Autocarros Gigantes são objectivo para a China

77 Comentários

Os Asiáticos já nos conquistaram com as suas ideias maravilhosas, bem como bizarras, nomeadamente os Japoneses e os Chineses. Desta vez a grande novidade vem mesmo da China que pretende construir  autocarros que viajem sobre os carros, isto é, os carros podem passar por debaixo dele.

Esta ideia teve por base a grande movimentação nas estradas das grandes cidades, onde o trânsito chega a ser caótico e, para colmatar essa situação, constroem-se novas vias, pontes, viadutos, e são dados incentivos para que as pessoas passem a usar, cada vez mais, os transportes públicos. Este panorama despertou a criatividade do Governo Chinês para uma solução que conciliasse o aumento populacional, os transportes públicos e a falta de espaço. Esta ideia foi, nada mais, nada menos que Autocarros Gigantes.

Estes Autocarros Gigantes, numa tentativa de se economizar espaço, estão a ser considerados para andarem nas ruas e terão uma particularidade curiosa. Haverão neles uma abertura na zona inferior para que, desta forma, os carros que igualmente circulam na estrada, possam passar por debaixo deles.

bus

O objectivo desta característica será o de explorar o espaço entre os carros e as pontes, economizando os custos para a construção de novas faixas, bem como minimizar o impacto sobre o congestionamento no trânsito.

Os Autocarros terão 6 metros de largura e 4.5 metros de altura. Terão capacidade para 1.200 pessoas e a sua velocidade rondará os 40km/h. Nos locais de paragem, serão construídas plataformas de ambos os lados da estrada, e estes Autocarros apenas viajariam em estradas largas, sem existência de pontes baixas ou túneis.

Estes Autocarros na estrada, funcionariam mais ou menos assim:

Esta parece ser uma ideia interessante, a pensar na economia e adaptada às necessidades da China. Seria esta uma ideia pertinente para o nosso país? Ou haveriam outras mais adequadas?

FONTES Fonte: Engadget

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex Setneuf
    Alex Setneuf

    Uma ideia bastante inovadora, e parece ser bastante fiável, vamos la a ver se vai para a frente.

    1. Avatar de Fábio Rocha
      Fábio Rocha

      fiável se formos a pensar que só andam carros na estrada.
      se pensar-mos em camiões, principalmente camiões de transporte especial, a coisa talvez seja mais difícil.

      De qualquer forma é uma grande ideia.

      1. Avatar de Cabritone
        Cabritone

        para isso criam-se faixas onde esses camiões são proibidos =)

    2. Avatar de João
      João

      Isto seria perfeito se não implicasse alterações nos restantes veículos na mesma via, se a terra fosse plana e as estradas sem imperfeições…

      Carris tão largos e altos implicarão um extenso estudo de materiais e resistência. Querem algo com milímetros a segurar toneladas com oscilações verticais e horizontais? Claro…

      A solução seria mesmo deixar de comprar coisas feitas na china e preferir as do nosso país ou quanto mais na UE e assim evitar alguma escravatura e a necessidade e dinheiro para criar tais infra estruturas.

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Pois claro! E agora estavas a teclar de um 986x que te custaria 30.000€…

    3. Avatar de Mim
      Mim

      E se o meu carro estiver por baixo do autocarro e eu quiser virar na proxima à direita e o autocarro for em frente?!

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Tens que acelerar ou deixa-lo ir primeiro, eheh

  2. Avatar de BigLord

    É engraçada… eu até apoiaria isto, se não fosse caro como tudo.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É de certeza mais barato que o metro subterrâneo.
      A meu ver o problema dessa solução é haver dois meios de transportes a partilhar a mesma faixa/infraestrutura, e nós sabemos o quanto imprevisível pode ser o condutor de um automóvel. Essa imprevisibilidade (avaria, acidente, etc…) poderia levar ao bloqueio do autocarro-gigante com todos os problemas dai resultantes.
      Levar essa ideia para Portugal acho meio complicado, não temos assim tantas ruas/avenidas que possam suportar esses autocarros-gigantes, seria precisa estudar bem o conceito antes de o transpor para as nossas cidades.

