Bill Gates está preocupado com o crescimento da Bitcoin

45 Comentários

Se em 2014 Bill Gates direcionou elogios à Bitcoin, considerando-a até melhor que a moeda tradicional, o cenário parece ter-se alterado, em 2021. Aparentemente, o filantropo e fundador da Microsoft considera que a criptomoeda não presta.

Tendo em conta que é um ativista no combate às alterações climáticas, considera que a Bitcoin “não é algo benéfico para o ambiente”.

Bill Gates considera que a criptomoeda Bitcoin não é benéfica para o ambiente.

Bitcoin excede a utilização de recursos

A Bitcoin foi apresentada em 2007 e o seu valor e usabilidade têm crescido a olhos vistos. Isto, porque se trata de uma criptomoeda descentralizada que não está dependente de qualquer banco ou entidade.

O que provavelmente não se sabe, ou não se destaca, são as implicações que a Bitcoin representa para o meio ambiente. A saber, a criptomoeda não poupa em recursos.

A Bitcoin utiliza mais eletricidade do que qualquer outro método conhecido pela humanidade.

Disse Bill Gates, numa entrevista ao The New York Times.

Por isso, algumas das pessoas mais influentes a nível mundial estão a detetar esse problema e a considera-lo uma questão a ter em conta. Afinal, há cada vez mais pessoas e organizações a usar a Bitcoin, bem como instituições financeiras a aceitar a criptomoeda.

Bill Gates poderia aprovar a Ethereum como opção

A utilização da Bitcoin é um tópico que divide opiniões. Se, por um lado, há quem elogie a sua natureza descentralizada e libertina, por outro, há quem a rejeite por ser ambientalmente insustentável.

Não obstante, minerar Bitcoins é, unanimemente, excessivo em termos de recursos. Ou seja, a nível global, emite tanto carbono quanto um país inteiro desenvolvido.

Não é algo benéfico para o ambiente.

Sublinhou Bill Gates.

Portanto, muitas das personalidades do mundo estão agora à procura de alternativas mais sustentáveis, porque efetivamente ainda não se conhece nenhuma.

Contudo, poderá surgir em breve, uma vez que Ethereum, uma das principais alternativas à Bitcoin, espera mudar para um modelo de mineração mais sustentável.

Se é eletricidade verde e não está a excluir outras utilizações, eventualmente, talvez não haja problema.

Disse Gates.

 

Leia também:

Maioria concorda com limites na compra de hardware para minerar criptomoedas

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Já Foste
    Já Foste

    Realmente este ser tem cada uma…
    Ele não se contenta com o negócio das vacinas…

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Não percebes? Porque as vacinas não fazem mal ao ambiente 🙂

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Se formos a ver por ai, as vacinas fazem mal ao ambiente uma vez que impedem a redução dos números da espécie mais poluente do planeta.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Outra vez arroz?
    Espero ansiosamente que apareça algum estudo a comparar o que o sistema de ficheiro fiduciário gasta.
    Se os governos e os bancos centrais não fossem gananciosos ao ponto de criar constantemente ciclos de inflação e de fraude financeira como temos visto nos últimos tempos, talvez, talvez não fosse necessário Satoshi Nakamoto criar um sistema que pudesse combater tamanha injustiça.
    A quantidade de energia só aparece como problema para ativos digitais com PoW. Parece que foi tudo inventado de propósito. Santa paciência. Da segurança e compensação por trabalho efetuado não falam.
    Antes vinham com a historia do financiamento ao terrorismo.
    Depois viraram-se para a lavagem de dinheiro.
    Já começa a cheirar mal esta história. Tal como diz o povo brasileiro. “Historia para boi dormir”.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      *dinheiro fiduciário…

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Curiosamente no vídeo falam da ineficácia do bitcoin comparativamente ao sistema VISA.
    Experimentem lá fazer uma transação por essa via entre países ou continentes e vejam lá quanto pagam por taxas de transação que além de serem excessivamente abusadoras demoram de 3 a 15 dias a chegar ao destino e na sua grande maioria com problemas de verificação pelo meio.
    Com bitcoin demora no máximo 10 minutos a ser verificada e autenticada.
    A tecnologia “Lightening Network” já permite efetuar micro pagamentos de forma instantânea e com custos de cêntimos ou mesmo grátis.
    É só deixar evoluir a tecnologia.
    Quantos anos foram precisos para termos o nível de serviços agregados a internet?
    Não pensem como “velhos do Restelo”. Estudem e informem-se antes de começarem a dar ouvidos a estas informações.

