Empresas de aviação insistem na terrível ideia de viajar de pé no avião

59 Comentários

Já não é a primeira vez que surge para discussão a ideia dos passageiros nos aviões passarem a viajar de pé. Alias, basta ver que as empresas de aviação ditas “low cost” já quase que fazem isso, dado o espaço exíguo disponível aos passageiros.

O assunto voltou à ordem do dia e, felizmente, os reguladores não estão interessados no assunto, pelo menos para já, tudo por questões de segurança. Há, contudo, tecnologia nova que quer “desmentir” a questão da segurança.


Viajar de avião estilo metro

Quando viajar de avião começou a ser muito mais barato, algumas empresas começaram a configurar os aviões com mais cadeiras, maximizando o espaço útil para aumentar o número de passageiros num voo. As empresas de “baixo custo” querem aumentar o lucro num voo, mesmo que isso retire todo o conforto ao passageiro. Não serão todas, há alguma que o fazem sem hesitação e se lhes fosse proposto que os passageiros viajassem de pé, eles aceitariam.

As entidades reguladoras, desde o primeiro momento, não permitem sequer ensaio para que os passageiros possam ser acomodados de pé nos aviões. Por razões de segurança não há sequer uma ideia que seja posta à discussão. Não obstante a essa relutância, várias empresas apostaram em patentear sistemas para transportar as pessoas ocupando “quase só os lugares dos pés”.

Maquete de patente para viajar de pé no avião

 

Skyrider 2.0 – A inovadora velha ideia de voar de pé

Uma empresa italiana, a Aviointeriors, criou um novo conceito para posicionar e configurar equipamentos que permitam às companhias de aviação fornecer viagens aos passageiros “com conforto”, mas em pé. Este novo projeto chama-se Skyrider 2.0 e não é mais que uma segunda ideia, uma nova versão da velha ideia que, felizmente, não prosperou quando foi anunciada em 2010.

Num evento na Alemanha, o Airliners Interiors Expo em Hamburgo, a Aviointeriors apresentou a nova versão de um estilo de “assentos” que são parecidos a uma “sela”. Estes encostos são projetados para cabines económicas de densidade ultra-alta. No projeto Skyrider 2.0 o passageiro fica com as costas apoiadas, mas continua a ter de suportar o corpo e o equilíbrio com os pés, o que não deve certamente ser confortável e em caso de emergência, em nada deverá proteger a pessoa.

A empresa, no seu site e nos folhetos promocionais, explica que esta nova configuração permite gerar mais assentos por fila, cerca de nove lugares sob três grupos de três assentos, em cabines médias. Esta disposição terá um ganho de 20% em quantidade de assentos e uma redução de peso até 50%, o que se traduz num duplo e generoso benefício para as companhias aéreas. As empresas assim têm mais passageiros em cada voo e diminuem em muitos quilos o que poupa consideravelmente no combustível de cada viagem.

 

Mas que espaço teria o passageiro?

A moda seria acomodar adeptos do fitness, isto porque, atualmente, as companhias aéreas de ‘baixo custo’ oferecem uma distância mínima de 71 centímetros entre filas dentro de cabines económicas. Contudo, com o Skyrider 2.0 esta distância seria reduzida para 57 centímetros.

Se já com a configuração atual o espaço é pouco e torna as viagens num inferno, mesmo que sejam de uma hora ou menos, agora imagine estar a pouco mais de 50 cm do passageiro da frente e do de trás.

 

Sim, há interesse efetivo das empresas

Há duas empresas que anunciaram publicamente no passado a intenção de colocar este tipo de equipamentos nos seus aviões: VivaColombia e Ryanair. Claro que mesmo tendo essa intenção, as empresas estão dependentes da autorização do regulador. Felizmente, as autoridades não têm dado luz verde e, segundo parece, não será dada nos próximos tempos.

 

Mais segurança poderá trazer menos conforto?

Não podemos esquecer que as autoridades estão contra este tipo de configuração sobretudo por razões de segurança. Com o aumento da qualidade das aeronaves, diminuição considerável de acidentes aéreos, poderemos estar mesmo a caminhar para viajar de pé nos aviões, mesmo que o conforto seja totalmente sacrificado.

Via

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar Amador
    Edgar Amador

    Esse povo esta louco, ao invés de dar mais conforto nos aviões com maiores espaços entre as poltronas, agora querem fazer os pobres coitados dos passageiros viajarem em pé.
    Ao invés de melhorar as coisas elas pioram.

