Avião totalmente elétrico pode voar 965 km com uma única carga

17 Comentários

Não pensem que estamos na era só dos automóveis elétricos, nem pensar, este conceito está a propagar-se a tudo que é veículo, desde as motos, passando pelos veículos pesados até mesmo aos aviões.

A empresa Eviation apresentou o seu primeiro protótipo de uma aeronave totalmente elétrica que terá uma autonomia para voar cerca de 965 quilómetros. Este pequeno avião tem a capacidade para transportar seis passageiros e dois membros da tripulação.


O modelo de negócio que a empresa tem em mente é uma espécie de Uber da aviação. Pequenas aeronaves que tenham custos baixos no que toca à sua manutenção e operação.

A esta altura, em que estamos mais ligados do que nunca, as nossas opções de mobilidade devem adaptar-se para refletir este novo e eficiente futuro. A nossa aeronave totalmente elétrica representa uma chance para que as pessoas se movam com a velocidade e o impacto que a nossa economia global agora exige.

Referiu o CEO da empresa Omer Bar-Yohay.

Embora o protótipo da EviationAircraft tenha sido apenas revelado, a empresa afirma que já realizou missões de prova de conceito. A Electrek informa que a Eviation pretende avançar para os estágios de certificação e comercialização até 2018, embora o primeiro modelo de produção possa não chegar até 2020.

 

O potencial do avião elétrico

De acordo com a Comissão Global Europeia para as Alterações Climáticas, o setor aéreo representa mais de dois por cento das emissões totais do mundo. “Se a aviação global fosse um país, seria classificada nos 10 principais emissores”, afirma a Comissão. Claramente, deslocar o setor aéreo para longe dos combustíveis produtores de gases com efeito de estufa é um aspeto fundamental para mudança ambiental global.

A aeronave da Eviation poderia ser um elemento-chave para instigar essa mudança, pois o objetivo da empresa é fornecer serviços “que em custo bata o combustível fóssil mas que tenha zero emissões”. Ao tornar as suas aeronaves atraentes no campo económico como no campo ambiental, a empresa forneceria um serviço que as pessoas precisam, enquanto também ajuda a salvar o meio ambiente.

 

NASA grande impulsionadora do conceito

O setor elétrico de transporte aéreo está a observar um crescimento significativo, o que é graças à NASA, que atualmente está envolvida em vários projetos.

O Eviation Aircraft é, na verdade, parte do programa On-Demand Mobility da agência, e a NASA também é responsável pelo GL-10, um conceito elétrico que funciona como uma mistura de um helicóptero e um avião.

Outra pioneira é a empresa Wright Electric, que planeia fazer uma aeronave muito maior que a apresentada agora pela Eviation. O Wright terá uma capacidade para transportar 150 pessoas, o que significa que poderá substituir aeronaves tradicionais nos voos de médio curso, como de Nova Iorque a Boston, por exemplo.

Se algum desses projetos se concretizar, seriam um grande passo em frente no esforço global para acabar com nossa dependência de combustíveis fosseis e desfazer alguns dos danos que já fizemos ao meio ambiente.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Ate no espaço os motores serão elétricos , e alguns já foram testados em sondas.

    1. Avatar de int3
      int3

      mas a propulsion é muito pouca.
      há uma sonda que tem um propulsor de iões e guess what? pouco acelera. mas obviamente ao longo do tempo pode chegar a uma velocidade até 0.1c em 100 anos ou pouco mais. o problema é abrandar. precisas da mesma energia que usaste…

    2. Avatar de Toder
      Toder

      No espaço as baterias são elétricas e sao carregadas a partir do sol, mas os motores principais sao a combustível

  2. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Já estou a imaginar, entro no avião, e o avião: para onde senhor? E eu: para Faro, Algarve, Portugal. E aí vai a aeronave sozinha, sem pilotos, sem poluição, uma maravilha.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      “Senhor, agora está a decorrer um update de antivírus e depois decorre um reinício. Por favor espere 30 min… ” ou então: “decorreu um erro na Actualização, viagem não é possível, por favor contacte o administrador”. Ou então: “veículo invadido e bloqueado, deposite xxxxxxxx bitcoin para desbloquear o software e poder utilizar o veículo”

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Uma maravilha

      2. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Um idiota poderia colocar sistemas windows num avião, sem dúvida!
        Contudo, o mais óbvio é escolher algo mais estável tipo alguma variação do Linux, ou fazer um sistema operativo de raiz para reduzir ao mínimo o que pode ser atacado, oferecendo só o estritamente necessário para não abrir brechas desnecessárias.
        A menos é claro que a empresa queira deixar de vender rapidamente, acho que serão cuidadosos com essa parte… desde que não sejam desenhados na China claro, aí TERÁ de ter vulnerabilidades, porque o governo de lá não permitiria de nenhuma outra maneira.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Os navios deviam seguir o mesmo rumo, quanto mais cedo melhor…não imaginam os cargueiros e cruzeiros a quantidade de poluentes que emitem e combustível consumido.

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      A maioria dos grandes, os motores já são eletricos…:-)
      Apenas ainda usam é um gerador diesel para fornecer a energia necessária.
      Mas já existe o Yara Birkeland, 100% electrico, em projecto pelo menos…:)

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    se daqui a 15 anos as energias limpas (alternativa/elétrica/ecológica) combinadas suprirem 10% das necessidades mundiais já será muito bom.
    Ao ritmo da necessidade energética global o petróleo e carvão continuarão a ser a esmagadora maioria.
    Ou há uma mudança radical ou então não antevejo assim tanto avanço na prática e de forma massiva em tão pouco tempo para a energia elétrica nos transportes (camiões, aeronaves, navios), já para não mencionar a sua aplicabilidade a outras indústrias.

    1. Avatar de Sad...
      Sad…

      E o problema e que o consumo energetico tem vindo a aumentar consideravelmente, por isso tem mesmo de se encontrar uma alternativa viavel aos combustiveis fosseis.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        o meu comentário vem de encontro justamente a essa ideia… de que o consumo energético tem aumentado desenfreadamente nas últimas décadas. Daí apontarem para uns possíveis 10% de energias alternativas, face ao petróleo e carvão no espaço de 15 anos.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Os cogumelos venenos (e o veneno de cobra) também são naturais mas se os comer morre. Que mania de achar que tudo o que é natural é bom.
      A natureza já refina petróleo e queima os combustíveis refinados? E faz sardinhadas com carvão? Essa é novidade para mim..

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Post errado. E agora não dá para apagar 🙁

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, claro.
      Até no tempo dos dinossauros os velociraptors tinham motor V8 de 600 cavalos.
      Ganha Juízo!!!

    4. Avatar de Victor
      Victor

      com todo respeito em resposta. acho que precisa arrebitar mais esses neuronios.