    1. Avatar de Ei
      Ei

      O bitcoin é ineficiente pá! Nem o satoshi alguma vez imaginaria que a rede ia chegar ao que chegou a consumir a quantidade absurda de energia que consome.

      1. Avatar de cross
        cross

        Sim o bitcoin usa muita eletricidade. Mas o mesmo acontece literalmente com tudo o resto na terra. Pensem na quantidade de eletricidade que é usada para carregar todos os smartphones do mundo todos os dias. A própria Internet requer energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os trechos do globo. O que precisamos é de energias renováveis, não de velhos a escolher os problemas que lhes interessam.

        1. Avatar de Cf
          Cf

          Finalmente alguém que vê mais longe!
          Uma sociedade k não consome mta energia é uma civilização primitiva, vamos voltar para a selva e viver como índios que é mais eficiente!

      2. Avatar de Cf
        Cf

        Claro que imaginou, vê o white paper, mineração dos ultimos blocos para além do ano 2100, em 100 anos vai consumir muito mais energia!

      3. Avatar de paulo
        paulo

        bitcoin um sistema bancario pronto sem intermediarios!!! o consumo do btc nem chega perto de todos os bancos juntos e atm balcoes… etc! eesas atm pelo mundo a fora consomem mais energias do que o btc e disso nunca compararam! e sem falar que 70% da energia usada no mining de btc sao energias renovaveis , porque sao as mais baratas logo assim mais rentaveis para o mining!

    2. Avatar de Cf
      Cf

      Eles pensam k a banca não consome energia com os milhares de sucursais equipadas com ar condicionados, ventilação, alarmes, servidores, milhoes de funcionarios a deslocarem-se para o emprego de carro, maquinas ATM, carrinhas de transporte de valor, automoveis dos clientes da banca para depositar e levantar, reciclagem e impressao de novas notas, isso é tudo energia verde para eles!

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Continuo a achar que o bitcoin além das vulnerabilidades a que está sujeito, o seu suposto valor parece ser baseado apenas em especulação e de andar cifrar computadores e a furtar informação dos mesmos para forçar o pagamento de resgates… ou seja criminalidade em larga escala.

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Bitcoin é lastrado na energia necessária para o produzir, o ouro e diamantes é a mesma coisa, se fosse possível fazer em laboratório sem gastar mta energia amanhã não valiam nada tal como essas moedas da treta mais eficientes, mas sem lastro que serão criadas aos pontapés todos os dias, aí sim a especulação reina!

    2. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      “o seu suposto valor parece ser baseado apenas em especulação”

      O mesmo se pode dizer até do dinheiro que usamos hoje. Em tempos não existia e passou a existir e passámos todos a usar. Não achas que não passou por um período de especulação também? O dinheiro só tem valor porque lhe demos valor. O bitcoin aí não tem nada de diferente.

      “de andar cifrar computadores e a furtar informação dos mesmos para forçar o pagamento de resgates”

      Estás a falar de ransomware?? O que tem isso de relacionado com bitcoin? E criminosos também usam euros e dolares, temos de fazer qualquer coisa quanto a isso também…

  5. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    O tio Bill tem muita piada, ai “não é benéfico pro ambiente”, e a FED imprimir milhões e milhões de notas nos últimos meses é o quê? Toneladas de material gasto para impressão de notas (sim não é injeção digital)

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Ele está errado pk até há produtores de gás a minerar bitcoin com gás que normalmente ia para a atmosfera nos locais de exploração e que não sendo queimado era mais poluente, agr mineram bitcoin o que ajuda o meio ambiente:

      https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://jpt.spe.org/gazprom-neft-mines-bitcoin-as-an-alternative-to-flaring-unwanted-gas&ved=2ahUKEwjRx9TrtarvAhVSxYUKHZ-FCMwQFjAAegQIARAC&usg=AOvVaw3ZGWidHDoWwDoGeeC6MUw_

  6. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Bitcoin foi boa como começo, neste momento já existem cryptos muito mais eficientes para validar transacções.

    1. Avatar de Renata René
      Renata René

      Tolinho…. claramente não sabes o que é BTC para achares que existe “algo mais eficiente”.
      Olha, o ouro é mais eficiente que o euro, vamos todos deixar de usar o ouro como reserva de valor porque é pouco eficiente.

