Aumento da temperatura: recomendações da DGS contra o calor

17 Comentários

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista uma subida acentuada das temperaturas em todo o território continental, com origem na deslocação de uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África. Conheça as recomendações da DGS.

Aumento da temperatura: recomendações da DGS contra o calor


Esta situação poderá configurar uma onda de calor, com valores máximos entre 35ºC e 40°C na generalidade do território Continental, e entre 40ºC e 44°C no interior Sul, vale do Tejo e vale do Douro. As temperaturas mínimas também permanecerão elevadas, podendo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais.

Embora fenómenos deste tipo estejam a tornar-se mais frequentes, devem ser observados com atenção e cuidado. Situações de calor extremo não geram apenas desconforto. Comportam, também, riscos para a saúde, requerendo uma resposta ativa por parte das autoridades, mas também um comportamento preventivo por parte dos cidadãos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), em estreita articulação com o IPMA e as Entidades do SNS, continua a acompanhar de forma próxima e em permanência a situação meteorológica e o seu impacto na saúde, reforçando as medidas do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde, em articulação com as estruturas regionais e locais.

Este período de calor apresenta uma duração ainda incerta, podendo prolongar-se para o início do mês de julho, especialmente no Sul do país.

Aumento da temperatura: recomendações da DGS contra o calor

Face a esta previsão, a DGS recomenda…

  • 1. beber água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas;
  • 2. procurar permanecer em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
  • 3. evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
  • 4. utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta;
  • 5. evitar atividades no exterior que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer;
  • 6. escolher as horas de menor calor para viajar de carro, e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  • 7. dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com atividade no exterior;
  • 8. assegurar que as crianças bebem água frequentemente e permanecem em ambientes frescos e arejados; as crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  • 9. contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, assegurando a sua correta hidratação e permanência em ambientes frescos e arejados;
  • 10. manter-se informado relativamente às condições climatéricas, para poder adotar os cuidados necessários;
  • 11. em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta (tais como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o SNS 24 através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.

Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco.

 

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    #fiqueemcasa
    #vaificartudibem

  2. Avatar de Anung
    Anung

    E quem trabalha ao campo, como a cortiça cuja campanha decorre agora? Tem recomendação de poder trabalhar (trabalho duro) debaixo de 40 e tal graus?

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Aumentar os salários, ou deixar a cortiça nas árvore…. ou explorar imigrantes

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Aqui niguém explora migrantes, não sabem fazer o trabalho e não são necessários. A quase 200 euros o dia não há falta de MO.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Só trabalha quem quer. os patrões que lá vão para o sol. Se depois tiver um choque de calor é melhor não é?

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    E lá começam as lamurias sobre o calor : “É o fim do mundo”; “Não me lembro de nada assim”; “Isto nunca se viu” …

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Não esquecer também as fotos e stories dos termómetros dos carros.

  4. Avatar de rc
    rc

    Peniche está fresquinho!
    podem vir visitar!

  5. Avatar de X
    X

    O sul de Portugal vai-se transformar num deserto.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    12. Proibir o mundial de clubes.

  7. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Comprem mais trapalhada na lojas dos chineses ou online nos Temus da vida…
    40 mil navios cargueiros no oceano e centenas de milhares de pesados a transportar trapalhadas de plástico/metais/borracha nocivos para a saúde e meio ambiente.
    E pessoal a viajar de avião sem necessidade. Meio de transporte altamente poluidor!

    Tanta poluição desnecessária!
    Daqui a 20 anos irá fazer 40ºc no Natal.

  8. Avatar de Xiquinho
    Xiquinho

    São recomendações para os pobres. Os ricos têm AC, que já receberam os subsidios para sistemas com bombas de calor de 3000 euros nas moradias e o AL também porque os turistas não aceitam o Verão português sem AC.

    Se a classe média agora quiser pôr AC normal ou comprar um portátil de 300 euros paga 23% porque é luxo.
    Fechem os estores, bebam muita água e não se mexam é o conselho.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Rico que rico além de AC tem piscina com sombra natural, senão não vale a pena ser rico.. e também paga 10 vezes mais impostos que os pobres

      1. Avatar de Byte Bandit
        Byte Bandit

        Falas por experiência própria, Fonseca?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tudo isso mas sem se rico, com os impostos que se paga em PT, ninguém que trabalhe pode ser rico

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A recomendação que uso e recomendo para combater o calor chama-se Sagres.