Aumentos das portagens vão até 2 euros por cada viagem

39 Comentários

Se o custo de vida aumentou, em 2023 as notícias não são propriamente as melhores. Tal como revelamos, a Ascendi propôs ao Governo um aumento de 10,44% das portagens em 2023 o que, conta feitas, significa um aumento até 2 euros por cada viagem.

A viagem entre Lisboa e Porto pela A1 até ultrapassa esse valor, pois sobe 2,34 euros se o Governo não travar os aumentos. As concessionárias aceitam negociar.

Aumentos das portagens vão até 2 euros por cada viagem


Portagens: Negociação com o governo até 15 de dezembro

As empresas que gerem as autoestradas já enviaram as propostas de aumentos para 2023 e o cenário não é animador para os utilizadores. Os contratos de concessão estabelecem que as atualizações tiverem de ser enviados ao Governo até 15 de novembro e a eventual negociação decorre até 15 de dezembro, data em que o Governo fixa os preços.

De relembrar que a Ascendi propôs ao Governo um aumento das portagens de 10,44% em 2023, o valor da inflação homóloga de outubro sem habitação, mas a concessionária admite que cabe ao Estado determinar o valor final.

A Brisa também já revelou o que pretende para 2023. Na passada sexta-feira, a  Brisa revelou ao jornal Eco que, “de acordo com o estipulado no contrato de concessão com o Estado, o preço das portagens para o próximo ano é calculado em função da inflação registada em outubro deste ano (retirando o efeito da habitação)”.

Até ao momento, o Governo ainda não deu indicações às concessionárias no sentido de travar a subida das portagens em 2023.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Sim porque a inflação é justificação para aumentar o preço de estradas que já foram construídas a anos e já estão pagas. Giro os tempos que vivemos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vivemos cada vez em políticas mais comunistas

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não. Vemos uma empresa que pretende privatizar lucros e socializar prejuízos.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      As portagens não existem para pagar as estradas mas sim os custos da sua manutenção.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        O problema é estarem sempre em manutenção. se fossem feitas com qualidade à primeira a manutenção seria menor

        1. Avatar de k
          k

          Se tens uma estrada a ser usada todos os dias todo o dia, cheia de carros, vais obviamente ter desgaste e vais ter que fazer manutenção quer queiras quer não. “qualidade” aqui não é o maior fator.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Tens uma zona cerca de 200m de estrada da a23 perto da covilha que levou outro tipo de asfalto logo no inicio, pode estar a chuver a potes que essa secção fica logo sem água e nunca foi necessario qualquer remendo. Se todo o troço tivesse levado o mesmo asfalto de certeza que pouca manutencao teria.

          2. Avatar de PTO
            PTO

            Isso não tem nada a ver com a manutenção que é necessária, esse piso também precisa de manutenção.

          3. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            vai ali ver se estou na esquina ó Kosta!

      2. Avatar de MCakaZim
        MCakaZim

        ok… Para que serve o IUC?

        1. Avatar de Ze Tuga
          Ze Tuga

          Para engordar os cofres do estado! Simples.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Só que quando pagas uma portagem uma percentagem do que pagas é que para manutenção e não a totalidade. Portanto nunca podes aumentar essa despesa nessa proporção porque não a tens…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Isso varia.

          Há concessões cuja receita é os 100% das taxas de Portagem (caso da Brisa, Lusoponte, Beira Interior, Oeste, Litoral Cenr«tro e Douro Litoral) e outras concessões que funcionam em regime de disponibilidade, ou seja, as receitas de portagem pertencem ao Estado que por sua vez paga à concessionária pela “disponibilidade” da infraestrurtura.

          As SCUTS (quando existiam) eram um caso à parte em que a concessionária recebia uma “portagem virtual” paga pelo Estado em vez de paga pelo utilizador. Este sistema agora só existe nas regiões autónomas.

  2. Avatar de old
    old

    Até era considerado justo se houvesse um aumento de salários dessa mesma ordem para todos os funcionários das concessionárias e se realmente chegasse a haver uma boa manutenção das vias, o que não é o caso. Assim sendo, torna-se incompreensível para que raio querem receber mais por um serviço que não melhoram e que é um autêntico roubo quando se compara com outros países.

  3. Avatar de aaa
    aaa

    aumente ou não vamos sempre pagar… são os negócios que eles arranjam. daqui a uns anos está o ministro a assumir um cargo na Ascendi… nada de novo.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sempre a bombar, siga Freitas!

  5. Avatar de jotabê
    jotabê

    Claro que os concessionários aceitam negociar, a receita é sempre garantida, ou pagamos todos este aumento ou só pagam os utilizadores,

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Ou ambos! Pagam os não utilizadores e os utilizadores! Que é o negócio ideal!

      Ainda não consegui convencer o governo a pagar a construção do meu mega hipermercado em Amendoeira da Serra, Mértola, mas estou esperançoso que se convencer algum governante a ser administrador não executivo bem pago que não só o Estado paga o meu mega hipermercado, como mesmo que não vá lá mais que meia dúzia de clientes por dia, eles me pagam a minha projecção de 5000 pessoas diárias, ou seja pagam pelas 4994 que não vão aparecer lá.
      * fim de comentário sarcástico *

  6. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Vamos pagar de qualquer maneira. Se passarmos nas portagens, vamos pagar diretamente às Concessionárias, se reduzirmos as passagens, o Estado vai ter de pagar a compensação da não utilização. Ou seja vamos pagar através de impostos.