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        O ouro não é mais eficiente por isso é que é 99% usado como reserva.
        A Bitcoin comparada com outras crypto (e.g. ETH, ADA, etc…) demora milhares de vezes mais para validar transações, o que custa mais processamento e dinheiro.

    2. Avatar de Cf
      Cf

      Tás mt enganado, BTC continua a ser a moeda melhor preparada, há k saber fazer um equilibrio entre tamanho de bloco e descentralização, coisa k ninguém o está a fazer, chega a um ponto k apenas grandes instituições podem correr um node, é isso k os bitcoiners kerem evitar e para isso a Lightning Network dá cartas.

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        A BTC no máximo será usada como reserva pois para as milhares de transações que são feitas ao segundo serão precisos milhões para validar. Basta olhar para o presente: neste momento a BTC ainda não é uma moeda tão “fluída” como o dolar mas gasta mais eletricidade que países com milhões de pessoas. Agora imagina que todo o mundo utilizasse BTC como moeda de troca…

        A Lightning Network pode não resolver o problema da eficiência pois tudo depende da infraestrutura implementada, no fim até pode ficar mais centralizada. Ou seja, estão a colocar arremedos na BTC só para funcionar em vez de criarem uma crypto que tenha esses problemas resolvidos à partida (sim, já existem).

    3. Avatar de paulo
      paulo

      e tb mais centralizadas!

  7. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Acho que os efeitos secundários da vacina tão lhe a fazer mal à cabeça…

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Ethereum fees não obrigado , alem disso existe outras criptomoedas, e outros projectos muito melhores que o Ethereum como o a ADA Cardano .

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Se o ETH pode forkar para POS e sharding o bitcoin tb pode, agr a pergunta é, deve?!
      Lógico k não, POW é o método de mineração mais justo e descentralizado, POS vai matar o ETH, daki em diante a criação de novos ETHs estará apenas acessivel a kem tem muitos ETHs, nada mais injusto e centralizado, onde está a descentralização da mineraçao?

      1. Avatar de PitWeiler
        PitWeiler

        Não sou muito entendido da matéria, por isso estou a perguntar, mas POW também não acaba por ser muito descentralizado hoje em dia? Digo isto porque não é qualquer pessoa que tem € para comprar todo o equipamento para conseguir minerar bitcoin, é possível minerar apenas com um computador, mas a probabilidade de validar qualquer transação antes dos outros é quase nula, ou seja, só quem tem € é que consegue minerar.
        Desculpem a ignorância se aquilo que disse está incorreto

        1. Avatar de PitWeiler
          PitWeiler

          Queria dizer se POW não acaba por ser *centralizado…

      2. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Neste momento tens a China a minerar mais que qualquer outro país de longe (65%). Onde é que está a descentralização? Estás a colocar a moeda na mão dum país anti-democrático.

    2. Avatar de Victor
      Victor

      “Técnicamente” a ADA é melhor que a ETH. A Cardano até foi fundada e aperfeiçoada por um dos fundadores da Ethereum. A ETH vale mais porque o jogo aqui é muito de especulação, tipo comprar porque quando “a Maria vai com as outras” a procura sobe e o valor também. é o chamado FOMO

  9. Avatar de ADA
    ADA

    O nível de desconhecimento dos comentários que li revela bem o nível de atraso que temos… Primeiro a Notícia diz que o etherium é menos poluente que a Bitcoin… Falso… Ambos para poder funcionar necessitam de mineiros… Ou seja hash… Ou seja electricidade… Ou seja são block chains que trabalham “proof of work”… Existem muitas outras blockchains… Que trabalham em “proof of stake” como o cardano… Bem mais eficiente… São a terceira geração de blockchains… Mas para muita gente… A Bitcoin… Ainda é novidade…

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Pois, hj ETH, amanhã ADA e no dia seguinte XPTO, se fosse assim mudava-se de moeda todos os anos e vivia-se de especulação, bitcoin é lastrado na energia, algo pensado já no passado por Henry Ford, massa e energia são o k mais abundante há no universo, se temos problemas de energia verde é pk ainda não houve procura suficiente, com bitcoin o investimento em renováveis vai explodir o que será bom para o ambiente, pk hj minera-se e amanhã injeta-se na rede!
      É preciso saber ver a outra face da moeda, coisa k o Bill não vê pk não convem, snao o amigo dele Warren Buffet não manda milhões para a fundação Bill e Melinda Gates!

