Banco Santander Totta vai começar a cobrar pelas transferências MB WAY

85 Comentários

Depois do BPI e do BCP agora foi a vez do Banco Totta também se juntar ao grupo e começar a cobrar pelas transferências MB WAY.

Além do pagamento dessas transferências, o presidente do Santander Totta criticou ainda a isenção de custos do multibanco.

Banco Santander Totta vai começar a cobrar pelas transferências MB WAY


Um dos serviços mais interessantes em Portugal para transferências de dinheiro é sem dúvida o MB WAY. O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC, no entanto, este serviço vai começar a ser pago em alguns bancos (até ao momento).

Totta vai começar a cobrar por transferências MB WAY

Para o presidente do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida…

Aqui em Portugal temos custos de contexto interessantes, não se paga taxas nas ATM (caixas multibanco automáticas) e isso tem custos para o banco, tal como o MB Way tem custos para o banco

Relativamente ao MB WAY, o responsável indicou que o banco passará a cobrar transferências feitas através dessa ‘app’ (aplicação), juntando-se assim a bancos como o BPI e o BCP.

Banco Santander Totta vai começar a cobrar pelas transferências MB WAY

Pedro Castro e Almeida frisou que o banco quer que os clientes usem a app do próprio banco para fazerem transferências ‘online’ e disse que aí o banco vai isentar de custos os clientes que têm uma relação mais ativa com o banco, podendo cobrar no caso daqueles clientes esporádicos acima de determinado limite de transações.

As cobranças poderão surgir já no mês de julho, no entanto, não há informações sobre o valor que o Santander Totta passará a cobrar por transferências usando a app MB Way.

De relembrar que o banco BCP vai cobrar por transferências bancárias feitas por MB WAY a partir de 17 de junho 1,248 euros (incluindo imposto de selo). Já aos clientes que usem a aplicação do próprio banco serão cobrados 52 cêntimos (incluindo imposto do selo).

Já o BPI cobra desde 01 de maio 1,20 euros por transferências que se realizem através da app MB Way. Já na BPI App “o preçário continua isento (0 euros) para todos os clientes BPI”, disse fonte oficial deste banco.

Leia também…

MB WAY BPI: “Só por erro alguém faria transferências sem utilizar a nossa aplicação”

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    …próximo!!??!!

    1. Avatar de Mac
      Mac

      +1 – P R Ó X I M O ! ?
      Bom, calma que isto é apenas o começo. Para já € 1,20, depois € 2,50, € 4,90 e por ai fora… – Ninguém contesta, logo todos os bancos vão aproveitar o barco e beneficiar desta grande têta. E são mais uns Milhões nos lucros anuais dos acionistas destes “a g i o t a s” sem pudor que ainda há uns anos recorreram aos impostos de todos nós para se segurarem.
      A moda está a pegar e alarga-se também a outras empresas privadas como a NOS, que vai começar a cobrar de mansinho € 1,50 a cada 2 meses em todos os cartões SIM livres( € 9,00/ano); ou seja, como sacar mais de € 20.000.000,00 por ano aos pequenos…
      Viva o Capitalismo Selvagem.

      1. Avatar de A. Martins
        A. Martins

        +1 ….Robin Hood precisa-se!!….URGENTEMENTE!!

        1. Avatar de RCK
          RCK

          Não precisamos de um Robin Hood! Precisamos de um Joker! Isso sim!

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Basta alguma pesquisa e temos uma alternativa fora do monopolio financeiro portugues. 🙂

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/paypal-copia-o-servico-mbway-transferencias-gratis/

  2. Avatar de bruno
    bruno

    Os bancos para terem milhões de lucro, no final do ano, alguém tem de ser fo…., neste caso os clientes..

  3. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    O que vale é que tudo tem custos para os bancos. Coitadinhos, é só prejuízo e perder dinheiro…

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Se o custo que eles têm com cada transação for superior a 0.05 cêntimos fico muito admirado, dado que estamos a falar de transações ELETRONICAS, não há um único ser humano envolvido!!!

      1. Avatar de jose
        jose

        Então como o sistema bancário que realiza as transacções foi implementado? Como ele é gerido? Como se pagam os ciclos de cpu, storage, energia e afins necessários para manter o sistema?
        Por não haver bancários envolvidos não quer dizer que a operação por de trás não seja gigante. O orçamento anual para operações relativas a manter transacções bancárias é na casa dos milhões.
        Não obstante, para mim esse dinheiro não tem de ser imputado ao cliente da forma como é e nos montantes que é.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Isso é verdade, mas temos que ver o que se está aqui a falar.
          A SIBS já divulgou que a esmagadora maioria das operações do MBway é inferior a 10€, e muitos bancos querem cobrar 1€ ou mais!
          É mais de 10% de comissão por operação, o que neste caso particular é algo no mínimo revoltante para a maioria das pessoas!!

