Autoridade Tributária vai comunicar por WhatsApp? Já há proposta

23 Comentários

É inevitável não seguir o caminho do mundo digital! Nesse sentido, a aposta nas plataformas digitais de comunicações pode ir mais além da simples comunicação entre utilizadores.

O WhatsApp é um bom exemplo de uma plataforma que tem vindo a ser usada por vários serviços! A novidade é que esta plataforma pode começar a ser usada pelo fisco.

Autoridade Tributária vai comunicar por WhatsApp? Já há proposta


João Taborda da Gama lidera um grupo de trabalho para estudar estratégias de prevenção e litígios entre o Fisco e os contribuintes. Após o estudo, foram apresentadas 12 propostas que já foram enviadas ao Ministério das Finanças e divulgadas já no jornal Publico.

Autoridade Tributária vai comunicar por WhatsApp? Já há proposta

12 propostas enviadas ao Ministério das Finanças

  • Publicação das regras informáticas de liquidação dos vários impostos e dos manuais de avaliação dos elementos patrimoniais tributários;
  • Publicação de notas explicativas relativamente a convenções internacionais;
  • Simplificação e melhoria dos conteúdos das notificações;
  • Utilização de novos canais de comunicação (social media);
  • Avaliação da criação de um regime de horizontal de monitoring [existe na Holanda, por exemplo];
  • Reformulação e simplificação do regime de redução de coimas previsto no regime geral das infracções tributárias (RGIT);
  • Cumprimento pela autoridade tributária da jurisprudência dos tribunais superiores;
  • Uniformização do regime de litigância de má-fé;
  • Definição de um momento processual formal, no final da inspecção tributária, para regularização voluntária pelos contribuintes;
  • Introdução do direito de audição prévia no procedimento de informação vinculativas;
  • Diferimento do início da fase da cobrança coerciva para o termo do prazo de reclamação graciosa e mitigação do “solve et repete”;
  • Criação de um Serviço de Apoio e Defesa do Contribuinte.

As ideias são interessante e vão no sentido de se ter uma comunicação mais próxima entre contribuintes e autoridade tributária. Além do WhatsApp, podem ser também usadas outras plataformas como o Twitter ou Instagram para receber informações personalizadas.

O WhatsApp é uma das mais populares plataformas para troca de mensagens, chamadas e demais comunicações. Está presente em milhões de dispositivos móveis Android e iOS e até no computador, via Web e também via app.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LSousa
    LSousa

    Uma plataforma que segundo dizem tem tantos buracos em termos de segurança e passa a receber comunicações oficiais?????

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! E para quê se temos e-mail e SMS? Eu por exemplo, nunca usa esta rede! Jamais precisei dela. Se isto for de facto verdade , “há aqui gato”! Espero nunca se obrigado a usar esta coisa. Já experimentei e não quero, não substitui nada do que já tenho.

    2. Avatar de Luis Fonseca
      Luis Fonseca

      Buracos sem segurança como assim ???

      1. Avatar de Luis Fonseca
        Luis Fonseca

        Buracos em termos de segurança como assim Lsousa?

        1. Avatar de security
  2. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Este grupo de trabalho de segurança Informática percebe ZERO. Então vão confiar as comunicações entre a AT e os contribuintes, usando aplicações de empresas privadas, como o whatsapp do Senhor Zuckerberg? Com a AT a não garantir a segurança de privacidade das mensagens como é óbvio, e ainda por cima ser usado sabe-se lá para que fins. Sem mais comentários.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      +1

      Dito isto, mais um titulo sensacionalista 😀
      Em crer no artigo não há nenhuma indicação concreta de que passe a ser usado o Whatsapp. Existe apenas um ponto que falar de social media:

      “Utilização de novos canais de comunicação (social media);”

      Isto não significa necessáriamente Whatsapp. Mas o valor do comentário do João Lopes mantém-se no sentido de que, tanto quanto seja do meu conhecimento, todas as social media pertencem a empresas privadas e, curiosamente, as mais populares já deram provas de não primarem pelo respeito aos dados e privacidade de quem as usa.

