BlackBerrys também irão correr aplicações Android

13 Comentários

Depois de alguns dias menos bons durante a passada semana, a RIM voltou à ribalta com a sua conferência anual, a BlackBerry DevCon. Aí foram apresentadas algumas novidades que eram aguardadas por todos os que desenvolvem aplicações para BlackBerry e também para todos os que têm equipamentos desta marca.

Para além do muito aguardado PlayBook OS 2.0, foi também apresentada nesta conferência uma novidade que vai interessa de sobremaneira a todos os que desenvolvem aplicações para Android. Falamos da possibilidade de portar de forma transparente aplicações do sistema operativo da Google para o da RIM.


Existe cada vez mais, e tal como apresentámos neste artigo, uma vontade de transpor as aplicações que os programadores de Android criam para outras plataformas. Algumas empresas, tal como a BlueStacks, resolveram o problema da portabilidade de aplicações Android através da virtualização deste SO e assim conseguem ter disponíveis essas aplicações.

No caso da RIM a abordagem foi diferente e criaram para o PlayBook OS 2.0 um conjunto de ferramentas que permitem pegar nas aplicações criadas para Android e com uma simples conversão torná-las capazes de correr no PlayBook.

Essas ferramentas, bem como a versão 2.0 do PlayBook OS para virtualização com o Virtual Box, estão disponíveis para todos os que pretenderem portar as suas aplicações criadas para Android. Depois de convertidas essas aplicações podem também ser facilmente enviadas para a loja BlackBerry App World.

Vejam no vídeo abaixo uma apresentação da BlackBerry sobre a Runtime for Android, que é a ferramenta que permite a conversão automática das aplicações de Android para PlayBook OS 2.0.

Se querem ver a forma simples como é possível portar uma aplicação Android para o PlayBook usando o Eclipse, vejam o vídeo abaixo.

Esta jogada inteligente da RIM pretende trazer para o seu meio ambiente de desenvolvimento todos os programadores que estão focados na criação de aplicações para Android. Com poucas ou nenhumas alterações é possível colocar uma aplicação desenhada para Android a ser executada num equipamento BlackBerry.

As ferramentas estão já disponíveis, resta apenas aos programadores fazerem uso delas e alargarem o seu público alvo. Com esta jogada ganha a RIM, os programadores e acima de tudo os utilizadores dos equipamentos BlackBerry.

Homepage: BlackBerry
Homepage: BlackBerry Developer

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    epa…. espetacular!

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Finalmente estava a ver que a BlackBerry ia morrer. agora com esta nova jogada a coisa vai mudar de figura.
    Pode ser que esta marca saia do mercado empresarial.

    abc

  3. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    boa jogada, é um dos maiores problemas do BB, a falta de apps

    1. Avatar de Walt Sousa
      Walt Sousa

      Isso e o preço. É que smartphones com Android fora da gama empresarial há aos pontapés e muito mais baratos. Mas é sem dúvida uma boa jogada porque assim de certeza que podem chamar mais potencias clientes.

  4. Avatar de Ars
    Ars

    finalmente… um dos maiores pontos fracos da RIM são seus apps.. a maioria pago…e a variedade altera muito de uma versão do OS para outro…
    muitos, inclusive, nem mesmo funcionam… é um caos.
    Espero que isso melhore logo… de qualquer forma planejo mudar para IOS ou Android em breve…

  5. Avatar de jose maria marques
    jose maria marques

    com tanta historia de processos em tribunal devido à infracção de patentes, nao sei como isto é possivel.. gostava de ver se fosse com as aplicações da apple, aí vinham logo criticar a RIM por tar a copiar em vez de desenvolver coisas novas..

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Com esta brevemente prevejo que se passe a poder instalar android de raiz nos BB

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Por acaso já tinha ouvido que estaria para breve, muito boa noticia! Venham agora as apps, com um pouco de sorte terei a funcionar a App de AutoCad no meu 9780! Por enquanto já fico contente com os 100$ de apps que já comecei a instalar as disponiveis!

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Já era tempo de darem um golpe para salvarem o que ainda resta do negócio. Eu sou pela pluralidade versus dominio de um só ao estilo ditatorial dominador preferido por outros. Assim há mais escolha e cada um usa o que mais agrada e pouco importa se tem estilo ou está na moda.

  9. Avatar de ruimgp
    ruimgp

    Espertos…

  10. Avatar de serva
    serva

    Ryan ,

    Boa noite concordo plenamente contigo .

    Aceita os meus cumprimentos

    Serva

  11. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Há que tempos estou à espera desta noticia… sem duvida que a blackberry é uma grande marca mas falta-lhe boas (e free) apps, espero que em breve este problema esteja resolvido!

  12. Avatar de Vitor Santos
    Vitor Santos

    Acho que a RIM simplesmente está a desistir um bocado do seu ecossistema.. É perigoso, pois pode-se tornar em “mais uma” marca que incentiva a programar em Android..