          1. Avatar de jose
            jose

            É claro que é revoltante, mas se fores a ver, os custos da SIBS nada têm a ver com os custos dos bancos, a SIBS process, mas depois cada entidade bancária tem de fazer a transacção independente em seus sistemas.
            Se fores a ver o que os bancos estão a cobrar é semelhante ao que cá cobram por transferencias no homebanking.

        2. Avatar de Pintor
          Pintor

          Pagam como tem pago até agora, utilizando aquilo que ganham investindo o que os clientes lá depositam, as comissões que a grande maioria dos clientes pagas pelas contas, com o que o estado lá tem injetado proveniente dos nossos impostos.

    2. Avatar de anon
      anon

      Bancos esquecem de que sem o dinheiro das pessoas estão falidos. Hão que financiar algumas das funcionalidades para manter os clientes.

    3. Avatar de tá

      Os custos são para os clientes dos bancos!
      Para os bancos são lucros! Afinal o produto de venda deles é dinheiro!

  4. Avatar de Fixo
    Fixo

    O que se chama “transferências MB Way” são transferências usando apenas o n.º de telefone de quem tenha aderido ao MB WAY, sem ser preciso número de conta/IBAN

    O preço dessas transferências usando a app do BPI é zero.
    Pelo que li, usando a app do Santander também é zero.
    (No BCP não sei, mas seria estranho se fosse diferente)

    Acho que o título do post está exagerado.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      A APP do santander não permite transferências MB Way usando apenas o nº do telemovel

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Espera por Julho. É quando está anunciada cobrança de taxa do Santander usando a app MB Way.

        Assisti em direto e ao vivo a esta cena com a app BPI – que passou a fazer transferências MB Way, sem pagar, e a gerar códigos de levantamento nas caixas Multibanco, como a app MB Way.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        A App do Santander é uma bela porcaria.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          É melhor que o netbanco. Alias são ambos uma bosta mas a app é ligeiramente superior em termos de disponibilização de informação

  5. Avatar de Victor
    Victor

    Vergonha, caminhamos a passos largos para um país terceiro-mundista

    1. Avatar de fc
      fc

      Eu diria que o primeiro-mundo é que é conhecido por cobrar comissões bancárias. Desde que me lembro há bancos nos estados unidos que cobram ao se fazer um levantamento numa ATM.

      1. Avatar de anon
        anon

        O que acontece quando tens que pagar a conta e devido à taxa de levantamento não consegues pagar porque falta-te dinheiro? Eu diria que o problema passa a ser do banco.

        1. Avatar de fc
          fc

          Nesse caso em que momento é que o banco está em incumprimento com algo que está contratado?

          1. Avatar de anon
            anon

            Como não? Imagina situação. O comerciante não aceita cartões. Tens que ir levantar dinheiro e pagar a taxa. Só tens dinheiro para pagar o que deves ao comerciante. Como fica?

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Não tens dinheiro para a taxa, não levantas o dinheiro. É simples. Logo não pagas o que queres comprar.

          1. Avatar de anon
            anon

            Não pago mas tenho dinheiro logo o problema não é meu. Simples. É como ir ao restaurante e não aceitarem alguns cartões refeição. Se não avisarem comes e não pagas.

        3. Avatar de Woot!
          Woot!

          É muito bonito falar mas na prática não funciona assim.
          Comes e não pagas? Giro. Já vim um engraçado tentar fazer isso numa cervejaria no colombo porque não estava escrito e o restaurante chamou a policia. Guess what. Obviamente que o homem teve de pagar.

          1. Avatar de anon
            anon

            E pagas como se eles não aceitam o teu cartão e o cartão não permite levantamentos? Chamar polícia não resolve nada.

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Palhaçada. Já nos cobrem pouco por comissões todos os meses.
    Estes bancos vão acabar por matar a melhor app portuguesa. É inevitável.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      …vai ser a debandada geral, graças a estas SANGUESSUGAS!!

    2. Avatar de anon
      anon

      Nem mais. Santander até cobra pela manutenção das contas de serviços mínimos. Chulos.

  7. Avatar de Peace
    Peace

    O ordenado deste senhor tb tem custos para o meu bolso.

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    O MB Way acabou de ser morto.

    1. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Mesmo!

