Blackphone: Um telefone centrado na privacidade do utilizador

53 Comentários

Com as questões da privacidade e da recolha indevida de dados dos utilizadores cada vez mais na ordem do dia, existe agora um espaço novo para produtos que potenciam a privacidade dos utilizadores.

Foi com esta ideia em mente que duas empresas se uniram para criar e comercializar o Blackphone, o primeiro smartphone que tem como premissa essencial a segurança dos dados e a privacidade dos utilizadores.

Blackphone_1

O Blackphone surge da união entre a Silent Circle, uma empresa especializada em comunicações cifradas, e a Geeksphone, uma empresa Espanhola que se dedica a construir smartphones, maioritariamente assentes em FirefoxOS.

A ideia base para a criação do Blackphone é que a privacidade e o controlo dos dados dos utilizadores são essenciais e devem ser preservados, evitando que estes sejam transmitidos para terceiros, de forma legal ou não.

Blackphone é o primeiro smartphone do mundo a colocar a privacidade e o controlo à frente de todas as outras coisas.

À frente das operadoras. À frente da publicidade.

O Blackphone está reformatar o cenário das comunicações pessoais.

O Blackphone não vai estar bloqueado a qualquer operadora ou a qualquer empresa que não a que o criou evitando desta forma que os dados possam ser transferidos para terceiros.

O sistema operativo base do Blackphone é o Android, mas numa versão muito particular, criada para o efeito. O PrivatOS, uma versão optimizada do Android garante que as ferramentas necessárias para se manter essa privacidade estão instaladas e podem ser usadas de forma simples e rápida.

Você pode realizar e receber chamadas seguras; trocar mensagens seguras; trocar e armazenar arquivos de forma segura; conversar por vídeo, de modo seguro; navegar em modo privado; e tornar anónimas suas actividades através de uma VPN.

O PrivatOS é uma versão de Android, onde vão ser mantidas todas as aplicações já conhecidas, mas à qual será adicionada uma camada adicional de segurança, destinada a proteger os utilizadores, permitindo comunicações de forma cifrada e realmente privada.

Blackphone_2

O Blackphone será apresentado no próximo Mobile World Congress (MWC), que terá início em Barcelona no próximo dia 24 de Fevereiro.

A partir desse dia poderá ser também feita a pré-reserva do Blackphone.

Este será com certeza um equipamento que terá um sucesso grande, pois garantirá a privacidade dos utilizadores, tema que hoje em dia está bem presente.

Homepage: Blackphone

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Martinho
    Ricardo Martinho

    Se o Blackphone cumprir com o que promete, tem grandes possibilidades de ser um sucesso de vendas, tendo em consideração que as questões de privacidade estão na ordem do dia.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Bah.

      Depois as pessoas vão querer pôr as app’s…

      Instalam o Google Play e lá se vai tudo cano abaixo…

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Camada de segurança adicional? Mesmo que seja uma coisa mais ou menos terá de ter muita update.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          ???

          Essa “camada”, deve ser mais um app qualquer que nem faz grande coisa…

          1. Avatar de Joel
            Joel

            Até pode não ser.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Os iSábios têm mesmo de comentar todos os posts que contenham a palavra “Android”? Vocês fazem uma pesquisa por essa palavra só para ter a certeza? As discussões seriam bem mais agradáveis se deixassem de espalhar a vossa ignorância.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Lá em baixo era polícia, agora és político?

        2. Avatar de Joel
          Joel

          Pedro uso android e gosto, nem gosto de coisas “i”. E acho bem fazer um tele assim, mas como disse, mesmo que seja bom tem de ter muito update, de certeza que à quem va tentar (provavelmente conseguir) passar a dita camada de segurança.

  2. Avatar de k
    k

    Para além do assunto da privacidade, se o telemóvel tiver este aspecto, é bem bonito e um belo útil + agradável.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      E deve ser bem rápido.

      O Android normal é lento, porque tem sempre de estar a cifrar os teus dados e a envia-los para a Google e para a NSA.

      Este aqui pode ser mais rápido, porque só envia para a Google.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E ele a dar-lhe.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pedro = Fun police.

      2. Avatar de ricardo fernandes
        ricardo fernandes

        este é o troll que há uns dias, disse que a maior descoberta era o transístor e como o iphone tem transístor também era a maior descoberta de sempre.
        LOOOOOLLLLL o que me ri nesse dia.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          O que é que tem de especial ? Pesquisa por “greatest inventions transistor” – há muita gente que pensa isso.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Tembém tenho um droid e de lento por acaso não tem nada. Mas já teve os seus momentos temperamentais 😀

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Depende.

          Olha para as spec’s!

          Pega num PC antigo, por exemplo, um Pentium 4, que tem single core, 32 bits, 1 ou 2 gigas de RAM, HDD em vez de SSD, a correr Windows XP, que é um SO completo.

