Bing ultrapassa Yahoo

36 Comentários

Desde que foi tornado público e que veio substituir o anterior motor de pesquisa da Microsoft, o Bing tem vindo a ganhar posição no mercado dos motores de busca. Tem sido uma subida lenta mas sustentada. Não se podia esperar uma penetração rápida pois os seus concorrentes são de peso e estão no mercado há muitos anos. Falamos de gigantes como a Google a Yahoo.

Mas como a Microsoft tem investido muito neste motor de pesquisa de conteúdos da Internet, o Bing tem dado passos pequenos mas seguros. E o resultado dessa evolução foi a ultrapassagem de um desses gigantes. Pela primeira vez, desde a sua criação, o Bing passou a Yahoo em termos de pesquisas efectuadas.

Os últimos tempos não foram agradáveis para o Bing, com a acusação feita por parte da Google que este estaria a copiar e a usar os resultados do maior motor de pesquisa. Foi notícia que fez tremer as relações entre as duas empresas, mas que pouco impacto teve junto dos utilizadores.

Numa análise feita pela empresa StatsCounter, especializada em estatísticas sobre a Internet e todas as suas vertentes, o Bing ultrapassou pela primeira vez o Yahoo no mês de Janeiro, tendo consolidado essa posição no mês de Fevereiro. A margem entre estes dois motores de pesquisa ainda é marginal, mas representa muito para a Microsoft. Neste período a Bing conseguiu atingir os 4.37% da quota total deste mercado, enquanto o motor de pesquisa da Yahoo ficou-se pelos 3.93%.

Os números que estes dois motores de pesquisa atingiram ainda ficam a anos-luz dos valores do Gigante Google, que apresenta valores de quota na ordem dos 90% (89.94%). No entanto a própria Google apresentou uma ligeira quebra, pela primeira vez desde o ano de 2009.

Os números apresentados antes são referentes a todos os mercados onde estes motores de pesquisa estão presentes. Naturalmente que estes valores diferem de país para país e, por exemplo, nos Estados Unidos esta inversão de posições não ocorreu. A Yahoo tem uma quota de 9.74%, ao passo que o Bing se fica pelos 9.03%. A Google continua na liderança com uns impressionantes 79.63%.

No caso Português o cenários não é muito diferente e o Bing ultrapassou o Yahoo à muito tempo. A Google continua com uma posição invejável face à concorrência, sendo o local preferido para a realização das pesquisas. Note-se no entanto que existe uma ligeira subida por parte do Bing e uma ligeira quebra por parte da Google, sendo que este está a perder quota desde o início do ano de 2010

Esta é uma excelente notícia para a Microsoft e para o seu motor de pesquisa. Conseguiu assumir o segundo lugar na lista de motores de pesquisa destronando a Yahoo, que é desde há muitos anos um gigante neste área. Relembramos que em 2009 a Microsoft estabeleceu um acordo com a Yahoo, por forma a esta última usar a tecnologia do Bing para alimentar as suas pesquisas.

Longe destes números e desta “guerra” está a Google com o seu motor de busca. Os confortáveis 90% de quota fazem dele o mais usado por todos os Internautas.

Homepage: Bing
Homepage: Yahoo
Homepage: Google

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maxim Stratan

    Que grande diferença que há entre a Google e os outros

  2. Avatar de Ryan
    Ryan

    A serio… serio… quem usa outros motores de busca… deve ter algum problema… Ha coisas que nao interessa do Google mas a pesquisa e o que tem de melhor

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    O Bing é uma anedota. Até a procurar coisas sobre a Microsoft o Google é melhor. Ridículo

    As pesquisas que faço no Bing são todas por distracção em computadores de clientes e amigos.

  4. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    mas que gráficos ridículos xD Deviam usar uma escala logarítmica ou assim, porque praticamente o que se vê é Google=99%, soma do resto=1%, tirando uma oscilação ou outra!

