Brasil multa a Apple em 1,9 milhões por não incluir carregador na caixa do iPhone 12

56 Comentários

A Apple, no lançamento do iPhone 12, decidiu deixar de colocar carregador nos iPhone a partir dessa altura. Então, quer o iPhone 12, quer os restantes, passaram a não ter o acessório para carregar. Alguns países não acolheram bem esta decisão, e, no caso do Brasil, o órgão regulador de proteção ao consumidor Procon-SP multou a empresa de Cupertino.

A multa pela não inclusão do carregador no iPhone 12 é de 1,9 milhões de dólares.

Imagem carregador Apple


Brasil multa a Apple

Depois de várias ameaças por parte do regulador, sem que Apple mostrasse interesse nas reivindicações, o Procon de São Paulo noticiou a abertura de um processo administrativo para multar a Apple Brasil no valor de 10.546.442,48 reais, cerca de 1,9 milhões de dólares.

Em dezembro, o Procon-SP declarou que a Apple deveria fornecer um carregador para quem comprasse o iPhone 12 e o solicitasse. Em 19 de março, o regulador continuou a atacar a Apple, multando a empresa por não explicar adequadamente a exclusão do carregador.

Conforme foi também dado a saber, a multa de 1,9 milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros) foi acompanhada de acusações de que a Apple enganou os consumidores com a publicidade feita ao dispositivo.

Imagem da caixa do iPhone 12 da Apple sme carregador que vai ser punido no Brasil

 

Acusação cercou-se de vários argumentos para lá do carregador

Segundo a acusação, existem vários motivos que motivaram esta ação. A entidade refere publicidade enganosa, cláusulas abusivas no contrato de garantia e falta do fornecimento do adaptador de carregamento a acompanhar o dispositivo.

A Apple tem de entender que no Brasil existem instituições e leis de proteção ao consumidor sólidas. É preciso respeitar essas leis e essas instituições.

Referiu o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Assim, o regulador decidiu aplicar a multa devido ao facto da Apple aparentemente não ter conseguido convencer a entidade. A empresa tem a oportunidade de pedir ao Procon-SP que reavalie a sua decisão, ou poderá recorrer à justiça para obter um resultado mais favorável, além de pagar a multa e mudar as suas práticas no Brasil.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Portugal deveria fazer o mesmo mas não é só para a Apple

    Samsung também, uma vez que já anunciou que irá retirar.

    É multar elas bem multadas, aplaudo o Brasil pela iniciativa.

    Não me venham com a tetra do ambiente, isso é uma mera desculpa das empresas.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      o brasil devia se preocupar com coisas mais importantes

      1. Avatar de scp
        scp

        Foi o Brasil que votou em ter esses representantes do Estado.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        como prender o canalha do corrupto lula!

      3. Avatar de apocrifo
        apocrifo

        Um imbecil perdeu grande oportunidade de omitir-se. Merece aplausos a iniciativa do Brasil. Defesa do povo; defesa dos que não têm força para defender-se de práticas imorais como essa, mas, sempre têm retardados que, no afã de criticar, não perdem oportunidade de defecar pela boca. Fedor de petista, seguidor do ali barbado de 9 dedos.

    2. Avatar de GRSa
      GRSa

      Por curiosidade existe legislação, norma ou regulamento que obriga que um telemóvel seja vendido com carregador? Sendo que os carregadores são praticamente universais não há grande suporte para ser obrigatório.

      1. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        O problema é que se não for carregador Apple e se houver problemas, a garantia não cobre e inventam desculpas de todo o género para recusar.

        Um dispositivo tão caro, dos iPhones mais caros de sempre, para não dizer o mais caro, não trazer acessório tão básico é ridículo. É quem não comprar um carregador à parte não tem como carregar o dispositivo. Não faz sentido.

      2. Avatar de GFan
        GFan

        Que argumento mais “imbecil”.
        Tu compras um carro sem rodas? As rodas também são praticamente universais. dahh

  2. Avatar de Morette Kawe
    Morette Kawe

    Enquanto aos consumidores que já efetuaram a compra dele sem o carregador?