    2. Avatar de anon
      anon

      Da mesma forma como os bancos têm medo das criptomoedas porque irão matar os bancos. É uma questão de tempo.

  9. Avatar de hugo
    hugo

    revolut é a solução

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Já se sabe que eles vão cobrar comissões em tudo o que possam cobrar. No Multibanco não o fazem porque não é permitido. De qualquer forma até compreenderia que algumas coisas no Multibanco fossem pagas. É que há pessoas que no dia de receber o salário vão à caixa Multibanco 3 ou 4 vezes no dia e tiram extratos em papel para ver se o dinheiro já entrou na conta. Já se sabe que quando é sem custos, há tendência aos abusos.

    1. Avatar de Daniela Couto
      Daniela Couto

      Mas nesse caso eu apoio que se coloque uma taxa sempre que tire mais do que um talão por dia num MB… Um talão justifica-se, mais do que isso aplicava-se a taxa e assim terminavam muitos abusos.
      Em relação ao MB Way, é tudo uma questão de tempo até a banca tradicional ser obrigada a aceitar a evolução da tecnologia.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        +1
        Excelente ideia! Uma taxa ambiental crescente (0c o primeiro, 10c o segundo, 20c o terceiro, …). E podem consultar no ecrã as vezes que quiserem sem qualquer custo!

    2. Avatar de anon
      anon

      O que uma coisa tem a ver com outra? Basta tirar a opção de papel. Simples.

  11. Avatar de RdB
    RdB

    Pelos vistos os clientes não são a prioridade no Santander Totta, infelizmente. Se efetivamente passarem a cobrar pelas transferências eu vou fechar conta no Santander Totta. Transfiro tudo para o Best e Big. Enfim… quem tudo quer tudo perde.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Para o Santander os clientes nunca foram prioridade é nem são tratados com grande respeito.
      Infelizmente não posso fechar a minha conta lá, se não já o tinha feito há anos.

  12. Avatar de Diogo Oliveira
    Diogo Oliveira

    Este é mais um motivo de deixar de ser cliente Santander e me levar a encerrar a conta.

    Tinha crédito habitação no Santander, mudei para um com muito melhor taxas e condições e no final sobrava a conta. Menos um cliente, não só pela questão MBWAY mas por me terem mostrado não ter qualquer interesse nos clientes.

    1. Avatar de Tiago Costa
      Tiago Costa

      Boas,
      Tambem tenho conta no Stantander com credito habitação, podes indicar para qual foi o banco que mudaste o credito?

      Obrigado,

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        CTT, investiga pois acho que vale a pena. Primeiro sabe as condições no CTT, depois ameaça o teu banco que vais mudar e vê se eles fazem contraproposta. Comigo resultou.

      2. Avatar de Diogo Oliveira
        Diogo Oliveira

        Pedi ajuda ao serviço do Doutor Finanças (faz pesquisa pelo nome no Google se não conheceres. Tem toda a info na net).

        Fizeram análise à minha situação e arranjaram-me para o Deutsche Bank com muito melhores condições. No total vou poupar cerca de 37000 euros no total do empréstimo e ainda deram 1% do valor total do financiamento para mudar de banco e cobriu os gastos todos.

        Atenção que o Deutsche Bank em Portugal foi vendido à ABANCA (Espanhola) mas mantém todas as condições contratualizadas. A mudança para a ABANCA será apenas em Julho.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Diogo, e quando foi celebrado o crédito inicial?
          É que para quem tenha créditos antigos com condições pré-crise, pode não compensar a mudança

          1. Avatar de Diogo Oliveira
            Diogo Oliveira

            Foi no ano de 2017. É um crédito recente.

            O serviço do Doutor Finanças é gratuito para o utilizador.

            Pode consulta-los e dirão se encontraram no mercado uma proposta melhor ou não.

  13. Avatar de eu
    eu

    MB Way é uma App fixe.
    Uma das que usa ocasionalmente.
    Com esta notícia, para mim a App morreu.

  14. Avatar de Joselito Fagundes
    Joselito Fagundes

    …por isso faço transferências por paypal…a custo zero!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      podes me so tirar uma duvida eu tenho o cartão de credito associado a conta do banco e tenho esse cartão de credito na conta do paypal quando me fazem uma transferência para o paypal o dinheiro vai parar a conta ou fica no paypal?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      podes me so tirar uma duvida eu tenho o cartão de credito associado a conta do banco e tenho esse cartão de credito na conta do paypal quando me fazem uma transferência para o paypal o dinheiro vai parar a conta ou fica no paypal?

