Berners-Lee: barras de endereços web foi um “erro”

130 Comentários

Provavelmente nem dá conta da quantidade de vezes que escreve as barras de endereços // ao longo das muitas horas que desfruta a navegar! Provavelmente nunca se questionou porque foram “inventadas” essas barras e não outra coisa qualquer ou mesmo coisa alguma. De facto e segundo o pai da Internet, essa criação foi um erro, que poderia ter sido evitado.

null

Berners-Lee é considerado o pai da web e num simpósio sobre tecnologia, em Washington, admitiu alguns “arrependimentos” face à sua criação. Diz Berners-Lee que se pensarmos bem não eram necessárias as //. “Eu poderia ter desenhado (a internet) sem necessidade de utilizar as //,” refere. “Na rádio agora temos de ouvir chamar-lhes ‘barra barra’”.

Depois refere que esse “pequeno” pormenor custou em termos ecológicos muitas árvores tornadas papel inutilmente utilizado, tempo de escrita inutilmente gasto e todo um esforço humano perfeitamente desnecessário se não tivéssemos que escrever as barras (//).

Tim Berners-Lee é hoje o director do World Wide Web Consortium e em jeito de análise diz que foram outros tempos e que nessa altura parecia fazer sentido criar as barras. PCPro

Partilhar:
Tags:

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ismael
    Ismael

    Se formos a ver, há muitas coisas que foram criadas para nao s dar uso nenhum de jeito.. isto foi so mais uma!

  2. Avatar de a friend
    a friend

    “tempo de escrita inutilmente gasto e todo um esforço humano perfeitamente desnecessário se não tivéssemos que escrever as barras (//).”

    A parte boa é que… pelo menos eu e acho que toda a gente… ninguém escreve http:// nem sequer as dita quando dá um endereço a alguém..

    Just… http://www.pplware.com 😉 ou pplware.com ou …pplware.sapo.pt lol…

    1. Avatar de a friend
      a friend

      LOL.. hey.. quando escrevi (www)pplware.com não pus o http… isso agora fez quase o meu texto não fazer sentido! 😀

      Fui traido pelo Link automático!

      1. Avatar de avlis rotiv
    2. Avatar de André M.
      André M.

      Eu com o Chrome e a assiduidade ao pplware já só preciso escrever “p”..

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Os sites que visito com mais assiduidade, como o do pplware, ponho o bookmark na barra de marcadores, instalei também o addon do firefox Smart Bookmarks Bar e assim fica apenas os favicons das paginas 😉

        Arrumação e rápido 🙂

        1. Avatar de TiagoKito
          TiagoKito

          Eu tb so uso marcadores, bem mais facil 😛

          E n eh necessario nenhum ADDON pa aparecer apenas o favicon..ao adicionar o marcador da pagina, s clicars botao direito, seguido de propriedades, consegues retirar o titulo da pagina 😛

          Cumps

    3. Avatar de rsousa
      rsousa

      Podes ainda escrever só pplware
      e em vez de carregar no ENTER carregas CTRL+ENTER, que o browser mete logo o “www.” e “.com”.

      (Pelo menos) no caso do firefox podes ainda carregar SHIFT+ENTER para .net ou CTRL+SHIFT+ENTER para .org

      1. Avatar de TcoupLoad
        TcoupLoad

        No caso do IE acho que não é configuravel essa opção uma vez que nao é open source, já o firefox como o é podes sempre ir ao about:config e trocar o que o FF acrescenta com o CTRL+ENTER mas opções:
        browser.fixup.alternate.prefix
        e
        browser.fixup.alternate.sufix

        ou seja com o CTRL+ENTER até podes por o FF a adicionar ao que escreves www. e .com.pt

  3. Avatar de aver
    aver

    Não é “barra, barra” é “slash, slash”. Coisa séria realmente. A quantidade de papel que se gastou porque no texto os links estavam escritos com “//”. Para aí o equivalente às árvores da floresta do Amazonas 😉

    1. Avatar de r0cki
      r0cki

      Então // em português é slash, slash? 😮 Cada dia se aprendem novas coisas no Pplware…

      Quando fazias ditados na escola (ou fazes, não sei), as professoras diziam: comma para se referirem à virgula?

      Se falas em português é barra, barra, se falas em inglês é slash, slash… Ou és daqueles nerds que vão para a escola/local de trabalho/vida real “falar linguagem da Internet”?