  2. Avatar de João Antunes
    João Antunes

    É tipo transporte de carde de porco

  3. Avatar de PauloPL
    PauloPL

    Se o passageiro aceitar, vira moda.
    Pessaoalmente não viajo com Ryanair, opção própria, recuso em entrar num avião para viajar com eles por outros motivos que não o conforto, mas se a idea pega nas companhias aéreas recuso fazer mais de que LIS – OPO ou BCN-MAD de pé

    Se é para isso vou de comboio, AVE ou TGV estão cada vez mais confortáveis, a qualidade a baixar na aviação e a subir nos comboios

  4. Avatar de Miguel Pimentel
    Miguel Pimentel

    Já fiz viagens de metro e comboio de pé mais longas e a probabilidade de me magoar deve ser bem maior que num assento destes. Se significar viagens 30% mais baratas em voos com duração menor de uma hora, estou disposto a utilizar 😉

    1. Avatar de Andre Gordinho
      Andre Gordinho

      Qual é parte de para gerar mais lucro ás companhias que não percebeu? na volta ainda aumento o seguro a pagar durante o voo

      1. Avatar de Adolfo Dias
        Adolfo Dias

        Mas para aumentar o lucro, podem até baixar os preços. Para tal, se baixarem 20% mas conseguirem levar mais 30% de passageiros, aumentam a margem na mesma.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Fico pensando de onde uma pessoa pode ter tirado a ideia que um acidente em um comboio tem menos probabilidade de magoar uma pessoa que um acidente aéreo.
      Independentemente de estar em uma cadeira, banquinho, selim de bicicleta ou em pé, a diferença na velocidade dos veículos e o fato das aeronaves se locomoverem em grandes altitudes deveriam ser óbvias.

  5. Avatar de João
    João

    Parece de facto uma ideia estúpida mas talvez se justifique para curtos trajetos em que o conforto dos passageiros seja assegurado nas outras vertentes.
    Sinceramente preferia passar 1h em “pé” num voo de 1h do que 5h sentado para o mesmo trajeto por falta de planeamento apropriado (ou até pilotos embriagados) (como ultimamente é frequente em Ryanairs e TAPs, em que se esquecem que é o passageiro que sustenta o negócio).
    Relativamente à segurança, não me parece que a indústria aeronáutica faça desses compromissos.

  6. Avatar de Arkan
    Arkan

    duvido que baixem o preço, e isso deve dar uma dor nas costas!

  7. Avatar de pedro
    pedro

    mts parabéns Vítor M. e restante equipa pelo novo layout do site !!! está mais pratico e apelativo de ler!!! gostaria de saber se vão implementar uma opção para guardar os artigos em pdf …. é que é de extrema importância, pois certamente muito leitores estarão interessados em guardar neste formato alguns artigos, principalmente os mais técnicos. Continuação do óptimo trabalho…

    1. Avatar de Vítor M.

      Vai haver sim, obrigado pela dica. Se mais houver que facilite, digam que nesta altura de produção, pode entra na lista de opções.

      1. Avatar de icardoso
        icardoso

        eu voto em haver um night mode também…

        1. Avatar de Vítor M.

          Já foi colocada essa sugestão no nosso roadmap. Obrigado pela sugestão.

          1. Avatar de JonnyKid
            JonnyKid

            Que tal um PDF resumo do dia,que podia ser descarregado ou enviado via newsletter

          2. Avatar de Vítor M.

            Há uma ideia parecida em debate sim, algo ligeiramente mais elaborado. Mas obrigado pelo feedback, é mais um a reforçar a ideia.

          3. Avatar de JonnyKid
            JonnyKid

            E já agora um ranking para as notícias, para saber quais são as mais trending, mais comentadas, etc

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Apoio a ideia dos artigos em PDF. Seria muito Benvinda!
        Já agora, Vítor, qual o nome do plugin anti-spam que estão a usar para os comentários?

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Já agora, reparei que o novo site sempre que clicamos num artigo, abre em novo separador em vez de ser no mesmo. Podem voltar a por como qualquer site, que abre no mesmo separador, do que estar sempre a abrir separadores ficando 2 instancias abertas a consumir recursos quando só queremos ler uma noticia (algo que em telemóveis e tablets tem ainda maior impacto)

      1. Avatar de Adolfo Dias
        Adolfo Dias

        Sempre foi assim, não abria no mesmo separador…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        A mim sempre me abriu num novo tab. Que browser utilizas? Não terás mudado de browser?

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Por acaso prefiro o atual comportamento.
        Evito estar sempre a voltar atrás. Mas talvez consigam definir uma cookie no template que permita personalizar ao gosto do visitante.

