Blog.com.pt – O sítio dos blogs em Portugal

19 Comentários

Em Portugal o fenómeno Blog tem ganho bastante expressão. Há blogs para todos os gostos e blogs de todos os feitios. Para agregar e para catalogar esses blogs nasceu o projecto Blog.com.pt.

É um portal/directório de blogs em língua portuguesa (ou escritos por autores oriundos de países de língua oficial portuguesa).

Pretende de alguma forma, principalmente desde a renovação que ocorreu em 17 de Abril, tornar-se numa comunidade de bloggers e não apenas num directório.

Agrega, mas sem intenção de se tornar uma alternativa ao blog original, os últimos posts de cada blog. Apenas os últimos 5 de cada blog e na maior parte dos casos sem o texto completo e linkando SEMPRE para o post original.

Os blogs são organizados em várias categorias e subcategorias, sendo que desde esta renovação os blogs com conteúdos adultos têm categorias próprias e só são acessíveis após um aviso. Também todos os blogs que exclusivamente tinham links para conteúdos protegidos por copyright (filmes, música, software, etc…) foram removidos e não serão mais aceites.

Antes da apresentação desta nova versão existiam mais de 12 mil blogs registados, que desceram para mais de 8 mil devido à remoção/filtragem MANUAL de todos os blogs que não respeitassem os termos e condições do serviço, de sites que não eram blogs, blogs repetidos e blogs já inexistentes. Foram também implementadas várias alterações para evitar a repetição destas situações.

Existem vários tops (que estão ainda a ser melhorados) que analisam o ranking dos blogs dentro do blog.com.pt bem como através dos backlinks no Google e Yahoo e ranking Technorati.

O público alvo não é apenas português, mas todos os países de língua oficial portuguesa.

Existem actualmente quase 19 mil utilizadores registados.

Os utilizadores podem-se adicionar como amigos (principalmente para criar a base para futuras funcionalidades ainda em desenvolvimento)

Na página de perfil do utilizador podem ser adicionados os endereços de várias redes e serviços da web social como o twitter, youtube, flickr, etc… sendo também actualizadas as últimas informações lá postadas.

Homepage: Blog.com.pt

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Costa

    blogs are dead!
    Microblogging is the new trend!

    1. Avatar de Zialus

      You did it for the lulz!

      1. Avatar de Morbus

        Ele tem razão na primeira fase. Perde-a toda na segunda.

        Os blogs estão a morrer porque as pessoas já não têm paciência para andar a vasculhar entre quantidades exurbitantes de tralha sem grande interesse.

        Quer dizer, pelo menos no que toca os blogs comerciais. O Kotaku está a decrescer precisamente porque é um blog hardcore.

        —–
        http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      2. Avatar de Francisco Costa

        não digo que não.. mas também é bem verdade que os blogs estão em declínio 🙂
        Penso que irão sempre continuar a existir, mas mantidos apenas por alguns…
        O hype de todos terem um blog acabou com o surgimento das ferramentas de microblogging como o Twitter.

        1. Avatar de carlos rajas
          carlos rajas

          Francisco, não consigo ver um conteudo “aproveitável” em blogs tipo Twiter. Aqui no Brasil o pessoal curte o Orkut. Olha acho este tipo de blogar nada mais que uma bisbilhotice da vida alheia. Mas vc tem razão no que se refere ao declinio dos blogs. O microblog que vc se refere deve ser justamente o do tipo Twiter, ok ?.
          Acredito que blogs com bom conteúdo, seja visual ou técnico, como o Pplware por exemplo, terão sim vida longa.
          Minha opinião e claro que a sua é válida sim ! 😉

    2. Avatar de Joaquim Adráz

      Isto é só moda agora…logo logo acaba.

      1. Avatar de Francisco Costa

        O microblogging?
        Acredita que não!

  2. Avatar de aospapéis

    Para o Costa, não são só os blogs que estão mortos. A Língua Portuguesa parece que também sofreu igual sorte…

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Avatar de J.C
    J.C

    Blog ou microblog será o equivalente aos anos 70 em que nós hoje pensamos… raios… como é que aquele meu andava com aquelas calcas azuis aos quadrados, com aquele casaco amarelo as bolas… e aquele cabelo à metallica? Jeeez. E partimonos todos a rir. Claro que depois alguem decide que os anos 70 é moda outra vez e voltamos ao mesmo.

