Os Bitcoins não pagam impostos em Portugal?

47 Comentários

Desde que falamos de Bitcoins e das allcoins que há uma dúvida a pairar na cabeça das pessoas. Se, supostamente, os “investidores” ganham algo, e neste caso é dinheiro, como é que o Estado vai tributar esses “lucros”?

Será que quem ganha dinheiro com os investimentos nas moedas virtuais está a fugir ao fisco? Será crime não declarar estes ganhos? Vamos tentar perceber mais um pouco sobre este assunto.


Fisco, lucros e Bitcoins

São cada vez mais os utilizadores que investem no mundo das criptomoedas e que começam a ver refletidos esses investimentos num lucro. Esse ganho pode ser traduzido, usando várias plataformas de conversão, em euros e, como tal, levanta-se a questão de pagar impostos sobre as mais-valias.

Segundo informações veiculadas pelo Público, quem ganha dinheiro a comprar e vender criptomoedas fica a salvo de pagar IRS em Portugal sobre esses rendimentos.

Prova desta verdade foi a ação de um contribuinte português que questionou a autoridade tributária sobre a forma como devem ser tributados os ganhos com as moedas virtuais. O cidadão recebeu do fisco português uma resposta que não podia ser mais vantajosa para o investidor: não há na lei portuguesa enquadramento para considerar que estes ganhos são tributáveis.

Segundo este órgão estatal, tal tributação só aconteceria num cenário em que uma pessoa tivesse atividade profissional ou empresarial aberta para comprar e vender criptomoedas, e acabaria por ser tributado em IRS (na categoria B, a dos recibos verdes)… o que é um cenário muito improvável.

 

A atividade é regulamentada pelo Estado?

Não. Como é sabido, todas as criptomoedas são transacionadas em bolsas online e funcionam essencialmente à margem de regulação. Embora haja já quem consiga, por meio de serviços habilitados, converter as criptomoedas em euros, há também já um mercado de “bens” possíveis de serem transacionados com o pagamento em criptomoedas. Nesta prática comercial, que ainda não tem uma aceitação expressiva, a principal motivação para aceitar como pagamento as criptomoedas é esperar que na sua venda haja um ganho maior.

Segundo as informações divulgadas esta quarta-feira, o fisco começa por explicar que, embora não sejam tecnicamente consideradas como divisa “por não disporem de curso legal ou de poder liberatório” no país, as criptomoedas podem ser trocadas por uma moeda real em função da procura. Um facto que impunha uma pergunta: qual o tratamento fiscal a dar, quer aos ganhos conseguidos com a compra e a venda, quer à troca da moeda virtual por euros, dólares ou qualquer outra divisa?

Numa análise inicial, os serviços de IRS do fisco admitem que os rendimentos desta atividade “podem, em tese, ser integrados em três categorias de rendimentos”: acréscimos patrimoniais, rendimentos de capitais ou rendimentos empresariais/profissionais (a categoria B, para quem passa recibos verdes). Mas, à luz da lei, não há enquadramento, pelo menos para já, que permita classificar esses ganhos como rendimentos dessas categorias – e é isso que justifica que não haja IRS a pagar.

 

Os ganhos não serão considerados mais-valias?

Pelas informações do fisco, os ganhos não podem ser tributados como mais-valias. Isto porque a lei tem uma “tipificação fechada” que prevê que isso só aconteça com os “ganhos derivados dos factos” previstos no código do IRS, como é o caso de partes sociais e outros valores mobiliários (por exemplo, ações). Desta forma, as criptomoedas não se enquadram em nenhum dos casos referidos na lei.

 

Mas uma Bitcoin não representa um valor?

Como podemos também ler na informação referida, uma bitcoin ou qualquer outra moeda virtual não representa “qualquer direito que permita receber qualquer quantia”. Na realidade das práticas financeiras regulamentadas, a moeda, tendo uma valorização, não “assenta em qualquer ativo subjacente” porque o valor “é meramente determinado pela oferta e procura das mesmas (e pela criação de criptomoeda em função da sua utilização)”. Além da forma tecnológica que está por trás desta criptomoeda, o seu valor não é tido como um produto financeiro ou valor mobiliário.

