AV Comparatives Agosto 2009

62 Comentários

O AV-Comparatives é um dos muitos testes independentes que testam ano após ano as melhorias nos produtos de Antivírus. Desde 2004 que é conhecido pelos seus exames rigorosos e de grande qualidade, trazendo até nós a realidade e a verdade do mundo “secreto” dos antivírus.

Estes rigorosos testes põem à prova todo o marketing em volta dos produtos, despindo a máscara criativa e mostrando o lado prático. Vamos ver estes últimos resultados.

av_comparatives

Eis os produtos examinados nos exames: Teste On-Demand

  • avast! Profesional Edition 4.8.1348
  • AVG Anti-Virus 8.5.406
  • AVIRA AntiVir Premium 9.0.0.446
  • BitDefender Anti-Virus 13.0.13.254
  • eScan Anti-Virus 10.0.997.491
  • ESET NOD32 Antivirus 4.0.437.0
  • F-Secure Anti-Virus 10-00-246
  • G DATA AntiVirus 20.0.4.9
  • Kaspersky Anti-Virus 9.0.0.463
  • Kingsoft AntiVirus 2009.08.05.16
  • McAfee VirusScan Plus 13.11.102
  • Microsoft Live OneCare 2.5.2900.28
  • Norman Antivirus & Anti-Spayware 7.10.02
  • Sophos Anti-Virus 17.0.0.136
  • Trustport Antivirus 2.8.0.3017

Detecção Total (amostras):

3- McAfee – Tecnologia Artemis por padrão. As versões anteriores não têm esta tecnologia activa. A percentagem de detecção caso não esteja conectado à Internet desce para 92,6%.

Falsos Positivos (quanto menos melhor):

4 – McAfee – Se a tecnologia Artemis não estiver activa, os falsos positivos descem para 26.

Velocidade de Scan:

Prémios:

imagem8

*Estes produtos tem prémios mais baixos devido aos falsos positivos

Conclusão:

Depois de vos mostrar toda esta informação, vou comparar os resultados ao teste anterior realizado em Fevereiro de 2009.

Vejamos os gráficos abaixo:

Figura 1. Detecção

Figura 2. Falsos Positivos

Figura 3. Rapidez na verificação

Após uma análise aos gráficos, podemos verificar uma grande evolução nestes 7 meses que separaram estes dois testes. Ficámos satisfeitos pelos resultados e pelo o esforço que as soluções de segurança estão a ter e por sua vez mais exigentes consigo mesmas. Damos desde já os parabéns ao produto da Symantec e ao seu rival companheiro ESET, por se manterem no topo. Desejamos também aos estreantes do pódio, como o G DATA, F-Secure, Avast!, eScan e Bitdefender pelo seu esforço e dedicação para chegarem até ao mesmo.

Devo louvar o esforço destes por se estrearem o topo, especialmente ao Avast! 4.8 que se tem esforçado imenso para acompanhar o passo dos seus rivais, sempre foi um dos antivírus gratuitos que sempre admirei, como também o seu rival companheiro F-Secure 2010, que por sua vez é constituído por vários motores de AV, e graças à sua nova tecnologia designada por DeepGuard 2.0, conseguiu chegar ao ADVANCED+ depois de melhoramentos e actualizações aos seus produtos, como também o Bitdenfer 2010 melhorou bastante os seus produtos neste ano, consequentemente o seu motor de AV mostrou por si só os resultados.

Nota: Todas as imagens são propriedade da AV Comparatives. Estamos autorizados a publicar qualquer teste da AV Comparatives.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Moreira

    Acho interessantes e, principalmente, muito úteis estes testes. Entendo que o Pplware realiza um autêntico serviço público com a sua divulgação, o que é de louvar e agradecer.
    Suponho, porém, que se trata de testes a programas pagos. Daí o eu sugerir um teste a programas grátis, se isso for possível, já que é um tipo de programas amplamente divulgado e com grande aceitação entre o pessoal.

  2. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Nunca tinha ouvido falar em G Data :S Que surpresa.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Excelente artigo.