          Pega num Android single core 1Ghz e 1GB de RAM, e vê como se arrasta!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Tens razão 🙂 Li o teu comentário na diagonal 😀

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Sabes que, apesar de aparecerem números pomposos, n quer dizer q tenham o mm desempenho q um hardware com os mm números, concebido para PC, n sabes….?

            Basta comparares um GPU para PC (torre) e, o mm GPU para portátil(M)..

            És mm o estereótipo de iTrolls

            x)

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ó Ricardo, não sei se não lês as notícias, ou se só lês medias controlados pelo estado.

            Então para onde vão os números pomposos?

      4. Avatar de Profect
        Profect

        lol Só dizes asneiras.. tens provas do que dizes? ou é o que tu lés nos foruns da apple? fan boy detected lol

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tens provas do contrário?

          Pois.

          Eu disse o que disse, quem acha que é o contrário, por exemplo tu, então prova. Eu apresentei um pressuposto, tu só vieste aqui mandar a boca, como é normal…

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Tens tu provas do que disseste? Tu afirmas-te uma coisa.. se tu acreditas em tudo o que lês o problema é teu.. como não tens provas, nem me dou ao trabalho de te contrariar..

            Simplesmente dizes coisas sem certezas de nada.. típico…

          2. Avatar de someone
            someone

            Deve ser por isso que o Obama não usa iphone por questões de segurança. É só a google que envia os dados não é? Ele sabem bem que tanto a google como a apple enviam os dados dos utilizadores, por isso nao usa nem um nem outro.

  3. Avatar de Márcio
    Márcio

    Ninguém conseguirá ter privacidade seja como for. Quem manda pode e os outros cumprem k s fod**.
    Vão pensando nessa de segurança k bem vão ser enganados.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E dizes isso baseado em?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu apostava no senso comum 🙂

        Sobre o tlm, é capaz de se tornar uma boa aposta pois ainda deve haver muita gente agarrada aos blackberry e com vontade de migrar para outro SO, tipo Android, iOS ou WP, mas com necessidades especiais de segurança.

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    será que cumpre mesmo com o prometido? ou é só uma maneira de ganharem dinheiro aproveitando-se do escândalo da NSA? e vamos a ver é como os outros no que toca a privacidade? espero para ver

  5. Avatar de Mota
    Mota

    A ideia de facto é interessante, mas enquanto precisarmos de google play, enquanto as chamadas forem passadas por TMN’s e tudo mais.. acho dificil, mas veremos mais. Fiquei curioso.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O facto das chamadas serem passadas por TMN’s não tem qualquer problema, se leres bem lá diz que as comunicações serão cifradas

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Claro que sim, ó amigo…

        E do “outro lado”, também tem um “decifrador”…

      2. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        Oh pedro, as chamadas telefonicas normais, recorrem a algumas normas, se as chamadas que efectuares forem cifradas então são chamadas por pacote de dados, caso contrário a tmn ou outra entidade qualquer tem acesso ás tuas chamadas na boinha

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    No início é marketing e depois entra a nsa e mete-lhe um chip e lá se vai o black..

    A única coisa que é possível proteger é a ligação de dados, e apenas alguns… As chamadas de voz continuam á mercê das operadoras.. porque não há forma de serem cifradas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Existe sempre a possibilidade de fazer chamadas VOIP e serem encriptadas. Será esse o caminho neste caso?

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não tarda a Apple ou Google irá comprá-los para os poder adicionar directamente aos seus aparelhos. Google até tem meio caminho andado porque o Blackphone já tem Android como base.

  8. Avatar de tantacoisacomplicada
    tantacoisacomplicada

    Boas ppl

    para retirar algumas duvidas k andam por ai um refresh de info

    Arm vs X86 vs X64 – http://www.walkerb.net/blog/x64-vs-arm/

    Criptografia, Chave privada e Chave pública – https://www.youtube.com/watch?v=pEfEgCEKcJ0

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ai meu deus, que qualidade de artigos… os dois… (não leves pessoalmente)

      1. Avatar de tantacoisacomplicada
        tantacoisacomplicada

        lol, eu sei.
        Foi so para dar uma pequena ilustração do que se passa nas camadas transparentes aos utilizadores, pk se formos pesquisar a coisa “á seria”. Os algoritmos complicam-se e muito.

        Privacidade hj em dia parece ser o bicho de que toda a gente tem medo, mas muitos poucos tomam as devidas medidas para proteger a sua propria (ex: passwords do tipo 12345, antivirus do tempo da maria caxuxa, etc, isto tanto se aplica a privados com governos e grandes empresas)

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Privaciade e segurança é muito simples, tem alguns algoritmos que nem precisas de compreender profundamente mais complicados, mas nem tanto. Basta estar disposto para aprender. No meu curso, só não fez essa cadeira quem mesmo não quis saber! E é uma cadeira 100% teórica…

          Não é com esses videos brasileiros muito estúpidos e errados que se vai lá, nem com artigos de muitos jornaleiros a publicarem em publicações bem reconhecidas.