 

Em resumo…

Esta “moeda” ainda não existe, aos olhos da lei. O seu lucro ou prejuízo não fazem parte da vida corrente dos produtos financeiros, como tal, ainda não faz sentido tributar algo que, perante a lei, não existe. Se, porventura, para fins de cobrança de impostos, esta moeda virtual fosse enquadrada, então estavam em cima da mesa considerações profundas à alteração do sistema financeiro atual (assunto que seguramente não interessa, ainda, debater).

Mais informação oficial: Tributação das cripto-moedas ou moedas virtuais

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    A resposta que a AT deu não é vinculativa, nem toda a gente tem o mesmo atendimento. Cuidado.

    1. Avatar de krasct
      krasct

      para os pobres é claro que têm de declarar

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Como já tinha várias vezes comentado, e agora é claro, sim é necessário declarar. Já existe resposta vinculativa por parte da AT.

      http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/informacoes_vinculativas/rendimento/cirs/Documents/PIV_09541.pdf

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Peço desculpa a conclusão da minha parte está errada. A conclusão certa é:

        Conclui-se assim que a venda de cripto-moeda não é tributável face ao ordenamento fiscal português, a não ser que pela sua habitualidade constitua uma atividade profissional ou empresarial do contribuinte, caso em que será tributado na categoria B

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Volto a pedir desculpa pelo meu comentário é o que dá ler as coisas na diagonal, o artigo já é sobre esta ficha doutrinária e esclarece muito bem que só quem tem rendimento de capitais em categoria B o deve fazer.

  2. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Muito bom artigo 😉

  3. Avatar de joao sampaio
    joao sampaio

    Só for para declarar as Perdas
    Para quê pagar impostos se com as descidas actualmente é só perder dinheiro

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      O dinheiro não se ganha com base no balanço do ultimo mês, mas sim nas variações instantâneas, isto claro para quem faz disto vida.

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        Há traders de sucesso em todos os time frames, sendo que os grandes fundos, por exemplo, atuam nos time frames mais longos…

        1. Avatar de André Fontes
          André Fontes

          Estamos a falar de pessoas singulares, não conheço um único trader que enterre rios de dinheiro e espere meses por valorizações (e aqui não contabilizamos o Zé que tinha um bitcoin esquecido há anos e agora fez uns milhares), mas mesmo os grandes fundos, uma coisa é investir na bolsa, em empresas com perspectivas baseadas em projetos, outra coisa é cryptocurrency que é bastante mais instável, não digo que não haja mas…

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @André Fontes, Tens as ICO’s que com um white paper credível, um roadmap prometedor e que o cumpram, pode ter muito futuro! 😉
            Já há casos de sucesso e com grande valorização.

          2. Avatar de JOAO
            JOAO

            a resposta que procuras: Bitcoin futures
            o primeiro contrato expirou hoje 😉

          3. Avatar de André Fontes
            André Fontes

            @Bruno ICO’s servem maioritariamente para adquirir capital e só é feito em cenários muito específicos dados os riscos que representa.

            @JOAO Continuas a ter trades com actualizações horárias. Tens é a vantagem (ou não, depende da perspectiva, mas eles assumem que é uma vantagem) de ter um mercado centralizado.

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          @Andre Fontes. Errado!
          Nas criptos servem mesmo para criar a moeda sobre roadmap pre-feito que depois de implementado podera ou nao dar sucesso aquela moeda!
          Mais, depois de cada ico nas criptos, a moeda criada! Pode ou nao ter sucesso ( valor) depois da mesma criada.

          O Kinguin ira fazer uma ico para criar a sua cripto.
          Com ou sem icos sao criptomoedas.

    2. Avatar de Correia
      Correia

      para alguém perder, alguém tem de ganhar

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        Não só mas também…nos mercados financeiros existe o conceito de destruição de valor.

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Fico fulo com comentários deste tipo, para alguém alguém ganhar alguém tem de perder, as moedas umas sim outras não terão uma utilidade no futuro, o último a comprar pode já comprar com intenção de a usar e não lucrar com a venda..

