Boeing patenteou sistema que recarrega os Drones em pleno voo

20 Comentários

É interessante pensar que, num futuro próximo, os drones podem substituir muitos serviços que hoje nos chegam por terra, à porta! Quantas vezes já ouvimos falar em drones que estão a ser projectados para entregar encomendas, empresas que entregam pizzas ou até mesmo drones que podem ser a linha avançada do INEM, entre muitas outras utilizações destes dispositivos. Mas eles têm uma grande desvantagem: a sua autonomia energética.

Boeing acaba de patentear um sistema que vai revolucionar e poderá mesmo acabar com essa fragilidade dos drones.

pplware_boeing_drone


Como está na moda utilizar os drones para o mundo convencional, para o mundo civil – pois estas máquinas há muito são usadas na guerra e de forma super avançada – as empresas estão já a pensar como tirar proveito das suas capacidades, visto estas serem baratas e o seu alcance ser grande.

pplware_easyget_drone

Desde as companhia aéreas, como a easyjet que usa drones para inspeccionar minuciosamente as estruturas das suas aeronaves, até aos casamentos filmados com estas máquinas voadoras, tudo é motivo para criar serviços em redor destas máquinas voadoras. Contudo, elas têm um problema, por vezes a sua autonomia não vai para lá dos 15 minutos, 30 e alguns, os mais caros, não passam dos 50 minutos!!!

pplware_dhl_drone

 

Mas e como se resolve o problema da autonomia?

A resposta na cabeça de cada um poderia ser simples: aumenta-se a bateria, mas isso aumentaria o peso e diminuiria a performance. Então aumenta-se a capacidade/potência da bateria, pois mas isso ainda não é possível assim com essa ligeireza de pensamento. Estamos no bom caminho mas ainda estamos longe de uma autonomia satisfatória. O segredo é recarregar!

A empresa fabricante de aeronaves e sistemas de defesa, a Boeing, garantiu esta semana uma patente de um sistema para recarregar os drones em pleno voo. Como podem ver no vídeo a seguir (da autoria do canal PatentYogi) a explicação da tecnologia permite entender o conceito que não é novo, em termos de recarga de “combustível”, só que desta vez estamos a falar de energia:

A patente, da autoria dos inventores James Childress e John Viniotis, descreve a utilização dos drones equipados com sistema de conexão que se liga à subestação de recarga eléctrica, via cabo, em voo. Mas não se fica por aqui, pois este sistema permite também a recarga através de outras aeronaves de abastecimento, ou através de sistemas no solo, em cima de edifícios e até mesmo através de balões que possam transportar recargas para recarregar a bateria do drone. Basicamente este nem teria de parar, estava em funcionamento, esperava a sua recarga e seguia.

Pode parecer ainda uma patente sem grande projecção na actualidade, mas isto é um passo gigante se pensarmos que o comércio irá agarrar de todas as formas a utilização dos drones, iremos ter as pizzas entregues à portas, as encomendas da farmácia ou mesmo o pão da manhã. Agora imagine a Pizza Hut sempre a distribuir com os drones num vai e vem sem parar e a carregar enquanto esperam pela vez deles? Se faltar a meio de caminho a energia? Ligam-se a uma torre de energia!

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    Depois teremos empresas que só prestam serviço de abastcimento, Galp Drone!! 😀
    Muito bem visto, trazerem a ideia de abastecimento no ar dos aviões para os drones.

  2. Avatar de Catarino
    Catarino

    fazia mais sentido criarem algo que aproveitasse a deslocação do ar + sol para criar energia.

    1. Avatar de Ricardo Almeida
      Ricardo Almeida

      Fazer sentido e ser possível são duas coisas diferentes. Os drones gastam bastante energia, nem um dia de muito bom sol seria suficiente para os manter sempre no ar, no máximo prolongava o tempo de vida deles. Para além de que os painéis pesam demasiado e iam estragar a performance, tal como as baterias maiores.

