AxcessPoint – Internet a partir de qualquer lugar do mundo

25 Comentários

A Internet é nos dias de hoje o meio de comunicação mais utilizado em todo o mundo! Enquanto utilizadores, estamos sempre à espera que um e-mail nos chegue, que alguém nos coloque uma informação no nosso mural ou escreva uma mensagem no MSN ou Skype, etc etc.

E quando não temos como aceder à Internet? Apesar de este tipo de situações ser cada vez mais escasso a verdade é que mesmo em Portugal existem locais onde a Internet não chega.

ir_00

Tal como em Portugal, são muitos os locais onde não há sinal para ligação a maior rede de comunicação do mundo. Na semana passada a empresa Iridium (consórcio dirigido pela empresa norte-americana Motorola, que possui um sofisticado sistema de telecomunicações baseado numa grande e complexa constelação formada por 66 satélites “LEO” ou de órbita polar baixa – órbita de baixa altitude) apresentou uma solução interessante baptizada com o nome AxcessPoint.

Segundo a empresa, o AxcessPoint hotspot wifi permite que blackberrys,  iDevices (iPads, iPhones ou iPods) e até mesmo dispositivos com Windows se  liguem à Internet via satélite, através de um telefone. Apesar da largura de banda não ser elevada, a empresa afirma que é suficiente para se aceder ao e-mail e outras tarefas idênticas (ex. aceder às redes sociais, etc).

iris_02

No seguimento desta solução a Iridium disponibilizou também a Iridium AxcessPoint Mail & Web (ver aqui) que oferece agora um ligação confiável à Internet, a partir de qualquer lugar do mundo para os mais de 250 milhões de utilizadores da Apple.

Segundo Joel Thompson, vice-presidente de gestão de produto da Iridium. “Esta solução foi desenvolvida com o objectivo de cumprirmos a nossa missão de estender a conectividade portátil a lugares onde nunca antes foi possível. Com o AxcessPoint as instituições/organizações podem agora facilmente trocar informações via Internet, independentemente da sua localização no planeta (na terra ou no mar)”.

Press Release Iridium Communications


CLEAN, Va., Nov. 22, 2011 (GLOBE NEWSWIRE) — Iridium Communications Inc. (Nasdaq:IRDM) announces that its Iridium® AxcessPoint Mail & Web App is now available for Apple operating system (iOS) devices. This development makes it possible for devices such as the iPhone, iPad and iPod Touch to connect over the world’s furthest reaching communications network, Iridium.

The company launched the Iridium AxcessPoint Wi-Fi hotspot with BlackBerry support, as well as with apps for Mac and Windows laptops, in September 2011. With today’s app rollout, Iridium continues to expand the universe of smartphones that can now communicate on 90 percent of the planet not covered by traditional wireless networks.

“Iridium AxcessPoint Mail & Web now provides a reliable email and Internet connection anywhere in the world for the more than 250 million Apple iOS device users,” said Joel Thompson, vice president, product management, Iridium. “This first-of-its-kind capability embodies our Iridium ForceSM vision — Iridium’s commitment to extending handheld connectivity in places never before possible and through devices customers already own. More and more we see enterprise, government and NGO organizations requiring connectivity for their employees regardless of their location on the planet.”

The Iridium AxcessPoint Wi-Fi hotspot accessory is a portable and lightweight modem that easily connects devices to Iridium using an Iridium Extreme™ or Iridium 9555 satellite phone. It is available through the global Iridium partner ecosystem with a suggested retail price of less than $200 (USD). The free Iridium AxcessPoint Mail & Web App for Apple devices is available on Apple’s iTunes store.

Iridium AxcessPoint Mail & Web features built-in firewall protection to block extraneous Internet traffic providing data speeds up to five times faster for web browsing and 15 times faster for email. This optimization software allows for offline viewing and composition of emails. It also enables configuration and filtering of large data files and attachments, as well as mid-file restart of attachment transfers if required.

Iridium AxcessPoint Mail & Web is part of the Iridium AxcessPoint suite of products. This Wi-Fi suite includes the Iridium AxcessPoint Wi-Fi hotspot accessory and the Iridium AxcessPoint Connect downloadable application. Iridium AxcessPoint Connect turns any Windows laptop into a global Wi-Fi hotspot when connected to an Iridium Extreme or Iridium 9555 satellite phone.

In order to use the Iridium AxcessPoint Wi-Fi hotspot accessory and Apple iOS app for Iridium AxcessPoint Mail & Web, users must have an Iridium 9555 or Iridium Extreme satellite phone with a valid subscription. Standard usage fees for airtime are charged. To purchase a satellite phone or Iridium AxcessPoint accessory, visitwww.iridium.com to find a reseller. In addition, users should go to www.iridiumaxcesspoint.com to register for the Iridium AxcessPoint Mail & Web App and receive full set-up instructions for their device.

Download: Iridium AxcessPoint Mail & Web [5,7 MB]

Homepage: Iridium

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Excelente noticia , agora precisamos que este acesso seja extensível a outras plataformas .

    Como sempre noticias em cima do acontecimento

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  2. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Já agora, como é que o sistema funciona na prática? Que tipo de equipamentos são necessários? Exige o pagamento de alguma mensalidade?

    1. Avatar de jgrade
      jgrade

      directamente do site deles:
      “Iridium AxcessPoint Connect must be installed on a laptop with Windows OS and connected to an Iridium phone with satellite data service via a USB cable.”

