Smartphones chineses poderão passar a suportar banda 20

15 Comentários

Uma das maiores desvantagens apontadas a grande parte dos smartphones chineses é a sua incompatibilidade com a banda 20, resultando numa cobertura deficiente do LTE em países europeus.

Este problema poderá finalmente estar para acabar, graças ao anúncio da China Telecom, uma das maiores operadoras chinesas, que pretende implementar esta banda no país.

banda 20 LTE - China telecom


Um dos grandes problemas apontados aos smartphones de algumas marcas chinesas é a falta de compatibilidade destes equipamentos com a banda 20 que resulta numa cobertura deficiente da rede LTE em Portugal, o que afasta muitos consumidores deste tipo de equipamentos.

No nosso país, o LTE está dividido em três bandas: banda 20 (800 MHz), banda 3 (1800 MHz) e banda 7 (2600MHz). Enquanto as bandas 3 e 7 são de curto alcance e responsáveis pelo LTE no centro das cidades, a banda 20 tem uma maior proliferação e está presente nas zonas mais rurais ou locais mais remotos. Ao não suportar esta última banda, os smartphones chineses apenas conseguem captar LTE nos grandes centros urbanos, estando limitados ao 3G nos restantes locais.

Banda 20 LTE - China Telecom

Mas, segundo os últimos dados, este problema poderá ter uma resolução à vista. A China Telecom, a terceira maior operadora chinesa, comunicou recentemente a sua intenção de implementar a banda 20 na China. Embora este processo só deva estar concluído no final de 2017, é esperado que as restantes operadores sigam o mesmo caminho, obrigando assim as marcas chinesas a se adaptarem e a implementarem o suporte para este tipo de bandas nos seus smartphones.

Se até agora este era um problema para algumas pessoas e que impossibilitava a escolha de um smartphone chinês como a Xiaomi ou a Meizu, poderá brevemente estar resolvido. Se até aqui os modelos chineses já atraiam muitos consumidores, foi agora dado mais um passo que irá tornar estes modelos mais globalizados e que irá aumentar a sua atractividade.

Fonte: c114

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helio
    Helio

    Muitos com Mediatek trazem banda 20, ao contrario dos snapdragon

  2. Avatar de Ricardo Saraiva

    A banda 20 em Portugal também é utilizada nos centros urbanos. Tenho encontrado LTE nos 800 MHz por parte da NOS, meo e Vodafone em muitos locais no Concelho de Cascais.

    1. Avatar de Oxodor
      Oxodor

      Gostava de saber como é que se verifica isso!!
      Comprei um Xiaomi Redmi 3S versão internacional (com carregador EU, serviços Google já instalados, e 4G compatível com a banda 20).

      Como posso confirmar que ele trabalha mesmo na banda 20?

      Já pesquisei nas definições das redes e nada, em nenhuma definição indica a frequência ou banda da rede, só indicações de GSM, 3G e 4G.

      1. Avatar de int3
        int3

        Deve haver alguma aplicação que te diga em que frequências está a opera a tua ligação móvel.
        Se não haver então tem que ser com um analisador.

        1. Avatar de João
          João

          Nokia 108!!!!

        1. Avatar de Oxodor
          Oxodor

          Na Gearbest não encontrei a versão internacional, encontrei na Geekbuying o preço mais barato e comprei lá, mas além da Geekbuying também Honorbuy, Aliexpress, Igogo, etc, vendem a versão internacional e todos mencionam a banda 20 no 4G.
          ex.: http://www.igogo.es/product495224.html

          basta pesquisar por “Xiaomi Redmi 3S international”

          aliás foi no site da “Kimovil” que descobri que existia a versão internacional com banda 20… e acabei por comprar um…

  3. Avatar de Gy
    Gy

    escreve este numero no dial do telefoine e vê os resultados:
    *3001#12345#*

    1. Avatar de HB
      HB

      Esse codigo só funciona nos Iphones, no android é *#*#4636#*#*

      1. Avatar de Rub3n
      2. Avatar de Oxodor
        Oxodor

        Obrigado pelas dicas, assim que puder vou experimentar, e depois logo confirmo se a versão internacional do Redmi 3S tem mesmo a banda 20 ou não.

  4. Avatar de Ricardo Saraiva

    No meu equipamento que é um Lumia com o FW alterado para uma ROM Holandesa vejo no FieldTest marcando ##3282#

    Há uma app para android mas não sei se funciona bem em todos os equipamentos que é o LTE Discovery.

  5. Avatar de Aurinete moura ribeiro
    Aurinete moura ribeiro

    Gostei de fase a conpra por aqui

  6. Avatar de Oxodor
    Oxodor

    Nenhum dos códigos citados em cima funcionou até agora! :/