BeiDou: Último Satélite do sistema alternativo ao GPS entrou em órbitra

6 Comentários

Quando se fala em sistemas de posicionamento normalmente referimo-nos ao GPS.  No entanto, existem outros como é o caso do Galileo ou o GLONASS.

A China terá em breve o seu sistema a funcionar que é composto por 35 satélites. O último satélite já entrou em órbita.

BeiDou: Último Satélite chinês do sistema alternativo ao GPS entrou em órbitra


Ao entrar em órbita, o último satélite irá completar a rede de 35 equipamentos de terceira geração (BDS-3) do sistema Beidou (Big Dipper em chinês), lançado pelo país asiático em 2015 para oferecer cobertura de posicionamento global.

O Beidou-1 consiste em três satélites que, desde 2000, oferecem cobertura limitada e serviços de navegação e posicionamento para a China e alguns países vizinhos. O Beidou-2 começou a operar em dezembro de 2011 com dez satélites em órbita e oferece serviços de geolocalização para países da região Ásia-Pacífico.

BeiDou tem 35 satélites e uma precisão enorme

A alta precisão do Beidou distingue este sistema de outros sistemas de navegação. A margem de erro é de apenas 10 centímetros em comparação com 300 cm do sistema americano GPS. A sua maior largura de banda permitirá transmitir vídeo e grandes volumes de informação. Outra vantagem do sistema é que permite a combinação de serviços de comunicação com serviços de geolocalização. Cerca de 200 países já mostraram interessa em obter tecnologias BDS. Este será um dos sistemas mais poderosos no futuro.

Com a conclusão do Beidou-3, o sistema alcançará a cobertura global em alguns meses e fornecerá uma alternativa não apenas ao GPS norte-americano, mas também ao Galileo europeu e ao russo GLONASS. Com 35 satélites, o sistema Beidou terá mais que os 31 que fazem parte do sistema de posicionamento global de Washington e também mais que o Galileo e o russo GLONASS.

BeiDou: Último Satélite chinês do sistema alternativo ao GPS entrou em órbitra

De acordo com as informações, o último satélite do sistema de navegação chinês Beidou entrou hoje em órbita, 25 minutos após o lançamento, a partir da base de Xichang, sudoeste da China. O centro de controlo de Xichang, que se situa na província de Sichuan, confirmou que tudo correu bem. O lançamento do satélite ocorreu às 9:43 na China (2:43 em Lisboa) que seguiu a bordo do foguete “Longa Marcha 3B”.

O lançamento estava marcado para 16 de junho, mas, devido a razões técnicas, foi cancelado.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Os EUA pararam mesmo no tempo! A continuar assim, em menos de uma década terá pouca peso na cena internacional!

    1. Avatar de André Filipe Pinto do Carmo
      André Filipe Pinto do Carmo

      O sistema GPS tem +42 anos! E esta desde 2010 a ser trabalhado o “nextgen”!

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Os caras só comentam oque pensam… Se ele der uma pesquisada facilmente descobre que o sistema irá ser atualizado.

  2. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Gostei da parte do “sistema Beidou (Big Dipper em chinês)”. E em português? Se se limitam a traduzir conteúdos do inglês, ao menos disfarçavam…

      1. Avatar de Rui Nunes
        Rui Nunes

        Pedro Pinto, se está a escrever um texto em português, qual a lógica de colocar a tradução de “Beidou” para inglês (Big Dipper), quando tem tradução para português (Ursa Maior)? Dá a sensação que se limitou a traduzir um texto inglês! Releia o parágrafo, pode ser que lhe faça sentido o que estou a escrever. Cpts