BlackBerry OS 10.3.1 disponível e traz aplicações Android

84 Comentários

A BlackBerry tem procurado fazer evoluir o sistema operativo dos seus dispositivos abrindo-o a outros mercados de aplicações e assim alargando de forma rápida a lista de aplicações disponíveis e um maior suporte da comunidade de programadores.

Esta integração estava a ser preparada para o lançamento da versão 10.3.1 do BlackBerry OS, que passou agora a estar disponível para a maioria dos equipamentos da marca Canadiana.

bb_android_1

Os desenvolvimentos do BlackBerry OS 10.3.1 estava a ser feitos há já algum tempo, procurando oferecer não apenas as funcionalidades mais recentes, e esperadas pelos utilizadores, mas também uma pequena surpresa para todos os que utilizam este sistema operativo.

A ideia da BlackBerry era integrar o mundo Android com o BlackBerry OS, permitindo aos utilizadores acederem à loja de aplicações da Amazon, sem necessidade de qualquer mecanismo intermédio para conseguir correr essas aplicações.

Com o lançamento desta nova versão surge então a integração esperada e os utilizadores podem de imediato usar essas aplicações. Esta novidade vem dar uma vida nova a este sistema operativo e procura alargar ainda mais a sua base de utilização.

Mas para além desta novidade de peso, o BlackBerry OS 10.3.1 tem ainda disponível outras novidades que só por si merecem que seja feita a actualização.

  • BlackBerry Assistant: Chegou finalmente o assistente pessoal da BlackBerry, com comando de voz.
  • BlackBerry Blend: Acesso directo aos conteúdos do smartphone através de um computador ou tablet.
  • BlackBerry Hub: Ferramenta para ações imediatas, como a organização de todas as conversas, SMS, e-mails e mensagens instantâneas.
  • Teclado: Novos atalhos de teclado, para tornar a escrita mais eficaz e simplificada.

bb_android_2

É ainda de ter em conta várias melhorias na bateria e nos consumos de energia, que vão garantir consumos menores, na ordem dos 15%, sempre que for activado o modo de poupança de energia, em que podem ser definidas as aplicações que ficam a correr.

A possibilidade de marcação de favoritos, incidindo sobre músicas, vídeos ou fotografias vão dar acesso rápido e facilitado a esses recursos.

Há ainda melhorias grandes nas câmaras fotográficas, com a chegada do HDR e a possibilidade de serem vistos vídeos em câmara lenta.

Esta actualização está agora a ser lançada a nível mundial e a ser disponibilizada para a maioria dos equipamentos da BlackBerry, desde os mais recentes Passport até a modelos mais antigos.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Professo Nuno
    Professo Nuno

    Todas as apps da googl play vao correr em blackberry? La se va a seguranca do SO

    1. Avatar de Outro Chefe
      Outro Chefe

      só metes as apps se quiseres, logo: só perdes a segurança se quiseres!

    2. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Ou não…
      “BlackBerry Guardian is just one part of our multi-layered security strategy. BlackBerry 10 was designed for security from the ground up. Resilient enough to power nuclear power plants and designed to fail safe, the QNX microkernel core that powers the BlackBerry 10 OS offers exceptional security strengths. Its unique sandboxing capabilities are designed to contain and separate each application and its data from other applications and core system functionality.”

  2. Avatar de Outro Chefe
    Outro Chefe

    O meu Z10 já levou update!
    Para além destas funções todas, o OS ainda está mais bonito!

    Sem referir o UI (user interface) que é o melhor de todos os sistemas operativos móveis. SIM, só quem realmente tem/experimentou é que consegue perceber porque de resto é só opiniões cheias de preconceito. Melhor que android, iOS e windows!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o meu q10 vai ser “flashado” no fds 😛

      Grande SO! 😉

      E o Blend já alguém experimentou? 😛

      1. Avatar de HugoMGoncalves
        HugoMGoncalves

        lmx, não vale a pena flashares o Q10. O update foi libertado de forma oficial para todos no dia 19/02 (sujeito a aprovação de operadoras). Em Portugal a única operadora que não libertou foi a NOS/WTF, de resto tanto a MEO como Vodafone libertaram no final da manhã/inicio da tarde de ontem (19/02)

        outra coisa lmx, eu testei vários leak’s no meu Z10 (através de autoloader), e voltei ao q tinha (10.2.1) porque sentia q o leak era 1 versão inacabada, mas o update oficial ta mesmo muito bom

