A bateria do futuro será à base de água

24 Comentários

As baterias de iões de lítio, as mais usadas atualmente, atingiram um momento complexo. Estão a ser levadas a pontos extremos, onde já se registam explosões e ignições de equipamentos comprometendo quer o nível de durabilidade quer mesmo o de performance.

Embora existam inúmeros projetos atualmente em andamento, como já foi abordado no passado, nenhum deles está perto de se tornar realidade, devido à longa e cara viabilidade da investigação científica. Agora a água é tida como uma provável alternativa.

A bateria do futuro será à base de água


Já se falou em baterias de iões de sódio, baterias de lítio-enxofre e já se perspetivou mesmo a água do mar como componente das baterias do futuro. Nesse sentido, o mais recente desenvolvimento em tecnologia de baterias tornou-se bastante emocionante.

Investigadores de Harvard têm o protótipo de uma bateria que é não tóxica e mais duradoura do que qualquer solução de iões de lítio disponível atualmente. A chamada “Bateria de Fluxo” é baseada em moléculas orgânicas numa solução de água pH neutro, e espera-se que dure mais de 10 anos, o que é uma grande melhoria em relação à tecnologia atual da bateria.

Os investigadores modificaram as estruturas das moléculas usadas nas soluções de eletrólitos positivos e negativos, tornando-as solúveis em água, a equipa de Harvard conseguiu criar uma bateria que perde apenas 1% da sua capacidade em cada 1000 ciclos. Como resultado, as baterias tornam-se não corrosivas e mais baratas de produzir.

As baterias de iões de lítio nem sobrevivem a 1000 ciclos completos de carga / descarga

Referiu Michael Aziz, um dos responsáveis pela pesquisa.

Além de haver uma segurança maior, de uma durabilidade igualmente superior às convencionais baterias de iões de lítio, há igualmente uma importante redução de custo. Foi estipulado um objetivo pelo departamento de energia para construir uma bateria que pudesse armazenar energia por menos de 100 dólares / quilowatt-hora. Com esta evolução, a bateria em causa torna-se assim numa forte candidata para aplicações industriais, tais como o armazenamento de energia eólica e solar.

Este trabalho sobre os eletrólitos orgânicos solúveis aquosos é de grande significado ao apontar o caminho para futuras baterias com um ciclo de vida muito melhorado e custos consideravelmente menores. Espero que as Baterias de Fluxo de longa duração, eficientes, se tornem padrão como parte da infraestrutura da rede elétrica

Acrescentou Imre Gyuk, Diretor de Pesquisa de Armazenamento de Energia no Departamento de Eletricidade (DOE).

A Bateria de Fluxo poderá ser assim a substituta natural da atual bateria de iões de lítio que cada vez é mais utilizada e que poderá ter atingido o ponto de saturação no que toca à sua evolução.

Toda a verdade sobre baterias de iões de Lítio

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Além dos pontos referidos, outra vantagem será (provavelmente) não haver resíduos tóxicos no final de vida.

  2. Avatar de carlitos
    carlitos

    É algo a considerar mas acredito mais que o futuro das tecnologia das baterias seja de supercapacitadores em estado sólido, a julgar pelos beneficios que têm e pela investigação que está a ser feita.

    Baterias a água não são novidade á partida porque as baterias tradicionais dos carros já funcionam assim á muito tempo, embora acredite de que aquilo que fala a notícia seja bem mais evoluido.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      estas noticias só servem para confundir mais as pessoas..

      exacto! as baterias de carro já tem uma grande percentagem de água..
      uma coisa são baterias outra é electricidade, e as baterias não geram electricidade, conservam-na…

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Na verdade uma bateria gera electricidade através de reacções electroquímicas de espécies químicas que tem acumuladas no interior, ou seja o que conserva é energia química, não electricidade.

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          eu não me estava a referir nesse sentido, o que eu estava a dizer é que a bateria é uma bateria, tem de ser carregada, não é uma fonte de energia..

        2. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          eu não me estava a referir nesse sentido, o que eu estava a dizer é que a bateria é uma bateria, tem de ser carregada, não é uma fonte de energia..

        3. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          ptpedropt, uma bateria é uma fonte de energia, poder ser carregada não altera esse facto, sendo que há até baterias que não podem ser carregadas e fornecem energia com princípios físicos idênticos às outras. O carregamento das baterias (que podem ser…) é um processo de regeneração de estado, que facilita a vida para não estar sempre a substituir a bateria.

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            já que não percebes o meu ponto.. pronto desculpa, não sabia que a electricidade de casa vinha de baterias
            cumps

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            ptpedropt, se vens com o argumento sobre confundir as pessoas, ao menos diz algo que não confunde as pessoas. Quanto à electricidade de casa, nalgumas até vem de baterias durante um período do dia. Até há edifícios que têm baterias gigantes.

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            Uau.. quem me dera ter uma bateria dessas aqui em casa, assim não precisava de pagar electricidade!

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            ptpedropt, quer dizer que não sabes que há quem não precisa de pagar electricidade durante alguns períodos? O que é que tu achas que fazem com os painéis fotovoltaicos nas casas?

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Sempre acreditei que o FUTURO passa pelo hidrogénio, e seus sucedâneos, como a presença deste na agua é elevada…. existe risco, mas gostei do post.