        Forex já existe alguns anos, dá para perder todo dinheiro investido num piscar de olhos e ninguém fala disso, porque será? porque são ignorantes nem conhecem sequer o que é forex

        Acções? se eu comprar e depois não tiver quem as compre o que ganho? o que comprar as minhas tem necessariamente que perder? vai vender de seguida? vai tirar os dividendos anuais? enfim

        1. Avatar de André Fontes
          André Fontes

          Só uma nota, as pessoas não falam do mercado Forex porque existe tributação, não é por ignorância ou falta de conhecimento, é só porque se existir regulamentação calam-se os governos calam-se as pessoas.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Se tem não sabia, já fiz levantamento e não declarei..

    3. Avatar de PedroC
      PedroC

      Descidas? Ontem desceu muito, é verdade mas isto não é investimento de um dia para o outro. Desde há um mês que tenho ganhos mesmo com perdas de 50% num só dia.

  4. Avatar de Miguel souto
    Miguel souto

    Adiciono só aqui um artigo da occ (ex otoc) sobre um parecer relativamente ao tratamento do IVA nas bitcoins.
    https://www.occ.pt/fotos/editor2/jnegocios_7dez.pdf

  5. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Espetáculo é aproveitar enquanto se pode.
    Nos USA já à impostos sobre cryptomoedas mas são facilmente contornados através de moedas que provem privacidade XVG, XMR etc.
    Mas concordo com impostos, se o utilizador utilizar este mercado para actividade profissional, enquanto forem aplicados em Fiat e n em cada valorização ou trade.

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      O problema é se fazem como nas apostas onde cortam nas odds para pagar impostos, se aqui decidem cobrar todos os meses que valorizar ou em cada trade, mais vale jogar à sueca a dinheiro.

  6. Avatar de Tx2
    Tx2

    Parabéns pelo artigo 🙂

  7. Avatar de Teste User
    Teste User

    Tal como as mais valias com outras moedas(gbp, usd,etc). Ja agora poderiam fazer artigo sobre pagamentos instantaneos . Supostamente sibs vai lançar uma plantaforma. Ja existe mbway mas não existe android pay, samsung pay, etc. Portugal esta a perder comboio. Oportunidade perdida especialmente com turismo que existe actualmente.

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ai se o estado se lembra disto agora.

  9. Avatar de AlexX
    AlexX

    Acho que o bitcoin foi apenas um estudo praticado e acabará por cair tal como a banca em que o dinheiro é também já quase todo “virtual”. Outra criptomoeda nascerá para a Europa ou Portugal a exemplo do que já está acontecendo noutros países e a partir daí sim, será tributado e toda ou qualquer transacção controlada. Dinheiro no mundo em estado físico deve ter os dias contados.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      AlexX como é que foi “apenas” um estudo praticado, quando existe à mais de 8 anos, quando outras moedas foram criadas, com dezenas de moedas com sucesso e constante valorização…?

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Estudo para ver qual seria a aceitação pelas pessoas e até onde poderia valorizar. Quando se trata de facturar muito, mesmo muito guito (milhares de milhões), nada acontece por obra do acaso ou da sorte neste mundo. E além de todo o mistério em torno do criador do bitcoin, temos várias pessoas e entidades (insignificantes) a quem roubaram milhões em bitcoins. Conveniência? Acho que sim. Tal como o que estará por trás da maior aceitação e valorização do bitcoin em relação a outras criptomoedas.

    2. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Podes simplesmente não a usar.
      Mas é quase impossível exister essa moeda.
      E caso existi-se ninguém iria quere suportar esse projecto seja com mineração ou masternodes.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Se acabarem com o dinheiro físico e acredito que sim, não haverá outro remédio para quem precisar de comprar o que seja. Nem serão mais necessários recibos pois o estado saberá sempre em tempo real quem comprou o quê e a quem…tal como o que cada um ganha e de quem.

  10. Avatar de Gaspar Serrat
    Gaspar Serrat

    Enquanto compra e venda de moeda virtual o estado não poderá taxar, mas poderá taxar quando vendes a moeda virtual e passa a moeda real, passas a ter mais valias.

    Como qualquer coisa que vendes, tens de declarar essa venda.