      Só falta referir quais são os tipos de licença de cada um deles e respectivo preço.

      1. Avatar de Fabio Palma

        O objectivo do teste não está centrado nesses detalhes, mas sim dar a conhecer se o marketing que envolve o mesmo é real ou não.

    2. Avatar de Fabio Palma

      Apesar de ser o primeiro, não é de todo o mais aconselhável. Mas sempre podes testar e dares o teu feedback.

    3. Avatar de diogoj95
  3. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Se for o Avira Free os resultados são muito diferentes?

    1. Avatar de Fabio Palma

      O motor de detecção é o mesmo, mas é óbvio que um produto pago tem sempre mais funções que a versão gratuita, podes ver aqui http://www.free-av.com/en/pages/6/comparative_chart.html

  4. Avatar de Alziro
    Alziro

    O F-Secure é freeware?

    Há um tópico no forum que também remete para o site do F-Secure como sendo uma solução freeware de anti-virus mas a única versão free é o trial por 30 dias.

    Já agora deixo a minha opnião: uso o NOD32 4.0.437 e penso ser uma boa/leve solução.

    No trabalho uso o McAfee e aquilo “pesa” no PC – CPU e memória.

    Para não me chatear com licenças tenho o AVIRA no portátil e, à parte dos pop-ups nos updates (mas parece que há solução), é uma boa solução gratuita.

    1. Avatar de Fábio Palma

      O F-Secure não é freeware.

      o NOD32 na minha opinião pessoal, ainda continua a ser o mais equilibrado.

      Podes tirar os popup’s do Avira em: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3293

  5. Avatar de abc
    abc

    Algumas dúvidas:
    Isso com as versões completas, certo?
    É que as versões free por vezes têm menos opções (sublinho o por vezes), ou não?

    1. Avatar de Fabio Palma

      Isso com as versões completas, certo?
      Sim são versões completas.

      É que as versões free por vezes têm menos opções (sublinho o por vezes), ou não?
      Sim as versões free têm menos opções que as versões pagas.

  6. Avatar de José Romão
    José Romão

    na minha opiniao falta um teste a ser feito .. que é.. se o software é evasivo ou nao.. pois odeio apesar da eficacia ou nao um software que nao me deixa fazer o que quero quando quero e para alem disso esteja sempre com alertas e perguntas.

    1. Avatar de José Romão
      José Romão

      invasivo*

    2. Avatar de Fábio Palma

      Pois, penso que esse teste tem que ser o próprio utilizador a fazer.

      Penso que não exista nenhum teste independente que te diga isso, que eu tenha conhecimento.

  7. Avatar de Andre T
    Andre T

    Eu pessoalmente gosto do Kaspersky.

    Na empresa temos o Symantec Endpoint Security, não aconselho… é PÉSSIMO a detectar spywares.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Até à pouco usava o f-secure da Cabovisão e não me dei bem.
      Recentemente instalei um Router da D-link e também comprei o Kaspersky Internet Security 2010 e devo dizer que fiquei impressionado com o nível de segurança. Em consequência, o meu computador ficou mais “desembaraçado”.
      Este, pode não estar no topo da lista, mas agrada-me. Até uma Sandiebox tem!

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Certo, concordo.. eu uso e nunca tive problemas, de “bichos”..
        Mas o update é que estraga tudo, cpu a 100% :S

  8. Avatar de Paulo Brinca

    Estes comparativos variam imenso, daí ter sempre as minhas reservas em concordar com os seus resultados…

    Já passei por Symantec Antivírus, McAfee, Panda Antivírus, AVG, Avast!, Kaspersky Antivírus e Avira…

    Em termos de performances, estabilidade no sistema (Windows XP e Vista), detecções, rapidez de scan, actualização de base de dados e de menor consumo de recursos, os dois que mais se destacaram foram o Kaspersky Antivírus e o Avira.

    Panda Antivirus é mesmo para esqueçer, é completamente ineficaz.

