Usa a banda magnética para pagamentos com o seu cartão? Vai deixar de servir

37 Comentários

Tudo pela segurança! A nova diretiva europeia sobre serviços de pagamentos vai obrigar a novas medidas de segurança. Nesse sentido, há novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos.

As cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro, não vai ser possível usar a banda magnética de cartões para fazer pagamentos, entre outras medidas.


Banda magnética, cartões Matriz… vão deixar de servir

A notícia está a ser avançada pelo JN que refere várias alterações nos sistemas de pagamentos e levantamento de dinheiro. Segundo o jornal, as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para realizar pagamentos. Os pagamentos só podem ser realizados com cartões com chip.

Os cartões matriz, usados para garantir a segurança nas transações de contas bancárias online, vão também deixar de servir. Os bancos deverão começar a enviar um código por mensagem escrita (SMS Token) para o telemóvel dos clientes quando pretendem aceder às suas contas, como medida de segurança extra.

Cliente CGD? SMS Token obrigatório a partir de setembro! Ative já

Os reguladores bancários vão ainda definir durante quanto tempo vai ser possível o uso do cartão de crédito para pagamentos online com uma segurança mais baixa. Mas tudo aponta que dentro de um ano a 18 meses vá mudar o uso dos cartões de crédito no mundo online.

 

Mas há algumas exceções…

Apesar da entrada de medidas reforçadas há algumas exceções. Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética, tal como os cartões pré-pagos. A Via Verde e os pagamentos de autoestradas e estacionamento, bem como os pagamentos de baixo valor continuam também sem qualquer alteração.

De acordo com a lei, os bancos que não cumpram tais medidas poderão ser responsabilizados por fraudes ou roubos nas contas.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    “Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética”
    E depois acontece como p.e. ir a um McDonald e o cartao não ler em lado nenhum porque os terminais novos só leiam o chip.

    1. Avatar de Tiago C
      Tiago C

      Sinto a mesmo frustração. Por essa razão sou obrigado a ir ao balcão pagar.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        E quando até no balcão não dá e têm de ir buscar um terminal da década passada sem bateria

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Todos os cartões refeição que tive tinham banda magnética e chip

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Os meus nunca tiveram

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isso é um problema do McDonalds. No self order e nos terminais fixos ao balcao, só aceitam Multibanco na maior parte das lojas. Não aceitam nem Visa nem Mastercard, independentemente de ser chip ou não

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isso é um problema do McDonalds. No self order e nos terminais fixos ao balcao, só aceitam Multibanco na maior parte das lojas. Não aceitam nem Visa nem Mastercard, independentemente de ser chip ou não

  2. Avatar de Zem
    Zem

    Usar sms em nome da segurança quando já está mais que provado que não é seguro…
    Muita gente com poder de decisão não sabe o que é SIM Swap.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      No resto da Europa a lei foi entendida nesse sentido. As SMS foram proibidas. Aqui passaram a obrigatórias. Sempre à frente.

    2. Avatar de óscar alho
      óscar alho

      tenta lá fazer um sim swap a ver se é assim tão fácil como dizes… só um totó é que não vê se o sim foi portado!

  3. Avatar de Artemus
    Artemus

    Próxima medida: SMS token pagas pelo cliente.

    1. Avatar de hsff
      hsff

      Não tenha qualquer duvida disso.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Não lhe dês ideias…

    3. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      sshhhh!!!

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O problema do SMS não é fácil de resolver! Os bancos optam pelo INSEGURO SMS porque existe imensa gente sem dados nos smartphones (não têm de todo/ esgota o limite) e tal impossibilita os bancos de utilizarem alguma aplicação de mensagens/ de confirmação pela Internet… quer dizer não impossibilita, poderiam ter isso como uma opção alternativa ao SMS para quem reunisse as condições para tal, o problema é que daria trabalho e toda a gente sabe que os bancos não vão ter trabalho extra a menos que sejam forçados a isso.
    Pessoalmente todos de nós deveríamos pedir aos bancos para criarem uma alternativa ao SMS que seja segura para quem possa ter Internet de dados no smartphone/ computador.
    Infelizmente não existe uma alternativa óbvia neste momento para a qual apontar, quer dizer até existe: SQRL (Secure Quick Reliable Login) que já existe aos anos a funcionar, e tem essa funcionalidade para entrar na conta de forma segura ou para confirmar a entrada na conta como um segundo factor de autenticação; confirmar transferências/ levantamentos e tudo o mais similar que os bancos possam necessitar, mas que só agora (passados cerca de 6 anos de desenvolvimento) está finalmente na fase final de conclusão da definição técnica do padrão a seguir ao pormenor com os documentos já públicos mas ainda a serem corrigidos por uma comunidade para corrigir todos os erros gramaticais e pormenores técnicos ausentes por exemplo. Os programas e aplicações para utilizar (Windows/ Wine/ Linux/ iOS/ Android) já existem há algum tempo, por isso não é apenas algo no “ar”.
    Para uma maior segurança só falta mesmo um dispositivo seguro dedicado só para o SQRL para evitar toda a questão da facilidade de comprometer os dispositivos normais (computadores, smartphones, tablets…).