  3. Avatar de Di
    Di

    Porque Portugal ou a Europa não faz o mesmo?

    1. Avatar de wq
      wq

      porque não há base legal para fazer tal coisa…

      1. Avatar de Di
        Di

        Essa é boa, uns tem base legal e outros não??

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Sim. As leis são diferentes.
          Países diferentes, leis diferentes

        2. Avatar de wq
          wq

          faço minhas as palavras do Toni…
          nem era preciso dizes estas coisas…

      2. Avatar de Aj
        Aj

        Em França tem o carregador incluído

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Tem carregador porque em França há um lei que os aparelhos tem de terem necessário para funcionarem.

          1. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Parem de inventar. Não existe qualquer lei em França nem o iPhone é vendido com carregador lá

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Não é o carregador mas sim os auriculares

        3. Avatar de wq
          wq

          Na França não vem com carregador incluído.

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Perguntassem antes de comprar, quem paga valores absurdos por um objecto de exibição certamente esta bem financeiramente para comprar o carregador .
    Por isso acho ridículo este tipo de reguladores estatais aplicarem multas a uma determinada empresa por não vender um determinado componente, devemos lembrar que as intuições estais são responsáveis por alimentar monopólios.
    Temos um caso prefeito em Portugal, quando se discutiu a utilização de sistemas GNU/Linux no parlamento, mas por mordomia dos senhores deputados quiseram continuar a utilizar o software da Microsoft quando existe no mercado outra empresas no mercado quem forcem sistemas operativos sólidos “RedHat,SUSE,Canonical”.
    Por tanto la a elite do Brasil não gostou da atitude da Apple e fez birra.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      A mesma coisa se fores comprar um carro e a marca resolver tirar os pneus, porque há muitos e quer poupar. Se tens dinheiro para o carro também terás para os pneus. há gente mesmo atrasada. Muitos compram iphones a prestações, grande maioria mesmo, por isso não tem dinheiro para um carregador.

      1. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        +1
        Ia dizer exactamente a mesma coisa!

      2. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        ahah, pneus podem custar uma fortuna. Um carregado não. Lida! Fail!

  5. Avatar de wq
    wq

    Não é por nada mas quando se acusa alguém e se usa como argumentos coisas que não têm nada a ver com a acusação, é porque se calhar não se tem base sólida para a acusação!!

    1. Avatar de TrincaEspinhas
      TrincaEspinhas

      Portanto você concorda com a não inclusão do carregador no pacote ? Portanto paga caro por um bem que não incluí um elemento necessário ao seu funcionamento e concorda com isso. Diga-me, você é sadomasoquista ?

      1. Avatar de Ola
        Ola

        Eu concordo que a natureza deva ser protegida. Mas não concordo com publicidade enganosa.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A Apple pensou mesmo na natureza ao vender os telemoveis sem carregador. O que podiam fazer era cada telemovel trazer um vale com o valor do carregador….

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Este é o argumento mais ridículo para se defender a opção da Apple.

      2. Avatar de wq
        wq

        Não tem nada a ver com concordar ou deixar de concordar, estamos falar de legalidade! Quando uma entidade tenta justificar uma penalização para uma acusação usando como argumentos coisas que não têm nada a ver com o assunto é porque se calhar não existe base legal para sustentar a acusação!
        Quanto a sadomasoquismos que tal deixares de faze ataques pessoais

      3. Avatar de Jonny
        Jonny

        O gajo é rabeta nao ligues deve ser daqueles da “moda”

        1. Avatar de BC
          BC

          Vais processar porque tens de carregar o telemóvel todos dias v achas válido o teu argumento?
          Em França são obrigados a vender com carregador e phones também estão errados?

      4. Avatar de MP
        MP

        Tu compras um carro. A gasolina é um “bem” necessário para o seu funcionamento. Vais processar o fabricante por não te “dar” gasolina para o seu funcionamento enquanto o tiveres?

        1. Avatar de BC
          BC

          Vais processar porque tens de carregar o telemóvel todos dias v achas válido o teu argumento?
          Em França são obrigados a vender com carregador e phones também estão errados

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Não percebo está malta defender um marca com unhas e dentes, como é lógico isto visa o lucro do que ambiente, como muitos já falaram aqui se fosse por causa do ambiente ofereciam um desconto quem não quiser o carregador.

