Boris Johnson diz que Vladimir Putin seria louco se usasse armas nucleares na Ucrânia

36 Comentários

Desde a invasão da Ucrânia, Vladimir Putin tem soltado muitas ameaças – algumas consideravelmente preocupantes. Apesar das suas consequências (des)conhecidas, uma delas envolve armas nucleares. Na opinião de Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, usá-las “seria louco”.

O mundo já conheceu as consequências de um desastre nuclear, bem como da utilização dessa tática em contexto de guerra, e não quer ver a história a repetir-se.

Boris Johnson

A Rússia não declarou guerra à Ucrânia, mas tudo o que tem feito aponta nesse sentido. Desde o início do apelidado conflito, o Kremlin tem atirado ameaças que, a serem verdade, poderiam afetar não apenas a Ucrânia, mas o planeta todo. Uma delas tem, sem dúvida, ficado na cabeça das pessoas: armas nucleares.

Numa entrevista à Sky News, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido disse que não pensa que o presidente russo irá utilizar as armas nucleares na guerra com a Ucrânia:

Não creio que o faça, seria louco se o fizesse.

Na opinião de Boris Johnson, a utilização de armas nucleares significaria que Putin “apresentaria imediatamente a demissão da Rússia do clube das nações civilizadas”, pois seria um “desastre total” para o país, que seria colocado num “congelamento económico criogénico”. Mais do que isso, o presidente russo “perderia muito do meio-termo da concordância tácita global que tem tido”.

Vladimir Putin

Para Boris Johnson, “há muita vontade de dar a Putin o benefício da dúvida”, na África subsariana, América Latina e Ásia do Sul. No entanto, caso ele avance com as armas nucleares, essa vontade irá desaparecer, da mesma forma que o “patrocínio dos chineses”.

Embora pense que é “muito, muito, muito, muito improvável que se chegue a isso”, Boris Johnson explicou que, em caso de ataque, haverá algum tipo de resposta, “há todo o tipo de opções”. Para o antigo líder britânico, este é um momento “crítico” e “crucial” para o mundo.

Relativamente à solução para o conflito, Boris Johnson alertou para o perigo de tentar “compreender e encontrar algum tipo de acordo” com Putin:

Só irá encorajar Putin prosseguir com as agressões.

Por fim, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido disse é “absolutamente inevitável” que os ucranianos ganhem a guerra – eventualmente.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Mas ele não é louco já? Só ainda não descobriu onde deixou o papel com os códigos de lançamento.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Looll o fatso a procura de relevancia!

  3. Avatar de Digo
    Digo

    Além das consequências ditas por Boris Johnson, usar armas nucleares na Ucrânia significaria a perda da Ucrânia, para a Rússia: a NATO entraria de imediato na guerra com meios convencionais onde tem larga superioridade e destruiria todas as forças russas na Crimeia, no Donbass e em qualquer lugar do território ucraniano que ficaria à guarda da NATO e a partir daí inatacável. A esquadra russa do Mar Negro ou voltava para casa ou era tudo afundado e qualquer disparo de misseis ou ataque aéreo significava não só irem ao charco como o território russo ser finalmente bombardeado, tudo isto claro, com as Forças Nucleares Ocidentais em alerta máximo de prontidão de combate. Acham que o Putin atacaria com armas nucleares quando tem isto tudo contra ele?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A partir do momento em que a NATO se meter naquilo a disparar ao lado dos ucras, esqueçam lá o convencional, que deixa logo de interessar. Por alguma razão a NATO ainda não avançou para isso. E a resposta à última pergunta é sim.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        A Rússia nunca iria arriscar usar armas nucleares contra qualquer país. Podem usar alguma arma táctica para atingir a liderança ucraniana, mesmo assim, é complicado, pois já se viu que os 28333000 milhões que a Rússia disse ter gasto a desenvolver as suas armas, fugiram para outro lado.

    2. Avatar de Armando
      Armando

      Mais nada. Assino por baixo. Quanto mais depressa melhor, no sentido de terminar com a destruição e matança, de toda aquela gente!

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não me parece que a NATO entrasse na guerra, aquilo que já foi dito por Joe Biden é que iria “soltar os cães”, ou seja, daria carta verde para a Ucrânia iniciar ataques contra território russo e iriam fornecer todo e qualquer tipo de armamento sem considerar alcance

  4. Avatar de Sapo
    Sapo

    Porque? Os norte americanos dos usa usaram no Japão sem consequências. São os únicos que têm o direito?