  10. Avatar de Minerless
    Minerless

    XRP to the moon! 😉

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Bitcoin só é minerável pk é o método mais justo de dividir o dinheiro, XRP foi criado e dividido por inteiro pelos criadores tipo banco central, nada justo, assim como POS no ETH ou outra qualquer moeda não é justo, pk apenas os ricos k já tem X unidades de ETH vão poder minerar, com bitcoin qualquer iniciante mesmo sem bitcoin nenhum apenas com FIAT pode comprar uma máquina topo de gama e minerar com vantagem sobre os mineiros mais antigos, esta é a grande diferença que muitos não atingem!

  11. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    coisa ruim nao morre! veja-se este imbecil e o seu amigo Soros!

  12. Avatar de Faisca
    Faisca

    O ganancioso, sem escrúpulos e mentiroso, bill dos gates!

  13. Avatar de Isabel
    Isabel

    A preocupação deste tipo é não ter entrado e andar a ver a fortuna dele a diminuir enquanto muitos “average joes” andam a ganhar e a ganhar. O Bill Gates reflecte bem a porcaria que reina no mundo actualmente.

    A BTC foi criada e será o futuro, mas como não conseguem controlar irão tentar deitar abaixo com todas essas mentiras. O gasto energético é tão ridículo que custa. Quanta energia gastam todos os bancos do mundo? Não sabe….

    1. Avatar de Cf
      Cf

      Ora nem mais, anda tudo vidrado com o meio ambiente, o carbono acumulado nos combustíveis fosseis ja esteve na atmosfera, é o ciclo do carbono tal como o ciclo da água, quanto mais estiver na atmosfera mais chove, quanto mais CO2 mais as plantas proliferam e quanto mais proliferarem menos CO2 teremos na atmosfera.
      A natureza está em equilíbrio há milhões de anos e vai continuar, com ou sem lavagens cerebrais com fins económicos.

  14. Avatar de Victor
    Victor

    O maior problema além da volatilidade, que a torna sem utilidade para uso geral, é que provoca escassez de moeda circulante. Os bancos centrais imprimem moeda (fiat) e distribuem para fazer girar a economia. O que acontece é que as cryptos tiram esse dinheiro (fiat) da circulação diminuindo assim as trocas comerciais e aumentando a pobreza. Dinheiro parado não ajuda a economia. Muita gente vai morrer com as wallets cheias (e paradas) de BTC á espera que atinja o valor de 1 milhão de dólares / BTC.

  15. Avatar de paulo
    paulo

    ele queira ou nao o btc vai continuar porque tem adopcao pelas pessoas que nos ultimos anos levaram seu patrimonia ceifado pela inflacao! ate as grandes empresdas estao a perceber isso! so big to fail!

  16. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Eu se fosse o Bill Gates, não estava preocupado com nada. Com o dinheiro que ele tem, comprava uma ilha nas caraíbas ou no Índico e gozava a vida. Ultimamente as coisas que diz é só m*rda. Carpe Diem Bill!

  17. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    A Bitcoin foi apresentada em 2009.

  18. Avatar de João Figueiredo
    João Figueiredo

    Ao ler os comentários, fico contente em saber que já existe um bom numero de pessoas que sabem o que é a Bitcoin e que não se deixam levar por argumentos primitivos como o consumo de energia e a tal especulação. (de quem não faz ideia do que é BTC). Por outro lado, também não deixa de ser interessante saber que existe muita gente que precisa de aprender sobre este tema, pelo que ainda temos muito para evoluir nesta area.

  19. Avatar de Ci
    Ci

    Outra coisa que também gasta muita energia: 7 bilhões de habitantes e todos terem que cagar e limpar.

  20. Avatar de Redin
    Redin

    As transações no mundo FIAT sobretudo entre continentes ou países obriga a valores proibitivos de taxas muito maiores do que o efetuado no mundo Cripto. Isto sem falar na demora de vários dias.
    Essa necessidade tem a ver a com a cobertura de custos que envolve precisamente a quantidade de energia para manter os serviços de segurança e de transporte entre muitos outros.
    Façam um exercício de mentalidade e comparem entre estas duas realidades.
    Agora para terminar, uma explicação bem fomentada aqui neste vídeo a partir dos 54min que é onde o link nos leva.
    https://youtu.be/76aQ6wd8st8?t=3252