      1. Avatar de aver
        aver

        Já agora, como é distingues “/” (slash”) e “\” (“backslash”)? É “barra para a frente” e “barra para trás” ? Ou faz-se um gesto com a mão para mostrar a inclinação ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas não deixa de ser barra barra. Claro que tens o slash e o backslash… mas isso não é português. Ou usas “barra para a frente” e “barra para trás” 🙂

          1. Avatar de aver
            aver

            Quando tiveres tradução para “Caps Lock” avisa 🙂

          2. Avatar de Pirotas
            Pirotas

            Maiúsculas Bloqueadas 🙂

          3. Avatar de Vítor M.

            hehehe maiúsculas bloqueadas… mundial 😛

          4. Avatar de tinoni
            tinoni

            Essa aprendi na década de 70 comas máquinas de escrever. E o Pirotas possivelmente também.

          5. Avatar de kekes
            kekes

            Tambem pode ser “Bloquear Capitais”, pelo menos já ouvi chamarem assim as maisculas, atirem-me uma pedra se disse asneira 😀

            PS: tou com um teclado espanhol a frente e diz “Bloq Mayus”, estes mans traduzem tudo porra, menos o Insert e o NumLock 😀

          6. Avatar de Kaixas
            Kaixas

            Comparar o termo “barra” que existe em portugal e é apenas mais um dos muitos caracteres que existe no teclado, com uma função que se chama “caps lock” não é muito viável… eu digo “barra” e digo “um”, não digo “one”… pra direita, é “barra”,pra esquerda é “barra pra esquerda”… até porque felizmente a maior parte das pessoas com quem eu falo nem me iria perceber se eu dissesse “backslash”… isso já é “nerdês”…

        2. Avatar de r0cki
          r0cki

          Exactamente como disseste… Barra para a frente e barra para trás… Vai com essas conversas do back slash e slash a pessoas que não saibam mexer em computadores… 😉

          1. Avatar de r0cki
            r0cki

            Quanto ao Caps Lock, se não fosses espertalhão e tivesses o minimo de conhecimentos de inglês, saberias que há palavras que não podem ser traduzidas… 😉

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            E vice-versa 😉

          3. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Caps Lock é do mais fácil de traduzir que possa haver: Caps= abreviatura de Capitals)= Maiúsculas; Lock= Bloqueio: Bloqueio de Maiúsculas/ Maiúsculas Bloqueadas 😉

          4. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            E antes que ninguém comece, “_” é “barra de sublinhado” e “@” é “”A” arroba” 😉

          5. Avatar de a friend
            a friend

            Já agora faltou o significado de ALT

            ALTERNATIVE 😉

            E pronto assim se faz o dicionario do teclado…

          6. Avatar de Bónus

            Sempre ouvi dizer barra direita e barra esquerda.

        3. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Contra-barra 😉

          1. Avatar de aver
            aver

            Como é ? “Barra” e “contra-barra” ? 😀

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            também pode ser “a barra ao lado do um” e “a barra do sete”

          3. Avatar de a friend
            a friend

            * Barra ( / )

            * Barra Inversa ou Invertida ( \ )

            Embora no uso diario as pessoas usem mais, barra e barra para a esquerda… 😛

            😉

          4. Avatar de a friend
            a friend

            @afonso

            ou barra por baixo do ESC ou barra por cima do TAB..

            Amém.. 😀

          5. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Não inventei, ouvi (e nem está mal visto)

        4. Avatar de Conimbrigae
          Conimbrigae

          É «barra» para a (/) e «barra ao contrário» para a (\).

          1. Avatar de Filipe Lourenço

            Exacto, ou então:

            A barra (/)

            e
            “não é essa… é”
            A outra barra (\)

            😀 Acho que assim toda a gente entende… 😛 Quando dizemos que é “a outra barra” muita gente fica a procurá-la no teclado, de tão pouco usada que é. 😀

          2. Avatar de HikariKyubi
            HikariKyubi

            Qualquer dia estamos na “barra” e “anti-barra” 😛

        5. Avatar de Pisquinho
          Pisquinho

          Nos anos 80 era conhecida como “barra invertida”, ainda hoje lhe chamo isso.

        6. Avatar de Nuno Jorge
          Nuno Jorge

          barra e barra invertida.

