Bateria para elétricos que dura três vezes mais e ainda é mais barata? Queremos, e depressa!

50 Comentários

Com os objetivos para os carros elétricos a serem traçados, é crucial limar algumas arestas, nomeadamente, a da autonomia. Ora, uma equipa desenvolveu uma bateria capaz de durar três vezes mais e ainda ser 25% mais barata.

Baterias

As fabricantes estão empenhadas em melhorar as características das suas baterias. Afinal, não só são o elemento mais caro a integrar os carros elétricos, pesando no seu preço final, como também representam um ponto de análise, aquando do processo de decisão de compra dos consumidores.

Agora, e através de um sistema de diagnóstico, a equipa liderada por Tongchao Liu, do Argonne National Laboratory, descobriu que a maioria dos defeitos nas baterias de lítio ocorre no cátodo, onde a corrente flui desde a bateria. Em cada ciclo de carga, as partes internas do elétrodo expandem-se e contraem-se novamente.

Tongchao Liu, do Argonne National Laboratory
Tongchao Liu, do Argonne National Laboratory

Tendo essa descoberta em conta, a equipa desenvolveu uma alternativa, reformulando a estrutura do cátodo, através de perovskita, um material utilizado na indústria dos painéis solares, que triplica o tempo de vida das baterias e reduz os custos de fabrico em 25%.

A nova abordagem permite manter a configuração química, mas sem cobalto. Este que é um componente escasso e caro, e tem também um forte problema ambiental e humanitário associado à sua exploração – desde a destruição de terras agrícolas, envenenamento de trabalhadores e radioatividade.

Perovskita, um material utilizado na indústria dos painéis solares e aplicado às baterias dos carros elétricos por Tongchao Liu
Perovskita, um material utilizado na indústria dos painéis solares e aplicado às baterias dos carros elétricos por Tongchao Liu

Daqui em diante, espera-se um período de conceção e de testes, que deverá resultar numa bateria com um elevado nível de densidade energética, um custo inferior a 100 euros por kWh e uma vida útil que, tomando como referência os 1500 ciclos indicados pela Tesla para as suas baterias, entre 500.000 e 800.000 km, significaria atingir 4500 ciclos, ou seja, mais de 2 milhões de quilómetros.

Pela sua investigação, o cientista líder da equipa, Tongchao Liu, foi incluído na lista de 2023 dos “35 Innovators Under 35” do MIT Technology Review. As novas baterias ainda não estão prontas para o mercado, mas já há empresas interessadas.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quando a esmola é grande o pobre desconfia.

  2. Avatar de OLHEIRO
    OLHEIRO

    “A nova abordagem permite manter a configuração química, mas sem cobalto. Este que é um componente escasso e caro, e tem também um forte problema ambiental e humanitário associado à sua exploração — desde a destruição de terras agrícolas, envenenamento de trabalhadores e radioatividade.”
    AFINAL EU SEMPRE TIVE RAZÃO A ABORDAGEM QUE ESTÁ PRESENTE NO MERCADO E. A CIRCULAR NOS CARROS ELECTRICOS SÃO MAIS POLUENTES DO QUE O FÓSSIL.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ei génio, para produzires o fóssil é preciso cobalto…

      E pelas quantidades de combustível produzidas, embora leve pouco, a multiplicar pela quantidade que é produzido petróleo é preciso MUITO cobalto.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mais um?
        Esta malta anda toda hipnotizada .

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 o fóssil é extremamente limpo.
      Basta colocar uma bomba a puxar o combustível da nascente que está debaixo do posto de abastecimento e está feito.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Só para avisar que o cobalto também é muito usado na refinação de combustíveis mas vá essa parte não digas a ninguém

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Lol não aorendeste nada?

    4. Avatar de JL
      JL

      Onde diz que são mais poluentes ?

    5. Avatar de JL
      JL

      Enfim, o terror e o fim do mundo. Looooool

      Ah, o cobalto é usado para refinar combustíveis, até em brocas das perfuradoras.

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ninguem está preparado para o que as baterias vão evoluir nos próximos anos

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O ponto de inflexão já começou, porque já são feitos mais investimentos em investigação tecnológica para BEV do que para os térmicos…

  4. Avatar de luis silva
    luis silva

    Calma. Nós conseguimos!

