Autoridade da Concorrência aplica à MEO coima de 84 milhões de euros por cartel com a NOWO

36 Comentários

A Autoridade da Concorrência (AdC) impôs à MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (MEO) uma coima de oitenta e quatro milhões de euros por combinar preços e repartir mercados com a NOWO – Communications, S.A. (NOWO) nos serviços de comunicações móveis e fixas.

A informação foi hoje disponibilizada pela AdC em comunicado no próprio site.

MEO apanhada em cartel com a Nowo! Coima chega aos 84 milhões


O cartel entre a MEO e NOWO vigorou mais de 11 meses…

De acordo com as informações da AdC, este cartel celebrado entre a MEO e a NOWO implicou aumentos de preços e redução da qualidade dos serviços prestados, assim como restrições na disponibilização geográfica dos mesmos serviços, que penalizaram os consumidores em todo o território nacional.

Após a celebração de um contrato de MVNO (mobile virtual network operator) entre estas empresas, a MEO e a NOWO firmaram um acordo anticoncorrencial através do qual a NOWO se comprometeu a não lançar serviços móveis fora das áreas geográficas onde disponibilizava serviços fixos, não concorrendo assim, com a MEO nas zonas de Lisboa e do Porto.

No âmbito deste cartel, a NOWO acordou igualmente com a MEO não disponibilizar ofertas móveis a 5 euros ou menos (ou com preços mais baixos face aos preços de ofertas similares no mercado). A NOWO acordou ainda implementar aumentos de preços e reduzir a qualidade nas ofertas em pacote de serviços fixos e móveis.

MEO apanhada em cartel com a Nowo! Coima chega aos 84 milhões

Em contrapartida, a MEO comprometeu-se, no essencial, a melhorar as condições contratuais do contrato MVNO celebrado com a NOWO, sobretudo no que diz respeito aos preços praticados entre ambas, no contexto da utilização de infraestruturas, e a resolver problemas operacionais no âmbito da execução desse contrato.

O cartel entre as duas empresas vigorou, pelo menos, entre o princípio de janeiro e o final de novembro de 2018, ocasião em que a AdC realizou diligências de busca e apreensão nas instalações das duas empresas.

De relembrar que a Lei da Concorrência proíbe expressamente acordos entre empresas que restrinjam de forma significativa a concorrência, no todo ou em parte do mercado nacional, reduzindo o bem-estar dos consumidores e/ou empresas. A violação das regras de concorrência não só reduz o bem-estar dos consumidores, como prejudica a competitividade das empresas, penalizando a economia como um todo, pode ler-se no comunicado.

Adc

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    A multa foi pequena…
    Havia de ser maior e para as duas empresas…
    E já deveriam estar a olhar também para a Vodafone para os multar a todos… neste momento estão todos os operadores a igualar os preços e a reduzir a qualidade dos serviços!

  2. Avatar de Paco
    Paco

    Eu só gostava de saber se alguma destas multa alguma vez foi recebida pelo estado ou se andam enroladas nos tribunais com sucessivos recursos interpostos pelas operadoras. É como se costuma dizer, e as operadoras são peritas nisso: “pagar e morrer, quanto mais tarde melhor”.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Pensei exactamente o mesmo …
      Não acredito muito que algum dia o Estado venha a receber o valor dessa multa, ou o caso prescreve, ou se arrasta nos tribunais, ou é anulado, etc

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eles recorrem e não pagam nada, é o mais expectável. Já me admirava a oferta de 1GB da Nowo a 5€ durar muito.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Essa oferta é de quando?

  4. Avatar de Bruno Azevedo
    Bruno Azevedo

    O lucro é sempre maior que a multa por isso é na boa…

  5. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Nada de nowo…

  6. Avatar de MACnista
    MACnista

    Já ontem era tarde, é o que dá julgarem-se mais espertos que os outros!!!! vai buscar… LOLOLOLO!!!!!

  7. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Já fui buscar as pipocas…
    Isto não dá em nada, é tudo farinha do mesmo saco.

    Este filme está mais do que visto.
    Vão enrolar e ás tantas já ninguém se lembra disto.
    Já para não falar que alguém vai receber um envelope cheio dele para se esquecer de levar isto para a frente..

  8. Avatar de Aj
    Aj

    O AdC devia fazer uma visita ao site NOS e Vodafone e comparar preços e planos entre eles e meo

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Mas só é cartel se tiverem combinado entre eles, se só tiverem a olhar uns para os outros a ver quem piora as condições primeiro para logo lhe seguirem as pisadas então é o “mercado a funcionar”.

      Que para os “zés” a operadora #A aumentar o preço e reduzir os GB e velocidade, e a operadora #B manter os preços mais baixos que a #A e aumentar os GB e velocidade em relação à #A seja concorrência, é algo apenas da imaginação do “zé” que deve pensar que existe concorrência a sério, e que as operadoras querem prestar o melhor serviço possível e não dar o máximo de dinheiro aos seus accionistas.

