Autoeuropa volta a parar! Não há semicondutores para os automóveis

11 Comentários

Por causa da pandemia por COVID-19 tem-se registado uma crise na área dos semicondutores. Os materiais semicondutores são uma das matérias-primas necessárias para a produção de circuitos integrados que permitem que os dispositivos eletrónicos (ex. telemóveis, computadores micro-ondas, smartphones, smartwatches) armazenem e transmitam dados.

O segmento automóvel tem sido um dos mais afetados. Em Portugal a Autoeuropa é novamente obrigada a parar por causa da falta de semicondutores.

Autoeuropa volta a parar! Não há semicondutores para os automóveis


Autoeuropa vai recorrer ao “Programa de Apoio à Atividade Económica”

A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, volta a parar a partir deste sábado. O motivo é a falta de semicondutores que leva tem levado a empresa a perdas de produção sucessivas.

Segundo revelou a empresa, com esta nova paragem de produção, que se prolonga até dia 21 de setembro, a fábrica do grupo alemão Volkswagen atinge um total de “95 turnos cancelados e 28 860 unidades perdidas”.

A administração da Autoeuropa anunciou a semana passada que pretende recorrer ao “programa de apoio à atividade económica” com o objetivo de garantir o rendimento individual de cada colaborador da empresa.

Autoeuropa volta a parar! Não há semicondutores para os automóveis

A escassez de semicondutores tem tido um impacto forte na indústria automóvel. Segundo um estudo da Bloomberg, o impacto será na ordem dos 100 mil milhões de dólares em vendas não realizadas.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Cada vez mais consumo energético, mais consumo de componentes electrónicos, mais consumo de recursos naturais…
    A questão é até quando o planeta vai aguentar este caça aos recursos nas últimas décadas.

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      O problema não é o consumo, é o desperdício pois mais de metade do material eletrônico vai para o lixo tendo este a possibilidade de ser reparado

  2. Avatar de Estradiol
    Estradiol

    Agradeçam aos asiáticos. Fábricas de semicondutores na Europa são um par delas e se os governos não investem, a Ásia domina o mundo. Covid veio da Ásia e ainda lhes compramos as máquinas, os testes, as máscaras. Se quiserem que todos morram, os asiáticos só precisam deixar de enviar material…

    Em breve até CPU e GPU de alta gama vai produzir. Check-mate

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      A culpa de os europeus não investirem em fábricas é dos Asiáticos.
      Os Asiáticos deviam obrigar os governantes Europeus a investir, isso sim era o que deveriam fazer.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Haha. A culpa é sempre dos outros.
        Lembra-me a história de um ministro europeu a queixar-se do preço do petróleo a um sheik Árabe.
        Resposta: Nós estamos dispostos a dar-vos o pretroleo a custo zero se vocês nos derem os impostos que agora cobram sobre os produtos petrolíferos.

        1. Avatar de Mig21
          Mig21

          haha . Muito bom

    2. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Veio da Ásia , e quem o plantou

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Aposta no consumo de certos governos, acham que as coisas caem do céu …

  4. Avatar de jonas
    jonas

    Cada vez metem mais Me*da (semicondutores) nos carros …
    Fazem dispositivos para durar pouco para vender mais …
    É tudo à grande! “No meu tempo” uma televisão durava 10 ou 15 anos, se for preciso em 10 anos a malta compra 2 ou 3. Já para não falar nos telemóveis, andam sempre a inventar porras “novas” para voltar a vender ao fim de um ano ou 2.

    Não se justifica!!!! Uma porra de um computador neste momento tinha obrigação de ser feito para durar em condições 7/8/10 anos!

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Metem mais “me*da” porque as pessoas querem mais conforto. Ou quem achas que controla os ABS, o cruise control, blind-spot detection, lane change assist, entre muitos outros, e isto so na parte da seguranca, fora tudo o resto que o pessoal espera dos novos carros, como conducao autonoma, free parking detection. Por isso a culpa nao e da produto e de quem compra.

      O mesmo para o teu exemplo do computador. Todos querem um computador portatil, o mais leve e mais fino da loja, para estarem sempre com ele em casa em cima do sofa. Comprem as coisas para o que usam, eu tenho um desktop, com 8 anos, AMD FX 8350, e uma radeon r7 370 e esta aqui para as curvas com mais de 8 anos, porque uso so para casa por isso nao faz sentido ter um portavel com os componentes todos esmagados e com fracas ventilacoes.

  5. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    A Tesla trabalhou para dar a volta a esses componentes os outros não porque, (muito stock afinal pra nada?) ? A Infineon era em Vila do Conde , (na Alemanha ficou o centro de I&D), mas foi para o oriente e a culpa é deles?. os fabricantes alemães e outros andaram a aldrabar o pessoal décadas e ninguém diz nada? o lab. de Fort Detrick que criou o método de potenciação de virus não pode ter inspecção e agora nem vale a pena foi fechado e limpinho, e os outros podem? faz anos que despois das chuvas acidas na Alemanha a leis mudaram e em vez de upgrade foram para a China que agora é a mais poluidora, (vamos ver que tal com o reactor de Tório !!!) e por cá empregos de jeito nada.
    Felizmente apesar de alguns mentecaptos alguns, (cada vez mais), começam a vez a realidade que se impõe á verdade dos donos dos media e da natureza estragada mas ainda vamos a tempo.!? muito “empres«arios” congelaram a evolução para ganharem mais e mais e mais chegoua a Tesla e a SpaceX, (foguetes a metano menos poluidores que nunca), e tratam o Elon Musk como vilão.!? Os nazis nunca desapareceram e estão de volta Temos que acordar e defencer a “Democracia Republicana” não temos melhor . Vamos deixar que as conquistas das gerações antes de nós continuem a ser destruidas?