  8. Avatar de Pageros
    Pageros

    Bem não têm nada a ver com a noticia… Alguém tem problemas no acesso ao sítio plware? Eu estou com problemas em vários aparelhos, telefone e PC.. Carrega muito lento e tenho de fazer reload várias vezes até aparecer bem e está sempre a aparecer a informação no browser que o site está a tentar carregar scripts não autorizados… O que se passa com o sítio?
    Outra questão que deixo aqui, acho que nunca vi uma notícia que esteja associada a nossa privacidade online, o que é que temos associado ao nosso email e a nossa informação que circula online… Deixo aqui o link de uma página que ajuda a ver isso tudo… Um post sobre este sítio seria interessante, obrigado e bom trabalho.
    Sítio: https://myshadow.org/pt
    P:S: antes que alguém venha deixar comentários sobre vírus e afins… Eu sou informático 🙂

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      O que me tem acontecido é de vez em quando o site aparece desfigurado.

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Na Europa , não sei, mas na Ásia, até acho bem possível, eu falo por experiência própria viajar nas ditas companhias mais baratas na Ásia é mesmo outra coisa, Lion Air, de yogakarta para Bali, foi um filme digno de ser visto, só mesmo na Ásia, por exemplo esta companhia a ostras não são muito melhores.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Os asiáticos em nada são exemplo. Só se quiseres ficar obsessivo compulsivo e viver como sardinhas em lata… na China e Japão já pagam o equivalente a 4000-5000€/ mês por uma jaula no centro das cidades principais lol se não tivermos cuidado vamos lá parar…

  10. Avatar de John Doe
    John Doe

    Melhor ainda, porque não empilhar as pessoas deitadas tipo beliches era mais seguro e ganhava-se montes de espaço 😀

  11. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Não tèm puto de imaginação! Era muito fais fácil, e barato, pôr os passageiros a viajar “à guna”, como antigamente se fazia com os eléctricos. Depois, tinha a grande vantagem de não respirarmos ar enlatado. Era só ar puro.

  12. Avatar de Hugo Sena
    Hugo Sena

    Acho que até no metro vou melhor sentado…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      A primeira vez que usei o Ryanair em 2000 e poucos fiquei chocado! Pensei para mim ate o autocarro da minha aldeia tem mais conforto do que isto :-p

  13. Avatar de Olly
    Olly

    Tive uma ideia melhor, porque não colocar os passageiros no porão, em cápsulas individuais, equipadas com para-quedas por forma a, chegado ao destino, o passageiro era ejectado, indo pousar “suavemente” no relvado do aeroporto… Já imaginaram o que se poupava em combustível tanto na aterragem como na descolagem?

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Acho que o pensamento dessas empresas é esse mesmo. Mas vamos dar o nome certo a esses recipientes de pessoas: caixões.
      Seria muito prático. O passageiro poderá embarcar em seu caixão ainda no terminal do aeroporto e ser despachado com a mesma praticidade e eficiência das malas. Os caixões podem ser empilhados na aeronave com máximo aproveitamento do espaço. Cada caixão servirá ainda como unidades de sobrevivência e em caso de acontecer o pior o passageiro já estará corretamente embalado para o enterro.

    2. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      A primeira vez que ouvi falar em viagens de avião low cost e os preços praticados por exemplo numa viagem Lisboa – Londres e ideia que me veio a cabeça foi:

      Chegando a Londres mandam os passageiros pela janela com um para-quedas e o avião não chega aterrar, pois só assim o preço pedido pela a viagem pode compensar. Não pagam taxas de aeroporto, poupam no combustível, não precisam de pessoal de terra.

      Agora com esta noticia vejo o meu pensamento da altura mais perto de se tornar realidade.

  14. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Parece-me uma ideia maravilhosamente estúpida.
    A não ser que planeiem fazer viagens e paragens de 2 em 2 minutos.

  15. Avatar de Joãozito
    Joãozito

    Mais uma vez o lucro desenfreado a troco do conforto e da segurança. O problema é haver sempre quem se disponha a isso.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      As empresas low cost chegam a ter mais lucro que as standard, visto que os serviços extra das bagagens de porão, passageiros/ custo da viagem etc geram mais lucro (ao contrário do que disse o Artur Matias). Estas empresas tem como interesse lucro, o resto (conforto, segurança, etc) é secundário. Se num autocarro isto não é tão importante, num avião é de extrema importância e se o cliente ceder, o resultado vão ser ausentes mortais, desconforto e “sardinhas” num avião.