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uso Google apenas para pesquisa. Mail/Mapas uso as plataformas disponibilizadas pela Microsoft.

    1. Avatar de antonino
      antonino

      que bom para ti

    2. Avatar de Abams
      Abams

      o hotmail, na minha opinião é 60739 vezes inferior ao Gmail. o gmail é muito mais útil, rápido e organizado.

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        concordo plenamente. o hotmail não serve para nada quando se tem o gmail.

    3. Avatar de Ruben Melo
      Ruben Melo

      Tirando o Wave (Rede Social da Google), que mais outra “fracasso” teve ?
      Tudo o que a Google faz, faz bem e para ser o melhor. Google sem dúvida.
      E como alguém disse “uso o Bing por engano quando tou no pc de um colega ou de trabalho”.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Pode não ter sido bem sucedido neste mercado de gigantes mas usei e desde já te digo que é muito bom o Wave. Sobretudo para trabalho colaborativo como é o meu caso quando se trabalha com redes de grupos restritos.

  6. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    “Bing” o motor de pesquisa para os leigos! 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes que o Google notabilizou-se muito à conta dos leigos, sim, aqueles que dizem que se abre a Internet com “aquele e azul” vulgo (IE) e tinha o Google como sendo “a Internet”.

      Conheço alguns que se alguém (ou eles) trocar a página de abertura, do Google para outra coisa qualquer, reclamam que não têm Internet. 🙂

      1. Avatar de NT
        NT

        É bem verdade!

        Levo muitas vezes com isso aqui no serviço.

    2. Avatar de Sombra
      Sombra

      Esqueceste que o Google foi o primeiro motor de busca para leigos e ainda hoje o é!
      Pois 94% da população mundial, são leigos em informática.

  7. Avatar de Ricmen
    Ricmen

    Não tinha ideia que a diferença entre a Google e os outros motores de busca fosse assim tão grande.

    O caso do bing passar o yahoo, sinceramente, não me surpreende.

  8. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O Bing só sobe porque eles impingem o uso do Bing em todo o lado no Windows.

    Para mudar o Bing para o Google no IE por defeito é preciso mil confirmações. Bem tentam impingir à força toda.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Vê-se logo que não sabes o que dizes.

  9. Avatar de Sarev0k

    acho bem que usem o bing, eu não uso mas graças a essas pessoas os gigantes não adormecem no trono 🙂

  10. Avatar de NT
    NT

    Pois, não é de estranhar…

    Se formos a ver o que BING significa (BING is now google).
    O BING até tem coisas de jeito, porém os “outros” (google) já estão cá à muito tempo por isso têm as pesquisas mais “afinadas”

    1. Avatar de Softwhere
      Softwhere

      A definição está errada.
      BING quer dizer Because Is Not Google… ou deveria ser…

      😉

      1. Avatar de chicosoft

        Estás errado, bing é um acronimo recursivo, ou seja é uma abreviatura que se refere a ele mesmo…

        Bing
        Is
        Not
        Google

        Assim como existe o GNU, gnu is not unix, ou mesmo Wine, wine is not emulator…

        Existem milhares, é so procurares na net, até tem a sua piada 😀

  11. Avatar de Rui Natário

    Os mais velhotes, como eu, ainda se lembrarão do mundo sem Google. Quando eu comecei a ter acesso diário à net estava o Yahoo a começar e era em moldes semelhantes ao que ainda mantém até hoje; um directório de entradas indexadas e catalogadas. Alias foi por cópia do Yahoo que começou o Sapo (Serviço de Apontadores POrtugueses) até ser comprado e transformado no que é hoje.

    Passado algum tempo surgiram dois nomes de vulto, o Altavista e o Excite mas desapareceram com o fim da bolha tecnológica que arrastou quase tudo.

