Bolsa de Londres poderá trocar Windows por Linux

40 Comentários

O mercado na área de computadores pessoais foi sempre uma área segura e completamente dominada pela Microsoft. Já ao nível do mercado de servidores existem dúvidas quanto ao sistema operativo dominante embora há quem dê uma vantagem ao Linux.

De qualquer das formas neste último mercado a Microsoft parece estar a perder algumas batalhas importantes para o Linux.

Em Setembro do ano passado, o sistema de transacção de acções do mercado de bolsa de valores de Londres esteve em baixo práticamente um dia inteiro devido a um Crash.

Veio a público recentemente que origem do crash foi devida a uma falha no Microsoft .NET framework, tendo resultado na perda de um dia de registos de praticamente todas transacções efectuadas de acções.

Se numa organização de alguma dimensão uma falha que lhe custa um dia de trabalho resulta em prejuízos elevados, imagine-se numa organização que controla uma das bolsas de valores pilares da economia mundial.

O sistema de gestão utilizado por este organismo designado TradeElect, foi construído à base de uma solução Windows Server 2003 + .Net Framework + SQL Server 2000 e custou qualquer coisa como 40 milhões de libras.

Este sistema de informação e toda a infraestrutura tecnológica encomendada à Accenture, pela antiga CEO do organismo bolseiro Londrino Clara Furse parecem estar postos em causa.

Isto porque o novo CEO Xavier Rolet, com a crise actual está a tentar reduzir os custos da organização tendo já reduzido alguns dos seus recursos humanos. Segundo fontes dentro da organização, existe uma grande probabilidade de a bolsa de Londres, possa reverter a uma solução baseada em Linux.

Aliás alguns dos nossos leitores irão se recordar que há alguns anos esta organização já teve um sistema baseado em Linux.

A conquista do mercado de bolsa de valores de Londres como cliente por parte da Microsoft, foi uma das armas usadas pela empresa de Redmond através da sua campanha de marketing “The Highly Reliable Times”, que tinha como objectivo denegrir a imagem do Linux.

Não deixa de ser irónico que não tenha havido algum registo deste tipo de problemas na bolsa de valores de Londres, no tempo em que usava Linux (a não ser no “Times” da Microsoft que de fiável sempre teve pouco).

Este problema grave de falta de fiabilidade numa tecnologia pilar de toda a estratégia da Microsoft como o .Net Framework, poderá custar um cliente importante à empresa norte americana. TechGeist e ComputerWorld

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se houver um erro ou um problema qualquer e ninguém conseguir resolver o problema e a bolsa fechar por causa disso talvez mudem de ideias.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Só agora é que vi que era relativamente aos servidores. Pensava que se estavam a referir a nível de software. 😀

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se houver um erro ou um problema qualquer com Windows, toda a gente tem a mania que consegue resolver o problema…

      E depois dá mau resultado.

    3. Avatar de point
      point

      e o que é que isso tem a ver com o facto de ser Linux?

      O que há aí mais é problemas no windows que ninguém consegue resolver… ao menos no Linux, se ninguém conseguir resolver, podem pôr as mãos há obra e alterar o software, no windows, tens de esperar pela Microsoft.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        “mãos à obra”

      2. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        ou pagar um valor astronómico para que eles te forneçam o codigo fonte… e nessa caso uma pessoa perde-se devido aos bugs e linhas repetidas.

        a meu ver isto é mais uma chapada sem mãos que a microsoft leva por per a mania que é boa … no top dos 500 servidores menos de 4% tem softare windows .. li num artigo aqui publicado há menos de um mês … venha quem vier dizer que o windows tem isto e aquilo … que eu pergunto logo quanto é que custa … e se de facto funciona…

    4. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Porque no windows conseguiram… e depois não há só linux, fora do mundo do windows – para começar, os *bsd, e depois, sistemas baseados em capacidades, para quem leva a segurança mesmo a sério…

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ainda nao entendo por que grandes empresas/organizaçoes teimam em usar Windows. Ele eh pouco confiavel para estes casos. Em ambiente desktop ele tem inumeras vantagens, mas onde se trabalha com servidores e se necessita confiabilidade, ele eh claramente inferior ao Linux.

    Ainda bem que mudaram.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      nem mesmo nos portáteis o Windows presta .. um exemplo é o meu Macbook pro

      com o Mac OS X a correr +- 4 horas
      com o Linux Mint Glória +- 2 horas e meia
      com o Windows Xp ou vista ou Se7en +- 1 hora

      não preciso de dizer mais nada.

      1. Avatar de gravity00
        gravity00

        Vou-te ensinar um truque muito complexo!

        Estás a ver as horas no canto inferior direito?

