Bateram-lhe no carro ou foi atropelado e fugiram? Saiba o que pode fazer

29 Comentários

Infelizmente somos por vezes confrontados com situações desagradáveis. Deixar o nosso carro bem estacionado e, no regresso, reparar que alguém lhe bateu é sempre um motivo para nos estragar o dia. Pior é sermos atropelados por um veículo que não conseguimos identificar.

Apesar de não haver muito a fazer neste tipo de situações, podemos sempre tentar o Fundo de Garantia Automóvel.

Bateram-lhe no carro ou foi atropelado e fugiram? Saiba o que pode fazer


Fundo de Garantia Automóvel – Para que serve?

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação.

O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

Se o seu veículo foi embatido por outro que não conseguiu identificar, em princípio o Fundo de Garantia Automóvel não o indemnizará. A não ser que do acidente resultem também Danos Corporais significativos. Segundo a lei consideram-se danos corporais significativos a lesão corporal que determine morte ou internamento hospitalar igual ou superior a sete dias, ou incapacidade temporária absoluta por período igual ou superior a 60 dias, ou incapacidade parcial permanente igual ou superior a 15 %.

Se foi atropelado e não consegui identificar o veículo, o Fundo de Garantia Automóvel indemniza por Danos Corporais (onde se inclui a Morte) ainda que o acidente seja causado por um desconhecido, desde que se prove a responsabilidade do lesante.

Bateram-lhe no carro ou foi atropelado e fugiram? Saiba o que pode fazer

Como participar um sinistro ao Fundo de Garantia Automóvel?

Antes de participar o acidente ao fundo de garantia automóvel não se esqueça que deve chamar as autoridades ao local. Só posteriormente, deve analisar se deve avançar para o fundo de garantia automóvel

Deslocar-se ao Serviço de Atendimento sito em Lisboa, na Avenida da República, n.º 76 ou no Porto, na Rua Júlio Dinis, n.º 127.

Em alternativa, pode utilizar um dos seguintes meios de comunicação, preferencialmente após preenchimento dos formulários disponíveis em www.asf.com.pt / Fundo de Garantia Automóvel / Participação de Sinistro. Veja aqui todos os contactos.

O fundo de garantia automóvel tem 32 dias úteis para informar o lesado e o responsável (quando este é conhecido) se paga o arranjo do veículo.

ASF

Leia também…

Saiba como descobrir a seguradora de um carro através da matrícula

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Serve-me de muito se estiver morto, de facto.
    “Estou”
    “Quem”
    “É do além e quero uma indeminização”

    1. Avatar de jAr
      jAr

      Ainda bem que és um órfão solteiro sem descendência.

      1. Avatar de Ze das Quintas
        Ze das Quintas

        Comentário tão boommmmmmmm! 😀

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem, por essa ordem de ideias NADA serve se estiveres morto.
      Uma das coisas que serve muito bem a quem está vivo é a inteligência. Dizem.

      1. Avatar de ze
        ze

        Serve melhor a aparência do que a inteligência.

  2. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Estas coisas são todas muito bonitas na teoria até que precisemos delas…. Começa logo pela disponibilidade da autoridade. É preciso muita sorte para que compareçam no Local. Conheço várias pessoas que levaram negas. Eu já levei uma. Apresente queixa na esquadra, disseram-me. E ao que parece o FGA é raríssimo pagar. Há acidentes diários com fuga…. Nós achamos que estamos salvaguardados até termos o azar de cair numa situação. Ai vemos que a teoria é uma e a prática outra.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Já tive numa situação de acidente e fuga, e eles pagaram-me todos os custos!
      Tinha a matrícula do outro veículo, polícia foi ao local.
      A ASF analisou e pagou tudo.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Vou dar outro exemplo que o Fundo de Garantia nada paga (aconteceu comigo). Atropelamento de um cão! Os animais não dão direito a qualquer indemnização por parte do FGA.

    1. Avatar de ze
      ze

      É lógico, a responsabilidade é sempre dos donos dos animais.
      Em caso de estradas concessionadas é da responsabilidade das mesmas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Um cão sem identificação e ficas com o estrago todo a teu cargo. Digo cão, mas podia dizer gato, javali ou outro.

        1. Avatar de ze
          ze

          Se for numa autoestrada garanto-te que não ficas, tens é de ir a tribunal porque eles tentam descartar-se até à última.
          Mesmo em vias municipais eu punha a camara em tribunal, cabe a eles recolher animais vadios.