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Esta medida é fácil de perceber.
    Chama-se Pin and Chip , e passa toda a responsabilidade para o cliente em operações que possam ser fraudulentas.
    Assim os retalhistas deixam de arcar com as culpas tal como os bancos.

    Abc

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Não, não passa toda a responsabilidade para o cliente. As situações são analisadas e arbitradas caso a caso. O que acontece é que com a banda magnética, o banco é sempre automaticamente considerado culpado for fornecer um sistema tão inseguro

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Estão confiantes que o consumidor vai sentir-se seguro sabendo que os potenciais prejuízos são colocados à instituição bancária.
    No entanto alguém vai ter de pagar essa segurança.
    Adivinhem quem?…

  7. Avatar de maxgiger
    maxgiger

    Tudo para eliminar o dinheiro físico. Depois dizem que é pela segurança. So se for dos bolsos deles, não o nosso.

  8. Avatar de PauloT
    PauloT

    … A noticia devia de falar qual a directiva que obrigou isto tudo, e referir que foi designado pela UE de “PSD2 ou DSP2”. 🙂 , na qual refere 3 alternativas a SMS ponto iii http://tinyurl.com/ybttukt7 (Banco de Portugal).

    Mas como alguém disse, esta segurança toda vai passar a responsabilidade para o utilizador final, ou seja autorizas-te uma transferência de $$$$$$$$ e vais ficar a arder com o guito.

    Eu pessoalmento gosto muito do cartão de coordenadas, é muito mais seguro, porque se o deixares em casa ninguém te assalta e leva o “banco”.

    🙂

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      o ideal era manterem as coordenadas e juntarem o SMS, assim era mais complicado haver “roubos”!!
      Não é muito prático, mas é mais seguro!!

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        o BPI faz isso mesmo. Coordenadas+SMS

        1. Avatar de A. Martins
          A. Martins

          pois… é o meu banco por acaso!! Isso é um factor positivo, agora no resto, é um banco para esquecer/odiar. Mas estou “preso” a ele por outras questões 🙁

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Não há nenhuma questão que te faça estar “preso” ao BPI. Eu libertei-me e também estava “preso por outras questões”. Basta quereres e libertas-te.

  9. Avatar de Thomas Mamede
    Thomas Mamede

    Há uma coisa que não entendo do texto e talvez me possa esclarecer: para levantar dinheiro nos ATM continua tudo na mesma?
    E, um exemplo prático, nas portagens? Ele vão mudar o sistema todo de pagamentos de cartão? É que segundo vejo eles passam sempre a banda magnética para validar o pagamento.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Está no artigo:

      “Mas há algumas exceções…
      Apesar da entrada de medidas reforçadas há algumas exceções. Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética, tal como os cartões pré-pagos. A Via Verde e os pagamentos de autoestradas e estacionamento, bem como os pagamentos de baixo valor continuam também sem qualquer alteração.”

  10. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Na Suiça quando faço uma transferencia bancaria me enviam sempre um sms com um codigo, mesmo para aceder a minha fatura do telemovel recebo um sms com um codigo, mesmo quando mudo de numero de telemovel na Apple Stor recebo um sms com um codigo para poder ativar a minha conta, sempre pensei que o sms token tivesse mais segurança, mas pelos comentarios que leio parece ser igual ao sistema anterior, me parece ter lido muitos engenheiros em seguança.

  11. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Com tantos engenheiros, porque sera que a Tugolandia nao avança como avançaram certos países, como CH, FR, D, DK, S, NL, LX e tantos outos sem falar nos USA, CA e CN, até os nossos irmaos Brasucas estao na nossa frente.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estão à frente em quê exatamente? Em Portugal já estamos milhas à frente, tendo o mbway que prescinde de todo esse sistema legacy remendado Visa/MC

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      USA está à frente? Ui ui. O pais com mais fraudes em cartões, bancos horríveis e onde ainda assinas para te cobrarem o cartão de crédito!! Muito à frente!!!

  12. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Para mim cartão de refeição não faz sentido nenhum porque raio temos que ter um cartão a parte e o dinheiro que está lá não vai para nossa conta bancaria ?????

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      “Nossa” não porque nem toda a gente tem cartão de refeição. O meu vai para a minha conta bancária.

      1. Avatar de Rodrigo Maia
        Rodrigo Maia

        Sim mas isso é o normal, mas quem tem é obrigado a utilizar para gastar o dinheiro que tem lá.

  13. Avatar de Ana Paula Gomes Francisco
    Ana Paula Gomes Francisco

    Gostava de saber como devo de abrir o banco ctt no meu telemóvel

  14. Avatar de Ana Paula Gomes Francisco
    Ana Paula Gomes Francisco

    Gostava de saber como devo de abrir o banco ctt no meu telemóvel