        Deves ter lá um desenho de bateria… clica nele e escolhe o modo “Power Saver”

        Viste? Não foi muito dificil!

        Deixando de gozo.

        Deves ter feito essas contas a sonhar. O meu netbook tem o XP e o Ubuntu instalados e não há diferenças de desempenho de bateria assinaláveis.
        Uma diferença de desempenho como a que mencionas… não me cheira.

      2. Avatar de Drakul
        Drakul

        è normal, se usares 2 programas no Mac, 4 no linux e 10 no Windows, acontece isso.

        Como as maior parte do software há no windows e depois no Linux e só depois no Mac acho que tens a distribuição bem feita.

        Ah desculpa mas os Macs têm tudo, software grátis, não fazem monopolio.

        Acho que já chateia um bocado estas guerrinhas.

        Quem usa Linux usa linux quem usa Windows usa windows quem usa Mac usa Mac. Só têm de agradecer por existir 3 SOs.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Este é um claro exemplo das diferenças notórias entre windows e linux….
    o windows a nivel de multimedia e facilidade de trabalho esta claramente a frente agora a nivel de fiabilidade … e segurança tem um notória lacuna …
    mas eja como for viva o Linux

  4. Avatar de rui jorge
    rui jorge

    e que tal mudar para mac os X? lol

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      O teu nome tem o link para um suposto site em que apanha vírus. Há muitos semelhantes. Não espalhes mais isso.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      mac n tem servidores q eu saiba.

      cumps;)

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        o Pacha acabou te te mostrar o que é UM SERVIDOR

        não são essa espécie de computadores que se compram com windows X64 e tal….

    3. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      fazia-te um desenho mas isso era chamar-te ignorante ou pior..

      por isso vou ser muito simples…

      no meu local de trabalho há 24 computadores todos Mac e acredita um sistema como nós temos aqui em máquinas com o Windows.. ia dar muitas dores de cabeça pra não falar do preço do software e licenças que teria-mos que renovar …

  5. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    “Já ao nível do mercado de servidores existem dúvidas quanto ao sistema operativo dominante embora há quem dê uma vantagem ao Linux.”

    ha duvidas?

    q eu saiba nao ha duvidas nenhumas… ha um montao de ferramentas na net q te permitem ver qual o SO q os servers de mts sites correm.. e podes por la tudo o q te lembrares e vais encontrar Linux. o unico q me lembro de ter encontrado a correr windows foi msm o da microsof numa pesquisa assim por alto q ai à uns tempos andei a fazer..

    cumps

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      *microsoft

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        corrige-te mais sff

    2. Avatar de point
      point

      e nem todos os da Microsoft são windows 😀

  6. Avatar de aver
    aver

    Resumindo é assim.
    – Antes a plataforma informática em que assenta a Bolsa de Londres era Linux.
    – Tinha problemas, como relatou o “Times” que, mão amiga, descreve como “Times da Microsoft que de fiável sempre teve pouco”.
    – Em Setembro de 2008 a plataforma informática, agora baseada em Windows, esteve em baixo um dia inteiro, com base num problema de software, que ninguém sabe qual foi.
    – Diz-se que o novo CEO da Bolsa terá decidido acabar com a plataforma existente.
    Nada como a objectividade 😉

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Haja dinheiro para isso tudo…

      Isto faz lembrar a F1.
      Os carros na F1 sao quase tudos iguais so muda as configuracoes (que neste caso sao os Sistemas Operativos) mas se tiver um piloto mau (tecnicos de informatica) de que adianta ter a melhor configuracao… Perdes a corrida na mesma (os problemas que aconteceram).

      Como se questuma dizer:
      “Para bom entendedor, meia palavra basta”

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Os carros de F1 NAO sao todos iguais. OS SO’s NAO sao todos iguais. Os pilotos, no caso seriam programadores, nao tecnicos de informatica. E, mesmo que a culpa fosse do software, o Windows p/ servidor eh ruim. (ponto)

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          “Os carros na F1 sao quase tudos iguais”

          Eu disse quase. Talvez não tenha essa palavra por esses lados…

          O carro » Servidor
          Configurações nos carros » SOs
          Piloto » Os informáticos

          Pelo que vejo bate tudo certo.