        Z10 muito mais rápido, demora menos de 1 minuto a ligar (em compraçao com android, 1minuto e 10s demora o Moto G e quase 2 minutos demora o meu Nexus 7 3G, ambos com Android 5.0.2)

        1. Avatar de Antonio Jacinto
          Antonio Jacinto

          Se quiserem fazer o update e se o mesmo não tiver sido disponibilizado pelas operadoras, tirem o sim e liguem o wifi. Assim já conseguem!

          1. Avatar de Diogo Fernandes
            Diogo Fernandes

            Tenho um Q10 e minha operadora é a MEO. Ainda não consegui fazer update. Já removi cartão e liguei WiFi e nada. Continua dizendo que tenho a versao mais recente do software (10.2).

            Alguma sugestão? Queria mesmo pôr a mãos no 10.3

            PS: Comprei o Q10 desbloqueado nos Estados Unidos.

          2. Avatar de Luis Pires
            Luis Pires

            Diogo.

            O problema pode ser esse… a versão do Q10.

            Podes fazer o update pelo Sachesi ou por um autoloader.

            Aconselho a visitar o fórum do http://www.blackberryportugal.com e ver como fazer.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Boas Hugo,

          sim é oficial 😉 foi a força…do habito 🙂
          ja tinha recebido a notificação 😛

          Obrigado pelo feedback,já está em curso 😉

          Tenho é receio que os icons fiquem demasiado pequenos no q10? :S

          O facto do BB10 demorar muito tempo no arranque … é mesmo assim 😉

          Não porque seja lento mas porque a BB é centrada em segurança!
          O SO é analisdo, mesmo antes de arrancar, por isso demora muito, com verificação de hash’s , assinaturas digitais, etc. 😉

          Segurança ao mais alto nível!

          olha aqui:
          http://www.meetbb10.com/blackberry-secures-hardware-roots/

          O Z10 é uma grande máquina, para mim o smartphone touch, mais bonito e prático lançado até hoje!
          E olha que eu não vou muito com touch’s…mas o Z10, devido ao seu tamanho qualidade de construção, boniteza, …sobrio…que telefone!!

          Pena não existir uma nova versão pelo menos para já, com mais bateria, etc.

          É sem duvida o melhor dos touch’s na minha opinião…o Z30 tem muita autonomia, mas não é tão bonito e é grande!

          Eu gosto muito do formato do q10, que também o acho lindo…emfim BB, está tudo dito! 😉

        3. Avatar de Gil
          Gil

          Eu sou da NOS e atualizei o meu Q5.

    2. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Concordo a 100% !!! Há umas semanas estava a ponderar trocar para um iphone ou qq um android mas depois de levar com este update. Não quero mais nem pensar nisso!! Muito bom mesmo!

  3. Avatar de goncalo
    goncalo

    Uso BB e já usei android: desde a mudança não quiz mais saber de android…BB é um SO à parte.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      E isso porque? (Respostas com nexo p.f.)

      1. Avatar de Professo Nuno
        Professo Nuno

        Talvez porque é o pior SO, sem updates, lags, sem seguranca, plasticos..todos abandonam o android seja por ios, blackberry ou WP e todos dizem o mesmo, android nunca mais.

      2. Avatar de Outro Chefe
        Outro Chefe

        Acho que a grande vantagem do BB OS sobre Android está em (tal como a apple) desenvolver o software para o hardware e vice-versa, sao “casamentos” perfeitos;
        Para além disso a User Interface da BB é a melhor que conheço, bem mais avançada que a concorrência tanto Android como iOS;
        Estes são os dois pontos fundamentais de o PQ de ser melhor que os outros OS.

