Avião onde viajava Ursula von der Leyen alvo de “interferência” ao sistema GPS

30 Comentários

O avião em que seguia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi alvo de uma possível interferência. Tudo aconteceu no passado domingo, 31 de agosto de 2025, durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, na Bulgária. Segundo as informações, a aeronave perdeu repentinamente o sinal GPS.


Segundo revela o Financial Times, o piloto foi obrigado a contornar o aeroporto por cerca de uma hora até realizar o pouso usando mapas de papel, uma forma de navegação manual tradicional.

Avião sofreu aparentemente um ataque de jamming e spoofing ao sistema GPS

Segundo autoridades, trata-se de um possível ataque de jamming (bloqueio) e spoofing (falsificação) de GPS, com suspeita de autoria russa. Esses métodos, antes exclusivos de operações militares, têm sido cada vez mais utilizados por Moscovo para perturbar operações civis em países da Europa de Leste.

A escalada deste tipo de interferência preocupa, pois pode representar um risco significativo para a segurança da aviação civil.

A Rússia já veio negar as acusações, mas as autoridades europeias, incluindo a Comissão Europeia, estão a tratar deste episódio com seriedade, denunciando um padrão crescente de ataques eletrónicos perto das fronteiras.

Esse incidente ocorre num contexto de crescente tensão na região, com relatos frequentes de jamming de GPS e interferência eletrónica em países vizinhos da Rússia. As autoridades europeias alertam para a vulnerabilidade das infraestruturas civis a este tipo de ataque tecnológico.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    O jamming afetaria todos os dispositivos na área e não apenas um avião. Há relatos de mais falhas?
    É que tem sido permanente este tipo de jamming, principalmente antes de um ataque russo

    1. Avatar de José S.
      José S.

      É possível fazer um ataque RF direccionado a um ponto. Aliás, é a única maneira de o fazer de um sinal que vem do espaço.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        exacto

      2. Avatar de Marco
        Marco

        A um ponto que tu saibas onde fica.
        Só os EUA é que teem acesso, para fazer espionagem de quais os aviões, em determinada zona.
        Não acredito que a Russia consiga alterar o que seja , do sul da polónia para baixo.

        E depois temos que ver que um avião move-se a grande velocidade.Para fazer uma coisa dessas tens que o seguir, ou seja ter sempre as cordenadas dele.

        Mas para mim, isto é ou propaganda, ou os EUA a darem uma chicotada psicologica na Burrsula, para que ela baixe a bolinha.Essa fulana, já trouxe demasiados problemas aos povos europeus e até não europeus.

        A China po-la no lugar dela, quando ela decidiu seguir o Maricon, á China, a China recambiaou-a de volta, mas obrigou-a a estar nas filas de espera,etc como qualquer outro cidadão.

        E depois esse tipo de antena que falas e sistema teem que ser uma coisa brutal, para conseguir direccionar um sinal para determinada area.

        Não sei se dá para fazer uma coisa dessas com máquinas de lavar.

        1. Avatar de Rui Pacheco
          Rui Pacheco

          Chicotada aos Europeus… como se não é isso que os EUA pretendessem lol.. É com cada uma, a tua análise sobre espionagem não esta incorreta.

          Mas dizeres que os EUA não querem que dê chicotada aos Europeus, porque é que achas que a Europa não tem a sua força militar? Depende dos EUA por algo…

          Logo sim, é do interesse dos EUA ter a Europa nas mãos e a levar chicotadas, antes nós que eles!

          1. Avatar de Julio
            Julio

            Concordo consigo.

            A Chicotada indirectamente calha-nos a nós por completo, as elites nunca sofrem as consequencias.

            Sobre a Força Militar Europeia, nem sei se isso era bom.
            Já olhou para a História da Europa?
            As maiores guerras do Mundo são travadas aqui, dezenas e dezenas de Milhões de cada vez, que desaparecem, centenas de milhões em puro sufrimento.

            Eu percebo onde quere chegar, mas eu tenho muito medo do dia em que houver uma militarização á séria(já esta a ser posta em andamento), pois isso significa o sufrimento de centenas de milhões de Europeus, e a morte de pelo menos dezenas e dezenas de milhões.

            Nós não temos capacidade/responsabilidade para deter tal puder, e quando o temos, corrempe-nos por completo, e destruimos tudo.
            Veja o que aconteceu no mundo desde a altura dos descubrimentos, é um horror sem fim.

            Mas eu seria a favor de termos o nosso sistema de defesa, entenda-se defesa e não meios de ataque.
            Os nossso canais de comunicações,controlo,etc
            Mas eu sei que o sistema que contruirmos para defesa, será usado para atacar os outros.