    1. Avatar de Vítor M.

      Que têm direito? Ninguém tem direito jovem. Foi um erro, a guerra é um erro, nunca ninguém sai a ganhar e com armamento nuclear todos vão sair a perder. Não comentes de forma irresponsável.

      1. Avatar de Godlike
        Godlike

        Diz isso aos teus antepassados que lutaram para poderes estar aqui a teclar no teu Iphone/Macbook.

        1. Avatar de Vítor M.

          iMac sff, não seja obtuso. Agora a sério, sobre os meus antepassados, não brinca.

    2. Avatar de RM
      RM

      Acho que a única consequência “positiva” que houve, foi que não voltaram a ser usadas e adivinha porquê ?

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Contexto diferente. Era uma guerra mundial. E foi após um ataque covarde em Pearl harbor. O mundo já evoluiu um pouco desde aí. E, o único país que tem feito ameças é a Rússia. Vai dormir /U&%$a

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Aconselho-o a tirar uma semana de férias no Japão. Vá visitar as cidades e veja as instituições.
      Mesmo agora, com menos de 10%, a cultura japonesa ainda é o “morrer pela vida”. Sem as armas nucleares, o Japão teria de ser invadido e 40 a 70 milhões de pessoas teriam morrido, além de se tornar numa colónia americana, com poucos japoneses.

    5. Avatar de Stanley
      Stanley

      Típico de quem também argumenta: a America e a Europa derrubaram suas florestas, então o Brasil também pode derrubar a suas.

    6. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      adiciona + isto:

      “The U.S. Has Killed More Than 20 Million People in 37 “Victim Nations” Since World War II”

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        tb podes adicionar + isto…
        “The estimated number of deaths and injuries during Russian foreign missions are around 17,453 deaths and 471,406 injuries from 1946 to 1989.”
        saudações ☭

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Esqueci de referir que assim a mensagem de propaganda fica mais credivel, “Os outros são «mais maus» que nós” !!!

  5. Avatar de Akiruim
    Akiruim

    De um louco, não espero nada, mas tenho que prevenir tudo!

  6. Avatar de Mais ainda
    Mais ainda

    Vários Países têm capacidade de ter armas nucleares e só não as têm, porque foram “convencidos” que lhes é mais vantajoso juntarem-se a um bloco onde terão a proteção nuclear de uma super potencia, que gastar dinheiro para a manutenção dum arsenal nuclear “que nunca vai servir para nada”. Uma vez quebrado esse Tabu e armas nucleares serem usadas, haverá uma corrida às armas nucleares pois todos os que puderem quererão tê-las para não lhes acontecer o mesmo. E quando lhes disserem “não façam isso, nós protegemo-vos” a resposta será “Como protegeram a Ucrânia?”. É aí que isto se torna perigoso à séria.

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      a quantidade de coisas erradas que aí escreveste mas nem vou cansar a enumerar.

      1. Avatar de Mais ainda
        Mais ainda

        Então perdeste uma boa oportunidade de estares calado

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A Ucrânia também tinha 1800 ogivas nucleares soviéticas. Em 1998, o país começou uma negociação, com a Federação Russa, para devolver essas ogivas, ficando com as centrais nucleares e recebendo 27000 milhões de dólares, para manter a limpeza de Chernobyl e as 7 centrais nucleares operacionais. Em 2008, a Ucrânia devolveu todas as ogivas e mísseis nucleares à Rússia, recebendo o valor acordado, assim como ajuda tecnológica, juntamente com a associação nuclear mundial, para modernizar as suas centrais energéticas.
      A Ucrânia é um país que não está em nenhuma aliança. A única aliança que tinha, quebrada em 2014, era com a Rússia.