    2. Avatar de Vítor M.

      Por isso estas normas todas para identificar o seu proprietário. 😉

      1. Avatar de Rui
        Rui

        No meu caso fiquei sem 450€, o valor da franquia, porque tenho seguro de danos próprios, vá lá (porque o estrago passava os 2000€.
        A dona foi identifica pela GNR (exigi a vinda da GNR), mas a senhora recusou sempre pagar e agora? Vou para tribunal por causa de 450€?
        A FGA pôs-se de fora.

        O meu seguro pagou tudo, menos a franquia e isso é que estava em causa, mas há quem fique com o estrago todo do seu lado!!!!!

        1. Avatar de ze
          ze

          450€ + agravamento do seguro, se fosse agora até poderias exigir que fosse julgada criminalmente por abandono de animais.
          Os donos que deixam os animais andar à solta nas ruas deviam ver os seus filhos serem atropelados e não os animais.
          Eu não hesitaria em levar quem quer que fosse a tribunal mais não fosse pelo exemplo.

          1. Avatar de Martim
            Martim

            No meu caso, por ter sido um javali ( animal selvagem), paguei a franquia, agravamento do seguro e culpa imputada a mim mesmo, ou seja, 5 anos sem poder basicamente mudar de seguro.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Eles só pagam quando o outro carro não têm seguro!
          O seu seguro nem é chamado a intervir já que a culpa não é sua!
          (Sim já tive um acidente pago pelo fundo automóvel)

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            No meu caso o carro não tem seguro e o fundo não quer suportar os custos

        3. Avatar de R
          R

          Percebo que não se queira incomodar, mas a responsabilidade é da dona. Há os julgados de paz – não sei se será adequado para esse caso, mas informe-se; custo quase nulo.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Esses são outros que não fazem nada….. Um reboque deixou cair o meu carro, os julgados de paz deram-me razão e mesmo assim fiquei com o prejuízo …..

  4. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Filtro Cónico, hmmmm

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Vinha a “dar brita” 🙂

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Ia dizer o mesmo… 😀 grande imagem… 😀

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Se o FGA pagasse alguma coisa já tinha saldo negativo!

  6. Avatar de ic
    ic

    Eu li o titulo, li o artigo e fiquei na mesma… sem saber o que posso fazer.

    1. Avatar de ze
      ze

      Leste ?

      “Como participar um sinistro ao Fundo de Garantia Automóvel?
      Antes de participar o acidente ao fundo de garantia automóvel não se esqueça que deve chamar as autoridades ao local. Só posteriormente, deve analisar se deve avançar para o fundo de garantia automóvel

      Deslocar-se ao Serviço de Atendimento sito em Lisboa, na Avenida da República, n.º 76 ou no Porto, na Rua Júlio Dinis, n.º 127.

      Em alternativa, pode utilizar um dos seguintes meios de comunicação, preferencialmente após preenchimento dos formulários disponíveis em http://www.asf.com.pt / Fundo de Garantia Automóvel / Participação de Sinistro. Veja aqui todos os contactos.

      O fundo de garantia automóvel tem 32 dias úteis para informar o lesado e o responsável (quando este é conhecido) se paga o arranjo do veículo.”

      A escola anda mesmo má, sabem ler mas não reter informação.

      1. Avatar de ic
        ic

        Se achas que a escola está má, imagina a internet… é só génios atrás do teclado.
        Já agora, este artigo contem informação dramática. Não estava nada à espera.

  7. Avatar de migs
    migs

    O FGA, para além de ignorar os meus contactos, obrigou-me a pagar uma fortuna quando me bateram no carro sem causar danos, por um arranjo fraudulento, e o meu seguro não quiz saber…
    Viva Portugal!

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    O FGA é uma das maiores tretas que existem neste pais…

    Bateram-me na traseira do meu carro e fugiram fazendo com que eu fosse embater num 3ª carro, tive tempo de tirar a matricula ao carro que de seguida se pôs em fuga e mesmo assim nada fizeram… Alegaram que como o carro tinha sido dado como roubado mesmo com a matricula não conseguiram identificar o condutor e depois de uma segunda resposta alegaram que o carro não tinha danos de ter estado envolvido no acidente mas nessa altura já se tinha passado quase 1 mês desde o acidente (dava tempo e mais que tempo para o carro ser arranjado)….

    Até agora continua tudo na mesma e o carro que se pôs em fuga continua a circular sem seguro na estrada e sem que ninguém faça nada!!!!