    1. Avatar de int3
      int3

      Custo de extração do hidrogênio a partir da água ronda os 6€ (35kWh) por Kg.
      Basicamente estás a usar energia elétrica para passar a energia molecular para passar novamente a energia elétrica. é estupido. quanto menos conversões possível melhor.
      O ideal seria haver apenas 1 conversão de energia equivalente ao que temos atualmente a gasolina. Os carros elétricos têm um misto de 1 e 2 e até 0 conversões (Energia molecular -> Energia térmica -> Energia elétrica) ou (Energia elétrica ex: solar e hídrica) ou (Energia cinética->Energia elétrica ex:eólica).
      Por cada passo perdes energia nunca te esqueças.

      1. Avatar de Pal Minhas
        Pal Minhas

        “O ideal seria haver apenas 1 conversão de energia equivalente ao que temos atualmente a gasolina.”
        Hmm, para obtermos gasolina não será necessário primeiro extrair petróleo de uma fonte e, posteriormente, refiná-lo?
        Não estou a afirmar, mas parece-me que este processo será bem mais dispendioso. E, para extrair o hidrogénio da água, podemos sempre recorrer a energias renováveis.
        http://science.howstuffworks.com/environmental/energy/oil-refining2.htm

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Mas ao extraires gasolina do petróleo acabas por extrair outras coisas ao mesmo tempo, tornando o processo ainda menos dispendioso.

          Já no caso falado, irias apenas extrair hidrogénio o racio de extraccao é similar a 1:1. Usar energias renovaveis para o extrair é uma boa ideia mas ao mesmo tempo, e porque nao usar antes a energia renovavel ao inves de a gastarmos para extrair uma quantidade similar de energia?

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            APereira, a questão é que não se consegue controlar as alturas em que há fornecimento de energia a partir de certas fontes renováveis, daí que faça sentido que sejam desenvolvidas soluções que permitam o “armazenamento” de energia para que se possa aproveitar ao máximo a produção a partir dessas fontes, mesmo que haja alguma ineficiência no processo de conversão. Doutro modo em muitos sítios será sempre preciso uma fonte de energia não renovável para poder estabilizar o nível de produção e fazer face a picos de consumo.
            Para além disso há a questão de armazenamento de energia para outras aplicações, como no transporte. Há quem considere o hidrogénio uma alternativa melhor que as baterias de lítio, por ser teoricamente possível transportar uma maior densidade de energia e poder permitir abastecimentos mais rápidos.

          2. Avatar de Joao Rodrigues Assis
            Joao Rodrigues Assis

            Vejam, o uso do horário morto das usinas hidrelétricas, quando não há consumo e mesmo assim a água da barragem precisa escoar, poderia ser usada para eletrólise gerando hidrogênio. Já há energia potencial, a barragem d’água, as turbinas, etc. Seria uma energia para uso em veículos a células de combustível de H2.

      2. Avatar de Joao Rodrigues Assis
        Joao Rodrigues Assis

        Vejam, o uso do horário morto das usinas hidrelétricas, quando não há consumo e mesmo assim a água da barragem precisa escoar, poderia ser usada para eletrólise gerando hidrogênio. Já há energia potencial, a barragem d’água, as turbinas, etc. Seria uma energia para uso em veículos a células de combustível de H2.

  4. Avatar de Regis
    Regis

    Pois, descem o preço das baterias sobem o da água!!!! 🙁

    1. Avatar de andre
      andre

      A notícia não refere que tem que ser água potável, se funcionar com água do mar…. temos muita 😀 se bem que tem um ph de 7,4 e 8,5 o que a torna levemente alcalina…

      1. Avatar de int3
        int3

        é mais difícil porque tens uma quantidade estupida de “poluentes iónicos”. Catiões de sódio e aniões de cloreto. quando feito eletrólise estás a libertar Cl2 o que é além de comburente é tóxico porque reage nos pulmões (ver bombas químicas ww2 cloro)
        O ideal seria desmineralizada e desionizada o máximo possível.

      2. Avatar de int3
        int3

        já agora, água desionizada e desmineralizada é tóxica. pode provocar convulsões e paragens cardio-respiratórias ou até paralisia. basicamente o teu corpo DEPENDE de das trocas à base de catiões e aniões com cerca densidade por sitio do corpo. O sistema nervoso é o principal. Essa água ao beber basicamente como não tem nada senão agua, iria estar a diluir os iões no corpo fazendo com que a densidade reduzisse e todo o funcionamento das células, principalmente nervosas, deixasse de se conseguido.
        Um caso similar (quase) é esclerose multipla.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Acho esse à parte desnecessário e pode levar a confusões tendo em conta o tema. Ninguém vai ter esse tipo de sintomas se beber alguns copos de água desionizada, ou por contacto de pele com água desionizada (mesmo que por várias horas). O pior que a maioria das pessoas sofreria por beber essa água nessa situação seriam problemas gástricos.
          Para se começar a ter o tipo de sintomas que mencionas seria necessário beber muita água e demoraria bastante tempo, seria numa situação extrema. Mas toxicidade em situações extremas acontece com muitas outras substâncias com que lidamos sem problemas no dia a dia.

  5. Avatar de weee
    weee

    Eu já vi fazerem electricidade de limões!