    2. Avatar de Sail
      Sail

      Não precisamente pois cada dispositivo GPS tem o seu próprio código. Se souberem o código podem afetar o GPS.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Não são os russos afinal eles não têm sequer botas, dizem que andam a lançar máquinas de lavar usadas, só que claro são pesadas e onde caiem fazem estragos.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      São eles e os seus aliados! O facto é que roubaram aos milhares máquinas de lavar e televisores. Os pais do meu cunhado ucranianos foram vítimas dos russos! Por cá poucas is conhecem, mas os russos na sua maioria é um povo de pobretanas invejosos, odeiam sempre quem vive melhor do que eles. Os ucranianos, apesar de tudo viviam melhor, estavam a portador muito. Claro, que isso, na essência foi motivo para “implicação” e para invasão. Têm medo de serem a única “grande” potência miserável com uma nação paupérrima fora de S. Petersburgo e Moscovo.

      1. Avatar de Rui Pacheco
        Rui Pacheco

        Normal que vivessem melhor, um dos paises mais corruptos do mundo, esperavas o quê?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Já não é. O zé lenços da voz de bagaço mandou fechar as agências que investigam a corrupção.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Mário, ainda por cima mandam as máquinas com o tambor cheio de roupa velha
      É um win-win.
      Enquanto atacam um alvo livram-se do lixo que têm lá pelo quartel

      Estes Russos são loucos.

  3. Avatar de MLopes
    MLopes

    a ser verdade que foi mesmo uma interferência intencional o mais provável é que sejam os eua e/ou israel a fazerem das suas.
    ao mesmo tempo que deixa(m) um aviso à união europeia aproveitam para culparem terceiros e acicatarem mais algumas hostilidades.
    nada de novo portanto…

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Não, já há vários relatórios de várias origens e companhias aéreas sobre o problema. A origem parece ser do enclave Russo de Kalinengrado e com o objetivo de perturbar/sabotar o GPS dos estados bálticos e de leste.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        A culpa ou é dos russos ou das alterações climáticas

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        a validade dessa informação depende da sua fonte e, neste caso, não faço ideia qual é.
        mas já agora, “perturbar/sabotar o gps dos estados bálticos e de leste” para quê? a guerra com a ucrânia já tem anos e têm havido tentativas desse tipo ao longo do tempo mas só agora é que isto aparece nestes termos(?)
        a culpa é sempre dos russos. faz parte da política estado uniense culpar sempre terceiros desde a primeira metade do século passado e normalmente com a colaboração de alguns outros países como israel que agora começa a sentir-se pressionado e precisa de apoio que lhe está a escapar

  4. Avatar de Ivo
    Ivo

    Se calhar foi apenas uma avaria simples. Às vezes acontece.

  5. Avatar de Carlos Mestrado
    Carlos Mestrado

    A europa ja veio repudiar veemente e num tom de voz elevado afirmou “que nao se repita! Ou vamos ficar mesmo muito zangados e telefonar ao Trump pata nos dizer o que fazer”. Sinceramente tenho pena no que a UE se tornou, parece um toto do linux fechado no seu mundo enquanto o resto ja evolui

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Calado era um poeta. Nada melhor do que Linux para ver a SporTV à borla!

  6. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Mais uma lição KISS: Keep it stupid simple. Demasiada confiança no digital. Como faziam os militares, aeronáutica, náutica e transportes terrestres na década de 60, 70, 80? O analógico continua forte e recomenda-se. Claro que isto tem de ser novamente implementado, ensinado e treinado. Abdicar da tecnologia nunca, mas cada vez mais no futuro guerras e terrorismo vão afectar de forma idêntica aquilo que temos como garantido. Energia e internet igual.

  7. Avatar de JMarston
    JMarston

    Que não deve não teme. Esta senhora é mais uma das mais corruptas da Europa.

  8. Avatar de Gabozino
    Gabozino

    Ela sorri, e assim vai a UE, passiva, submissa, aiiii não se pode contrariar o Antonio Guterres .

  9. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    O que acho estranho é que demorou 1 hora a fazer o pouso sem o GPS? embora o avião não tenha recebido a sua posição pelo GPS, os controladores de voo deveriam ver o avião no radar e indicar a rota de aproximação, pois se fosse um avião monomotor sem tantos instrumentos, era assim que faria o pouso…

    1. Avatar de Sail
      Sail

      Sim seria possível se os “identificadores” não tivessem sido substituídos pelo GPS

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      É muito simples: mandou o jarvas sair do avião e perguntar o caminho do aeroporto. “Terceira rua à direita, e depois virar à esquerda”. Nunca falha.

  10. Avatar de carvalho
    carvalho

    Há tanta gente boa que não tem tanta sorte…

  11. Avatar de JJ
    JJ

    russian space lasers

  12. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    eu se fosse a ela ia de balão de ar quente

  13. Avatar de Inculto
    Inculto

    Foi foi… Eu se fosse vender armamento até pintava o avião com coating absorvente de radiação

  14. Avatar de Rui
    Rui

    O primeiro-ministro búlgaro rejeitou esta terça-feira que seja necessário investigar o incidente com o GPS do avião em que viajava a presidente da Comissão Europeia e cuja culpa foi atribuída à Rússia, considerando que “é insignificante”.

    “Não há razão para investigá-lo”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas na cidade de Burgas, na Bulgária.

    Lol . Está-se mesmo a ver que foi a a Rússia. /s