  9. Avatar de Ola
    Ola

    Lol vai aqui um cartel………
    Vamos ver se isto segue para a frente

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      para a frente vai de certeza, vai em frente e para baixo para o bolso de alguém!!!! pois…

  10. Avatar de LF
    LF

    A MEO e a NOWO prejudicaram assim os clientes no serviço prestado e financeiramente, mas é o Estado que recebe dinheiro. Não deveriam os clientes serem ressarcidos? Quando alguém prejudica outro não tem que indemnizá-lo pelos danos causados?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Claro, e como é que se vai determinar quem foi efectivamente prejudicado?
      Só se as pessoas individualmente tivessem avançado todas com queixas crime, a polícia investigava, depois os tribunais avaliavam se havia ou não provas de prática anti-concorrências com vista a prejudicar as pessoas que se queixaram e depois então as indemnizações eram então definidas (se considerados culpados) e (nunca) entregues aos prejudicados porque as operadoras iam recorrer até ao fim do universo e pagar para ver certas e determinadas leis alteradas, se necessário, para se protegerem da gentinha chata.

      1. Avatar de LF
        LF

        Quem foi efectivamente prejudicado? Os clientes que viram as mensalidades aumentadas. E se a justiça fosse justiça obrigaria a devolver esses aumentos com juros a cada um dos clientes afectados. Este exemplo da MEO e a da NOWO infelizmente não é o primeiro em que os clientes são prejudicados e o Estado é que recebe o dinheiro.

  11. Avatar de PGomes
    PGomes

    Há que apertar estas empresas e os abusos que fazem do mercado.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Parece que a próxima a levar com um processo em tribunal da Altice é a Autoridade da Concorrência.

  13. Avatar de Meo
    Meo

    So tenho a comentar: -Ladroes!

  14. Avatar de josegian
    josegian

    Enquanto isso os lucros do cartel nos, vodafone e meo upa, upa. Isso são tostões nos bolsos da meo

  15. Avatar de josegian
    josegian

    Porque é que so6 a meo fou multada se houve cartel?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque o novo dono da Meia não da tachos aos políticos e ainda criticou o governo em varias entrevistas…Pumba!

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Aí o senhor Françês não sabia que aqui não é a França, não da tachos aos boys dos politicos e ainda tem o despautério de criticar o Governo em entrevistas?
    Ah pois… Tem que se adaptar a chulice tuga!

  17. Avatar de aquele
    aquele

    Apenas a ponta do icebergue… está à vista de todos o cartel não só entre estas duas mas todas as empresas deste sector. Espero que a AdC e Anacom se aguentem, é preciso alguém que os tenha no sitio e exponha esta vergonha.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acreditas no pai Natal achas que está multa apareceu porquê?
      O novo dono da Meo não da tachos aos boys, e teve a coragem de criticar o governo em vários casos, agora vai perceber o que é ter uma empresa na tugalandia!

      1. Avatar de aquele
        aquele

        Como podes afirmar isso? Prefiro acreditar que as entidades competentes estão a fazer “algum” do seu trabalho.

  18. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Isto teve dedo da ANACOM.
    Parecem os miudos as guerrinhas.
    Espero que os operadores baixem a crista e parem com esse bluff de desinvestir em Portugal que é dos países que mais lucro lhes dá devido à falta de concorrência, cartelização e abuso de posição dominante.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É só tanga… e se todos desinvestirem a malta não vai notar, porque o mau serviço é comum a todos, claro, varia de local para local alguns estarão bem servidos… o 5G não vai trazer nenhuma revolução assim como o 2G, 3G e 4G não trouxeram infelizmente, é só promessas e publicidade falsa… e se melhorar será para os que já estão bem servidos de qualquer maneira… vão lá para as aldeias, ou até para os arredores de algumas cidades e vão ver que essa “revolução” é tudo tanga como de costume.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Achar que o 2G e o 3G não trouxeram revolução é de quem não vive neste mundo.
        O 4G não trouxe nada de especial, agora com o 5G as possibilidades são infimas.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          O 2G, 3G, 4G trouxeram a revolução em relação ao 1G de piorarem e de que forma a cobertura terrestre de sinal, quando antes se conseguia obter sinal de telefone móvel em praticamente qualquer buraco ainda hoje em dia existem imensos locais sem qualquer sinal, e com poucas probabilidades de algum dia virem realmente a ter, a menos que a ANACOM obrigue algum operador a lá colocar sinal ou que vá morar um dos administradores de um dos operadores para a zona.

  19. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    Quem não se lembra da dificuldade em ter móvel nowo fora da área de serviço fixo…??? Até havia truques para contornar.

  20. Avatar de greego
    greego

    À que penalizar esses donos disto tudo! Mas infelizmente existe cartelização nos hipermercados, lojas de electrodomésticos/electrónica… Enfim é só o regulador procurar…

  21. Avatar de rui sarmento ntel 932530058
    rui sarmento ntel 932530058

    ainda é pouco tenho de me fartar para meu e é sós esperar para resolver avarias onde nao consigo entrar na net estou farto destes serviços acho que vou sair desta companhia de xaxa