        7. Avatar de R@lf
          R@lf

          Tchiii, tantos conhecimentos técnicos, que até estou tonto:O
          Realmente dúvido que alguém quando diz um endereço web, realmente diga “slash, slash” e não “barra, barra” mas enfim…
          Mas por incrível que pareça (magia qui ça?), ao escrever um endereço, independentemente da “barra para a direita” (“slash”), ou da “barra para a esquerda” (“backslash”) que utilizarmos, o browser transforma tudo em “/” e vai direitinho ao site que pretendermos.

          1. Avatar de diogo martinho

            tchiiiii boy arrajem la vida ne?tem q parar de andar as esturras por BARRAS(curtiram?maiusculas yeahhhh)
            mas a serio manos paremmmm

            fui………..

      2. Avatar de Willian Lopes
        Willian Lopes

        Aproveitando a onda, como ficaria uma “possível” tradução da tecla SysRq? 😉

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Requerimento ao sistema – que nem tem uso em pcês – era para sistems anteriores (já li sobre isso).

        2. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Afinal, sempre teve uso nos pcês (ao contrário da minha anterior fonte):
          http://en.wikipedia.org/wiki/System_request

  4. Avatar de NUNOvSKY
    NUNOvSKY

    Já agora, e para aqueles que eventualmente não sabem, se escreverem por exemplo pplware e depois carregarem em CTRL+Enter o browser ( a maioria pelo menos) assume o “www. (…) .com”.

    Também dá para configurar este atalho para ser .pt ou outra coisa do genero, mas nem me lembro agora, como também depois ficavam sem nada para investigar. Não se pode dar a papinha toda feita.
    😉

    1. Avatar de Kaixas
      Kaixas

      Isso do CONTROL+ENTER funciona nos browsers q utilizo (IE; Firefox e Chrome). Também funciona no Firefox o SHIFT+ENTER que preenche http://www….net e o SHIFT+CONTROL+ENTER dá o http://www…..org .

    2. Avatar de Hawk

      No Konqueror não funcionou. 🙁

      Ainda bem que eu uso o Opera. 😀

  5. Avatar de mane
    mane

    Não tem directamente a ver com isto, mas o meu firefox, ou melhor a versão ubuntu shiretoko, quando clico num link anda a abrir automaticamente a página de la redoute. Como acabar com isto? obrigado

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      mudares para o IE

      1. Avatar de BigLord

        … lol? Usar o IE no Ubuntu?

        1. Avatar de AFONSO
          AFONSO

          eu sei lá o que é o Ubuntu pah!!!
          Diverte-te!

          1. Avatar de Pirata da Web
            Pirata da Web

            Acho este asssunto algo dúbio ou macabro. Mas acho q a solução mais sensata é mudar para o programa de outrem, uma vez q a la redoute é “insípido”.
            Sugiro assim, colega manel, q mude para outra versão do firefox

      2. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Isso foi uma barbaridade em vários níveis :O

      3. Avatar de fernando
        fernando

        estou com problemas com o meu browser, solução: mudar para o browser com o maior número de problemas possíveis 😉 não me parece…

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Vê o hosts

  6. Avatar de dppako

    Acho o título do artigo enganador, porque eu pensei que se estava a falar da barra de endereços. Até fiquei meio perplexo. “Berners-Lee: barras de endereços web foi um “erro” “. Barra de endereço é outra coisa daquela que realmente se refere o artigo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois mas não diz “barra de endereços” diz “Barras de endereços web” 😀

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Barras NO endereço 😉

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Por acaso fiquei exactamente com a mesma sensação xD

  7. Avatar de andrius
    andrius

    Ele fala do slash slash ou também da …/…/…? é q o slash slash percbo q n foss mt complicad implementar a internet sem elas, mas as outras tinha q haver smp um caracter separador que não o ponto ou então os links teriam d ser de outra forma estilo em vez de http://www.pplware.com/2009 ser http://www.pplware.2009.com mas isso ia gastar folhas tb tá bem que a / ocupa mais q . mas nao seria por ai =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para quem não sabe, barra barra em espanhol é o _ (underscore) 🙂

      1. Avatar de tinoni
        tinoni

        Olha outro!

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        e a gente com isso?