    Symantec Antivírus, à coisa de 4 anos ainda escapava, agora é demasiado pesado no sistema e consegue ser mais complicado que o Windows Vista no que toca a movimentar-me pelo mesmo (daqui a nada tenho de pedir autorização a ele para sair ao fim de semana).

    AVG, não apresenta aquela segurança que se espera de um software antivírus.

    Avast!, até nem é mau, mas por vezes lá lhe passa um ou outro vírus ao lado, para não falar do facto de que, se por acaso algum vírus conseguir danificar algum ficheiro do antivírus, o mesmo não só deixa de funcionar, como se torna uma enorme dor de cabeça para reparar/remover…

    McAfee, é demasiado pesado no sistema, consome demasiados recursos e não é assim tão rápido no scan…

    Kaspersky Antivírus e Avira fazem o seu trabalho como se espera, com uma enorme fiabilidade, sem grandes consumos de recursos, e com muito boa actualização das bases de dados por parte dos seus criadores…

    De realçar que o Avira pode ser considerado mais “apetecível” pelo facto de ter uma versão gratuita que é, na minha opinião, uma pérola que recomendo vivamente…

    Para não ser de imediato criticado, aproveito para dizer que apenas estou a comparar estas soluções de Antivírus entre si, nunca testei nenhuma outra para me referir a alguma delas comparativamente com as que utilizei neste comparativo.

    Acredito que existam outras boas suites de segurança por esse mundo fora, e que sejam tão boas ou mesmo até melhores que as que considerei melhores no meu comparativo, mas como devem calcular, estou satisfeito com a minha escolha, daí não achar necessário mudar de software Antivírus.

    Já agora podem consultar outro comparativo para verem de que forma estes comparativos podem apresentar resultados tão diferentes.

    http://anti-virus-software-review.toptenreviews.com/

    Nada como analisar vários comparativos, e experimentar várias soluções antes de tomar a nossa decisão final, pensem nisso…

    Um abraço, Paulo Brinca.

    1. Avatar de kekes

      Só tenho uma coisa a dizer do contra, o Norton neste ano ficou muito mais leve que estava nos ultimos muitos anos, nao percebo porque disses-te ao contrario. Eu tenho um PC no limites dos limites para correr tudo, e ai notei a diferença quando testei a nova versao comparativamente com a antiga, é mais leve na minha opiniao, alias é o dilema da sysmatec agora.

      Anyway nao existe melhor que o Moi-Antivirus 😀 com apoio de um antimalware simples e barato, combate quase tudo.

      1. Avatar de Paulo Brinca

        Lá está “ficou mais leve” não significa que seja leve, à 4 anos por exemplo era bastante leve, mas neste momento se o comparares com outros de certeza que vais ver que ele ainda está um pouco pesado, ainda existe espaço para melhorias, mas claro que nada comparado com a versão de 2007 por exemplo, que foi a mais pesada de todas.

        Tenho de concordar contigo, nada como dividir o mal pelas aldeias, um pouco de tudo.

        Um bom antivírus é importante, mas devemos sempre utilizar outras ferramentas, para completar a nossa segurança…

    2. Avatar de Fábio Palma

      Devo frisar que o site acima, simplesmente analisa se antivírus tem ou não aquela funcionalidade e se é fácil ou não de usa-la, nada mais para alem disso.

      1. Avatar de Paulo Brinca

        Compreendo o teu ponto de vista, mas que eu saiba não deixa de ser um comparativo 😀

        Apenas apresentei um exemplo, existem inúmeros comparativos, uns mais completos, outros menos.

        Eu no meu caso, apresentei o meu, com base na minha própria experiência…

        Continuem com o excelente trabalho, o PPLware é uma excelente referência, um abraço a toda a equipa.