    2. Avatar de Rui Oliveira

      esqueceste-te que esse “Times” não era nenhum jornal que alguma vez existiu mas sim uma campanha de marketing extramamente agressiva da Microsoft. Daí a minha expressão “Times da Microsoft que de fiável sempre teve pouco” 🙂

      Quanto ao problema pelo qual a bolsa esteve em baixo, segundo fontes foi de uma falha do .net framework como referi no texto, se alguém até há pouco tempo tinha duvidas essa informação veio à luz do dia recentemente 😉

      Só decidi responder-te para assinalar alguns pormenores importantes que deixaste de fora 😀

      1. Avatar de aver
        aver

        Citas duas fontes a original, ComputerWorld e TechGeist, que a crescentou o ponto de a falha estar no .Net Framework.
        O que eu li foi:
        – A secção do Linux do Computerworld lançou uma especulação
        – O TechGeist ampliou-a
        – O Rui Oliveira juntou-lhe O “Times”. Afinal não é o “Times” é um anúncio. LOL

        1. Avatar de Rui Oliveira

          sim, era um anuncio em forma de times, uma campanha de marketing da Microsoft que era lançada em banners em vários sites de modo a parecer que era de um jornal conhecido e que exstia,. Esta campanha publicitária aliás foi do conhecimento de toda a gente de tão controversa ter sido. Porquê? não está explicito no texto? 😉

          Só como nota essa rubrica foi substituida pela conhecida Get The Facts.

          Aquela rubrica que recentemente a microsoft fez um comparativo onde mostrava um quadro com vários parametros superficiais, e puxava os “galões” do internet explorer 8 como o melhor browser entre a concorrência , lembras-te ? 😉

          Quanto a dizres que é um rumor, pode ser ou não, por isso eu ter colocado a palavra “pode” no titulo.

          Uma coisa é certa, se vires neste link: http://computerworld.co.nz/news.nsf/news/59A7846C896BEA95CC2575E5007D8F33

          O novo CEO esta claramente insatisfeito com a plataforma. Por isso a noticia que eu coloqueim tem bastante base de suporte e verdade

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Se vão começar a discutir, sobre o Windows, Linux e Mac, vou-me já embora, não me quero chatear com crianças.

    Acho que foi boa opção deles, porque assim se tiverem um problema, pode ser resolvido no mesmo dia, senão teriam de esperar vários dias, até a Microsoft corrigir.
    A vantagem do Linux, ser open source.

  8. Avatar de Vasco

    Caso para dizer:
    -Ups!

  9. Avatar de jmtdstoc

    A Bolsa Londrina irá fazer aquilo que a Bolsa de Nova Iorque fez há muito tempo… passar os servidores todos para RedHat Linux.
    Vejam o vídeo aqui:

    http://www.redhat.com/videos/customers_nyse.html

    A seguir podem ver outros vídeos de outros grandes clientes que só confiam, por vários motivos, em sistemas Linux nos seus servidores. Nada melhor que ouvir os próprios clientes a comentarem as suas experiências. A publicidade é muito bonita mas é o relato de clientes satisfeitos que melhor transmite a QUALIDADE de uma empresa!

  10. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Tudo serve para atacar a Microsoft…..

    Só é pena os argumentos serem generalistas demais, com a finalidade que são usados.

    No meu ponto de vista, a culpa não é do windows (SO) mas do software desenvolvido com base na framework .NET .

    Culpem os programadores da accenture. Não culpem o SO.

    Só para demonstrar o quão mesquinhos conseguem ser os defensores do linux .. quando não conseguem distinguir SO de Software.

    P.S. A maioria de servidores em linux não é mentira nenhuma. Deixem-se de guerras sem sentido.

    1. Avatar de point
      point

      lol, que culpa têm os programadores da acc?

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Os argumentos nao sao generalistas, alias nao foi por causa desse dia que esteve em baixo que se queixam mais na bolsa. O maior problema e terem o mesmo numero de transaçoes, maior capacidade hardware este aguentar menos a carga e qual e a duvida que e por causa do SO. Quem nao tiver palas nem quiser mentir sabe bem que e assim

      1. Avatar de El Kabong
        El Kabong

        Olhe que só tem palas quem só quer ver para 1 dos lados.

        Deixem-se de ódios à Microsoft e ao Windows.

        Se não gostam, arrumem para o lado. Mas não queiram obrigar toda a gente a fazer o mesmo.

  11. Avatar de Rodas
    Rodas

    A propaganda mais nojenta da história da Microsoft
    O tio Bill Gates anda de mal a pior não concege assertar com as publicidades do seu Internet Explorer 8
    não a creditam então veijao o vidio.
    Quem tem estômago fraco é melhor não assistir ao novo comercial do Internet Explorer 8. Não é a toa que ele foi tirado do ar em menos de 24 horas nos EUA. Ahh, o programa em si também é de dar nojo…

    http://blogs.wsj.com/digits/2009/07/02/microsoft-makes-users-sick-pulls-ad/
    http://www.ubuntu-sp.org/

    1. Avatar de aver
      aver

      Curtido, o vídeo.

  12. Avatar de PJviana
    PJviana

    Bom Bom era existir pelo menos uma dúzia de Windows e outra meia dúzia de MacOX tal como existe no Linux, este às centenas!!