      3. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        já agora, em Português, “_” é “barra de sublinhado”; com isso a gente já tem a ver 😉

      4. Avatar de kekes
        kekes

        Pa eu vivo com 3 espanhois e para eles perceberem o underscore nao é assim, é como aprendemos a dizer as pessoas mais leigas 😀 “Raya baja” 😀

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      eu acho k se estavam a referir mesmo ao http://

      cumps

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Não acho. O http indica o protocolo que se usa quando se vai fazer a comunicação. O resto já não sei o porquê 😛

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          // quer dizer que é endereço de rede (teoricamente)

  8. Avatar de Alain
    Alain

    no ff eu nunca digito o http, muito menos o //
    penso que ainda há como corrigir tal erro simplesmente fazendo um browsers mais inteligentes, que deixe complete o // automaticamente de modo a tirar o “//” de nossas vidas definitivamente 🙂

    1. Avatar de Bónus

      Nem o “www” é necessário escrever.

  9. Avatar de a friend
    a friend

    [CURIOSIDADES OFFTOPIC]

    E se, as ventoinhas que tanto nos refrescam em casa fizessem o mesmo, mas sem a ventoinha?…

    A Tecnologia não pára de nos surpreender 😉

    http://www.dyson.com/fans/

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      que espectaculo. era bom ter a noção real de como é que funcionava. assim não dá para nos apercebermos. mas o video estava porreiro.

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        pode ser fake. nunca se sabe. o outro video onde estão as pessoas a testar não levam com vento nem com nada. não sei como é que funciona. só mesmo testando na realidade para ter noção.

    2. Avatar de Vítor M.

      😀 sim a tecnologia é linda… excelente.

    3. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Isso só cria um anel (oco) de vento!

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Gastaram-se muitas arvores?
    O Berners-Lee que durma descansado que o fantasma da sequoia gigante não o vai atormentar quando morrer e for para o inferno
    O meu fax HP no trabalho passa o dia VOMITAR folhas inuteis de relatorio de transmissão e está tudo … passo a expressão… a cagar-se

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Se não metes “ecologia” em todos os discursos, não vais a lado nenhum, hoje em dia; por outro lado, metendo, estás automaticamente “in”.

  11. Avatar de Nuno Amaral

    Por acaso também já me perguntei o porquê de usar //. Afinal não servem para nada.

  12. Avatar de Helder Capelo
    Helder Capelo

    Será que é assim tão difícil corrigir esse ‘erro’?

    De facto a única consequência actual será no uso de papel já que com os browsers recentes já não é necessário meter o ‘http://’
    E com o FF só preciso de meter uma palavra para ir ter ao site que quero… se não estiver no histórico ele faz uma pesquisa no google.

  13. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Mas e a origem das barras? Não é explicada, apenas diz que foi um erro mas isso não explica…Vou ter de ir ver ao canal História…

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      /etc= endereço local
      //servidor/etc= endereço de rede

  14. Avatar de Afonso
    Afonso

    Eu nunca as escrevo prefiro ser mais pratico e fazer Ctrl+Enter

  15. Avatar de Bónus

    Por alguns comentários que li, vejo que muita gente desconhece que em qualquer browser moderno que se preze, basta escrever pplware.sapo.pt. Não é necessário escrever http://www.

    1. Avatar de Kaixas
      Kaixas

      Não é por ser moderno… é porque neste caso “pplware” é um subdomínio do domínio “www.sapo.pt” e os subdomínios substituem o “www”…

      1. Avatar de Bónus

        Mas eu estou a falar em termos genéricos e não neste exemplo em concreto do Pplware.
        Em qualquer endereço web, não é necessário escrever o http://www.

  16. Avatar de Nuno Salgado
    Nuno Salgado

    Embora raramente aconteça, o artigo tem algumas “falhas” que podem ou não ser consideradas graves, dependendo do público alvo.

    Não é que seja algo de extremamente grave, mas acho que uma comunidade que já demonstrou daquilo que é capaz, não pode cometer o erro de confundir Internet com a Web e o seu WWW.

    No senso comum, até podem ser conceitos sinónimos. Ao nível técnico são conceitos independentes e completamente distintos.

    Já havia Internet antes da Web e existiria igualmente Internet se não tivessem especificado a Web. Certo? Ao ler o artigo fiquei com a nítida sensação que os dois conceitos estão a ser misturados como se fossem a mesma coisa!