    1. Avatar de Gaspar Serrat
      Gaspar Serrat

      Senão isso é enriquecimento ilícito, senão declarares, e punível nos termos da lei…

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Nas finanças disseram-me que tudo dependia daquilo que o banco ia declarar no final do ano, sobre os levantamentos que possa efectuar, há ganhos de outros meios que pagam taxas há outros que não, mas a resposta foi, depende do que o banco delcarar

  11. Avatar de joao
    joao

    Boas, sou novo nisto e tenho uma duvida.
    Para comprar bitcoins uso o coinbase e altcoins, transfiro para o Binance. E quando for para levantar, qual é a melhor maneira com o mínimo de comissões?
    Retiro da coinbase para a conta bancaria ou uso algo parecido com o revolut por exemplo ? É que já li que o bitstamp e o kraken estão a tentar dificultar ao máximo e quase que já só falta pedir o currículo 😉

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    E para os que falam de esquemas pirâmide e ponzi, sim poderão haver alguns mas o sistema atual é mais corrupto que o mundo das criptomoedas

    Em 2008 rebentou uma crise a nível mundial por causa dos subprimes nos USA, enquanto as agências de rating classificavam quase tudo o que era de imobiliário em AAA, quantos foram presos?

    Mercado da bolsa basta uma jogada das empresas e o valor vai na direcção que lhes convém

    Governos? nem se fala

    Donativos desviados? com cripto era mais facilmente controlada

    Vale a pena continuar? Eu não estou a afirmar que tudo nas criptomoedas são maravilhas ou que vão lucrar ou mesmo até que sejam o futuro, mas parem de falar tão negativamente disto como se vivessem num mundo mais justo e perfeito

  13. Avatar de CryptoBug
    CryptoBug

    Como diz um amigo meu: Portugal é o melhor país do mundo!
    Só falta que o resto do mundo dê por isso.

  14. Avatar de joao sampaio
    joao sampaio

    LOL tudo á procura da galinha dos ovos de ouro
    Bitcoin não foi feito para enriquecimento mas sim para pagamentos electrónicos
    quando a bolha rebentar vai ser bonito

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Exacto! Ha gente que vende as suas proprias casas e automoveis para comprar bitcoins! A historia ja nos provou que quando a bolha rebentar vai haver mt gente na miseria.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        O casino estoura com a vida de muita gente há anos, será que só é diferente porque paga impostos?

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          O casino estoura a vida de muita gente mas nao a toda a gente. O tabaco mata milhões todos os anos mas nao mata todos que fumam..senao ja estaria proibido ha decades.
          Casinos pagam impostos mas acima de tudo estão regulamentados pelo governo dum pais. Se esse pais quiser acabar com os casinos, fecham tudo e acabou. Se algum casino permanecer aberto o dono vai preso e o casino fecha na mesma.

          Conseguem fazer o mesmo com os bitcoins? Se os bitcoins continuarem a nao ser regulamentados a bolha rebentara com a certeza absoluta. Como disse – a historia ja nos provou isso.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Só pode ser regulamentado na troca por € $, senão é contra a própria filosofia da bitcoin..

            Onde quero chegar é que no mercado regulamentado seja ele qual for há manipulação, o que é bem mais grave no meu entender, olha o exemplo que dei acima dos subprimes

    2. Avatar de bruno monteiro
      bruno monteiro

      Se tu o que tiveres em bitcoins converteres em euros a bolha nao te afecta 😉

  15. Avatar de toolf
    toolf

    lá vem estes tipos falar em bolha! enfim! mas pior é os que dizem que é esquema de piramide! é quem não se dá minimamente ao trabalho de perceber um pouco o que é a Bitcoin e o sistema Blockchain.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mas pior que isso é que falam em ponzi’s e mlm’s e nem sabem o que isso é … LOL
      Depois vêm dizer que a btc é um ponzi ou mlm! ^

      É de bradar aos céus!

  16. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Os que falam, não ser regulado é um problema pelo menos se rebentar não é o Zé povo que paga, ja quando o banco abre falência paga sempre o mesmo

  17. Avatar de Manuel Ribeiro
    Manuel Ribeiro

    Esta notícia é maravilhosa…
    Isto quer dizer que posso continuar a minerar bitcoin e depois depositar em Euros na minha conta bancária. Aliás como tenho feito até agora….