        1. Avatar de Fábio Palma

          Claro Paulo Brinca, não deixa de ser um comparativo, todos são validos para uma escolha acertada.

          cumprimentos

          1. Avatar de Paulo Brinca

            Exactamente, acho que estamos todos de acordo 😀

            Agradeço a vossa dedicação, e aplaudo a vossa dedicação…

        2. Avatar de Paulo Brinca

          *aplaudo o vosso empenho (Herrar é umano 😛 )

  9. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Muito útil. Também gostaria de ver a comparação da suite completa.
    Mas isso nem todos têm.
    obriagdo~

  10. Avatar de Navyseal

    Pena que eles só testam os antivírus das empresas que dão permissão para tal. E caso os antivírus não fiquem qualificados para este teste do “main comparatives” eles não revelam ao público quais foram esses antivírus a serem logo reprovados nos testes prévios.

    1. Avatar de Fábio Palma

      Primeiro, há empresas que não o querem fazer, em segundo lugar muitas delas não concordam com os seus métodos, em terceiro alguma empresas não se dão bem com o realizador dos mesmos.

      Claro que se aceitasse todos os softwares de AV existentes e o metêssemos no teste oficial penso que seria um gasto de energia na minha opinião desnecessária.

      Todos sabemos que têm que ter requisitos mínimos para entrar, e se não entrou então é porque não é fiável nem estável para um utilizador usar, penso que a amostra dos resultados era meramente para certificar esse mesmo resultado.

      1. Avatar de Navyseal

        O teste nem sequer devia ter em conta o que as empresas pensam ou não. Fazia os testes e apresentava os resultados, só os aceita quem quer. Isto sim é independência!
        Existem inúmeros antivírus por testar e que se podem vir a revelar bastante eficazes. Creio que o problema é mesmo virem ocupar uma cota de mercado afectando as vendas aos produtos já conhecidos…
        O facto das empresas não quererem sujeitar o seu AV aos testes só demonstra que há algo a esconder e nada mais.
        Testar uma boa lista extensa de AV’s nunca é tempo gasto desnecessariamente mas sim um investimento em prol da segurança dos users.

        E os av’s que não passaram nos testes deveriam ser do conhecimento público, caso contrário não vale a pena testar-los.

        Deixo uma lista de av’s não testados pelo av-comparatives:

        AhnLab (V3)
        Antiy Labs (Antiy-AVL)
        Aladdin (eSafe)
        Authentium (Command Antivirus)
        Cat Computer Services (Quick Heal)
        ClamAV (ClamAV)
        Comodo (Comodo)
        CA Inc. (Vet)
        Doctor Web, Ltd. (DrWeb)
        Emsi Software GmbH (a-squared)
        Fortinet (Fortinet)
        FRISK Software (F-Prot)
        Hacksoft (The Hacker)
        Hauri (ViRobot)
        Ikarus Software (Ikarus)
        INCA Internet (nProtect)
        K7 Computing (K7AntiVirus)
        Panda Security (Panda Platinum)
        PC Tools (PCTools)
        Prevx (Prevx1)
        Rising Antivirus (Rising)
        Secure Computing (SecureWeb)
        Sunbelt Software (Antivirus)
        VirusBlokAda (VBA32)
        Trend Micro (TrendMicro)
        VirusBuster (VirusBuster)
        Webroot (Antivirus)
        Vipre (Antivirus)
        CA (Antivirus)
        CyberDefender (Early Detection Center)
        ParetoLogic (Anti-Virus)
        Pc security shield (The Shield Deluxe)
        ZoneAlarm (Anti-virus)
        BullGuard (Antivirus)

        1. Avatar de Fábio Palma

          Compreendo o teu ponto de vista Navyseal, temos por exemplo o eScan que é desconhecido ou mesmo o G Data que também a maioria não conhece.

          Algumas empresas descritas acima, simplesmente não querem que os seus produtos sejam testados pela av-comparatives. Se não querem ou por razões que só a eles dizem respeito, simplesmente o autor respeita a sua posição e como não está autorizado, não o pode fazer.

          Por este ano a lista é esta até ao fim do mesmo, para o ano veremos se há novos concorrentes.

          Podes reparar que este teste é um teste de antivírus, a lista apresenta programas fora do contexto do teste.

          para testes personalizados, podes ver aqui: http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/single-product-reviews e aqui http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/single-product-reviews/archive

          1. Avatar de Navyseal

            Conheço ambos tanto o escan como Gdata, este ultimo até o vi no outro dia à venda no Jumbo. lol Usa a base de dados do Kaspersky e Bitdefender.