          2. Avatar de wq
            wq

            Diogo, ser ou não desconto não tem nada a ver com ambiente!

        2. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          Se queres entrar por ai. Então podemos dar outro exemplo para ti. Vais comprar um carro ao stand mas todos os carros não trazem pneus incluídos porque o fabricante decide por questões ambientais não os incluir, achas que era correto tu pagares 10.000€, 20.000€ ou mais por um carro e depois ainda teres que pagar mais 4.000€ pela colocação dos pneus e jantes? Aposto que não.

        3. Avatar de Jota
          Jota

          Exemplo sem sentido… no mínimo o carro tem que trazer deposito para levar combustível, claro que o combustível necessário para o funcionamento do carro é por conta do proprietário, tal como a electricidade para carregar o telemóvel …

        4. Avatar de iSheepNot
          iSheepNot

          Essa analogia não está certa.

          Usando a mesma ordem de ideias, o que se passa é que estão a vender um carro com depósito totalmente fechado e com algum combustível para se poder tirar do stand. Se quiser pôr mais o comprador tem que criar a abertura no depósito e fazer a ligação externa que permita injectar mais combustível no depósito.

          Ninguém está a pedir que a Apple carregue as baterias dos iPhones. Estão a pedir condições para poderem carregar os iPhones. Ter de pagar mais para o fazer é que não está certo.

          A desculpa da protecção do ambiente é ridícula porque, com essa desculpa, se no iPhone 12 venderem o mesmo número de carregadores o ambiente fica igualmente danificado e eles ficam mais ricos. Eu iria aceitar essa desculpa se eles se recusassem a fabricar mais carregadores e obrigassem que reutilizasse o que já está no mercado e a preço zero ou muito reduzido. A produção do dinheiro que se usa para comprar os iDevices tão caros também danifica o ambiente mas nunca vi a Apple preocupada com isso.

      5. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Não tem nada ver ver com masoquismo. Existem vários produtos caros que não trazem acessórios, a razão não é essa. Aliás, até é mais típico os produtos mais caros não trazerem certos acessórios visto o público alvo nessa gama de preços ter gostos muito específicos e normalmente não quer usar os acessórios que vem com o dispositivo.

        É o meu caso, visto ter carregadores de qualidade em casa.

        Eu se for comprar um powerbank quando de certeza não trás carregador. Embora seja necessário para o seu funcionamento. Comprei há uns meses um teclado controlador MIDI, e também não traz carregador, apenas uma porta microUSB. Existem centenas de exemplos em que isto acontece. E num futuro próximo o mesmo vai acontecer com os telemóveis, visto o carregador ser um acessório que a maioria já tem e não precisa de mais um.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      provavelmente não leu bem, volte a ler a noticia. já foi multada mas há mais queixas a juntar que darão mais problemas à apple. Ler antes de comentar.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E pior do que não incluir carregador, foram sacanas e impediram que quem já tinha um carregador anterior Apple ou até de outra marca, tivesse possibilidade de carregar, pois o cabo incluído é USB-C Lightning, e a maioria dos carregadores são USB-A (inclusive os anteriores de iPhone). O cliente ou compra um carregador ou compra outro cabo. A questão ambiental aqui é zero. É apenas uma manobra para amealhar mais dinheiro. E a multa do regulador brasileiro até compensa, com o que já pouparam em carregadores.

    1. Avatar de wq
      wq

      Quem tem um carregador com USB-A dificilmente não tem um cabo para esse carregador!

  7. Avatar de Leoni
    Leoni

    Ridiculamente inócuo. Não vai solucionar o problema. É tapa na cara do consumidor.

  8. Avatar de Aquila Freitas
    Aquila Freitas

    Qualquer dia querem que a Apple também forneça a energia, é essencial para o funcionamento do equipamento. Também vão querer que impressoras 3D venham com filamento, máquinas de serra já com disco, cameras já com cartões de memória, etc….
    Como brasileiro, a Apple poderia muito bem sair do Brasil só por isso. Brasileiro já estão acostumados irem ao Estados Unidos para comprar equipamentos Apple. A viagem + o iphone sai mais barato que comprar no Brasil (não aplicável em tempos de pandemia).

