorrer ao preservativo ou à vasectomia.

De acordo com a Sky News, um grupo de britânicos tornou-se no primeiro, no mundo, a testar uma nova pílula anticoncecional masculina sem hormonas. Ao contrário da pílula feminina, o equivalente masculino, o YCT-529, não contém hormonas e impede a produção de espermatozoides, bloqueando o acesso à vitamina A.

 

Nova pílula masculina a ser testada num grupo de britânicos

Versões anteriores de métodos anticoncecionais masculinos tentaram suprimir a testosterona, numa tentativa de interromper a produção de espermatozoides. Contudo, esta abordagem não foi eficaz e estava associada a complicações.

Se os testes do YCT-529 forem bem sucedidos, esta pílula masculina poderá abrir caminho para que a responsabilidade pela contraceção seja partilhada.

De acordo com especialistas da YourChoice Therapeutics, estudos pré-clínicos concluíram que o YCT-529 é “99% eficaz e 100% reversível, sem efeitos secundários”.

A nova pílula masculina sem hormonas está a ser testada por 16 britânicos, com a fase inicial de testes a ser conduzida pela empresa de desenvolvimento de medicamentos sediada em Nottingham, Quotient Sciences.

Segundo a YourChoice Therapeutics, este YCT-529, ser for tomado diariamente, consegue um efeito anticoncecional superior ao do preservativo.

A última inovação em contraceção foi a pílula anticoncecional para mulheres, e isso foi há mais de 60 anos. O mundo está pronto para um agente contracetivo masculino, e fornecer um que não contenha hormonas é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm sofrido durante décadas com a pílula.

Optámos conscientemente por inibir a via de sinalização da vitamina A nos testículos, porque quase 100 anos de pesquisa validaram esta via e mostram que a infertilidade pode ser facilmente revertida.

Explicou Gunda Georg, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota, que desenvolveu esta pílula masculina.

Por sua vez, o cofundador e executivo-chefe da YourChoice Therapeutics, Akash Bakshi, acrescentou que “o YCT-529 bloqueia uma proteína – não hormonas – para impedir a produção de espermatozoides”.

Acreditamos que isto será mais atrativo para os homens, a maioria dos quais vê a prevenção da gravidez como uma responsabilidade partilhada, mesmo apesar das atuais opções anticoncecionais limitadas, que são permanentes ou apenas moderadamente eficazes.

A escassez de opções reforça a visão secular de que a prevenção da gravidez é “responsabilidade da mulher”. Não é; e estamos empenhados em desenvolver a primeira pílula anticoncecional sem hormonas para homens que seja eficaz, conveniente e temporária.

Esta pílula anticoncecional masculina é uma das várias em desenvolvimento, numa tentativa de equilibrar responsabilidades e trazer métodos alternativos de controlo de natalidade.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É preciso é que não corte o acesso à vitamina A no resto do organismo.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aposto que eles não pensaram nisso.. Envia-lhes um email a avisa-los!

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        é é… eles pensam sempre em tudo e é por isso que não há milhares e milhares de cobaias-humanas para certas “vacinas” que vão de vela!

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Daqui a 10 anos será que se pode tomar?

    Testem bem para não acontecer como as da vacinas da COVID que agora estamos a descobrir a verdade das primeiras vacinas…
    Miocardites, (zona) herpes zoster, enfartes…

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      não digas isso muito alto que pode incomodar muita gente por aqui…
      …aliás, continuam a empurrar as pseudo-vacinas para o plano nacional de vacinação.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        olha que dois que se juntaram.

        DeScOBrIr As VeRdaDeS dAs VaCiNaS

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Dizer muito alto Quim Afonso?!?
        Mas o homem escreveu, não o disse verbalmente…
        Não te vi no último almoço de terraplanistas, mas disseram-me que tinhas ido aos gambuzinos!

    2. Avatar de X
      X

      E tu que tomaste para ficares mentiroso compulsivo hm?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Possivelmente teve curiosidade em saber o que não se informa pelos meios de informação subsidiados por conflito de interesses não declarados.

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Houve um amigo meu que lhe caiu uma perna…e á vizinha do rés-do-chão caiu a cabeça…malditas vacinas!

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Tens falta de outros amigos, os desportistas que se foram por repentinitis

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Coitado do Feher! Não devia ter tomado a vacina…

    4. Avatar de tiago
      tiago

      eh láaaaa! Teorias??
      algum artigo nas revistas de medicida, Nat.Geography, Science e na “Science et Vie” que se possa ler, por favor? de preferencia nao daquelas revistas que afirmam que a terra é um disco plano e nao um globo….

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Depois de dar cabo da saúde das mulheres a pílula prepara-se para chegar também aos homens.

    Sem dúvida quem uma enorme quantidade de homens irá tomá-la, veremos é que consequências trará para a saúde dos mesmos… que bloquear o acesso à Vitamina A de certeza que trará consequências.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Depois de dar cabo da saúde das mulheres…” Até terá razão no que diz. Mas por outro lado em vez de sermos, neste momento, mais de 8 biliões de pessoas a habitar este planeta, de certeza que seríamos o dobro ou mais por esta altura. Olhe que não havia comida no mundo para tanta gente. Ui se a pílula não tivesse sido inventada. Mas falei neste caso da sobrepopulação como poderia falar de outros relativos. De adultério, e outros por aí fora.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E em que país “desenvolvido” há natalidade suficiente para manter a sua população? A ideia do excesso de população é uma meia verdade para justificar diferentes formas de diminuir a população. Claro que havia comida suficiente, e da boa, não da que cria tantos problemas de obesidade, uma verdadeira pandemia dos países “desenvolvidos”.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu já vou na andropausa. Já não me diz nada.

  5. Avatar de tiago
    tiago

    Como é que o teste é feito ? também usam placebos em alguns “cobaias”? entao se usam placebos nesses cobaias, e a esposa, namorada, amante, amiga,etc… engravidar, quem se responsabiliza? 🙂

    E se a pilula masculina provar ser falivel e engravidar metade das esposa, namorada, amante, amiga,etc.. do grupo de teste?

    1. Avatar de rui
      rui

      O único teste é: MOMEY, MONEY, MONEY….

    2. Avatar de zezinho
      zezinho

      se fosses um bocadinho inteligente chegavas lá, mas ajudo te, espermograma já ouviste falar ? se não pesquisa e já ficas um pouco mais culto

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Um microscopio e uma lente com amplição de 40x… Santa imaginação..que filme que já vai para ai.

  6. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    BRitanicos….obvio! Este povo esta cada vez pior man…..