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Se te transferirem dinheiro para a tua conta Paypal fica lá. Se quiseres a seguir transferir para a tua conta bancária é simples:
        https://www.paypal.com/pt/smarthelp/article/como-posso-transferir-o-saldo-da-minha-conta-do-paypal-para-minha-conta-banc%C3%A1ria-faq1189

        Já agora, numa conta PayPal com um cartão de crédito associado, o reembolso de uma compra paga, com o cartão de crédito, vai ser creditada no cartão de crédito.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Portanto o Santander Totta junta-se aos bancos de merda na cobrança de taxas por transferências via MB Way, porque isso tem custos para o banco. Os bancos também são custos para as pessoas.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Não confundas “transferência via MB Way” ou seja, entre aderentes ao MB Way usando apenas o nº de telefone com “transferências via a app MB Way”

      A app do BPI passou a fazer “transferências via MB Way” sem custos. Faz sentido que os outros bancos façam o mesmo.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Tal como no BPI e no BCP provavelmente no Santander só vai pagar quem não tem aqueles pacotes “obrigatórios” de contas. Eu sou cliente BPI e continuo sem pagar nada via MbWay com a Conta Valor.

  16. Avatar de Pintor
    Pintor

    Não deve faltar muito para começarem a taxar a utilização do MB.

    1. Avatar de anon
      anon

      Podes ter a certeza que os bancos que começarem a cobrar vão perder maior parte dos clientes.

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        Os Bancos como qualquer cartel ,vão agir em conjunto caso sigam por esse caminho, começam todos a taxar.
        No entanto é como tudo, quem tem mais que a maioria continua a poder negociar com os bancos taxas de juro e isenção de despesas de conta, cartões e todo o mais e ainda recebe bilhetes para espetáculos entre outros “mimos”.

  17. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Assinem a queixa que está no site da DECO… antes de falarem por aqui… assinem lá e contestem…

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os Bancos são cada vez menos sérios com os clientes. Os custos que o Santander refere, derivam do facto de os Bancos estarem a apostar na inovação a, qual lhes permite reduzir substancialmente os custos com pessoal.
    Os ATM e o MBWAY fazem parte dessa estratégia, o Santander já tem um balcão totalmente automatizado, pelo que ganha muito mais do que perde.
    Não deixa de ser interessante olhar para os bancos que continuam a receber juros pelo dinheiro que emprestam, mas deixaram de pagar juros ao dinheiro que os clientes lhes emprestam (Depósitos). Um cliente para receber umas migalhas pelo seu dinheiro tem que pedir ao Banco que o aplique, mas por sua própria conta e risco. Assim o Banco vai fazer negócio com o nosso dinheiro, se a coisa correr bem ganha o banco e o cliente, se correr mal, o Banco não perde (até pode ganhar) mas o cliente perde.
    Portanto um cliente é visto hoje por um Banco como uma vaca leiteira onde se vai buscar comissões e, se for preciso, ainda existem os contribuintes para suportar os prejuizos.
    Um banco que aumentou os seus lucros em 5%, nos 3 primeiros meses do ano, vem para aqui queixar-se de custos? Custa a acreditar que se fale a sério, mas não custa nada acreditar que se quer mesmo fazer passar as pessoas por estúpidas.

  19. Avatar de big
    big

    Não conheço banco mais interessado de subtrair dinheiro aos seus clientes como o Santander Totta, possui lá conta, e cobraram todos meses perto de 5 euros de comissões (mesmo tendo o ordenado lá domiciliado), além disso terminaram todas as contas sem comissões (tirando obviamente a conta associada aos serviços mínimos bancários que o banco de Portugal os obriga a suportar), transferências Imediatas são possíveis mas são cobradas a 1,20 cada, podem por exemplo adquirir pacotes de transferências Imediatas com um valor mensal de €2.5 que permite até 5 transferências por mês mas as transferências não realizadas não são acumuláveis no próximos mês (que palhaçada). Para mim sem sombra de dúvida este banco é o banco com uma atitude comercial mais agressiva que conheci (por estas e outras razões) quererem cobrarem o MBWay era só uma questão de tempo e pelos vistos pelo discurso do director do banco se for por eles não param por aqui.

  20. Avatar de Cascas
    Cascas

    Não é por acaso que andam a fazer publicidade em algumas loja…
    Ninguém dá nada a ninguém…..