      3. Avatar de goncalo
        goncalo

        olá!
        já estava um pouco saturado de não ter um SO estável (fui até android 4.2). Se formos a ver a google só lança novas versões e vistas as coisas nunca se preocupou em lançar uma versão realmente estável. Depois é o pormenor de haverem milhares de aparelhos e nunca haver optimização: neste campo BB, WP e IOs ganham.
        Qt à UI é muito melhor mas admito que requereu 1 semana de hábito mas a partir daí não mais quiz android.
        No entanto, continuo a usar android para TABLET pois nesse campo considero que dá cartas.
        Ah e o teclado físico do BB também pesa no argumento.
        Também depende do uso que cada um pretende dum smartphone…se é para conteudos multimedia dificilmente irá gostar dum BB, pois o BB tem uma vertente mais profissional.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    BB é pra pessoas que ainda estão em 2008… nessa altura é que se via nos filmes as rich b*tch*s de BB na mão

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hahaha,

      BB10 é o SO mais avançado meu caro…

      Só quem nunca teve é que não sabe…e não a BB não faz publicidade massiva ao seu SO, a BB sabe o que tem 😉

      Super rápido, super prático, leitura muito simples, cheio de funcionalidades, grande autonomia, excelente gestão de periféricos, e aplicações…

      O melhor dos grandes…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Se é assim não avançado como dizes, então porquê que agora vêm com isto da instalação de apps de outros SO? Nomeadamente Android

        1. Avatar de Rick
          Rick

          Porque é uma plataforma menos popular, com menos users, e não está no interesse dos programadores de apps, desenvolver uma app para uma plataforma que vai ter uma adesão muito inferior ao IOS e ao Android, economicamente não será viável, o que nao quer dizer que seja um mau sistema operativo. Faz sentido?
          Mas se algum dia tiver a oportunidade de experimentar vai ver que não se arrepende, e aliás até se irá surpreender com bastantes funcionalidades do sistema operativo.

        2. Avatar de mzzr
          mzzr

          e a blackberry quer lei que obrigue programadores a criar apps. lol

  5. Avatar de Danny
    Danny

    Cada vez melhor a Blackberry 😀

  6. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Nem sabia que ainda existia o BB!
    Mas contudo parece interessante…

  7. Avatar de lmx
    lmx

    P:Qual a marca de faz update para a ultima geração de SO’s, de TODOS os equipamentos??

    R:BlackBerry! 😉

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não interessa se o SO não for mais popular que android ou ios… logo… sh*t for that

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Ai sim… fez para o Playbook e os antigos em OS7/6/5…

      Já deu para perceber que gostas da BB… e cada um tem os seus gostos…

      Contudo esse comentário não faz qq sentido, e nem se espera de marca nenhuma, que atualize todos os equipamentos que têm, mas sim manter atualizados os que têm hardware recente.

      O Playbook por examplo podia muito bem correr o OS10 e foi esquecido pela marca, quando prometeram o contrário!

      Por outro lado é bom ver que continuam a atualizar o OS, mas continua a ser muito mais o UI do que o resto desde o 10.1 …

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Sim Mike, este é um MAJOR update sobre o 10.2, é a actualizaão que faltava 😉

        O Playbook, sofreu porque o modelo de negocio da BB e de outras marcas obrigatoriamente tem que passar por dispositivos moceis que façam chamadas, etc…

        O playbook é um tablet…como sabes a BB teve imensos problemas para se relançar com este SO suberbo!

        Demorou muito tempo a desenvolve-lo, etc…mas valeu a pena!

        Só a pesquisa,dicionarios, sujestões de palavras, etc…foram 2 anos de desenvolvimento…sim 2 anos…para uma empresa que está a ter problemas financeiros, é quase suicídio demorar tanto tempo, e muitas “cabeças rolaram”, mas hoje percebe-se porque é que fazia sentido demorar tanto tempo a lançar o SO…é que hoje teem um SO difícil de igualar…em utilidades, etc.

        É somente o único SO móvel verdadeiramente Realtime do mundo, baseado no QNX Neutrino, que está em centrais nucleares, satélites, sistemas de defesa, etc.

        Eu não acho que Android e IOS são maus!Eu não disse isso!

        Tanto Android como IOS são muito bons SO’s!

        E são destinados a um Publico alvo diferente!O Android é mais facilmente alterável, mais facilmente podes criar coisas e alterar coisas no mesmo, porque tens acesso a root e tudo.