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O eléctrico veio para ficar todos os anos vão começar a surgir novas baterias cada vez mais eficientes, sempre foi assim como existe procura a tecnologia avança.

    A BYD com tecnologia BLADE / LFD (Litio, Ferro e Fosfato) já tinha surpreendido todos até a Tesla, pois consegue 1milhao de Km e consegue entre 3.000 a 10.000 ciclos depende de vários fatores e fica a $80/kWh mais barata que esta tecnologia mas é sempre bom ver coisas novas.

    1. Avatar de Sandra
      Sandra

      LFP… Mas as melhores estão a ser fabricadas para os novos teslas 2024… As M3P… Isso sim, vai arrasar de uma vez por todas com as sucatas Europeias…

  6. Avatar de TT
    TT

    Não, não queremos!

  7. Avatar de Parlare
    Parlare

    Costuma haver um “mas…”. Para já é só uma descoberta, as baterias sólidas também iriam revolucionar, mas…

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Já estão a revolucionar. Tens a BYD à qual elon musk já está a encomendar as suas baterias para a próxima geração do modelo Y

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Já para não falar dos próximos modelos da Toyota

  8. Avatar de Parlare
    Parlare

    Este tipo de anúncios, quase sempre, têm o propósito de atrair dinheiro para o projeto, e ficam-se por aí. Quero crer que não.

  9. Avatar de AJ
    AJ

    Vou esperar por o Mr Fusion.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Semana após semana apatece um santo milagreiro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Chama-se evolução e costuma ser negada pelos velhos do Restelo. 😉

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Até agora é só lábia;)

        1. Avatar de Vítor M.

          “O mais cego é aquele que não quer ver”… Diz o adágio popular.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando for possivel ver serei o 1⁰ a aplaudir. Por enquanto não passa de mais um que diz que vai revolucionar este mundo e o outro e disso está o mundo cheio, lool

          2. Avatar de Vítor M.

            Basta ver a mudança que já começou. Mas, calma, leva o seu tempo.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já não falta muito para se curvar às evidências. LOOOL

            https://insideevs.uol.com.br/news/693936/bateria-solida-quantumscape/

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essas de estado sólido, lá para 2029 veremos se finalmente irão vingar.
            Isto de andar a mandar fogurtes antes da festa tem muito que sei lhe diga. lool

            Em relação à do chinês Tongchao que é assistente num instituto americano, nem sei o que lhe diga.

  11. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Será que estas baterias são resistentes às intempéries, conseguem andar pelos novos rios das cidades.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Inclusive vai dar para ir ao espaço e passar os rios atmosféricos.

  12. Avatar de Zezinho
    Zezinho

    Redução do custo de fabrico, não implica redução do custo de venda…

    1. Avatar de JL
      JL

      Pelo menos ajuda…

  13. Avatar de Rps
    Rps

    Ter pensamento de “velho do Restelo “ é a única causa por sermos pobres, cépticos, e agarrados ao passado. Sempre foi e será para a eternidade nosso ADN

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Pela experiencia que temos com baterias os “velhos do restelo” ficam sempre com um pé atrás, pessoalmente não sou nada contra carros elétricos mas para ter um carro elétrico com a autonomia que tem o meu a gasolina ( 700km ) quanto é que isso me vai custar ? Depois essa autonomia dura quantos anos ? Tenho um Yaris 1.5 que custou 12 mil Euros novo, daqui a 10 anos se o vender talvez consiga 4 ou 5 mil ele e um elétrico ? 50 mil por um eletrico e daqui a 10 anos quem vai ter coragem de o comprar por 30 mil ? Mesmo aquilo dizendo que a bateria está a 80 ou 90% quem acredita que a autonomia continua a ser os mesmos 600km de quando era novo ?

      1. Avatar de JL
        JL

        Portanto comprou um yaris que em 10 anos desvaloriza para 1/3 e quer que o electrico não desvalorize nem metade ?

        Quem acredita ? simples, manda fazer um teste que custa menos de 50 euros.