    E foi aqui que surge o Google com uma abordagem não completamente nova (os metacrawlers já existiam) mas duma eficácia estonteante. O resto pertance à história, o Google superiorizou-se pela qualidade dos algoritmos de pesquisa page ranking e o resto é história…

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O primeiro que utilizei, e usava sempre, foi o Altavista. Por isso de vez em quando ainda lá vou matar saudades. Tem um valor sentimental 😀 Mas depois apareceu o Google e mudou a Internet.

      Só tenho uma critica: QUERO MAIS QUE 7,5 GIGAS DE ESPAÇO 😀 😀 😀

      1. Avatar de Necro
        Necro

        Então usa o Hotmail em que o espaço é ilimitado e ainda tens + 25GB no SkyDrive para guardares o que quiseres e acederes onde quer que estejas!

  12. Avatar de Diogo Ramalho
    Diogo Ramalho

    Supostamente é mesmo Bing Is Not Google

  13. Avatar de aa
    aa

    O bing é óptimo para pesquisar imagens.
    Para o resto uso o google

  14. Avatar de Necro
    Necro

    Boas ppl! Não sei se têm reparado, mas o Google começou a mudar algumas coisas num motor que esteve estático por mais de 10 anos!

    Isso é culpa da boa concorrência do Bing e ainda bem para nós. (mtos dos novos goodies do Google foram copiados do Bing)

    O Bing em Portugal não tem os recursos todos que a versão dos EUA tem. E por isso mesmo é que o Bing tem vindo a ganhar terreno ao Google, principalmente nos States.

    Eu quando pesquiso no Bing, uso a versão em Inglês (é só carregar em “Go to Bing in English” no canto inferior direito) que o caso muda logo de figura… A pesquisa de imagens é melhor e o “Visual Search” (pesquisa visual) é excelente pois os resultados da pesquisa são dados visualmente, em vez de simples texto.

    E experimentem também a pesquisa de vídeos enqto o Google ñ copia 😀 que é mto fixe: dá para ver os videos ao passar com o rato em cima, em vez de termos que abrir o video!

    Mto bom e espero que desenvolva ainda mais 😀 Ah e os mapas tb são superiores aos do Google! A qualidade de um mapa ampliado é excelente quando se compara com o do Goole…

  15. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Não se esqueçam que o IE, com os updates, sugere suntilmente que o Bing seja o trambolho de pesquisa por default.

    Isto significa que os que instalam em modo “next, next, next, ok”, fiquem com o Bing.

    E depois aquela caixinha de pesquisa é tão útil que vão usando.

    Mais uma excelente técnica da MS para promover um produto à custa de outro.

    JP

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      suntilmente -> Subtilmente

  16. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    o Jeeves só está no chart pq mete adware e spyware q força muitos browsers a abrirem o site deles…

  17. Avatar de phixie
    phixie

    Apetece comparar com um bebé a ultrapassar um velho de bengala… o yahoo ja há muito que está moribundo… com todo o respeito que merece o yahoo, há duas décadas atrás era a “porta de entrada” na web. No entanto há muito que perdeu a importância que já teve. E por muito que tentem (e só estão a estragar com tanta coisa que para lá metem) ja não se salvam… O bing… não sei se há muito para dizer… o que eu vejo no dia a dia (e passo os dias a ver dezenas de pessoas usarem internet) é que a palavra mais procurada no bing é “google”! Mas acredito que vão conseguindo subir… devagar… Entretanto, lá MUITO em cima o google segue descansado. Picada de mosquito não dói (mas faz colchão – e ainda bem!).

    1. Avatar de phixie
      phixie

      “picada de mosquito fazer colchão” é engraçado mas o que eu queria escrever é que “faz comichão”. Raio do corrector ortográfico às vezes prega destas partidas… 🙂

  18. Avatar de dajosova
    dajosova

    Dispenso bings, pongs e afins.

    Goooooooogle é campeão!

  19. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Uso o BING apenas quando formato o pc para pesquisar a keyword google chrome. Depois adeus Bing, adeus IE.

  20. Avatar de jorge
    jorge

    uso o Bing Maps, excelente.