  3. Avatar de D

    A ideia é bastante original e pode ser aplicada num país com uma economia e dimensão como a China. Em Portugal não temos dimensão para tal coisa. Para resolver os nossos problemas de mobilidade, sobretudo em Lisboa, basta alargar a rede de Metropolitano, favorecer as faixas BUS para os autocarros e colocar parques de estacionamento de grandes dimensões na periferia. Com uma rede de transportes rápida e com local para que sejam estacionados os automóveis na entrada da cidade acredito que se consiga ter uma solução para o caos do trânsito lisboeta.

    1. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      “Em Portugal não temos dimensão para tal coisa.” <- E desde quando isso nos impediu de compra-las …. :s

      @D tens razão, e concordo com a tua opinião sobre Lisboa. É alargar o metro, mais faixas dedicadas a autocarros e grandes parques de estacionamento fora da cidade.

      1. Avatar de mario mendes
        mario mendes

        Nem para tapar buracos a Camara de lisboa serve, quantos mais para estas ideias.
        A camara só têm habilidade para uma coisa sacar dinheiro atraves da emel ou da policia municipal mais nada.

        1. Avatar de So7t
          So7t

          Concordo plenamente!! Esses chulos!!!

      2. Avatar de Vítor M.

        Sim realmente é verdade. Eu aponto sobretudo os estádios do Euro…. faz-me lembrar quando fui a Sevilha há uns anos atrás e dei uma volta pelo parque da expo… tantos milhões de euros gastos e tudo abandonado.

        Existem soluções que fazem falta, alargar a rede de transportes públicos, colocar melhores acesso às cidades, melhores serviços de transportes urbanos e sub-urbanos. É caro mas é uma necessidade.

        Em 1993, estive em Munique… fiquei parvo com a qualidade de transportes que já nesse tempo eles tinham.

        Estes anos volvidos e Portugal tem uma rede de metro (pobre) na área metropolitana de Lisboa e uma amostra de rede de metro em meia dúzia de locais no Porto.

        Mas tem estádios.

        Uma rede hospitalar velha, decadente… quem conhece os hospitais distritais sabe que aquilo é degradante. Fecharam-se maternidades para reduzir aos custos.

        Mas temos estádios.

        Bom, há determinado leque de obras que são obrigatórias para o desenvolvimento de um país. No caso em destaque, na China, aquilo é uma obra essencial, dado o grau de poluição, caos no transito e falta de qualidade de vida.

        O facto de ser ou não uma obra megalómana… isso hoje em dia é secundário. Há uns meses vi no Discovery Channel uma obra (um túnel) que atravessava a capital de Taiwan (salvo erro), com quilómetros e quilómetros de túnel.

        Depois existem todos os exemplos como o canal da Mancha e tal… não há obras impossíveis. Há sim obras estúpidas, OTA, etc….

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Concordo plenamente contigo.
          Investe-se no “divertimento” em vez das infra-estruturas de base (educação, saúde, justiça e investigação) que fomentam o desenvolvimento sustentado de um país a médio-longo prazo.
          As prioridades de Portugal estão ao contrário.

          1. Avatar de Alba
            Alba

            Com papas e bolos se entretêm os tolos…

        2. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Disseste tudo!

  4. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    E a segurança de um sistema destes?

    Um veículo desse tamanho precisa de muito espaço para poder travar com segurança em caso de emergência.

    Deve também ter um centro de massa extremamente elevado. Não poderá cair se alguém lhe bater nas lâminas que o ligam ao chão?

    1. Avatar de Sarev0k

      aquilo vai andar a 40 km/h.. não vai andar aí a speedar 😀

      Só estou a pensar é se todos os veículos podem passar debaixo daquilo..

    2. Avatar de João
      João

      Eles são muitos, se alguns se aleijarem são logo substituídos xD

  5. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Os autocarros não andam sobre carris.
    Se for movido a eletricidade, é mais um “elétrico”.

    1. Avatar de ARQ-E-TEC

      exactamente o que eu estava a pensar, lol, no entanto não cheguei a perceber se irá mesmo ser movido a electricidade. gostava também de saber o custo disto. se alguém souber

  6. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    É uma grande ideia, não vai existir praticamente transito!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh, eu também acho uma excelente ideia, no entanto acho qeu me ia assustar nos primeiros dias quando me deparasse com um bicho daqueles na estrada, eheh

  7. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    grande ideia mas tem falhas
    por exemplo:
    aquilo anda sobre carris e pelo video parece quase fechado de lado , e se num cruzamento esse “autocarro” for virar a esquerda e os carros que estao por baixo quiserem virar para a direita

    1. Avatar de Daniel Correia
      Daniel Correia

      Parece-me pelo vídeo que nesse caso, e no caso das curvas (para evitar acidentes suponho), que os carros são mandados parar por semáforos e apenas o “elétrico” avança.