    Cumprimentos

    Nuno Salgado

  17. Avatar de Jaime
    Jaime

    O firefox assume a maior parte dos sites apenas pelo “corpo”…

    pplware
    abola
    google
    sapo

    Cumps

  18. Avatar de DockMe
    DockMe

    Já que toda a gente anda por ai com teclas, como chamam ao pipe (|)? Tubo de cima, tubo erguido, cano? Eu normalmete uso inglês para me referir as teclas, como em outras coisas na informática. É mais facil chamar slash do que barra da direita ou como no Norte se usa mt, barra diagonal (direita,esquerda).

    1. Avatar de delaorden9

      aqui chamamos “pau duro” dockme…

      1. Avatar de DockMe
        DockMe

        hahaha, ta boa delaorden9. Da proxima vez que estiver a trabalhar com o pc na casa da minha namorada vou usar essa expressão : “… | (pau duro) grep …”. Pode ser que desperte e que comece a gostar de informática e não só…

        1. Avatar de delaorden

          não faça isso dockme… lolol

          era só brincadeira my friend 😉

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      pipe/piping é a função (unix) para que é usado (=canalizar uma operação de um para outro programa para reprocessamento/apresentação do resultado), não o caracter. Barra vertical parece-me apropriado.

  19. Avatar de delaorden9

    bom que eu saiba em pouquíssimas ocasiões sou obrigado a escrever o tal http://… no firefox nem precisa, alias em quase nenhum browser.
    E falando em sinais, como é quese chama este aqui “#” (hashtag)… aqui chamamos de jogo da velha, mas tambem é chamado de cerquilha ou sustenido (mus.) Sim e o slash ? ainda esta no gun’s ?
    Esse papo hipócrita de “poderiamos ter evitado a derrubada de não sei quantas arvores..”.Pura demagogia.Os europeus e americanos são os maiores compradores das arvores derrubadas ilegalmente na Amazonia; madeira de lei nas mãos dos sem lei.Pimenta no monosílabo dos outros é refresco.
    hasta luego !

    1. Avatar de Cardinali
      Cardinali

      O “#” chama-se “cardinal”.

      1. Avatar de delaorden9

        CArdinal…. putz… “jogo da velha” é muito brasileiro mesmo kkk… “sustenido” até que tem sentido na linguagem musical… enfim , vivendo e aprendendo.

        Gostaria de saber,se alguem souber o porque e origem do nome @= arroba.. para mim arroba era uma medida de peso… em inglês é bem mais coerente “at” que é uma preposição de lugar, indicando um lugar específico.

        Obrigado

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Não me digas que nunca ouviste falar de numerais cardinais?

          1. Avatar de delaorden9

            Carlos MC aprenda com o amigo Paulo39 com é que se responde com inteligência e educação. Voçe vive me dando pontadas mas ja vi que faz parte de teu carater, ou seja “pequeno”

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Desculpa? Se não gosta de ouvir, não pergunte. E já agora é voCê 😉

            Quanto ao meu “carater” (caracter; carácter; caráter?) se quer fazer um concurso de pilas, o youtube é melhor para isso.
            Veja-se ao espelho primeiro, aponte depois… e deixe-se de manias de perseguição – não lhe ficam nada bem!

          3. Avatar de delaorden

            CarlosMC, na boa, o que não fica bem é corrigir as pessoas em todos os tópicos.Da a impressão de insegurança.Aqui no Brasil é “carater”..caracter era no século 18,entende? Agora,por favor,sem agressões mutuas,pois poluem o ambiente,ta bom?E outra, se eu estou a te incomodar,ignore-me!

          4. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Podias ter começado por seguir esse teu conselho – tinhas-te saído muito melhor.
            Felicidade para o séc. XVIII brasileiro…

            (e não percas a próxima saia justa – programa muito cultural…)

        2. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          A origem de @ (arroba)

          Os Copistas medievais e o século XXI. Cultura e curiosidades…

          Na Idade Média os livros eram escritos à mão pelos copistas.

          Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho
          substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e
          abreviaturas. Não era por economia de esforço, nem para o trabalho ser
          mais rápido. O motivo era de ordem económica: a tinta e o papel eram valiosíssimos.

          Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra (um ‘m’ou um
          ‘n’) que nasalizava a vogal anterior. Um til é um enezinho sobre a
          Letra.
          O nome espanhol Francisco, que também era grafado ‘Phrancisco’, ficou com a abreviatura ‘Phco’ e ‘Pco’. Daí que foi fácil o nome Francisco ganhar em espanhol o diminutivo Paco.