  7. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Nada de grave.
    PSD-Chega-IL-CDS-PNR-ND serão o novo governo, com mais 135 novas auto-estradas e mais 739 IC. Com uma dotação de 88300 milhões anuais, vamos ter as concessionárias a matar-se pelos 86000 milhões de lucros imediatos.
    Depois, quem é que se importa que ir de Coimbra a Salamanca custe 398 euros, mais 2 euros do lado espanhol. Com 8 faixas de rodagem, serão grandes provas de automobilismo ilegal.

    1. Avatar de Ribetao
      Ribetao

      Mais um comentador de sarjeta que nem sabe a diferença entre via e faixa.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    Engraçado nos comentarios como ja estamos conformados. E manifestar? Ir a luta nas ruas em protesto contra aumentos que nao sao justificados?

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Acho que o Estado poderia inventar mais um imposto.
    Em alguns países eles pagam um selo que é colocado visivelmente no vidro da frente e que lhes permite circular em todas as autoestradas, mas estamos em Portugal, e então o Estado poderia exigir que para circular nas auto-estradas (públicas ou privadas) as pessoas tivessem de ter esse selo (pago anualmente, válido de 1-JAN a 31-DEZ, para aumentar a probabilidade de apanhar pessoas com o selo errado na passagem do ano, para começarem com uma multa elevada no novo ano, e ajudar assim as finanças públicas) e ainda pagar o percurso percorrido.
    Era mais uma receita fácil.
    É uma taxa de disponibilidade… mesmo que você só use uma vez, paga por ela estar ali à espera de ser utilizada essa 1 vez… e claro, essa 1 vez ainda paga o bocado do qual efectivamente usufruiu.
    Digam lá, como é que ainda nenhum (des)governante não se lembrou desta taxa?

  10. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    se desses €2.00, €1.89 for para a Ucrania acho muito bem, deveriam aumentar €4.00

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Eu só aceito o aumento se a receita da portagem for integralmente revertida para o Zé Lenkas.

    2. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      ok. se o teu ordenado for 1000€, espero que 950€ seja para a Ucrania. Se assim for, espero que sejas tambem aumentado pra ir mais tmb XD

    3. Avatar de 0101010101
      0101010101

      ó campeão @jorgeg ,podes começar ja a doar o teu salário para os teus amigos do Reich ,
      ao inves de estar com ideias de m***rda , ou achas que toda a gente é tapada e vai na propaganda ocidental.

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      agora a europa deve angariar dinheiro para fascistas ?
      entre os Russos e Ucranianos a diferença não é nenhuma, tanto mente e manipula o Putin como o Zelensky, eles que se divirtam os dois.

  11. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    deviam era de diminuir, os carros andam com os depósitos vazios, como tal estão mais leves o que resultam numa menor deterioração do piso

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Os carros andam com os depósitos vazios?
      Maravilha, quero um carro desses, onde se compra?

  12. Avatar de Opiniões da treta
    Opiniões da treta

    “Paga tuga manso, ou vais pelas nacionais!
    Tens sempre escolha…
    Podes ir reclamar para as redes sociais, que nós agradecemos.
    Até lá, vou ver os meus €€€ a engordar, tal como os meus amigos!”

  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Os governos em Portugal, seja de direita, centro ou esquerda estão sempre a “reclamar” da sustentabilidade da Segurança social, quando temos empresas a mamar €€, em portagens e estacionamento, nunca ninguém se lembrou de construir um AE, e o valor das portagens servirem para ajudar a Segurança social?
    Deviam era agarrar em todas as concessões e dizer ‘ meus amigos a partir de agora a concessão é de 100, anos e o estado deixa de comparticipar as não passagens nas portagens” querem assim tudo ok se não quando terminar as concessões vais tudo para a esfera do estado

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Amigo, mas isso não interessa. Coitadinho do Pires de Lima que assim não consegue manter o tacho que tem na Brisa.
      Gestor como ele tambem eu sou.

    2. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Acabar com tachos? mas vives em que pais???? XD

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Eu sou um eterno romântico. 🙂

    3. Avatar de PTO
      PTO

      A maior parte das estradas que estiveram (ou ainda estão) na esfera do Estado são uma miséria. A verdade é que o Estado é um péssimo gestor de infraestruturas e as coisas ficam quase ao abandono anos a fio. A manutenção é minima e fraca.

      Tinha aqui à minha beira a IC24 (atual A41) que quando era da alçada do estado era uma perfeita desgraça. Guardas de segurança batidas e caídas durante meses a fio, sinalização tombada que não era reposta, drenagem de águas que estava sempre entupida no inverno, causando situações d enorme perigo, enfim, uma completa vergonha. Goste-se ou não, quando aquela infraestrutura rodoviária passou para a Ascendi esses problemas pura e simplesmente desapareceram. Agora está sempre tudo impecável e a funcionar.