Boeing e Airbus advertem sobre a segurança do 5G na aviação

6 Comentários

Os chefes das duas maiores fabricantes de aviões do mundo apelaram ao governo dos Estados Unidos da América (EUA) para atrasar o lançamento de novos serviços telefónicos 5G. Segundo a Boeing e a Airbus, a tecnologia poderá ter um enorme impacto na indústria da aviação.

Ainda assim, há quem considere que esta está a distorcer os factos.

Boeing

Numa carta dirigida ao governo dos EUA, os chefes da Boeing e da Airbus alertaram que o 5G poderá ter um impacto muito negativo na indústria da aviação. Por isso, pedem que o lançamento de novos serviços telefónicos seja atrasado.

As gigantes americanas AT&T e Verizon deverão começar a implantar a banda C das redes 5G no dia 5 de janeiro – embora estivesse previsto o lançamento acontecer mais cedo, as empresas decidiram adiar, para adotar medidas de precaução que limitassem a interferência.

A interferência 5G poderia afetar negativamente a capacidade das aeronaves para operar em segurança.

Disseram Dave Calhoun e Jeffrey Knittel, chefes da Boeing e da Airbus, respetivamente, numa carta conjunta ao secretário dos transportes dos EUA Pete Buttigieg.

Airbus

A mesma carta citava uma investigação levada a cabo pela Airlines for America que descobriu que, se as regras relativamente ao 5G da Federal Aviation Administration (FAA) estivessem em vigor em 2019, cerca de 345.000 voos de passageiros e 5.400 voos de carga teriam sofrido atrasos, desvios ou cancelamentos.

A Airbus e a Boeing têm trabalhado com outros intervenientes da indústria aeronáutica nos EUA para compreender a potencial interferência do 5G com altímetros de rádio.

Revelou a Airbus, numa declaração.

Apesar do receio da Boeing e da Airbus, o grupo americano CTIA disse que o 5G é seguro, e acusou a indústria da aviação de fomentar o medo e distorcer os factos. Além disso, acredita que um atraso no lançamento da tecnologia poderá causar prejuízos económicos reais.

 

Leia também:

Boeing quer construir o seu próximo avião no metaverso

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Na banda C

    Abc

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Deve ser, porque os EUA já estão a implantar o 5G desde pelo menos 2018. A band C é que é nova, e ainda não terá todo o espectro libertado no inicio de Janeiro.

  2. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    O 5G vêm aumentar muito a capacidade de resposta, e grande maioria dos equipamentos têm de acompanhar a evolução, logo aí é um investimento que não vai estar ao alcance de todos. O 6G é o objetivo.

  3. Avatar de Jonas
    Jonas

    A maioria das pessoas vive feliz com o 4G

  4. Avatar de Carlos Roque
    Carlos Roque

    É questionarem os chineses acerca do funcionamento do mesmo, já que na China existe há 1 ano.