        O IOS não, o BB10 também não!
        No caso do BB10 podes correr coisas “vá la” da mesma forma que no windows…mas não podes “javardar” no SO!

        Para muita gente faz sentido ter um SO em que possam mexer mais, para outros faz menos sentido…isso depende de cada um.

        Quanto a mim , de qualquer forma , o Ubuntu phone, é o unico que te dá liberdade mesmo para fazeres tudo!

        Eu nem sequer ponho o Android no mesmo saco que o IOS e BB10(mesmo BB10 e IOS não sei se podem entrar no mesmo saco), no entanto o Ubuntu phone e o Android ponho-os no mesmo saco porque são equipamentos destinados ao mesmo publico alvo 😉

        Neste momento tenho Android , BB10, Symbian(o faboloso e71), e espero em breve ter Ubuntu phone…

        São todos excelentes SO’s!

        No entanto para trabalho(realizar tarefas de email, mensagens, agenda , etc), o BB10 é bastante mais avançado que qualquer outro…é o modelo de negocio da BB, há décadas…é natural que seja assim.

        O playbook que falas-te foi um banco de ensaio para o BB10, e penso que a BB resolverá para breve a situação do Playbook 😉

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Concordo com a maioria dos pontos, mas inválida o facto que actualizam todos os seus dispositivos ou contrário de outras marcas… isso seria mentira.. mas honestamente também seria uma loucura esperar isso, aliás o z10 muito em breve acredito que não terá updates oficiais, eventualmente não faz sentido gastar dev time com um hardware mais antigo.

          O BB10 há que o referir tem como base Unix e mais em particular o QNX e só ler mais um pouco sobre o QNX e perceber que as diferenças base se calhar têm mais impacto para enterprise ou profissionais.. mas depois do lado da BB há decisões que falham e os fazem perder vendas e não falo só do preço…

          o que dizes de ser mais simples e prático pode ser dito de todos porque nesse sentido conta muito o gosto pessoal/moda e o preço talvez por isso se vejam mais vendas no Android(preço) e IOS(moda).

          Eu pessoalmente gosto bastante da fluidez do BB10 e do teclado (no Android o mais próximo é o flesky btw) mas continuo a não perceber porque não suporta OpenVPN quando são supostamente a favor de Open Source… o próprio QNX usa partes dos BSDs…

          enfim seria uma longa conversa mas indo ao ponto do update discordo considerar um major update alterações visuais. a única inovação e o blend e essa não é do lado do OS.. além disso fizeram o erro de não ir pela vertente Web é torna o Blend no PC multiplataforma.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..

            Em relação ao Blend, eu discordo, e concordo 🙂

            É bom o Blend não ser webbased porque os Browsers consomem muitos recursos, e nunca seria a mesma coisa, porque depois vem a conversa de teres que suportar uma carrada de motores javascript etc…um horror.

            Por outro lado sendo que usam QT na interface gráfica, podiam ter feito o Blend em QT, e tinham uma ferramenta para Windows, MAC e Linux…foi uma estupidez fazer esta ferramenta na Framework de cada SO…

            Agora teem dificuldades em suportar um maior numero de SO’s Desktop.

            Se são prós em QT, porquê realizar uma ferramenta em Objective C, a mesma em C#, etc??

            Há coisas que não se percebe..

          2. Avatar de Mike
            Mike

            “porque depois vem a conversa de teres que suportar uma carrada de motores javascript etc…um horror.”

            Um browser com mais um TAB aberto, gasta muitos recursos?

            Se seguirem standards… funcionaria na maioria dos browsers usados (IE11, Firefox, Chromium/Chrome) e claro que depende da complexidade o ser mais um menos bom a nivel de performence… mas eu estava a referir-me ao GUI até… terá sempre de haver um servidor (do lado do PC), e o equipamento como cliente, mas isso feito em C ou python ja garantia facilidade de portabilidade….

            Mas nem sabia que o GUI era QT, se de facto é assim, então não a razão nenhuma para não ser portado…

            O gui do BES10 (e suponho que do 12) e inteiramente WEB, nada de muito bonito, apenas simples e prático….