    O problema é que os blogs e os microblogs… ficam aqui… no limbo e um dia voltam para nos assombrar… e estão só à distancia de um uns caracteres seguidos de “enter”… não estao escondidos naquele album de familia que alguem um dia estrategicamente esconde para que nunca mais ninguém olhe para a nossa avantajada pila em bebés e faça comentários… na frente da nossa mãezinha…

  4. Avatar de tagravado.com

    vou dar uma vista de olhos e registar os meus blogs se valer a pena!

    http://www.tagravado.com

  5. Avatar de Mais Euros

    Ja conhecia o Blog.com.pt mas de facto é um bom post, porque penso que os blog’s nunca vão acabar podem evoluir como tudo na vida… mas acabar duvido um pouco… mas é a minha opnião, quem sabe não estou errado…

    Já agora aproveito para convidar todo a equipa do pplware e ao seus leitores a passarem no meu novo Blog http://www.maiseuros.com onde promete ter um ponto de vista muito bom sobre tudo o que possa ter a ver com dinheiro. Tem apenas dois post mas neles já conseguem ver mais ou menos a filosofia que o Blog vai levar…

    Aguardo uma visita vossa, Obrigado e a continuação de um bom trabalho…

    http://www.maiseuros.com

  6. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Pessoal, ola! Realmente o blog se tornou uma febre e agora está estabilizada e começa a baixar. Mas existe muita coisa sem qualidade por aí, e existem coisas belíssimas que jamais cairão, entre elas e sem querer puxar o saco de ninguem, o Pplware. Eu poderia citar pelo menos 50 blogs que jamais cairão, pois o que importa é conteudo, e isso sim é difícil. Fazer um blog, qualquer um pode fazer, mas dizer alguma coisa que valha a pena, é diferente. Acho que a chave é focar no que vc deseja falar e a quem vc quer atingir. Não adianta copiar e colar pois a vida destes é curta. Conheço blogs que falam simplesmente da odisseia de um cara que quer porque quer aprender a tocar a guitarra e cantar músicas dos Stones…isso é tão autêntico que a visitação dele é fantástica…bom, chega, pessoal um abraço a vcs todos.

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Eu acho que há blogs a mais 🙂 mas que continuem, porque o que é bom é haver variedade para se encontrar sempre coisas interessantes 🙂

    Não acho é que se criem blogs por tudo e por nada… com coisas interessantes sim, supérfluas e só para dizer “tenho um” não vale muito a pena pois não terá sucesso.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Quando disse “Não acho é que”, queria dizer “Não acho bem é que”, é do cansaço…

  8. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    Boa noite Vítor!
    Em nome da Língua Portuguesa, quero-te agradecer teres utilizado a palavra sítio no título deste artigo. Como sabes, o modelo é o factor mais importante na aprendizagem. Por isso, pessoas que como tu são modelos sociais têm mais responsabilidade em criar hábitos nos leitores de bem utilizar a nossa língua.
    Os meus parabéns e fica o meu desejo que se comece a fazer escola neste teu maravilhoso sítio, onde todos vimos beber sabedoria.

  9. Avatar de Rui M.

    É uma pena realmente a forma de avaliação dos responsáveis por esse site (de divulgação), ou comunidade de bloggers…mas enfim …

    Cumps.

    http://musictherapytorrent.blogspot.com/

  10. Avatar de Severino Sales Diniz

    o meu está mortinho mortinho!!!!!

  11. Avatar de Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre

    Boa tarde. Li aqui alguns comentários que os blogs tem tendência a acabar. Não sei o que pensar desse assunto. Tanto mais que acabei de criar um blog. 🙂 Se no futuro irá morrer ou não, isso não sei. O que sei é que fiz o meu blog com um objectivo que está transcrito no mesmo. Por tudo isto, agradeço a vossa visita ao meu blog, e conto com voçês para não o deixar morrer. 🙂 muito obrigado pela vossa atenção. Link do blog: https://domynus.blogspot.com/