  8. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    Muito fixe

  9. Avatar de op
    op

    gosto mais do TGV ou AGV nome actual acho.

  10. Avatar de nacmendes
    nacmendes

    E se alguém se despista contra uma parte lateral deste bicho? 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Em caso de acidente, as pessoas no interior do autocarro serão evacuadas. As portas do autocarro baixam, formam uma rampa onde as pessoas deslizam e, em segurança todas podem sair a salvo sem sofrerem com o acidente.

      1. Avatar de Frigo
        Frigo

        se aquilo se parte e cai…coitados dos condutores.

    2. Avatar de kekes

      Tambem se morrer um Chinês naquele pais eles consideram que o “camarada” é uma pessoa interessada nos problemas da nação, condecorão-no, tiram os seus orgãos para transplante e ficam todos felizes no final.

      1. Avatar de av
        av

        É “condecoram-no”.

  11. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Óh Marisa, podias ter legendado o video… Que mau feitio, deves ter muitos amigos assim 😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Pedro A.

      Já era muito tarde e não me lembrava de algumas palavras chinesas, eheh o/

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Ah pronto, sendo assim estás desculpada 🙂

  12. Avatar de Mario
    Mario

    Parece uma ideia interessante mas não muito fiável, basta um condutor mais distraído que vah a passar por baixo e da uma guinada e bate naquilo, ou vah a mudar de faixa no momento em que aquilo vai a passar..

  13. Avatar de JDurao
    JDurao

    Imagem isso em cima da IC19 e da A5… Nada má ideia…

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Para o IC19 não precisas, já tens o comboio a passar ao lado, mas muita gente continua a teimar em levar o carro para Lisboa pelo comodismo.

      1. Avatar de ARQ-E-TEC

        Um comboio que ás horas de ponta entrar é uma sorte e que passa de 15 em 15 minutos, já para não falar na insegurança. Mas pondo nestes termos também não vejo como é que o autocarro funcionaria melhor :X só mesmo para dar mais desafogo à linha ferroviária que já tem demasiada gente a usar.

        1. Avatar de Courela

          Frequento a linha de Sintra e nunca tive grandes problemas, nem com horários, nem com demasiada gente.

          É óvio que nas horas de ponta não se pode esperar ter 4 lugares só para si. Entre os comboios e o metro a única diferença que vejo será a segurança. E a linha está a ser aumentada, o que melhorará bastante a circulação. Se me disserem que faltam parques de estacionamento perto das estações aí concordo.

      2. Avatar de afonso
        afonso

        Pois eu prefiro ir de carro a ser assaltado por um bando de pretos.

  14. Avatar de JDurao
    JDurao

    Imaginem isso em cima da IC19 e da A5… Nada má ideia…

  15. Avatar de Frigo
    Frigo

    isto é do melhor é para terroristas. É o renascimento do carro bomba em todo o seu ‘esplendor”

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      mt bem visto!

      1. Avatar de Marisa Pinto

        que pessimistas 🙂 Decerto haverão sistemas de segurança nestes veículos

  16. Avatar de Faiska
    Faiska

    Acho que este sistema poderia ser melhorado, se o autocarro em vez de se manter a uma altura constante, pudesse levantar ou baixar, consoante a altura dos veículos que passassem por baixo dentro de um certo limite de segurança (camioes, pontes…)

    1. Avatar de Yamato
      Yamato

      A variação da altura e colocação dos pesos em andamento é muito perigoso

  17. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Vídeo em chines, legendado em chines é muito esclarecedor.
    Todavia, a idéia me parece semelhante a um metrô de superfície utilizando uma estrutura mais barata e com sérios inconvenientes.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Bovidino

      Pois, é o que há. Também tive pena de não estar legendado, decerto que as informações seriam mais esclarecedoras, mas assim que houver algum legendado, colocarei aqui.

