Bomba de 250 kg da Segunda Guerra Mundial encontrada na Gigafactory da Tesla em Berlim

34 Comentários

Os conflitos armados deixam rasto, muitos e muitos anos após terminarem. O sítio da Gigafactory da Tesla, em Berlim, por exemplo, acolhe uma bomba da Segunda Guerra Mundial de 250 kg.

Tesla em Berlim

Além de todas as barreiras que a empresa tem visto erguidas, em Berlim, à sua Gigafactory, por residentes e ativistas, a Tesla está, agora, perante outro problema: uma bomba.

Conforme relatado pela RBB, as autoridades confirmaram ter encontrado uma bomba de 250 kg da Segunda Guerra Mundial no local da expansão da Tesla – expansão esta que, por exigir a limpeza de mais de 100 hectares de floresta, já conheceu oposição por parte de ativistas e residentes do município de Grünheide.

A bomba não pode ser transportada e espera-se que seja detonada no local entre as 7h e as 15h de sábado, como confirmaram na quinta-feira o Gabinete da Ordem Pública e o Ministério do Interior de Brandeburgo.

A zona de exclusão exata para a detonação ainda não é conhecida; uma zona de cerca de um quilómetro é normalmente estabelecida para bombas de dimensões semelhantes. De acordo com um funcionário do Gabinete de Ordem Pública, duas estradas estatais serão fechadas no dia da detonação, mas a autoestrada A10 e a linha ferroviária RE1 permanecerão abertas.

As autoridades planeiam detonar a bomba este fim de semana, segundo avançado pelo Electrek, pelo que a Tesla terá de, mais uma vez, suspender a produção, temporariamente, no sentido de se precaver.

Bomba de 250 kg da Segunda Guerra Mundial encontrada no local da Gigafactory da Tesla, em Grünheide, na Alemanha.
Bomba de 250 kg da Segunda Guerra Mundial encontrada no local da Gigafactory da Tesla, em Grünheide, na Alemanha (RBB, 27 junho 2024)

Os ativistas, que estão a ocupar a floresta nas redondezas da Gigafactory, em protesto contra a sua expansão, já terão sido notificados e, segundo as autoridades, é da sua responsabilidade sair do local.

Atualmente, está em curso uma iniciativa para encontrar munições antigas no local da expansão. Este é um procedimento normal aquando da construção de infraestrutura em partes da Europa que foram fortemente bombardeadas durante a guerra.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    É só contratempos desde que operam na Alemanha, desde graves a associações ambientalista e agora bombas…

    É bem feito, tivessem escolhido Portugal.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Eles dizem que não pode ser, Portugal é só burros e iletradps.

    2. Avatar de eu
      eu

      Não podem. Teriam de dividir metade da receita em impostos com o governo.
      Comparando com os impostos do estado, estes contratempos não são nada.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Portugal é o país da OCDE com os maiores impostos às empresas.
        E também tem dos custos de trabalho mais elvados…
        Uma empresa inovadora quer contratar altos quadros qualificados de todo o mundo e para pagar o que ganham na Alemanha liquido, cá tem de dispender muito mais…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Podia estar cá a produzir e a pagar impostos na Holanda, como faz o Pingo Doce looolool

          1. Avatar de Eu
            Eu

            sabes que os impostos que pagam na Holanda são da actividade do grupo na Polónia, certo ? os impostos da actividade em Portugal são pagos em Portugal.

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Portugal tem custos de trabalho dos mais elevados ?? Viste essa no livro das piadas secas ?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Custo de trabalho é diferente do ordenado liquido que se recebe. Em muitos paises quem ganha abaixo dos 1200€ nao paga impostos.
            Com as contas todas sim Portugal o custo de trabalho é caro.

            Exemplo para um salário a rondar os 1000 estes sao os custos para uma empresa:
            UK -1,025€
            Portugal – 1,444€
            Em portugal só se paga mais 400€ em impostos

            Para o mesmo salário liquido, normalmente paga-se muito mais em impostos e contribuicoes em portugal

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Em Portugal até podemos ganhar pouco mas temos nível de vida melhor que muitos países que ganham muito mais.
            Ainda à dias um colega esteve na Islândia e la o ordenado mínimo é 4 x superior ao nosso, mas a cerveja é mais cara 6 x, como vez não compensa 🙂 🙂 🙂

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Por cada salário de um trabalhador uma empresa paga um acréscimo de 23.75% para a segurança social. E não, não estamos a falar dos 11% para a segurança social, porque esse é o trabalhador que paga.