          Os santos, ao serem citados pelos copistas, eram identificados por um feito significativo em suas vidas. Assim, o nome de São José aparecia seguido de ‘Jesus Christi Pater Putativus’, ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde, os copistas passaram a adoptar a abreviatura ‘JHS PP’ e depois ‘PP’. A pronúncia dessas letras em sequência explica porque José em espanhol tem o diminutivo de Pepe.

          Já para substituir a palavra latina ‘et’ (‘e’), os copistas criaram um símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras: &. Esse sinal é popularmente conhecido como ‘ e’ comercial e, em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do ‘and’ (‘e’ em inglês) + ‘per se’ (do latim ‘por si’) + ‘and’.

          Com o mesmo recurso do entrelaçamento de letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina ‘ad’, que tinha, entre outros, o sentido de ‘casa de’.

          Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas os símbolos @ e &
          continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço; por exemplo, o registo contabilístico ’10@£3′ significava ’10 unidades ao preço de 3 libras cada uma’.

          Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido como, em inglês, ‘at’ (‘a’ ou ‘em’).

          No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha),o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contabilísticas dos ingleses.

          Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @, supuseram, por engano, que o símbolo seria uma unidade de peso.
          Para este entendimento contribuíram duas coincidências:

          1- A unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo ‘a’ inicial lembra a forma do símbolo.

          2- Os carregamentos desembarcados vinham  frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registo de ’10@£3′ como ‘dez arrobas a 3 libras cada uma’. Então, o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.

          Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa ‘a quarta parte’: arroba (15 kg em números redondos) correspondia a 1/4 de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).

          As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar seus originais dactilografados). O teclado tinha o símbolo ‘@’, que sobreviveu nos teclados dos computadores.

          Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico (e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o sentido ‘@’ (‘at’ em inglês), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim Fulano@ProvedorX passou a significar ‘Fulano no provedor (ou na casa) X’.

          Em diversos idiomas, o símbolo ‘@’ ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma:
          Em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante),em holandês, apestaart (rabo de macaco).
          Noutros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel em Israel, strudel na Áustria, pretzel em vários países europeus.

          1. Avatar de delaorden9

            Paulo39, parabens my friend. Dividir o conhecimento é só para gente inteligente…

          2. Avatar de Nuno Jorge
            Nuno Jorge

            20 valores.

            adorei ler o comentário

          3. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            Nuno Jorge e delaorden9:
            Queria “responder à vossa resposta” mas acho que isto chegou ao limite das repostas.. lol xD
            A verdade é que eu não quero ficar com os créditos de outra pessoa. Tive de tentar colocar este post 2 vezes visto que há primeira não deu.. mas na segunda tentativa esqueci-me de introduzir o texto, dizendo que foi um texto que recebi uma vez por e-mail.
            Não estava identificado, mas quem quer que o redigiu é que merece os elogios!

          4. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            5*

            E o caracter §, cá usado para “Parágrafo” (linguagem jurídica), origina do inglês “Section” (ídem), daí parecer-se com um S.

            O @ sempre o conheci como “A” (letra A) Arroba, não apenas “Arroba”. Também é usado na literatura técnica, ex.: x cavalos @ y rotações/minuto.

          5. Avatar de delaorden

            Paulo39,o conhecimento não é exclusivo.Não tem autor.Ele se espalha por meio de pessoas descoladas.Imagina se todos os genios da humanidade guardassem sua sabedoria por causa de direitos autorais, vaidade ou coisa parecida…A nobreza dos grandes gênios foi dividir o conhecimento em troca de absolutamente nada, ao ponto de, a maioria deles, morrerem na extrema miseria. E nenhum deles foi genuino em sua descoberta… tudo foi uma continuação do que um outro começou… então, sim, dou-te o crédito pelo fato de ter dividido sua experiência no assunto e
            bem haja !