  16. Avatar de Artur Matias
    Artur Matias

    Eu concordo com isto. O avião vai passar a ser equiparado ao metro ou ao autocarro. Não se anda em pé no autocarro? Durante 1h ou mais em hora de ponta? Porque não ir em pé no avião? Toda a gente critica, OK. Mas se as companhias propuserem bilhetes sentados por 200 euros e em pé por 50 euros, creio que MUITA gente não se importará de ir assim. Eu não me importava, sendo até uma horita. E mais, escrevem que so os amantes do fitness poderao andar nestas cadeiras, eu ate acho que as pessoas muito grandes se calhar deveriam comprar dois bilhetes. Para nao terem de ocupar o espaço do vizinho. quem quer ir em classe conforto, tem de pagar por isso. Esta é uma boa forma de democratizar o acesso a estas viagens. Sabem que as lowcost têm prejuizo, caso nao consigam impingir os serviços durante o voo? Tipo raspadinhas, etc? Já não se lembram de bilhetes a 500 euros para madrid ou Barcelona.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu não sei em que transporte público andas 1h de pé mas deve ser noutro planeta….
      Neste planeta a maioria dos voos são de 2h ou mais e daí que voar de pé nem pensar. Já para não falar que não te vão baixar o preço mas sim aumentar os lucros das empresas. Se és estudante ok, no meu caso quero conforto e daí que nem ponho isto como hipótese.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        ja muitas vezes andei 1 hora de pe nos autocarros e nos comboios mas nao foi em Portugal. E nao, na europa a maioria dos voos low cost nao passam de duas horas.

      2. Avatar de Dimithri

        Venha ao Rio de Janeiro, e conhecerás a realidade de estar em pé por três horas, em um transporte público sucateado em direçào aos subúrbios.

      3. Avatar de Artur matias
        Artur matias

        Provevelmente nunca andou num autocarro em hora de ponta num grande centro urbano

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se todas as pessoas da frente forem como a senhora que aí aparece nas votos, voto na hipótese de haver cadeiras, MAS que esse tipo de senhoras possam ser colocadas ao nosso colo, fazendo assim com que 1 cadeira leva 2 pessoas 🙂

    1. Avatar de Costa
      Costa

      Estou contigo nesta.
      Olhem a cara de satisfação do home a trás, ele devia estar a pensar, quase que sinto o calor do corpo da princesa que está aqui à frente.
      Por mim, desde que sejam princesas destas, até pode ser uma cadeira para 2.

  18. Avatar de jonas oliveira

    Só tenho uma questão. Depois desta magnifica ideia ir para a frente vai passar a ser obrigatório voar nestas condições? ou só voa quem quer?

    1. Avatar de Vítor M.
      Vítor M.

      Isto é como o sistema atual. Pagas mais para teres mais espaço e em low cost sujeitas-te ao que te derem.

    2. Avatar de censo
      censo

      Dependerá do tamanho da tua carteira

    3. Avatar de Ancient Gameplays (Youtube)
      Ancient Gameplays (Youtube)

      Isto realmente é uma palhaçada autêntica…de certeza que quem inventou isto não irá “usufrir” destas condições

  19. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Não percebo, poupam no peso, estes assentos são mais leves, mas também vai mais gente, não dará mais ou menos o mesmo?

    1. Avatar de barra
      barra

      Os assentos não pagam bilhete para viajar, já as pessoas sim.

  20. Avatar de Joao
    Joao

    Pplware, não percebo o porquê de bloquearem os meus comentários…

  21. Avatar de Guilherme Oliveira
    Guilherme Oliveira

    Daqui a um bocado viajamos no porão…

    1. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      Se procurar na NET já existe uma empresa a oferecer lugares no porão

  22. Avatar de Rafael
    Rafael

    Tem boi que come so ração.
    Tem boi que come ração e capim.
    Mas a maioria dos boi come só capim mesmo.

  23. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Maravilha!! Desta forma já não preciso de pedir licença para esticar as pernas em viagens de longa duração! É das ideias mais brilhantes e parvas que eu já li. Mas das companhias aéreas já vi e li de tudo. Baixar custos e despesas fazem sentido mas nunca descurando a segurança e o conforto do passageiro. Se eventualmente houver quem aceite pagar para viajar nestas condições quem sou eu para dizer que não. Mas da minha parte podem ter a certeza que deixa de ser uma opção de transporte para mim. Preço/Qualidade/Conforto é fundamental para mim.

  24. Avatar de maxim
    maxim

    Para sobreviver e viver, os pobres fazem sempre o que os mais ricos querem, quer gostem , quer não, e isto é só mais um grão de areia na praia…

  25. Avatar de Marco
    Marco

    A bovinização do transporte aéreo

  26. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Que tal colocarem as pessoas deitadas, han, grande ideia não. Hummm, não, talvez não seja uma boa ideia.

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ideia copiada das cadeiras dos monges nas igrejas e mosteiros medievais.
    Se querem mesmo ganhar dinheiro, deveriam copiar os métodos da indústria de conservas.