            O problema é que o blend é afinal uma evolução do Blackberry Manager/Link quando podia ser uma versão “home” do BES, isso sim teria sido um belo investimento da Blackbery 🙂

            Mas bom não foi assim… eu para mim chegava-me o Sachesi para gestão do equipamento… curiosamente C/QT e tirando a parte do bootloader até no FreeBSD roda 😛

      2. Avatar de Luis Pires
        Luis Pires

        Para todos os dispositivos BB10, desde o Z10 lançado em Janeiro de 2013.

  8. Avatar de Ruben Bernardes
    Ruben Bernardes

    De facto, o SO 10.2 já nao estava a ter piada , embora, fosse excepcional, mas este 10.3 é de facto soberbo, não vou comparar marcar, que acho que isso depende dos gostos…

    Mas neste momento nao troco o Z10 por nada, fica a dica!

    1. Avatar de HugoMGoncalves
      HugoMGoncalves

      Há alturas q tenho de trocar deixar o Z10 na gaveta quando preciso de andar com um dual-sim (moto g), e digo-te, passar do 10.2.1 para passar a andar com um android 5.0.2 parece que regredi anos, agora pensa (ps: só tenho o 10.3.1 oficial há 1 dia e parece um salto enorme do 10.2.1 para o 10.3.1)
      Com o 10.3.1, noto o Z10 mais rápido, mais fluido, a diferença de rapidez do 10.2.1 p/ 10.3.1 é tanta que podemos comparar por exemplo no mundo android saltar de um Moto G para um HTC M8 (sim andei com o M8 emprestado uns dias p/ saber como é a experiencia)

  9. Avatar de Dumitru Toderici
    Dumitru Toderici

    Tive antigos Nokias, android (ainda tenho mas…como secundario ou fica na gaveta) tenho wp como primario, tive um iPhone 4 mas rapido me fui livre dele pois o meu irmão não me largava para lhe dar xD e nunca tive um BB, estas novidades fazem-me tentar um ) alias desde que o passport saiu gostei bastante, pena é ser caro(

    1. Avatar de Hoje
      Hoje

      O blackberry z10 vai continuar a receber updates por mais quanto tempo?
      Sempre gostei do z10(White) mas na altura estava muito overpriced. Agora só se for no mercado dos usados. Qual acham ser um preço justo por um z10 bloqueado/ desbloqueado?

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Essa é uma questão que nunca percebi, especialmente por parte da Fnac… o valor é ridiculo…

        Quando posso ter o Hardware do One Plus One por tão menos… enfim uma das razões porque deixei de investir na BB foi essa…

        Tive o Z10 quando ficou mais barato mas o Z30 que já tem outras coisas mais interessantes como a bateria e o USB OTG… mas enfim carissimo…

        Mas o facto é que lá fora são mais baratos!

        É pena porque o OS apesar de ainda ter muito por onde crescer tem coisas bastante cativantes: Teclado, fluidez na utilização do UI por exemplo.

        No final comparando a qualidade do harware/OS o android acaba por vencer, particularmente o caso do One Plus One

      2. Avatar de 412
        412

        o BB Z10 custa 200~230 dolares nos estados unidos podes compra la e recebes em portugal no total fica-te por 350 euros ou mais baixo eu tenho o z30 que nao largo por nada

        1. Avatar de JoMa
          JoMa

          Ui… 350€ por um z10 neste momento é um balúrdio. Basta dar uma espreitadela no olx que se encontram lá optimos negócios por 150 euros. Eu comprei o meu, está impecável, por 100. Neste momento, 350, já é muito para o Z30 quanto mais para o Z10!

          1. Avatar de 412
            412

            tens toda razao eu comprei o meu a 2 anos atras

        2. Avatar de Mike
          Mike

          Eu comprei por 200 uns meses depois de sair mas foi lá fora… mas anyway olha o hardware… 300 custa um One Plus One 64g… acabei por vender os dois z10 que tinha por causa disso… e ainda anda cá por casa um Playbook e um dev alpha que certamente ninguém quer, O Playbook sempre acaba por servir como e-reader mas certamente não compensou o valor.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Acabei de procurar no site da fnac.pt, lá ainda há novos há venda, desbloqueado, por 279€

        1. Avatar de JoMa
          JoMa

          Por mais 20 euros tem lá o Z30, que sempre será melhor negócio, a não ser que não queiramos algo tão grande. Se o tamanho não for problema, compensa largamente, pelo ecrã, autonomia e som stereo das colunas.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Boas..

          um local onde comprei o meu q10 foi na

          http://www.expansys.pt/mobile-phones/sim-free-phones/blackberry/

          Alguns preços são bem melhores que na Fnac…a Fnac é muito cara..