            Os testes personalizados são antigos, não vale a pena ver os arquivos, pois as empresas lançam todos anos novas versões, umas melhores outras piores. Portanto deve haver um seguimento.

            Eu propunha era a alguém com uma maquina virtual fizesse testes a antivírus. Só não o faço eu porque o meu pc já tem 9 anos e mal se arrasta, caso contrário há muito que o teria feito!

        2. Avatar de Fábio Palma

          Faremos ao longo deste ano varias análises aos respectivos produtos, sendo que eles neste momento estão numa fase “beta” na expectativa de certificarem a sua compatibilidade com o novo Windows 7.

  11. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    ressalvo que o bitdefender está no topo, nao consta no grafico muito menos na conclusao

    abraços

    já agora o MSE ( morro) será que é fiavel?

    1. Avatar de Fábio Palma

      Obrigado pelo reparo 😀

      cumprimentos

  12. Avatar de Joana
    Joana

    1º) symantec tem supreendido e muito!

    2º) ao autor do artigo: para que tanta compressao das imagens? ficam horriveis e é dificil de distinguir as cores na analise que fizeste. e os graficos sao interessantes. pena ser mesmo tao dificil de ler!

    1. Avatar de Fábio Palma

      Se clicares nas imagens, poderás ver o tamanho normal.

      A compressão das imagens, serve para que não sobrecarregue o servidor a carregar as mesmas.

      Portanto quem quiser visualizar as imagens, basta um clique em cima das próprias imagens que abrirá a respectiva imagem no seu tamanho original.

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        mesmo as originais tao com falta de detalhe e nitidez

  13. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Bom artigo Fábio.
    Fico satisfeito por ver que o NOD32 (que uso) ainda se mantém no topo…. mas parece que já esteve melhor. A ver vamos.

    1. Avatar de Fábio Palma

      Já esteve melhor, ou será que os outros se têm esforçado para tal?

      O NOD32 sempre teve a sua consistência, mais ou menos o valor anda sempre na mesma linha.

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Sim, talvez os outros estejam a dar o passo mais largo que a ESET.. no entanto tem disso dos mais persistentes no topo. Terá por isso valor.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          disso -> sido

    2. Avatar de 3biz
      3biz

      concordo absolutamente. Se os outros se esforcam o ESET nao tem feito muito por isso. Já não se destaca nas taxas de detecção, nao se destaca nos falsos positivos, nao se destaca na velocidade de scan.

      ESET passou a ser meramente um antivirus mediano.
      Mesmo o avira, que falam que tem muitos falsos positivos.. e dpois? Prefiro um detectado a mais que um a menos.

      E Mais, quem me tem vindo a chamar muito mas muito atencao é o Symantec. Incrivelmente rapido e uma excelente taxa de detecção! clap clap clap! 🙂

  14. Avatar de Marco Ferreira
    Marco Ferreira

    Eu pessoalmente uso o Avira combinado com o SpyBot em casa há 2 anos e estou muito satisfeito. Já usei i Avast antes disso durante 2 anos também e fiquei desiludido, não sei como andam as últimas versões.

    E estou a falar das versões free! Tenho o Avira Free e estou super contente mas há um senão no Avira que não sei se alguém já terá refido aqui antes.

    O Avira (pelo menos a versão free) vem com uma senão… tem adware. De X em X dias, horas (tempo aleatório) ou sei lá o quê aparece no Desktop publicidade à empresa deles e aos produtos… mas é uma coisa fácil de ultrapassar (bloqueando o file avnotify.exe na pasta do Avira através das políticas de segurança do Windows ou de outra forma qualquer que vos dê mais jeito).

    EU RECOMENDO.