  14. Avatar de Mário
    Mário

    Acho que há aqui uma grande confusão. Uma coisa é o motor eléctrico, outra é a densidade e degradação das baterias. 1° o motor eléctrico é muito mais eficiente em todos os campos, isso nem é tema! basta ver a quantidade de motores eléctricos que um carro a combustão têm! 2° o problema da armazenagem de energia é que é o real problema (preço, degradação, autonomia…), mas isso é algo que está a evoluir, quem consegue prever qual será a composição química daqui a 20 ou 50 anos. 3° para quem tem medo de não ter postos de carregamento, cada vez há mais e por todo o lado, e o ideal é mesmo carregar em casa. 4° para quem assim tão medo das baterias, olhem para os vossos gadgets, porque não usam um telefone fixo, etc.. 4° o início de uma nova tecnologia nunca é melhor que a anterior, mas é a evolução das coisas, quer queiram quer não os carros eléctricos são cada vez mais e vão acabar com a tecnologia anterior, não há volta a dar, quer seja por causas ambientais quer seja por regulamentos e exigências mundiais.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “4° para quem assim tão medo das baterias, olhem para os vossos gadgets, porque não usam um telefone fixo, etc..”
      Que raio de comparação …pq o telefone fixo tem menos alcance q um telefone móvel.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Estava-me a referir aos comentários das baterias, para quem diz que degradam, incendeiam-se, são caras e por aí fora, então não usem, smartwatch, smartphone, airdots e por aí fora..

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ainda há dias explodiu-me as pilhas do comando da garagem. Caiu ao chão e abriu-se, qd fui a tentar montar. Pufff lool
          Claro que não deu para causar lesões mas num carro o a conversa já é outra.

          1. Avatar de JL
            JL

            Use um comando a gasolina, sempre é mais seguro. LOOOL

  15. Avatar de Santos Lemos
    Santos Lemos

    A Toyota já não vai utilizar o lítio nas baterias que está a desenvolver juntamente com a BYD e que terão um desempenho de mais de mil km com um único carregamento
    Por conseguinte essa descoberta é mais do mesmo, balela.

  16. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    A primeiras televisões eram com válvulas agora são circuitos integrados, ou seja as baterias estao ainda na sua face experimental daqui a uns anos vão ser mais baratas que um smartphone e vao durar mais que as atuais dos carros a diesel ou a gasolina. Só nao ve isso quem anda com palas nos olhos.

  17. Avatar de Santos Lemos
    Santos Lemos

    O ideal era que a reboque da eletromania dos automóveis, os aviões, os porta contentores, os petroleiros, os navios de cruzeiro, as máquinas pesadas os chamados Caterpillar se tornassem rletrificados porque são estes que são mais poluentes e não os automóveis.
    Há 10 anos estava a fazer o 9° ano e já nessa altura defendia a ferrovia e a alta velocidade entre as capitais da Europa. Não faz sentido viajar de avião para o Porto, por exemplo, quando se fica longe do centro. Mas isso são outros 500 quinhentos de que os nossos políticos pouco se preocupam porque são muito fracos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Desde quando esses são os mais poluentes ? Já viu essas máquinas terem 10 toneladas para transportar 1/10 ou 1/20 desse peso ?

      Ainda por cima amontoarem em filas só porque são teimosos ?

      1. Avatar de Morcao
        Morcao

        Aconselho a passar 1 mês num cargeiro como ajudante de mecânico… São milhares deles a passear pelo mundo fora com motores do tamanho da vivenda do Ricardo com sal… Quando meterem os aviões elétricos e os carteiros assim sim …. Já podem vir penalizar o pobre . Mas sabe porque isso não vai acontecer? Porque essa indústria é de quem tudo manda… E não são políticos…

        1. Avatar de JL
          JL

          Então também já existem carros a fuel óleo ? Então pronto também não mudo para carro com motor de combustão interna.

          1. Avatar de Morcao
            Morcao

            Sim… Aqueles que metem óleo de fritar… Veja vem o preço do garrafão de 5 litros de óleo fula quando sobe o crude…. Ou não notou que desce e sobe conforme a coração do petróleo…?

          2. Avatar de JL
            JL

            Desde quando óleo de fritar é fuelóleo ?

            Deve subir um pouco porque o custo da produção do mesmo também sobe, tal como o transporte.

  18. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Promessas que nunca serão concretizadas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Diga antes assim: “promessas que não me convém que sejam cumpridas”