Cascais: Drone passa a 5m de um avião da Aero Vip

22 Comentários

São já várias as histórias relativamente a drones que ameaçam a segurança de grandes aeronaves. Esta sexta-feira um avião da Aero Vip teve de realizar uma manobra quando se aproximava do  Aeródromo de Cascais para evitar a colisão com um ‘drone’ a 300 metros de altitude.


O que diz o regulamento relativo aos Drones?

Segundo o regulamento português para drones “As Aeronaves pilotadas remotamente (RPA) apenas podem efectuar voos diurnos, em operações VLOS (Operação à linha de vista), até 120 metros acima da superfície (400 pés) nos casos em que as aeronaves não se encontram a voar em áreas sujeitas a restrições ou na proximidade de infraestruturas aeroportuárias. Voos acima de 120 metros acima da superfície (400 pés) carece de autorização expressa da ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil). 

A operação deste tipo de aeronaves deve ser executada de forma a minimizar riscos para as pessoas, bens e outras aeronaves.”. 

No entanto têm sido vários os drones avistados a mais de 120 m de altitude em áreas sujeitas a restrições ou na proximidade de infraestruturas aeroportuárias.

Em declarações à Lusa, o comandante Jorge Cernada que pilotava o avião da Aero Vip revelou que..

Na aproximação à pista 35 de Cascais vislumbrei um objeto que julguei ser uma ave. Ao aproximar-me, apercebi-me de que se tratava de um ‘drone’ de grandes dimensões, de quatro rotores. Tive de mergulhar, aumentar a razão da descida, para evitar a colisão com o ‘drone’, que passou a cerca de cinco metros acima da asa esquerda.

O comandante revelou ainda que…

…o incidente ocorreu pelas 18:00, num momento em que o ‘drone’ “estava a cerca de 300 metros de altitude, na linha de voo que o avião seguia” sobre a vila de Tires (distrito de Lisboa), a “dois, três minutos de aterrar”

Segundo a agência Lusa, o Dornier 228, levava 14 pessoas a bordo e já se encontrava com a configuração de aterragem e com o trem em baixo. O piloto classifica o incidente como “muito grave”.

Leia também…

Avião da TAP cruza-se com drone durante a aterragem

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Infelizmente, para quem trabalha com drones para filmagem aérea e segue as regras devidas, estas bestas vão conseguir que todo o processo de utilização deste tipo de aparelhos seja burocratizado de tal forma que se torne impossivel trabalhar sem ter chatices. As regras não são assim tão difíceis de seguir e o pessoal podia trabalhar sem problemas. Mas não… há sempre este tipo de iluminados que se acham os maiores.

    1. Avatar de Afonso Filipe
      Afonso Filipe

      Plenamente de acordo. Por uns delinquentes, vão pagar todos os que cumprem as regras.
      Apelo à comunidade de dronistas que se juntem e denunciem estes prevaricadores!
      Eu tenho drones e cumpro as regras!

    2. Avatar de Samuel Antunes
      Samuel Antunes

      100 de acordo… que falta de responsabilidade. ..
      seja para quem usa como trabalho ou hobbistas que se vêem vedados …

  2. Avatar de Darth
    Darth

    Isto é crime, e espero que apanhem um destes garotos inconscientes e lhe apliquem prisão efectiva para ver se serve de exemplo a estes imbeciis

    1. Avatar de BTN
      BTN

      O drone usado nesta situação não era um brinquedo de putos…era um Drone profissional!!

  3. Avatar de Carlos Gonsalves
    Carlos Gonsalves

    Já deviam ter publicado um DL que tivesse normas correctas e de segurança que evitassem que drones de qualquer tipo tivessem um vôo seguro e não provocar problemas à navegação aérea além da sua identificação e coimas pesadíssimas para este tipo de atitudes não respeitando quem circula no espaço aéreo. Espero que entretanto enquanto demora o “estudo” não se provoque um incidente com perdas humanas. Alguns drones de grande dimensão são usados para fotografar e para aparecer os dados obtidos na informação geral disponível. Há que respeitar as Leis do corredor aéreo ( controladores de tráfego aéreo) onde circulam diáriamente centenas de aeronaves com imensa gente a bordo. Têm, quem usa este tipo de aeronaves não tripuladas, ter uma grande consciência pois, pode acontecer ir um familiar num desse vôos. Há que ter consciência.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Já foi publicado um DL.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    É lamentável que o que enviei hà pouco não fôsse publicado. Porquê? Por ser correcto!

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Envio as minhas desculpas.

  6. Avatar de Martins
    Martins

    Pois é,…fartos de ouvirem as notícias todos os dias e há sempre assim uns cromos sem consciência nenhuma .
    Podíamos todos voar sem problemas se respeitássemos as regras e por causa da palermice de alguns anormais vamos de certeza ter que enfrentar mais obstáculos, enfim.
    Um abraço a todos os que respeitam.

