Avaria no sistema de abastecimento pára Aeroporto de Lisboa

12 Comentários

Esta foi a primeira vez que uma avaria no sistema de abastecimento das aeronaves deixou o Aeroporto de Lisboa num autêntico caos.

Os problemas começaram a surgir hoje pelas 12h e a ANA – Aeroportos de Portugal prevê que o problema só fique resolvido pelas 21h.


De acordo com informações recentes da ANA, os problemas no abastecimento das aeronaves no Aeroporto de Lisboa obrigaram até agora ao cancelamento de 27 voos e espera-se que tudo volte à normalidade apenas às 21h. Por agora os abastecimentos estão a ser realizados por autotanques.

O diretor do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, João Nunes, revelou que esta é “uma situação que aconteceu pela primeira vez” e que “Se não fosse o abastecimento por autotanque estaríamos em muitos maus lençóis neste momento”.

João Nunes referiu ainda que podem ser cancelados muitos mais voos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Se fossem a respeitar o acordo ortográfico ainda iria pensar que o Aeroporto iria receber uma nova avaria de abastecimento. 🙂

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Bem reparado! Esta questão do para e pára é escandalosamente estúpida!

  2. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    Infelizmente esta situação prejudica muito a imagem do País e não só… Quantas pessoas estão impedidas de fazer a sua vida devido a esta inédita avaria (há quantos anos existe o APT. de Lisboa) …

    O Estado quando atribui licenças deveria impor condições muito criteriosas, a pensar no País e não em possíveis futuros cargos.

    Não sou como alguns em que tudo deve ficar na esfera do Estado, mas também esta bandalheira é que não.

    Para que é um pouco entendido no assunto, desde que a ANA foi adquirida pelos Franceses da Vinci que as taxas aeroportuárias têm aumentado consideravelmente, sendo que os serviços não seguem na mesma linha, vêm também acontecendo falhas graves (com menos impacto) e outras situações menos positivas para a Aviação Comercial no geral.

    Por fim e no seguimento desta questão está também a TAP que já mais parece uma companhia de “Low Cost” do que uma companhia de bandeira, infelizmente a TAP e a integrada Portugália já não são o que eram…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O que é que a TAP tem a ver com esta avaria?
      Este problema afecta todas as companhias aéreas que operam em Lisboa. A TAP é apenas uma delas!!!!!

      A ANA também refere que a gestão do combustível foi subcontratado às petrolíferas e neste caso quem ganhou o concurso foi a Galp!!!!!!!

      1. Avatar de 737
        737

        E em que parte do comentário é que o Gusmão disse que era da TAP? Re-lê!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          “Por fim e no seguimento desta questão está também a TAP que já mais parece uma companhia de “Low Cost” do que uma companhia de bandeira, infelizmente a TAP e a integrada Portugália já não são o que eram…”

  3. Avatar de Bruthos
    Bruthos

    Azares acontecem em todo o lado. Espero que este nao se repita mais… Quanto a outros problemas que acontecem com o aeroporto ou com a TAP esses nada podemos fazer… apesar de agora isto andar um pouco mais calmo nessa parte.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Isto não é só azar. É mentalidade estatal e provinciana a funcionar. Quando detectaram o problema tinham é que ter requisitado autotanques à força aerea ou a quem lhes fornece o combustivel, ou à ogma ou ao aeroporto de beja, eh pá, onde fosse possível, mais a mais com o evento que está a decorrer. Parece que o famoso desenrasca português e coisa do passado… já não nos resta nada… Obrigado europa, mas, não obrigado!!!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Por acaso a ANA que é quem gere os aeroportos, já não pertence ao estado. E esta por sua vez subcontratou o reabastecimento às petrolíferas, que neste caso foi a Galp quem ganhou a concessão e que também não é pública.
        Eu percebo o que diz e concordo que as empresas públicas enfermam de parasitas que ganham o mesmo de quem dá o litro (é a política de esquerda que diz que quem tem o mesmo trabalho tem de ganhar o mesmo…… mesmo que um trabalhe 10 vezes mais que o outro….. é assim a Função Pública).
        Agora não concordo nada com a tua afirmação final, obrigado Europa!? Por acaso sabes como éramos antes de 1986? Eu lembro-me perfeitamente, já tinha 12 anos. Há um mito de conversa de café vinda da esquerda anti-europa, que diz que a Europa deu cabo da nossa agricultura e das pescas….. mas eu vou ver os números e Portugal produz actualmente muito mais em qualquer sector, até nas pescas, do que produzia antes de aceder à UE. O que é verdade é que a Europa está a borrifar-se para as empresas, em primeiro lugar está o consumidor e só depois vêem as empresas. Eu não discordo deste conceito. Outros criticam o Euro sem perceberem patavina de economia e finanças, mas esquecem-se de que é graças ao euro que podemos comprar petróleo a preços muito aceitáveis (se são altos, agradeçam aos governos que taxam em 70% os combustíveis) e temos empréstimos com taxas de juro a quase 0% ao ano!!!!! O meu empréstimo à habitação tem uma taxa + spread de 0,09% ao ano!!!!!!! Podes crer que com o escudo ou outra moeda qualquer nacional, não vais pagar só isso!!!!!!

    2. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      Equipamento critico tem de ter substituto pronto a funcionar em caso de falha, idealmente inclusive deve ir sendo alternado o uso entre o “normal” e o de “backup” de forma a garantir que ambos funcionam e nunca deixar o “backup” parado durante anos a fio apenas para descobrir quando faz falta que já enferrujou/apodreceu à anos atrás. Os equipamentos também não devem ser do mesmo lote, idealmente até devem ter meses de diferença de uso entre eles, o objectivo é não falhar 1, colocar o outro em funcionamento e este falhar antes de chegar os substituto do 1º

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    Antes uma avaria na bombagem do que uma BOMBA, SABOTAGEM, ou queda de uma aeronave.
    Deveria existir redundância de sistemas de bombagem, é o que eu escutei , ou será que furaram o pipeline para roubar JP ?