          Mas não existe lá o Z10 🙁

          1. Avatar de Rui
            Rui

            lmx, como é o processo de instalação de apps android num BB? A execução das apps é fluida?

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Boas Rui,

            O processo é muito identico se não igual ao android…

            Quando instalas pede-te para aceitar uma série de permissões que a app tem para funcionar, e consoante isso instala ou não…

            Esta versão 10.3.1 adiciona 2 coisas..Android Player e Android Media Apps…que ainda não descobri exactamente o que faz cada uma..

            Muito provavelmente o Android Player será o Runtime, e o outro será um mecanismo de comunicação entre elas, ou outras coisas como object push, etc..mas não sei..esta duas coisas em separado são novas..talvez tenha a ver com a integração no HUB…

            A app store que vem é a da Amazon, e já vi que as app’s teem alguma funcionalidade extra que não havia no 10.2(muito provavelmente devido ao runtime, etc).

            Eu não tenho grandes app’s Android, apenas aquelas que não tenho nativas e quero, e que instalo android..

            Por exemplo o meoCloud, que ainda não se dignaram a criar uma nativa, e funciona igual, mas não é tema de comparação, porque é uma app muito estática..

            MAs a ideia que tenho é que são mais lentas do que as nativas…as nativas são em QML ou c++…mas também tenho um dual core de 2011, secalhar se tivesse um octacore, era tão ou mais rápido…

            Muito provavelmente no BB Classic e no Passport não se note diferença(teem processadores mais recentes).

            No entanto não é motivo de exclusão..

          3. Avatar de JoMa
            JoMa

            Bem… No caso do z30, com o qual “ando debaixo de olho” ainda se encontra mais barato cá, precisamente na Fnac, do que no estrangeiro. Então, sendo em lojas de venda online, fica ainda mais em conta. No ebay, onde as vezes aparecem bons negócios de usados, não compensa.

  10. Avatar de NewJ
    NewJ

    Onde se vende o passport ao melhor preço?

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Tenho um selado na caixa e que posso vender-to por 500€.. Com fatura de Dezembro.

      Abraço

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Se isso é o melhor de preço, que se f* a BB, o meu Lumia 925 é um tlm que custou 200€ e que é uma máquina. Por esses preços nao vou experimentar um BB, apesar de me cativar o teclado físico.

        1. Avatar de JoMa
          JoMa

          Oh newj com que então um Passport ao preço do Lumia 925 (que está agora na Phonehouse por 160/170). Quanto custava o 925 quando saiu para o mercado? Sejamos realistas, não há milagres. Tens sempre o Q10 que está mais em conta; agora, se queres o modelo mais recente que, coincidentemente, é o topo de gama, há que abrir os cordões à bolsa, ou então esperar mais uns tempinhos.

        2. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Mas que grande resposta.

          Queres um topo de gama saido em Outubro por 200€?? Há cada um…

  11. Avatar de Ze Nando

    Acabei de actualizar o meu Q10.

    Parece impecavel.
    Acho que algumas melhorias como as ‘advanced interaction’ features tambem sao boas mais valias e acho que ainda nao vi referidas.
    Gostava de ter a possibilidade de selecionar mais que um email em simultaneo sem necessitar de ir ao menu lateral, mas parece que ainda nao e desta. Ou se alguem souber que me elucide xD

    Eu uso o Q10 ha 6 meses, e continuo muito contente.

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Também já actualizei o Q10.
    O único ponto negativo que encontrei até agora foi o som das chamadas, sms´s, etc … Ficou mais baixo do que na versão 10.2.
    Pelo que li, há mais pessoal a queixar-se do mesmo.