    2. Avatar de Frede Silva
      Frede Silva

      Sol sim….ar não pois vai causar atrito e vai fazer com que gastem mais energia para se moverem…

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Bem visto 🙂 mas onde estaria o lucro nisso? Vivemos numa selva onde apenas o dinheiro interessa, não te esqueças disso….

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Assim não fosse já à muito que andávamos com carros movidos a água 😀

        https://www.youtube.com/watch?v=_6kQIDbK-JY

  3. Avatar de SonyLover
    SonyLover

    MUSE!!! Here come the drones!!! 😀

  4. Avatar de CC
    CC

    o canal desse indiano no youtube esta mto bom!

  5. Avatar de Jomi
    Jomi

    Faz-me lembrar há uns anos vi num programa na RTP2, do género do “Shark Tank” dois homens que queriam criar mini dirigíveis para controlo de incêndios, entre outro tipo de utilidades, e esses dirigíveis seriam recarregados através de células foto voltaicas. Não sei se o projecto foi para a frente, mas nesse programa não foi aceite devido ao plano de negócios ser totalmente ruinoso para os dois inventores.

  6. Avatar de The End!
    The End!

    Os drones não carregam por USB? Estiveram à venda no LIDL uns carregadores solares USB pequeninos, colados com fita cola por cima do drone, desde que voassem de dia, tinham carga até março. Devo patentear a ideia? heheh

  7. Avatar de The End!
    The End!

    E para de noite, não daria para meter uma especie de dinamo que criasse energia instantanea, ligado directamente à alimentação do drone, dando assim horas de carga à bateria? Eu não sou engenheiro, mas parece-me possivel. Assim ficava com alimentação quase vitalicia. Carregava de dia pelo sol e gastava energia à noite que gerava gastando muito pouca energia. Agora sim, já posso patentear a ideia.

    1. Avatar de eu
      eu

      e’ o chamado moto-continuo… se achas que e’ possivel, nao so’ nao ‘es engenheiro, como deves ter limitacoes de inteligencia.

      1. Avatar de Megabyte
        Megabyte

        Não se consegue obter mais energia do que aquela que entra, mas dizer que alguém é burro por não ter conhecimento é de uma estupidez imensa. O “eu” acha-se o ser mais inteligente nestes lados da galáxia de certeza… lol

      2. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Esteja ele certo ou errado não importa.
        O importante é que pensou em algo, questionou-se e expôs a ideia.

        O problema de muita gente, principalmente crianças é comer tudo o que lhe dão, agarrados aos tablets a jogar jogos do Hugo, e os pais todos felizes o meu filho sabe mexer num tablet, são tão inteligentes hoje em dia? Isso é inteligente, é uma coisa básica, não passa de um robot. É de dar valor para as crianças que querem ver como o tablet é feito, desmontar, entender tudo o que vai la dentro, essas crianças são o futuro da humanidade.

    2. Avatar de Megabyte
      Megabyte

      The End! precisas de contar com algumas coisas: precisas de energia para fazer rodar um dinamo, e essa energia viria das baterias. Além disso tens de contar com perdas no sistema, e com atrito.

  8. Avatar de lo
    lo

    É como o obelisco no Egipto. Existe a teoria que também serviria para manuseamento de energia.

  9. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Bom dia,

    Espero que a patente tenha que ver com o tipo de carregamento que é feito, tecnologia usada.

    Porque o carregar em pleno voo não passa de uma ideia, de algo genérico.

    Quando mostra um avião a carregar um drone, há quantos anos caças podem abastecer-se em pleno voo. Só o facto de neste caso ser eléctrico.

    Actualmente querem patentear tudo, querem patentear ideias, vai conta a liberdade.

    Ainda dizem que vivemos numa democracia.

    1. Avatar de lo
      lo

      Nada te impede de fazer uso da mesma tecnologia num círculo doméstico. Mas apenas não podes comercializar o teu produto baseado nesta patente, sem pelo menos fazer um acordo com eles de utilização.
      Por isso, as patentes têm um propósito de negócios. Porque tanto quanto sei, qualquer um é livre de criar em casa um telemóvel igual a outro que já existe, mas não podes criar uma empresa à volta desse telemóvel e pô-lo à venda.