Bancos também vão vender Certificados de Aforro

13 Comentários

Desde sexta-feira que o tema “Certificados de Aforro” tem sido notícia. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E. referiu que Certificados de Aforro Serie tinha sido suspensa e na próxima segunda-feira começam a ser vendidos Certificados de Aforro Tipo F. Os bancos também vão poder vender certificados de aforro.

Bancos também vão vender Certificados de Aforro


Certificados de Aforro: Nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E. é a entidade pública a quem compete, gerir, de forma integrada, a tesouraria, o financiamento e a dívida pública direta do Estado.

Os Certificados de Aforro (CA) são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. Têm como característica principal o serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos.

Segundo o IGCP, a subscrição dos certificados de aforro da série F pode ser realizada através do AforroNet, nas lojas dos CTT – Correios de Portugal, S. A., na rede de Espaços Cidadão da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I. P., ou nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira ou de pagamentos inscrita no Banco de Portugal e indicadas para o efeito pelo IGCP, E.P.E.

Bancos também vão vender Certificados de Aforro

Esta nova série terá a duração de 15 anos, no entanto, a taxa máxima será de 2,5%, inferior aos 3,5% praticados na série E. Também não haverá um prémio inicial de subscrição de 1%.

O valor mínimo para subscrição dos CA mantém-se nos 100 euros, com o valor máximo a ser de 50.000 euros. Cada euro corresponde a uma unidade.

O AforroNet é um serviço que o IGCP coloca à disposição dos seus Clientes para efetuarem pedidos de Subscrição de produtos de Aforro em comercialização e de Resgate de Certificados do Tesouro e de CA da Série E, e Consultas à sua carteira.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mapril
    Mapril

    Com a mão do governo, o sonho húmido da banca atinge o clímax.

  2. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Que grande mama!!! E então quem subscreve no AFORRO NET? Não deveria RECEBER a comissão?

    https://www.publico.pt/2023/06/04/economia/noticia/bancos-vao-vender-certificados-aforro-2052161

    Todos os bancos vão poder vender Certificados de Aforro
    “Ao nível da subscrição, pagamos aos CTT 0,585% das subscrições até determinado valor, a partir do qual pagamos 0,26% pela subscrição”, disse então Miguel Martín quando questionado sobre o custo de vender estes produtos na rede CTT, referindo o interesse em alargar a rede de distribuidores, de forma a contornar também aquilo que disse ser o “desinteresse” da banca.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Comprem Bitcoin e deixem de dar a mamar ao estado.

    1. Avatar de GM
      GM

      …, para dar de mamar a outros, esses desconhecidos e incógnitos. ‘Tá certo!

      1. Avatar de sergio
        sergio

        vejo muitos “pseudo intelectuais” a falar nas bitcoins.
        Estão a esquecer-se que para receberem o dinheiro precisam de um segundo website que faça o câmbio, esse website cobra taxas? Estão a esquecer-se que a Europa já se prepara para cobrar impostos a quem tenha bitcoins? O “anonimato” é ilusão, a “isenção de impostos” é ilusão.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    utilizar os CTT só é necessário para abrir uma conta Aforro Net ou alterar o IBAN associado á conta aforronet, depois é so ativar o AforroNet, entrar e comprar certificados de aforro ou Tesouro, a transferência do dinheiro é feito por referência multibanco. os resgates dos certificados é transferido para o IBAN que colocar no registo do aforroNet. não será mais necessário colocar um pé nos CTT ou banco.
    https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNet.UI/Services/Login/Login.aspx

  5. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Dizem que o Estado estava a aumentar a dívida pública! Será que o Estado consegue comprar dinheiro mais barato do que através de Certificados? Lembrem-se que o Estado não paga ao juro que anuncia, ele ainda vai mamar 28% sobre o nosso rendimento.
    Isto foi manobra para, nomeadamente a CGD não aumentasse o juro a quem deposita. Eu até poderia acreditar mas, logo na mesma altura, darem a hipótese aos bancos, de venderem os certificados…
    Da minha parte, se tiver de comprar certificados de Aforro irei fazê-lo no CTT , pelo prazer de ver o desespero deles ao verem o dinheiro a sair. às tantas ainda tinha de pagar despesas de manutenção ao banco.

    1. Avatar de GM
      GM

      Isso, não, mas sempre davas a comissão por estarem a vender o “produto” na instituição. Sou subscritor, mas no AFORRONET. Os bancos limitem-se à sua função, emprestar dinheiro a quem precisa, pedindo emprestado aos depositantes, remunerando-os adequadamente. Já basta de comissões e de vender caro comprando barato ou a zeros!

  6. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    É só esquemas.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Mais uma mama para os bancos ganharem dinheiro sem terem de fazer um cú.
    Aumentar as taxas de juros dos depósitos é que não lhes interessa.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Não gostam portanto …

    Então deixem se fazer transações digitais e em especial de ter conta no banco…

    Ou nada vão mudar ….

    Parecendo difícil,

    Não é nada fácil…

    Mas se nada fizerem

    Também nada muda …

    Mas podem só ir reclamando da boca para fora e esperarem deitados … que alguém faça alguma coisa …

  9. Avatar de Milhões para uns migalhas para outros
    Milhões para uns migalhas para outros

    Enfim, assim vamos por Portugal. Em vez do estado “obrigar” os bancos a recompensar os depositantes, (visto que os juros dos depósitos a prazo “lambem” os 0%) oferece sim dinheiro do próprio estado (nosso portanto) para prestar um “serviço” que já era efectuado pelos CTT (e que tinha melhor taxa de juro a 3,5%). A partir de agora os certificados de aforro passam a render menos e os bancos a ganhar ainda mais em todas as frentes, pois lembremo-nos que também os créditos são hoje em dia bem mais “caros”. Embora algumas taxas, taxinhas e comissões dos bancos, venham a ser extintas, são certamente criadas outras. Temos portanto o estado como vassalo da banca. Resta saber quais (des)governantes e quanto embolsaram cada um ao favorecerem mais uma vez a banca e traindo mais uma vez o povo português.

  10. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    Vai ser é giro, a quantidade de gente que irá aos bancos para subscrever os certificados de aforro e vai ser convencido pelos funcionários do banco que “este outro produto que nós oferecemos é beeeeeeeeeeeeeeeeeeem melhor que os certificados de aforro” e depois puff fez-se o Chocapic. #RememberBES