      Ou seja, as social media não são um canal seguro e não deveriam ser usadas para transmissão de dados deste tipo. Na minha leiga opinião, claro.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    O velho e-mail não serve ?

    1. Avatar de Vx
      Vx

      Parece o idiocracy

  4. Avatar de Vx
    Vx

    Se eles criassem uma app tipo whatsapp e assim podiam saber onde andam os contribuintes a que horas vao dormir e com que contribuintes se encontram, até se percebia, agora usar um app que pertence ao facebook…

  5. Avatar de PAULO BRANDAO
    PAULO BRANDAO

    Até aqui recebiam comunicações via Twitter, que realmente não faz sentido nenhum.
    Com o WhatsApp sempre podem ser comunicados personalizados. Não vejo onde estão os “buracos”…
    Se for por causa dos devedores, é só pesquisar, esses aparecem logo…
    Apoio esta iniciativa, por vezes não somos relembrados e pagamos multa, algo que é desnecessário…

    1. Avatar de GM
      GM

      Têm o simples SMS. Não podes ter Whatsapp sem nº telefone clássico, que aliás, já faz parte dos dados pessoais de registo na AT, ou seja, de todos os contribuintes. Esse não falha, já o Whatsapp, podes ou não ter, podes ou não utilizar. Eu por acaso tenho, apenas e porque é mais conveniente a um familiar meu para falar com ele, pois está fora do país. E mesmo assim, nem sempre é possível, pois, por minha vontade utilizaria o SKYPE (no entanto, este é mais “pesado” e de difícil acesso, posi onde esse familiar se encontra o acesso à net é difícil). Podem vir aqui comentar que entre um e o outro, a diferença não é grande. Pois, para mim, é. Que me recorde, nunca vi nenhuma entrevista ou apresentação de testemunho em qualquer jornal dos canais generalistas que fosse feito por uma plataforma digital que não o SKYPE. Portanto, alguma diferença deverá ter, apesar de pertender à MS.

  6. Avatar de JohnSnow
    JohnSnow

    Para isso era preciso que lhes facultasse o meu número. Algo que nunca aconteceu até à data e que nunca irá acontecer.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Ou até eles decidirem que tem de o fazer e aplicarem muita a quem não o fizer (relembrando o episódio do ViaCTT).

      Lamentávelmente, o governo quer, manda e pode enquanto o povo ladra (baixinho, de vez em quando e pelo osso errado), obedece apesar de poder mais ainda.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        aplicarem multa*

  7. Avatar de JohnSnow
    JohnSnow

    Acho que deveriam era propor substituir todo o atual departamento informático. Ainda ontem entrei na AT para entregar o meu IRS e em vez dos meus dados apareceram os dados que um desconhecido. Tive acesso a todos os dados de alguém que não era eu com os meus dados de acesso.

  8. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Pode ser que assim eu consiga, de uma vez por todas, convencer os meus contactos a abandonarem o WhatsApp e a adotarem outra aplicação.

  9. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    Só pode ser “fake news”…
    A AT, tem o meu email, o meu nº de telefone e, ainda me obrigaram (ilegalmente) a ter uma conta no VIACTT, agora entidade privada, com dados pessoais de milhares de contribuintes….
    Será que há assim um fluxo de informação entre contribuintes e a AT, para sermos contactados por esta pela app em questão ?
    E logo esta…
    Abraços

  10. Avatar de Samuel
    Samuel

    Já diz o ditado popular: ” Quanto mais se mexe na mer$?a¡ mais mal ela cheira”

  11. Avatar de Isabel pereira
    Isabel pereira

    Deixa em paz a Isabel pereira não tem nada haver com a vosa. Gerra

  12. Avatar de security
    security

    Isso a ir para a frente mostra quão errado está o nosso país e quem gere estas coisas nada entende de nada.