    1. Avatar de DIOGO
      DIOGO

      Bruno ve nas definicoes
      ALERTO para o fato se tiver a poupança de energia ativa vai interferir no volume de toque, sms e bbm…
      também tive esse problema, mas agora voltou ao volume da versao 10.2 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Boa tarde, Diogo.
        Obrigado pela resposta.
        Eu fui às definições do som das notificações, aumentei quase até ao máximo mas continua baixo.
        Vou verificar novamente … 😉

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Bruno,

      os icons não ficaram muito mais pequenos?

      tenho receio disso..

      cmps

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ficaram um pouco mais pequenos e com um aspecto diferente. Ficaram foi um pouco desorganizados, isto é, alguns espaços livres em cada ecrã … Ainda não pesquisei sobre isso, se dá para preencher todos espaços disponíveis para os ícones em cada ecrã.
        O hub tambén tem um aspecto diferente.
        E acrescentaram um ecrã inicial só com a data. O meu tem o fundo preto, deve ser porque coloquei uma imagem preta como fundo de ecrã quando ainda tinha a versão 10.2. Dizem que assim gasta menos bateria …
        A minha preocupação era só uma, a autonomia! Parece estar igual …

        1. Avatar de JoMa
          JoMa

          Tal como anteriormente, podem ser movidos para onde quisermos de um ecrã para o outro, cima para baixo, juntar duas aplicações no mesmo ícone etc. Eu, como uso poucas aplicações, tenho tudo em apenas dois ecrãs. Quanto à autonomia, não vejo melhorias infelizmente – continua a ser o principal senão do z10. No meu, o volume de toque também ficou mais baixo. Estava com cerca de 25% e agora tem que estar a cerca de 75%.

      2. Avatar de JoMa
        JoMa

        Correcto, ficam. O ecrã do z10 albergava ate 16 ícones, agora, como são mais pequenos, suporta até 20.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Para uma informação mais detalhada sobre o SO e mais opiniões talvez seja melhor ir ao Crackberry …

  13. Avatar de DIOGO
    DIOGO

    fiz ontem o meu update ao Z10 e ao da mulher Q10
    bem esta super fluido, super rapido com novas interaçções, mais limpo…
    esta fantastico e recomendo
    adorei a opçcao de consumo da bateria em que reduz 20%, só por ai já fica a ganhar e muito
    novas apps do mundo BB(nao me refiro a jogos, não e do meu interesse)
    PARABENS BB…SEMPRE A EVOLUIR

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho um Z10 e com a atualização ficou realmente muito bom. Mesmo assim estou a pensar em vende-lo ainda com 1 ano de garantia. Se houverem interessados é só dizer.

    1. Avatar de Miguel Clara
      Miguel Clara

      Pedro, quando pedes por ele?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vendo por 120€

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Tenho saudades do meu z10, caiu e partiu-se o ecrãn, à mais de 2 meses que estou à espera que um amigo de um amigo arranje peças para substituir o ecrãn. Alguém, sabe um sitio online de confiança que faça reparações ? Já tentei nas lojas “oficiais” do tipo “phonehouses” mas disseram que não me reparam sem a fatura de compra, e eu não a tenho pois é um developer device. Também me disseram a Blackberry está mal representada em Portugal. E eu queria evitar enviá-lo para as lojas dos indianos.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      João,

      É o z10 mesmo ou alpha?

      Tenho um alpha que o ecra ainda deve estar nice, e tenho um ecra para Z10 mas devera ser compatível com Limeted Edition vermelho….

      Consigo abrir e reparar na boa, mas tinha de verificar 1º se realmente são compatíveis…

      Também parti um ecra de um Z10 a tempos e acabei por compra o ecra online por ja estar fora da garantia…

      Escusado será dizer é que por esta via não ha qq garantia.

      Numa loja mesmo com fatura ainda te podem dizer que não arranjam peças para esse ou pedem um preço de loucos.

  16. Avatar de David
    David

    Eu tenho receio em deixar o Note 4 por um passport…Mas tenho curiosidade…
    Tenho medo de me arrepender lol

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Utilizo um passport desde Dezembro. Quando mudares do Note para o Passport sera a melhor decisão que vais fazer. O Note e giro para os miúdos brincarem e verem videos. O Passport e um telefone a serio. Vantagens:
      Bateria
      teclado
      ecram
      OS BB10.3 – soberbo
      Rapidez
      Fluidez
      beleza
      som
      rede
      etc, etc, etc….