    1. Avatar de Paulo Brinca

      A publicidade aparece após a actualização da base de dados do antivírus via internet e não de uma forma independentemente agendada.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Marco Ferreira
        Marco Ferreira

        De certeza? Só se for na última versão (agora depois de instalar vou logo bloquear o ficheiro avnotify.exe) porque garanto que já me aconteceu aleatóriamente, a não ser que faça actualizações silenciosas de tempo a tempo sem que eu me aperceba. Aconteceu-me isso várias vezes inclusive em portáteis duma empresa onde eu trabalhava… às vezes chegava ao PC e a janela estava lá aberta mas não ponho completamente de parte que tenhas razão Paulo, digo isto só mesmo para confirmar porque fiquei com essa impressão (de que é algo aleatório).

        1. Avatar de Paulo Brinca

          Ele faz “actualizações silenciosas”, acabei de ligar o pc da minha namorada, que tem o Avira Free instalado, estando o mesmo desactualizado.

          Apareceu a mensagem do windows a informar que o software antivírus estava desactualizado, passado um pouco esse aviso desapareceu e apareceu a “janela de publicidade” do Avira…

  15. Avatar de Weasel
    Weasel

    Não percebo porque o CIS da COMODO não é testado

    1. Avatar de Fábio Palma

      Neste teste, só é valido os Antivírus.

      Como é de conhecimento geral, o AV da COMODO está muito verde.

      cumprimentos

  16. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Devo dizer que fiquei bastante contente com o Avast!

    Espero que na versão 5 que vai aí, melhore ainda mais =)

  17. Avatar de 3biz
    3biz

    porque é que o avira n aparece nos graficos mais abaixo?

    1. Avatar de Fábio Palma

      Pelo simples facto de não ter obtido o ADVANCED+ em Fevereiro e Agosto, pois são estes meses quando se realiza o teste on-demand.

  18. Avatar de João Sousa Faria
    João Sousa Faria

    Mais um teste para mostrar nas minhas aulas de COMPUSEC, Muito obrigado.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Comparar GDATA com Avast não faz qualquer sentido. Faria se fosse contra Kaspersky ou Avira, aí sim. E o Avira ser comparado o colocado na mesma lista que o AVG não tem jeito nenhum.

  20. Avatar de dajosova
    dajosova

    Já há algum tempo que me mantenho-me fiel ao ESET Smart Security!
    É leve, rápido e possui uma interface simples ou avançada, congregando vários serviços de segurança (antivirus, firewall, antispyware e antispam).

    Recomendo!!!

  21. Avatar de Édson
    Édson

    Um bom antimalware e que ninguém falou é o novissimo iobit security 360 que tem uma detecção dual core (sei lá qué isso).

    Queres 100% de Segurança, então use a suite:

    PC tools firewall plus free (99% +10)(site matousec)
    Avira Premium (99,4% no Av Comparatives)
    Super Anstispyware Pro
    Iobit security 360 Pro
    Malware Bytes Antimalware Pro

    4gb de memória para dar conta

    Será que passa algum malware no sistema? Duvido!

  22. Avatar de ex0
    ex0

    falando de vírus(anti), e 1 c licença gpl? na empresa n posso usar um free, certo.isso era assunto…
    e desde já “desaconselho” o moon secure, até ver, o único q testei.

  23. Avatar de nuno ferreira
    nuno ferreira

    Fábio Palma bom trabalho pelas respostas que tens dado no teu post e continua assim 😉

    Em relação ao tópico em si, melhor AV sou eu mesmo ao não abrir tudo que me enviam por email e andar a clicar em tudo que é sites de publicidades e afins tipo “ganhe um Ipod grátis”. Em casa uso o Eset desde que me lembro, já testei muita coisa e cheguei sempre na mesma conclusão, Eset é mais leve e mais simples de operar, no emprego tenho de levar com o McAfee mas tenho-o desligado, pois ao contrário não conseguia trabalhar…

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Utilizo a versão free do Avira e não quero sequer experimentar outro.

  25. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nunca acreditei nesses rankings… vale muito mais o feedback da malta que responde a isto. É experiência viva! 🙂

  26. Avatar de Paulo
    Paulo

    Nao ha melhor que o McAfee versao setembro09