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Louco ou não, uma derrota de uma potência nuclear às mãos de um inimigo não nuclear até à data não existiu. O Zé Lenços a hastear bandeira ucra no Kremlin para experimentar e ver as consequências não é boa ideia.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      És mesmo Grunho. Desde quando é que o Zelenski quer hastear a bandeira da Ucrânia no Kremlin?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Desde que o ocidente o começou a abastecer com a fina flor do armamento que tem. Não o diz é em voz alta.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A situação é que o Putin quis limpar a liderança dos militares russos, onde a corrupção e fraudes eram gigantescas.
      Um exemplo é o programa Kalibr (os “temíveis mísseis hiper-sónicos”) em que a Rússia terá gasto 1,8 triliões (milhões de milhão) e que o 3 teste provocou a morte a 450 soldados russos, quando o míssil se despenhou a 200 metros da base de lançamento. E as promessas de cada um custar menos de 1 milhão, estão em 19 milhões, por unidade e 60 dias para o produzir.
      Porque é que acha que a Rússia andou a abrir paióis encerrados em 1978, que já nem se sabia quem tinha as chaves? Tanques, armas, munições e vários veículos foram tirados dessas “reservas de 700000000 de equipamentos para a guerra nuclear”, para irem para a frente de batalha.
      Foi daí que a Rússia regressou ás suas origens, soviéticas, de ameaçar com tudo, enviar 300000 soldados para a morte, para conseguir ocupar uma pequena parte do país adversário. Depois de perderem 75000 vidas, lá foram recrutar mais 500000 russos e 280000 estrangeiros (maioria pessoas do DAESH que lutaram, ao lado da Rússia, na Síria, outros que eram inimigos mas, com 3000 euros mensais, e a possibilidade de violarem mulheres e matar pessoas e animais sem qualquer punição) a irem para a frente de batalha.

      1. Avatar de João Melo
        João Melo

        Manuel Rocha,
        Ganda filme de ficção..

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        A premissa original até duvido. Mas o filme que desenrola no seu comentário não me parece muito descabido.

  8. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Sinceramente, tenho sim receio que o Vladimir Nazist, Quero dizer: Vladimir Putin, possa usar o arsenal nuclear em desespero, numa lógica de: Se não é para mim, não é para mais ninguém.
    Quem sabe se o Hitler, tendo a tecnologia nuclear já disponível, não o faria também?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O Hitler planeou usar a bomba contra Londres. Não ficou foi pronta a tempo. Adiantou 30 anos aos americanos e russos.
      No caso do Putin, não é fácil. Tal como anunciavam que o Trump também o faria… Há uma cúpula militar que decide se há razão para o lançamento de armas nucleares ou não. O presidente e o adido militar são os que dão a ordem, só se esse grupo verificar que as razões são válidas, é que permitem o lançamento.
      Os russo até fazem algo bastante diferente dos americanos: as ogivas não são colocadas nos aviões. Os treinos nunca usam ogivas reais, mesmo que desarmadas. Até nos submarinos só 3 possuem mísseis nucleares prontos a ser lançados. É um dos casos de desconfiança. No caso americano, 90% dos submarinos tem 1, ou mais, mísseis nucleares, aos quais só falta o código para armar a ogiva, que só o presidente e o grupo militar leader podem disponibilizar ao comandante e primeiro oficial. E todos os meses, os pilotos dos Stealth fazem viagens com mísseis nucleares que chegam a ser armados, ficando a um simples toque de serem lançados. Ainda há menos de 3 anos, um deles foi lançado, por acidente, obrigando o piloto a usar o código para desarmar as 7 ogivas que iam no míssil, para evitar a sua explosão. Todas foram recolhidas e não terão sofrido grandes danos, pois caíram num pântano.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Pelos vastos documentos e documentários históricos de 2ª Grande Guerra onde a máquina de guerra nazi é bem esmiuçada (já os crimes de Stalin são relegados para 3º ou 4º plano) é dado como certo que Hitler dedicou largos fundos à pesquisa por armamento nuclear, cujos cientistas potenciaram o programa nuclear americano. Não tenho dúvidas que se Hitler tivesse conseguido equipar os seus mísseis V2, com os quais bombardeou indiscriminadamente a Grâ Bretanha, com ogivas nucleares que o teria feito sem hesitar.

  9. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    ele esta sentado no seu sofa ver o ocidente a cair em declinio os exercitos ocidentais lgbtqia+ basta berrar um pouco mais alto rendem-se na hora

    1. Avatar de JP
      JP

      Tem-se visto que foge.
      vá, e agora deixa-te lá te armares em bad boy, tira a máscara e vai pra casa que a tua mãe está à tua espera para jantar.

  10. Avatar de Papakuzes
    Papakuzes

    A queda da URSS deixou 25 milhões de russos a viver no estrangeiro dum dia para o outro. Desde então os Zelenskis de vários dos novos países passaram a tratar os russos como cidadãos inferiores, apesar de terem nascido e vivido lá a vida toda.