    2. Avatar de Fellipe

      Pode ter certeza que as tarifas estão na estratosfera!

  3. Avatar de Rui Capucho
    Rui Capucho

    To boldly go where no net has gone before!

  4. Avatar de Valente
    Valente

    A minha principal curiosidade vai para as baterias deste dispositivos. Como se carregam se se está num deserto, num local longinquo isolado, etc.

    Isto faz-me lembrar quando estive na tropa (noutros tempos) eu era das comunicações e no campo, para pôr o Emissor de Rádio a trabalhar era preciso estar um recruta sentado num banquinho a pedalar, tal como numa bicicleta, para pôr um gerador a rodar a gerar a energia necessária para o emissor.
    Outros tempos, outras “tecnologias” !!!

    1. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      Há videos disto, carregas com um pequeno painel solar que é deixado no acampamento a carregar 😉

      Cumpts

      1. Avatar de Valente
        Valente

        É verdade, não me lembrei disso.

        Obrigado

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Além disso, um dínamo é sempre uma alternativa em dias pouco soalheiros, quer na tua “bicicleta” ou ligado a um gerador eólico se houver vento favorável. Felizmente as energias renováveis são portáteis 🙂

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Barato não deve ser.

  6. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Pensei que a Iridium tinha falido à largos anos. Pelos vistos não.

  7. Avatar de LMSS
    LMSS

    Corrigam:
    Segundo a empresa, o AxcessPoint hotspot wifi permite que backberrys,

  8. Avatar de Je
    Je

    A tooway (http://pt.toowaysat.com/) também disponibiliza internet via satélite.

    Não confundir com este artigo, isto é para ter net no telemóvel… e a tooway é para quem quer ter Internet na empresa ou em casa mas não tem nada à volta (adsl, cabo, fibra-óptica, net por operador móvel… ou tem um desempenho demasiado mau).
    Também podem levar tudo no todo o terreno/ roulote na Europa desde que consigam orientar a antena parabólica e tenha energia eléctrica (tomada ou gerador).

    1. Avatar de adasd
      adasd

      nada disso. isto é para usar a ligação do telefone iridium para ter net.

  9. Avatar de aver
    aver

    Resumindo – não se percebe lá grande coisa. Fui atrás da app para iPhone, que só funciona com o seguinte hardware:

    1. Router Iridium AxcessPoint WiFi
    2. Telefone satélite Iridium 9555 ou 9575, que está na segunda fotografia do post.

    É preciso ter um plano Active Iridium, sendo cobrado um valor pela utilização.

    Se forem lá para “atrás das pedras, onde Judas perdeu as botas” (nas Beiras) encontram sítios sem 3G (e sem rede móvel) onde uma coisas destas dava jeito. Não sei é o preço a que isto fica e a qualidade do serviço.

    1. Avatar de Beirão
      Beirão

      “atrás das pedras….(nas Beiras)” que comentário mais desagradável, para não adjectivar de outra forma mais forte e grosseira pois seria merecida. Tenha tento na escrita “Aver” quando se refere às Beiras pois estas têm muito de que se orgulham, portugueses ilustres que contribuiram para engrandecer o nosso Portugal. Viriato, Grão Vasco, Aquilino Ribeiro, entre tantos outros dizem~lhe alguma coisa?
      Ignorante.

      1. Avatar de aver
        aver

        Beirão que não conhece as Beiras, diria eu.

        Não há nenum sítio nas Beiras sem 3G e sem rede móvel a que se pode aplicar a expressão “atrás das pedras onde Judas perdeu as botas” ? Posso-te indicar vários.

        O Aquilino Ribeiro diz-me alguma coisa, não muito. Não procurei mas não me admira que usasse a mesma expressão referindo-se a algum lugar em Portugal. Mas googla pelas expressões “atrás das pedras” e “onde Judas perdeu as botas” e verás que são expressões bastante frequentes.

        Eu sou um um simples ignorante, admirador da “Casa dos Segredos”. Apreciador de broa, queijo e vinho americano. E bastante ralado com os insultos que me possas dirigir, ó descendete de Viriato. 😉

        P.S. E sobre o tema do post, que é o que me traz aqui, tens alguma coisa a dizer ?

        1. Avatar de hammer
          hammer

          1512 internet points!

        2. Avatar de Fernando Meira
          Fernando Meira

          Podes dizer que não há nenhum e eu provo-te que só queria notas de 100€ de aldeias com mais do que 1.000 habitantes sem qualquer rede de 2G suficiente para enviar um SMS.

          São muitas mesmo.

          E muitas delas nem estão nada remotas …

          … primeiro podes conhecer as Beiras e depois … opinas.

  10. Avatar de Mourcão
    Mourcão

    Ó Beirão, nada de nervos, pois esses ilustres beirões não eram tecnologicamente evoluídos, e mais a mais, Judas Iscariot nem pelas Beiras andou, e muito menos ali perdeu as botas.O mais que podia perder era o acesso 3G e isto só em algumas operadoras.

  11. Avatar de unknown
    unknown

    Ter net no deserto… que sonho xD ou então numa ilha deserta LOOOL (vendo bem a coisa, iria salvar vidas hehehe :O)

  12. Avatar de Lm
    Lm

    Ou seja, ja nem numa ilha deserta um tipo pode estar descansado! 😀

  13. Avatar de Kanda kassobo
    Kanda kassobo

    Lá vai mais uma razão,
    Eu só uso Apple e blackberry

    De Angola