  20. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    Eu trabalho em informática à 24 anos, portanto desde 1985, com Internet desde 1995 e ao longo destes anos todos as palavras mais usadas para teclas e outros termos (nerd) informáticos que ouvi foram:

    \ = barra invertida
    / = barra
    _ = sublinhado, mais recentemente “underscore”
    | = “pipe”
    Esc = Escape (com pronúncia inglesa)
    Ins = Insert
    Del = Delete
    # = cardinal
    & = i comercial
    @ = arroba (que “at” que o quê!!)
    $ = dolar (apenas nos anos 80 é que se dizia “cifrão”)
    – = hifen
    Ctrl = Control ou aqui no norte “controle”
    Alt = Alt
    Alt Gr = Alt do lado direito (não existia nos terminais dos anos 80) ou “Alte-Guê-Érre”
    . = é mesmo ponto, nada de “dot”
    , = também é mesmo virgula, que “comma” que o quê!

    A maioria dos novos termos surgiu com a globalização, mas já antes existiam esses termos.
    A partir dos finais dos anos 90, inicio da década de 2000, apareceram esses novos termos e muita gente ligada à informática, de repente ficou como que ultrapassado pela nova linguagem. Ainda hoje há termos que fico a olhar para quem os disse à espera de tradução.

    Cumprimentos,
    Pedro Coelho

    1. Avatar de a friend
      a friend

      Está optimo. Só um pequeno reparo:

      ALT significa Alternative 😉

      Cumps

      1. Avatar de Pisquinho
        Pisquinho

        Boas,

        Não quis dizer o que siginifica Alt, apenas como o dizemos a outra pessoa, ou neste caso dizia-mos, já que desde os idos anos 80/90 para agora muitas palavras e simbolos mudaram de designação, ficaram mais ingleses.

        Cumprimentos,

        1. Avatar de a friend
          a friend

          Já nem me lembrava desse pormenor, quando os teclados eram totalmente em português. Cheguei a ter um desses em que tudo era traduzido à letra… só não recordo é em que PC foi… mas se não estou em erro foi num Olivetti PC1 🙂

    2. Avatar de delaorden

      pisquinho, my friend, é “at”, you like it or not… got it? stay well bud

      1. Avatar de Pisquinho
        Pisquinho

        O que eu quis dizer é que “at” é utilizado recentemente, uma modernice por assim dizer, no inicio da Internet em Portugal e estou a falar apenas de Portugal, dizia-se arroba.
        Não quero dizer que esteja mal o “at”, mas se fores a um dicionário de Português o simbolo @ tem a tradução de arroba e não de “at”.

        Cumprimentos,

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        És polícia, agora, artista?

        Posso-te escrever em Inglês, também, se quiseres (ou francês, italiano, castelhano,…), mas só quem realmente sabe de línguas é que não precisa de as usar…

    3. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      |= barra vertical
      Ins= inserir
      &= “e” comercial (não confundir a letra com a pronúncia)
      @= “a” arroba
      -= hÍfen (ou traço de união)
      Ctrl= controlO (controle, é no Brasil – e eu sou do “Puorto”!)
      Alt= alternativo
      Alt Gr= gráfico (caracter) alternativo

      Atenção que só uso (não trabalho) com pcês desde Jan/94! 😉

      Os “novos” termos surgem da ignorância (e desprezo) de quem os usa (ignorância do Português e da terminologia estabelecida, e ignorância do Inglês e da sua tradução – a maioria da vezes mais que simples).

      1. Avatar de Vítor M.

        Muito bem, faço o meu acto de contrição e congratulo-o pela persistência e exigência linguística. 🙂

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Não sei se é persistência ou exigência, mas se passaste anos de escola a aprender a usar uma língua, a última coisa que queres é achares andaste a perder tempo, não? …E as de francês e o inglês servem-me para não precisar de as usar, a não ser em último recurso: no estrangeiro!
          É tão estranho assim?

      2. Avatar de delaorden9

        você e Vitor, tudo a ver…. lol

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Engraçado, pensei que nós é que fossemos uma “colónia britânica” (falando do youtube…), mas enfim, por aqui se vê que as aparências iludem…

      3. Avatar de a friend
        a friend

        É engraçado ver como os termos mudaram tanto. Então a internet ao inicio era um caos porque não se sabia ao certo o que se chamar às coisas… lembro de ouvir a palavra “Arroba” e soar-me estranhamente mal…

        Não tenho a certeza se foi em 96 ou 97 quando tive internet pela primeira vez, modem 36k….(doloroso)… e contas.. nem se fala…pagar dois serviços (telepac) e PT …. era dose mesmo! (tirando a parte que a primeira não pagava.. arranjava-se facilmente logins e passwords .. lol… mas resumindo, agora inventa-se tanto mas tanto…. mas sinceramente o pior foi mesmo adaptar-me a certos termos que eram completamente novos e em Portugal não sabiam se traduziam ou não…

        Sinto um misto de trauma/saudades deste som…

        http://www.youtube.com/watch?v=oDyqctIw0SE

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          A utilização do A arroba na actualidade não tem nada a ver com a internet ou computadores, sempre foi usado em publicações técnica para referir à relação entre duas unidades (100cv @ 5000rpm, por ex.).