      Cumprimentos

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    a mim parece me uma ideia muito mazinha tendo em conta o tipo de conduçao praticada por esses meninos.. passarem por baixo desses autocarros?!… sim… iria ser mais a despesa q outra coisa…

    para nao falar que teriam que fazer obras em todas as estradas para q os sapatos desse autocarro la passassem…

  19. Avatar de Paulinha de Arrifana
    Paulinha de Arrifana

    Esta parece ser uma ideia interessante, a pensar na economia e adaptada às necessidades da China. Seria esta uma ideia pertinente para o nosso país? Ou haveriam outras mais adequadas?

    Claro que sim, aliás com a população que temos acho que um desse tamanho não bastava, era um em cima de outro e ainda mais um, assim do genero com 3 andares…

  20. Avatar de Fernado
    Fernado

    Não acho que esta ideia vá ter sucesso. Mas é uma boa ideia.

  21. Avatar de sez
    sez

    Não esquecer que na china não há população com problemas motores, os acessos parecem ser difíceis a quem tem dificuldades motoras.

  22. Avatar de autocarro
    autocarro

    Autocarro a andar em cima de carris? Só se for na china… Tantas pessoas a morrer de fome e a serem escravos no trabalho, e gastam o dinheiro público nestas megalomanias. Assim de repente faz-me lembrar um certo país à beira mar plantado. Ah e sim, acho a ideia estapafúrdia .

  23. Avatar de kekes

    E um carro com helice para passar por cima do transito? Digam-me lá que já não pensaram nisso milhares de vezes nos congestionamentos 😛 Isso os chinocas não inventam 😀

    1. Avatar de ARQ-E-TEC

      Na verdade já existem protótipos de carros voadores só que ainda estão muito longe de serem comercializados

      como este http://static.howstuffworks.com/gif/flying-car-front.jpg

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        “45kk”? http://u.nu/7rzae ? 🙁

    2. Avatar de afonso
      afonso

      e um carro com uma broca para ir por baixo ??

  24. Avatar de ruim
    ruim

    deve ser lixado fazer inversão de marcha

  25. Avatar de JFK
    JFK

    LOL… devem estar a gozar comigo… e como fazem as curvas?
    Um bicho destes a curvar vai cortar a faixa, não pode estar nada por baixo dele.

    Tenham dó…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @JFK

      O vídeo mostra-o a fazer curva, claro que para o criarem, as curvas têm que estar pensadas, penso que 🙂

      Cumprimentos

  26. Avatar de Eles que não parem de ter filhos não!
    Eles que não parem de ter filhos não!

    Esses chineses que não parem de se multiplicar como os coelhos que não tarda têm de fazer autocarros que andem por cima desses autocarros.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Chorei de tanto rir. Excelente comentário.

    2. Avatar de Pedro Poeta
      Pedro Poeta

      eheh, muito bem observado!

  27. Avatar de av
    av

    Esta é a grande solução para os presidentes de câmara municipal continuarem a fazer despesa, perdão, obra.

    – Vão ter agora de retirar as ROTUNDAS!

    É obra.

  28. Avatar de Rui
    Rui

    Se um camião na passar debaixo do autocarro logo vai ter que ocupar a faixa da esquerda que é quase sempre a mais rápida. As paragens tinha que estam em sintonia com as saidas da estrada, etc etc

    Praticamente tinhamos que começar do zero e inventar a roda outra vez.

  29. Avatar de Silva
    Silva

    E Quando eu quiser mudar de direcção? Vou ter uma parede feita por um autocarro à minha frente LOL

  30. Avatar de pedro
    pedro

    caro caro é o metro isto deve ficar muito mais barato que andar a fazer buracos no chão, acho a ideia genial

  31. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    acho que um sistema do género mas tipo metro de Chicago era muito melhor
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Chicago-Loop-SEcorner.jpg
    sem transito a estorvar, e sem buracos por baixo de arranha ceus a evitar fundações, tubagens etc.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      alias, se for tipo o Maglev (suspenso por magnetismo) nem barulho faz, e lá está, umas barras em metal para a estrutura sai muito mais barato que os outros métodos.

  32. Avatar de natacha
    natacha

    Marrise acho que Viseu city esta fora deste tipo de construcoes uma vez que so tem rotundas. Beijinho bom Anne Marrise e boas ferias

  33. Avatar de xoíta
    xoíta

    Isto é que é um atraso…

    Então o que é dos carros voadores do séc. XXI?

  34. Avatar de Pedro

    Querem fazer fazer isso e depois as outras viaturas e veiculos?

  35. Avatar de iPlagiator
    iPlagiator

    acho uma ideia muita boa