          Recomendo-te leres o livro que li, do Stallings.

          1. Avatar de tantacoisacomplicada
            tantacoisacomplicada

            Este video por acaso ate a informação correcta, mas sim compreendo o k keres dizer.

            Eu sei o k é a Criptografia e Segurança porque passei um Semetre a percorrer este algoritmos na Cadeira de Cripto.

            Não digo 100% teorica pk passei mts horas a fazer contas e interpretar algoritmos.

            Euclides, RSA e outros tantos.
            Mas nao basta so estas coisa se o proprio utilizador não for “educado” a preocupar-se com a segurança e privacidade vai a ver smpr um elo fraco na corrente

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Por exemplos nos “emeios”, não é assim que se processa 😉

  9. Avatar de NSA
    NSA

    Privacidade? Que é isso?

  10. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Numa coisa tenho que concordar com o Nelson, ou passamos todos a ter um Blackphone ou então não vejo como os outros equipamentos não Blackphone conseguem decifrar essas comunicações.

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Então não concordas com ele..

      Porque ele só vê iFone a frente.. tudo o resto não existe..

      1. Avatar de JCLopes
        JCLopes

        Eu disse: Numa coisa.

  11. Avatar de Blop
    Blop

    Lol smartphones e privacidade??

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      Exatamente o que pensei… então se a grande maioria nem consegue retirar as mesnsagens de publicidade do smartphone,lol

  12. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Então não foi o grande sabio Nelso que disse que nao a Google nao permitia isto? Olha, toma lá mais um exemplo de Fork do Android em que a Google nao mete o bedelho.

    Fico à espera de mais desinformação…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Google permite isto.

      Aliás, não tem de permitir ou não permitir, é a licença do Android Open Source Project (AOSP).

      O que a Google não permite, é que depois estes “fork” possam usar as suas app’s, inclusive, o acesso ao Google Play.

      E que os fabricantes destes dispositivos vendam também “Google Android”.

      A “çena” é que não podes ter “só” o google play pré-instalado. Tens também de ter o spyware todo da google.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        tens sempre a loja tuga da caixa magica…https://www.aptoide.com/

        ou outras…o google play é so mais uma…

        cmps

  13. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    A coisa é assim.
    Nos EUA não é permitido nenhum sistema de comunicações (telefone por voz, telefone por SMS, voz e dados por VOIP e email) em que os operadores telefónicos, os ISP, os que têm serviços de internet de instant message não possam entregar o conteúdo dessas comunicações – quando solicitados pelas autoridades competentes.

    As autoridades competentes não são sœ os tribunais, pode ser o FBI ou outras polícias.

    Ainda há dias um tipo – que também tinha criado um serviço de mensagens encriptadas – dizia que tinha sido abordado por um agente do FBI a querer saber se isso estava assegurado.

    De maneiras que a coisa funciona assim – as mensagens podem (e devem) ir encriptadas do emissor para o receptor – de maneira que só o receptor às possa ler … e as autoridades competentes (a questão da NSA de que se tem falado é à parte).

    Sabe-se que, por exemplo, na Alemanha as regras são precisamente as mesmas. No resto dos países, de que não se fala, provavelmente também.

    Por isso todas estas histórias de comunicações que só o emissor e o receptor pode conhecer … são histórias.

    1. Avatar de lugopt
      lugopt

      Pode-se respeitar a lei e ao mesmo tempo enviar uma mensagem que só o receptor e emissor consigam ler.

      Por exemplo, utilizando o Off-the-Record (OTR) chat, é possível comunicar via Google Talk ou Skype de forma encriptada e mesmo que a Google ou Microsoft leiam a mensagem que é transmitida não vão conseguir ler o conteúdo.
      É semelhante a enviar um e-mail encriptado com PGP/GPG. O conteúdo pode ser lido mas vai encriptado.

      O problema é que infelizmente a maioria das pessoas fica chocada com este tipo de notícias mas depois não age em conformidade. Por exemplo, é raro encontrar alguém que tenha configurado PGP/GPG para enviar e-mail, ou OTR Chat para comunicar.

      Creio que o PPLWare poderia fazer um serviço à comunidade partilhando artigos de como configurar este tipo de ferramentas para os utilizadores com menos conhecimentos. Nomeadamente, encriptação de mail (PGP/GPG), encriptação de chat (Pidgin com OTR plugin), encriptação de ficheiros (TrueCrypt, EncFS, …), gestão de passwords (KeePass, LastPass,…), encriptação de comunicações (Tor, VPN). Se a esmagadora maioria dos utilizadores usarem estas ou outras ferramentas semelhantes, bem podem espiar que não vão conseguir ler nada.

      1. Avatar de Dna
        Dna

        Pq não te candidatas a fazer esses artigos? Eles agradecerão e nós também.

  14. Avatar de mythic
    mythic

    o motorola startac 75 ja vinha ha 15 anos atras com chamadas e sms encriptadas…