          Lembro-me de quando vi um anúncio da Telepac e resolvi ligar para lá: atendeu-me um engheiro(!): «Se calhar é melhor esperar pelo ano que vem!» 🙂 …corria o ano de 1995 – em termos de pagamento, era bem mais “interessante” até então: pagavas o contrato, mensalidade, velocidade de ligação – até 14.400Bd, mas apenas garantido até 9.600Bd (depois de terem estado *2-anos-2* à espera que a actual PT (ex-Telecomunicações de Portugal, ex-Telecom Portugal) aumentassem a velocidade dos 2400Bd, prévios – e, para sobremesa, tráfego (em kb, sff!).

          Antes disso tive a minha primeira “experiência” na internet: tinha comprado uma revista inglesa (PC qq coisa, Cumputer Shopper, ou outra qq) que trazia o NN; às tantas decidi ver como/o que era aquilo – apenas offline, até que cliquei num banner de título, sem qq resultado aparente… bom, com ele vinha o Trumpet Winsock (lembras-te? Tinha o _péssimo_ hábito de não fechar as ligações estabelecidas a não ser através do próprio Trumpet, mesmo que as terminasses no programa que as tinha iniciado); resultado: uma conta de 15 minutos de chamadas para Inglaterra! Felizmente, tinha desligado o pc ao fim desse tempo…

          Outros tempos!

          1. Avatar de A friend
            A friend

            Bom.. outros tempos mesmos… arranjar as melhores formas de ligar… rezar para que a ligaçao nao caisse.. lol… enfim… dava um gosto diferente..

            O arroba era algo que desconhecia antes, embora saiba o termo historico, so o soube depois…era algo que me passava ao lado por acaso 😉

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            lol “Cumputer” – nesse tempo ainda não havia disso nos pcês 😛

          3. Avatar de a friend
            a friend

            ahaha 😀 exactamente!

            Computer! …qual “pêcês” qual quê… 😀 esse termo (pelo menos para mim) não soava nada bem…

            E lembro de amigos virem jogar a minha casa e a pergunta da praxe era… “tens joystick?” é que não me adapto ao telclado… ou “o teu mouse está maluco” e lá tinha que tirar a esfera e limpar que sujava-se constantemente…Quais lasers quais quê!… USB? porta COM ou PS2! 😀 eheeh… realmente marcou-me por ser novidade e também era bastante novo o que ajuda ainda mais a marcar 😉

          4. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Deixa lá que tenho um logitech mx510 e mesmo depois de um pequeno “tuning” à volta da abertura do led, volta e meia lá tenho que o limpar porque começa a desatinar com os lixo que para lá entram… parece um aspirador 😛

  21. Avatar de Fábio Maia

    http:www.domain.tld – hmm.. não seria assim tão estranho.
    Mas seja como for, na navegação escrevo sempre apenas “dominio.tld” apenas e mais nada. Escrever http://www. é mesmo só quando me dá na telha. E talvez seja desnecessário realmente, nunca tinha pensado nesse ponto de vista das árvores desperdiçadas. Mas também, como já referiram, haverá decerto mais e piores coisas inseridas que nem usadas são, e que provavelmente serão mais prejudiciais de algum modo.

  22. Avatar de JMCS
    JMCS

    Agora é que ele está a ser um perfeito idiota.
    Deve estar a ficar caduco para deixar de lembrar que foi uma forma de diferenciar os endereços relativos e os absolutos no sistema de ficheiros…

    Vem agora com a treta ecológica? Está mesmo XÉXÉ!

  23. Avatar de ammile
    ammile

    Com esta conversa este gajo quiz mas é chamar a atenção, desculpem lá.
    Há quanto tempo não dará uma queca como deve ser?