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      “Também vão querer que impressoras 3D venham com filamento, máquinas de serra já com disco, ”
      Bem, pelo menos o cabo para ligar à corrente quero que tragam!!
      Esses teus exemplos não fazem sentido 😉

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se comprasse um telemóvel que não viesse um carregador, entregava-o de volta e dizia que o equipamento está estragado ou incompleto.
    Não consigo carregar o telemóvel… devolvam-me o dinheiro.

  10. Avatar de BC
    BC

    Acho interessante como há pessoas que acham válidos certo tipo de atitudes de algumas marcas, cada vez se paga mais por um equipamento e achamos bem quando começam a retirar a mesma coisa que o permite carregar com a justificação do meio ambiente.
    Se assim é porque lançam equipamentos todos os anos?
    O que compramos o ano passado não duram dois três anos sem nenhum tipo de problemas?
    É necessário lançar todos os anos um equipamento novo?
    É essa a preocupação do meio ambiente?
    E depois vem com a desculpa não vamos incluir carregador por esse motivo não faz sentido.
    E os lucros sempre a subir e toda gente assobiar para o lado.
    Vamos ser realistas eles não fazem isso a pensar no meio ambiente ou no consumidor fazem a pensar neles nos lucros.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    Deveria ser proibido deixarem as empresas a lançar novos telemoveis todos os anos, a multa esta bem, agora vamos esperar se vai haver alguma marca chinesa a vender telefones sem carregador, aí os brasileiros nao teem tomates para multar qualquer que seja uma empresa chinesa, agora contra a apple andam todos os paises atras dela para a multarem, os chineses podem fazer o que quiserem que ninguém tem tomates para os multar, vamos esperar por cenas dos proximos capitulos.

  12. Avatar de Abelhato
    Abelhato

    Como as coisas vão…
    Qualquer dia multam porque não vem com fatura de eletricidade para anos… as pessoas só se habituaram a trazerem carregador. Se cada produto tivesse de vir com todo o que fosse preciso para funcionar era comprar um software e vir com um computador junto.
    Mas esse dinheiro dá jeito a muitas pessoas…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Comentário mais retardado que já vi, as pessoas pagam por um produto funcional, não ter carregador não permite que carregues, os palermas é que compram.
      Qualquer dia vão lembrar-se de tirar os carregadores dos portáteis e atrasados, como tu, vão achar perfeitamente normal.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      o software vem porque tu também o pagas, tal como o carregador,

  13. Avatar de El dizzy
    El dizzy

    A verdade é que, neste momento, o que não falta são portas usb pelas casas e em todo o lado. Quando viajo, já não levo o carregador, levo somente um cabo usb 3em 1. No carro, carrega com ou sem fios e em todo o lado existe uma box de tv com usb, um despertador… enfim… nem sei se estou de acordo ou não… mas o facto é que não preciso (neste momento, na minha casa, devem existir uns 10 carregadores).

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O mesmo comigo. A única mudança que fiz foi durante estes anos a converter a maioria dos carregadores USB-A para USB-C.

      Tenho uma pilha de carregadores e outros adaptadores de corrente que foram fornecidos quando comprei um dispositivo. Nunca tiveram qualquer uso. Um desperdício na minha opinião.

  14. Avatar de iSad
    iSad

    Ando a procura de um carro elétrico com carregador incluído, mas não encontro nenhum.

  15. Avatar de informado
    informado

    solução. ter um amdroid com carregador incluído

  16. Avatar de jorge
    jorge

    Nao vai tardar a muitas fabricantes de telemoveis a nao incluirem o carregador, depois quero ver se as vao multar a todas, ou sera so a apple que é multada, estou admirado como ainda nao multaram as marcas que fabricam os telemoveis sem o jack 3.5, ainda nao se lembraram, também é uma falta essecial para se ouvir musica, ou para se usar os auscultadores para se poder falar e ouvir o que nos dizem.