Boas notícias a caminho? EUA começam a aliviar as suas sanções contra a Huawei

20 Comentários

Todos conhecem a situação da Huawei e os limites que os EUA colocaram no acesso a tecnologia. A empresa está literalmente barrada no país e isso acabou por se espalhar de forma rápida, com outros locais a aplicarem as mesmas políticas.

Esse momento parece agora estar prestes a ser aliviado, com novas alterações que o Gabinete de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA. As restrições foram aligeiradas e há boas notícias. Esperava-se mais, mas esta alteração pode significar uma mudança importante no futuro.

Huawei EUA sanções segurança

Apesar de não se limitar à Huawei, esta foi a empresa que mais sofreu com as restrições que os EUA aplicaram a fornecedores e fabricantes baseados na China. As justificações e as desculpas foram surgindo com o tempo e na verdade nunca provaram a maioria do que foi apresentado.

Esperava-se que com a mudança de comando na presidência dos EUA e situação fosse mudar, mas a verdade é que a situação foi mantida. Existiram algumas situações em que as sanções foram agravadas, o que acabou por não ter qualquer impacto na situação em que a Huawei já estava.

Se muitos achavam que esta uma situação que não iria ter uma resolução num futuro próximo, a verdade é bem diferente. Ainda não é um regresso ao passado e à liberdade da Huawei para usar tecnologia e abraçar os mercados, mas é um princípio importante.

Huawei EUA sanções segurança

Segundo o que é revelado, o Gabinete da Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma nova regra. Esta permite que certas tecnologias de baixo nível sejam partilhadas. Por outras palavras, algumas tecnologias podem ser partilhadas com entidades sancionadas como a Huawei.

Alan Estevez, o subsecretário de Comércio para indústria e Segurança, afirmou que “as partes interessadas dos EUA precisam estar totalmente envolvidas com organizações de padrões internacionais, particularmente onde os padrões críticos”. Isso é, certamente, uma notícia positiva para breve para a Huawei.

Está ainda longe do que seria esperado, mas abre uma porta importante para o futuro. A Huawei seguiu o seu caminho de forma decidida e com um sucesso visível, mas ainda assim precisa de aceder a alguma tecnologia para assim crescer ainda mais.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    A pergunta que realmente interessa é: a Huawei vai poder voltar a utilizar o Android e os serviços do Google?

    1. Avatar de CO
      CO

      Não, vai demorar ainda um bom tempo se é que vão voltar a ter

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exactamente,essa é a pergunta certa.

  2. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Assim que os Google services vou logo comprar o p50/p60 pro, encostam toda a concorrência a um canto

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Compras um P30 PRO que ainda usa esses serviços

    2. Avatar de Brassousa
      Brassousa

      Nao vao ter os serviços google de volta ela nao precisa nada dos EUA a huawei ainda vai continuar da lista negra els vai ter tecnologia low level eles nao vao por os serviços da Google dos huawei portanto a huawei nunca vai ter os serviços google

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Hum, então agora que a Rússia e a China se começam a apoiar mutuamente, os EUA decidem aliviar sanções… Quem tem **, tem medo!

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Começaram? Sempre se apoiaram mutuamente, não é novidade nenhuma, embora ultimamente tentem esconder…
      Há que lutar contra as ditaduras…

    2. Avatar de Senhor Alface
      Senhor Alface

      Acreditas mesmo nisso? O mundo divide se nos que tem curso superior e dinheiro escolhem Apple, os estudantes ou trabalhadores classe media escolhem samsung e o resto dos sem estudos, desempregados e delinquentes usam marcas chinesas e brancas como xiaomi.
      Atenciosamente, Alface.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Acreditas mesmo nas barbaridades que escreves?

      2. Avatar de David
        David

        deve ainda acreditar no Pai Natal e Branca de Neve!

      3. Avatar de V.T.
        V.T.

        Este anda a comer muita cenoura… só pode!

    3. Avatar de silverio
      silverio

      Na mouche.

  4. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    A huawei nunca mais vai voltar isso dos EUA e so conversas mais nada eles estao fazendo isto para eles terem liderança de chips eles nao vao fazer nada a huawei ela ainda vai continuar de rastos e vai continuar da lista negra

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Mais uma vez digo que os Chineses estão a colocar-se a jeito para levarem também com embargos.
    Vivemos tempos estranhos os Chineses apoiam a anexação das províncias Ucranianas por outras palavras apoiam a sua independência, mas já não reconhecem a independência da Taiwan, assim como os EUA, reconhecem o direito a Taiwan mas não as regiões da Ucrânia.
    O que mais me espanta é que cada vez mais estamos a ver o ressurgimento de ditadores, não estamos a aprender nada com o passado.

  6. Avatar de AndroidPolice
    AndroidPolice

    O artigo fonte o que diz é:
    – Com as sanções à Huawei e filiais, as empresas americanas passaram a ter que pedir licenças de exportação mesmo ara baixa tecnologia
    – Decorrente disso deixaram de participar nas comissões técnicas internacionais que aprovam os standards para uso de futuras tecnologias
    – Ao contrário das empresas chinesas, apoiadas pelo governo chinês, que têm uma participação cada vez maio, pondo em causa a segurança e os interesses dos EUA.

    Resumindo, não se trata de aliviar as sanções há Huawei (por causa de dominar nas tecnologias de redes e por ameaçar dominar na tecnologia 5G – e nāo por causa dos telemóveis). Trata-se de criar condições para as empresas americanas não abandonarem as comissões técnicas que definem os standards das tecnologias do futuro – o que é de interesse estratégico para os EUA.

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Agora já não adianta. Nunca mais vão recuperar a confiança dos chineses. E a Huawei não precisa do mercado dos USA para nada.

    1. Avatar de Senhor Alface
      Senhor Alface

      E nos precisamos da china para que? Não fosse o ocidente e a china ainda eram so camponeses analfabetos a passar fome. Mas se os defendes tanto podes ir para la, ou es massoquista?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Até precisa. Principalmente o acesso ao Android, poupava-lhe 50000 milhões de dólares, anualmente. Essa é uma das razões para o preço dos telemóveis deles terem subido 29% nestes últimos 3 anos. É que usar um SO próprio, tem muitos problemas, ainda pior quando permitem lojas externas, muitas delas cheias de roubos.