            Isto sem adicionar seguros, formações obrigatórias, fundo de compensação (1% do salário), entre outros…

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          Custos de trabalho mais elvados…Está-se mesmo a ver que pagar salários a portugueses é caríssimo, comparado com os salários dos dinamarqueses e holandeses. É patético.

          1. Avatar de rui
            rui

            se quiseres ir buscar um especialista Dinamarques ou dos Paises Baixos sim…

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            Se quiseres contratar um varredor de rua é mais barato cá.
            Se queres contratar alguém altamente qualificado e pagar o mesmo que ganharia na Alemanha liquido a historia é muito diferente

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Só que não contratas 100% de especialistas. Se contratares 5% de especialistas da força de trabalho total já é bastante…

          4. Avatar de Luís Martins
            Luís Martins

            Patético é o seu salário o seu QI é o seu comentário.
            Para especialistas como eu e os meus filhos o salário bruto é muito similar na grande maioria dos países da União Europeia e se estivesse a trabalhar em Portugal a empresa teria de suportar impostos maiores e eu e os meus filhos também, ou seja recebia um salário líquido muito inferior e pagava muito mais impostos portanto Portugal é um país de falhados, não é competitivo ao nível de profissionais especializados mas é competitivo na UE a nível de salários de miséria como por exemplo os praticados na restauração, turismo, agricultura etc ou seja Portugal é um bom país para quem queria ter uma vida de escravo.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Aqui quem tem de dividir mais de metade das receitas com o governo é o trabalho. O dos capitalistas é para ser todo empochado por eles, e aunda por cima recebem ajudas de estado aos negócios deles.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          falso, os impostos às empresas são os mais altos da OCDE em Portugal, particularmente às grandes empresas que são o que poderiam mudar os ventos.

          1. Avatar de Hacker Alhinho
            Hacker Alhinho

            O que ele quis abordar foi as fugas ao fisco.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Que interessa uma taxa de IRC de 21% se a margem de fuga é de 100%?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Só é fuga se for provado em tribunal…

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Realista, era o que te dizia no outro tópico. Imaginação não falta para abrandar a fábrica de Berlim e importarem mais e mais da China.
      Com mais esta paragem devemos chegar a 6 a 8 semanas de paralisação na giga de Berlim só em 2024.. Chegam lá, lançam uns foguetes e pronto. Missão cumprida.

      Pena não ser vdd e a bomba não estar localizada no coração da fábrica, cortava-se logo o mal pela raiz

      1. Avatar de JL
        JL

        Então a bomba é uma invenção ? até parece que a foi a empresa que a encontrou. LOOOOL

        Curioso, será que as paragens de Autoeuropa durante anos também foi desculpa para produzir menos ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quer saber uma coisa?
          -Não existe bomba nenhuma!
          Grave numa pedra!
          É o que se chama matar 2coelhos com uma cajadada. Atrasam a produção e afastam a contestação

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah não, então foram as autoridades alemãs que a inventaram ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sobretudo depois dessas mesmas autoridades terem validado mais um atentado à conservação da natureza. Muito suspeito o timing para o aparecimento da bomba, imediatamente após a decisão do tribunal.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mas dizem ali que vai destruir não sei quanto de floresta ?

            Já sei, foi a Tesla que comprou a bomba e enterrou ali há uns anos para agora destruir aquilo tudo.

            Lloooll

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há bomba. Há uma tanga.

          5. Avatar de JL
            JL

            As autoridades alemãs não sabem o que é uma bomba ?

            Devem-se ter esquecido do que é. LOOOL

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Principal objetivo, acabar com os acampamentos de vigília na floresta e afugentar os activistas para poderem desmatar à vontade.
            https://x.com/robin_wood/status/1763103543764885913

          7. Avatar de JL
            JL

            Então as autoridades meteram lá uma bomba para afastar a malta ? LOOOL

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Ia dizer que poderia ter sido a malta climaximo que colocu lá a bomba. Mas pelo que vejo nas mafins era impossível aquela malta toda junta mexer 250kg!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      a VW não paga para o suficiente para eles mexer uma palha

  3. Avatar de rui
    rui

    É mesmo uma empresa bombastica…

  4. Avatar de TdSR
    TdSR

    O Universo está contra as ideias malucas do Musk.