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    PROIBIDO, é o caminho.
    Acabem com a venda dos brinquedos, chegamos ao ponto que se comprar um smartphone…X…oferecem um drone…y. Promoção ACTUALMENTE, existente numa rede comercial cá do burgo.
    Que esperam ?
    Porque acham que sao PROIBIDAS as ARMAS em Portugal ?
    Talvez para que como analogia, os “malucos, criminoso, brincalhões,..etc”, delas nao façam uso indevido e indiscriminado…nao ?
    Proíbam os drones, ou taxem ABUSIVAMENTE os mesmos e a brincadeira vai passar, tal qual outras…e assim de repente lembrei-me dos Tunnings e stret-racers, eram os maiores da cantadeira (exemplos de alguns filmes comerciais…), começaram a levar MULTAS, carros APREENDIDOS, exigências de inspecções para comprovar HOMOLOGAÇÃO e outras coisa que tais…e vai dai REDUZIU em muito a “coragem” dos meninos…ABUSADORES.

    Bom , mas existem os que tendo drones, cumprem as regras, e sentem-se INJUSTIÇA-DOS !!!
    Pois, também eu, que pago impostos e trabalho, me sinto igualmente, para SUSTENTAR, uma cambada de INÚTEIS e CORRUPTOS, que por ai andam.
    Que dirao, os LEGALISTAS, quando um aviaozito cá vier para em baixo ?
    Nem precisa de ser muito grande,….e quem levar com ele em cima ?
    Bom se cair em cima do PARLAMENTO, em dia de sessão de trabalho…(o que é raro), do mal o menos, morriam uns por BOA CAUSA. Nao critiquem, mas se alguém deveria morrer, seria que aprova as ESTÚPIDAS e INCORRECTAS leis.

  8. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Confesso que percebo pouco de informática. Mas pergunto: numa altura em que a palavra “impossível” quase não existe em termos informáticos, não será possível bloquear electronicamente as zonas aeroportuárias de modo a que os drones que invadissem essas zonas pura e simplesmente caíssem?

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      Teoricamente e possivel mas iria afectar tambem os avioes.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Pulso_eletromagn%C3%A9tico

    2. Avatar de Zeque Tefodd
      Zeque Tefodd

      E como medida adicional munir as aeronaves com a mesma tecnologia. E sim, é possível.

  9. Avatar de pureh@te
    pureh@te

    nao sei porque retiraram o meu 1º comentário…mas em portugal há centenas de cegonhas que para quem nao sabe, chegam a voar a mais de 15000 pés de altitude; nao vejo ninguem a reclamar por ter tido de desviar um aviao de um choque eminente com uma cegonha…talvez porque nao transportem nenhuma camara com elas. é obvio que nao estou a defender os trolls que teimam em meter no ar os seus drones perto de aeroportos e por causa destes, acabam outros por sofrer as consequencias.

  10. Avatar de jgago
    jgago

    Vejam a opinião do presidente da Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT), Sr. Gonçalo Antunes Matias, que foi entrevistado pela SIC e pela RTP. Na SIC a reportagem passou no jornal da noite pelas 20h13 do dia 15, e na RTP, no telejornal pelas 20h25 tb no dia 15. E Sr. tem algo a dizer que é um pouco difícil de entender e espero que quando existir algum problema ele não seja chamado para explicar melhor as suas opiniões. Espero também que os seus associados sejam mais conscientes do que ele. Para quem represente uma Associação deveria pensar 2 vezes antes de abrir a boca. No site da APANT, consideram que se está num clima de alarmismo e especulação….
    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-06-15-Incidente-com-drone-em-Lisboa-e-o-segundo-em-duas-semanas
    http://www.rtp.pt/play/p3023/e293724/telejornal
    http://apant.pt/apant-reforca-importancia-da-sensibilizacao-e-formacao-apos-novo-incidente-com-drone-em-lisboa/

    Bom fim de semana.
    jgago

  11. Avatar de Carrera
    Carrera

    Eu próprio sou de tires e liguei á polícia avisar do drone que voavam no espaço aéreo da zona tires a polícia não vês nada e não ligou ao caso tenho vídeo do drone… infelizmente devem tar á espera de novo acidente aéreo daquela zona .
    Ps não tenho nada contra os drone mas ha locais próprio e mesmo pra quem trabalhar pra tirar fotos e vídeos espetaculares. E respeitar

  12. Avatar de Mike
    Mike

    Tá bonito está! Por este andar é para banir mesmo… Acidentes do gênero deveriam, sem dúvida ser punidos com prisão efectiva​. Coima por atentar, consciente ou inconscientemente à vida humana não se aplica.

  13. Avatar de Freitas
    Freitas

    Algo que faz imagens tão espetaculares nas mãos de uns, mas de outros é um perigo. Por estes sem inteligência vão pagar os outros.

  14. Avatar de josé almeida
    josé almeida

    Um criminoso que anda a “brincar” com a vida das pessoas, deveria ter uma “pena Exemplar” !!! Cadeia com esses aprendizes de engenheiros que só saiem de casa para fazer “asneiras”! Geração de malucos “aceites”, pela mediocridade geral duma sociedade cuja “alimentação”, são Psicotrópicos” e afins…

  15. Avatar de Joao Alves
    Joao Alves

    Peço que reportem este vido no you tube.. já o fiz, videos como este não deveriam ser premitidos… (no youtube carregar em “more” e depois “report” aqui está um exemplo de uma possao absolutamente irresponsável..
    https://www.youtube.com/watch?v=aA08Q9BABAk&t=24s

  16. Avatar de MarioM
    MarioM

    Coloquem um emissor nos avioes que bloqueiam as comunicações radio com os drones dentro de uma determinada area , assim que os donos começarem a perder os drones aprendem depressa.