  21. Avatar de GILBERTO SILVA
    GILBERTO SILVA

    Ele fala como se fosse apenas em Portugal que não se paga taxas nas ATM , noutros paises também existem ATM’s em que não se paga taxas e os custos são suportados pelos bancos. Curiosamente no UK o Santander não se queixa desses custos… e ainda assim lucram.
    Querem é aproveitar-se e roubar ainda mais … já não bastam as taxas e custos de manutencao … Lá fora não há custos e ainda nos pagam para mudar .

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      De acordo. Trabalho no estrangeiro, tenho conta e cartões no estrangeiro e não pago comissões, nem de levantamento nem de manutenção de conta. Já para não falar que também não cobram anuidades de cartões, crédito ou débito. Além disso, taxas de juro para crédito pessoal ou habitação muito mais interessante que em Portugal. Infelizmente no nosso país impera a lei do roubo e baixos salários e é por isto, e não só, que muita gente decide deixar o país.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parabéns ao Santander! Hoje foi a primeira e última vez que fiz pagamentos com o MBway. Acabaram de matar o serviço! E acabaram de perder um cliente.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu bem gostava de poder deixar de ser cliente destes chupistas que cobram comissões, abusivas, por tudo e por nada. É uma tristeza ver que nada se faz em relação a estes constantes abusos por parte da banca e outras entidades.

  23. Avatar de anon
    anon

    No dia em que bancos começarem a cobrar por usar o multibanco, podem bem ir embora porque pessoal vai começar a tirar o dinheiro. Este Pedro Castro é um burro de tamanho de um elefante!

  24. Avatar de Rui Magalhães
    Rui Magalhães

    O que é estranho nesta situação toda é o silêncio ensurdecedor da SIBS, criadora da app MBWAY.
    Os bancos estão a matar a app e a SIBS nada diz.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      +1 totalmente de acordo!! Também não compreendo!!.. ou então, na pior das hipóteses, foi tudo planeado para ganharem todos. Se foi o caso, enganaram-se redondamente!!

      1. Avatar de jose
        jose

        Meus amigos, por acaso vocês conhecem a base accionista da SIBS?
        Procurem e vão encontrar quem mete dinheiro na SIBS e quem lucra com essa circulação de dinheiro..
        Só gente ingénua..

  25. Avatar de Ismael Carvalho
    Ismael Carvalho

    O Banco CCT não cobra taxa nem comissões de conta

  26. Avatar de José Miguel Santos
    José Miguel Santos

    Mercado livre. Usem as armas que eles usam, não sejam gado.
    Já existem outras alternativas para pagamentos electrónicos. Qualquer dia nem conta bancária preciso.

  27. Avatar de Marco
    Marco

    Façam como os alemães, paguem tudo em dinheiro vivo (o que for possível claro).

  28. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como perder clientes. Era toda a gente que tenha conta no totta e use a app mudar de banco se de hj para amanha perdessem 1000 clientes abriam logo os olhos

    1. Avatar de anon
      anon

      Podes ter a certeza de que se as moedas virtuais fossem mais estáveis e pessoas confiassem todo o setor bancário ia simplesmente a vida. Depois choram quando isso acontecer.

  29. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    “o presidente do Santander Totta criticou ainda a isenção de custos do multibanco.”

    Eu critico os valores absurdos cobrados pelos bancos para quase todos os serviços, critico os prémios dos administradores, critico as taxas de juros que oferecem nas contas a prazo, etc etc etc

    1. Avatar de jose
      jose

      Eu não critico nada, são entidades privadas, podem pagar quanto quiserem e bem entenderem e cobrarem dentro dos limites da regulamentação do BdP.
      Eu devido ao meu activo não tenho banco nenhum que me cobre o quer que seja, é tudo oferta, mas se tivesse nessa posição de pagar 5 euros mensais como muitos se queixam, já teria tudo em banca online, não preciso de balcões para nada, o modelo está mais que ultrapassado e tem custos absurdos que são imputados ao cliente de 1001 formas.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Se não criticas nada, porque é que criticas o pagamento das comissões mensais?!?!?!?!

        1. Avatar de jose
          jose

          Não critico no meu caso pessoal, que não pago nem nunca pagarei nada disso, apenas o referi para mencionar que existem alternativas, e que se estivesse do lado de alguns que aqui andam já me teria mudado, nada vos impede de receber ordenado num revolut, n26, DKB, monzo, best, etc..

  30. Avatar de Lumia
    Lumia

    gerar cartões mb net também vai ser cobrado algum valor? ou isto é mesmo só para transferências?

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      pois essa também eu quero saber, não consigo encontrar resposta em lado algum

      1. Avatar de A.Martins
        A.Martins

        Upss!! Acabaram de os lembrar de mais uma fonte de receita!!