      1. Avatar de David
        David

        O Ultimo BB que tive foi o 9880, gostava, mas pouco podia fazer com ele.
        Sei que agora fazemos muito mais coisas inclusive as play store, etc, mas mesmo assim o receio e depois não conseguir ver-me livre dele…

        O note 4 tem imensos problemas, começando pelo sistema operativo que precisa de refinamento…mas urgentemente…veremos o que o S6 irá apresentar…

        Mas sim o Note 4 é mais um equipamento multimédia que propriamente um equipamento de trabalho…isso estou plenamente consciente…até que não o uso para jogos, sendo que uso-o mais para mensagens, mails, e navegar…é o que realmente mais uso no meu equipamento…

      2. Avatar de David
        David

        O meu, Note 4 após receber o Android L consome mais bateria, dá erro ao tentar aceder aos contactos, necessário reiniciar duas vezes, e quando fecho todas as apps, ele dá um erro na app dos contactos, e que vai fechar a aplicação…
        Enfim…para já será o meu ultimo Samsung, e quem sabe o ultimo Android…
        O BB é uma hipótese…mas ainda continuo meio receoso…

        1. Avatar de Luis Pires
          Luis Pires

          Experimenta um BB10… vais ver que não te arrependes… é uma lufada de ar fresco…

          1. Avatar de David
            David

            Quero experimentar um Passport, mas não conheço ninguém que tenha um, nem uma loja que tenha um em exposição e possa experimentar por algum momento, se bem que não há como usar por uns dias…

          2. Avatar de David
            David

            E nao entendo como é que se diz bem do BB OS e a cada ano o mercado afasta-se cada vez mais…nao entendo…

          3. Avatar de Luis Pires
            Luis Pires

            Má publicidade… desde o BBOS! E devido também a más opções no passado por parte da BlackBerry!
            No entanto os tempos são outros e o próprio Sistema BB10 é novo, completamente diferente, mas mantendo o que de bom havia no BBOS.

            Além disso o poderio do marketing da Apple/Google/Samsung fazem com que vejas muito pouco de outras alternativas nas lojas! E isso reflete-se também nas vendas.
            Mas quem experimenta… adora, vindo de iOS ou Android! Outros não experimentam e dizem mal… com medo de gostar! 🙂

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito satisfeito com este update. Adquiri o Blackberry Passport e não penso em trocá-lo tão cedo.

  18. Avatar de Luis Pires
    Luis Pires

    Fantástico… Muito bom mesmo!

    Grandes novidades que facilitam a utilização, novas funcionalidades e novo design… Para todos os dispositivos BB10 já no mercado!

    Para informações mais detalhadas e em PT vejam
    https://blackberryportugal.com/tudo-sobre-o-lancamento-oficial-do-blackberry-os-10-3-1/

  19. Avatar de Diogo Fernandes
    Diogo Fernandes

    Olá amigos. Preciso de ajuda e espero que me possam ajudar.

    Eu comprei o meu Q10 desbloqueado no Estados Unidos. Cá a minha operadora é a MEO. Mas o meu Q10 continua sem fazer o update para o 10.3. Ja removi o cartao SIM, como mencionaram, e nada. Diz sempre que tenho a versao mais recente do SO (10.2.1.30.62) e queria muito passar para a 10.3. Alguma ideia de como ajudar?

    Obrigado por o vosso tempo

    Saudações

    1. Avatar de ajuda
      ajuda

      Experimenta pelo BlackBerry link

  20. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    Boa tarde amigos ,adqueri o BlackBerry passport e tenho visto vídeos que podemos instalar a play store no mesmo…a minha questão é, se instalando se vai prejudicar na segurança do dispositivo.
    Obrigado pelo vosso tempo cumprimentos

    1. Avatar de Jorge Miguel
      Jorge Miguel

      Boa tarde amigos ,adquiri o BlackBerry passport e tenho visto vídeos que podemos instalar a play store no mesmo…a minha questão é, se instalando se vai prejudicar na segurança do dispositivo.
      Obrigado pelo vosso tempo cumprimentos

      Responder