Audi adapta-se à China: novos carros elétricos não terão os quatro anéis, dizem fontes

34 Comentários

A Audi vai abandonar o logótipo dos quatro anéis nos novos carros elétricos da China, segundo a imprensa, que cita fontes familiarizadas com o assunto.

Anéis do logótipo da Audi

Numa altura em que as fabricantes chinesas estão em verdadeira expansão, nacional e internacional, com propostas avançadas – e apetecíveis para uma parte do mercado -, as empresas tentam fazer-lhes frente, adaptando a sua estratégia.

Neste sentido, os novos carros elétricos a bateria da Audi, desenvolvidos na China para o mercado chinês, não deverão utilizar o icónico logótipo dos quatro anéis. A informação foi dada por duas pessoas com conhecimento direto dos planos, segundo a Reuters.

Recorde-se que a Audi e a SAIC anunciaram, em maio, que iriam juntar-se para desenvolver uma plataforma para carros elétricos destinada ao mercado chinês.

 

Audi retirará os icónicos anéis dos seus carros elétricos na China

Esta decisão da Audi para a China deve-se à “consideração da imagem da marca”, segundo uma das pessoas. Além disso, deverá refletir a utilização de uma arquitetura automóvel desenvolvida em conjunto com a parceira chinesa SAIC, bem como uma maior dependência de fornecedores e tecnologias locais.

A Reuters não conseguiu apurar se a nova série, que tem o nome de código interno “Purple”, terá um logótipo diferente ou se apenas mostrará o nome “Audi” nos carros elétricos.

Audi e-tron carregador

Mais informações deverão surgir em novembro, altura em que um concept deverá ser revelado. Na mesma altura, a fabricante deverá, também, explicar a “história da marca” desta série em desenvolvimento. Uma terceira pessoa familiarizada com o assunto disse que estão planeados nove modelos até 2030.

Apesar da informação partilhada pelas fontes, a Audi recusou-se a comentar o que chamou “especulação”, e a SAIC disse, num comunicado à Reuters, que os carros elétricos seriam “verdadeiros Audi com o autêntico ADN Audi”.

Conforme teorizado pelo Automotive News Europe, o desenvolvimento de automóveis especificamente para a China permite que as fabricantes de automóveis estrangeiras se familiarizem com as características dos carros elétricos e com as preferências dos chineses, visando um largo leque de clientes.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Já parece o Real Madrid que nos mercados árabes o emblema perdeu a cruz no topo…

    1. Avatar de Bitol
      Bitol

      Isso não e verdade, qual o problema da cruz

  2. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Eu sei qual o motivo, mas no artigo podiam explicar a razão da decisão não é srs jornalistas?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Qual é o motivo?

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    O que é engraçado é que não me parece que os carros chineses/japoneses/sulcoreanos tenham em consideração os gostos europeus… baixamos as calcinhas a toda a gente, é impressionante.

    1. Avatar de Jg
      Jg

      E foi assim que a “Alemanha perdeu a guerra”… 🙂

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Como se costuma dizer ‘money talks, bullshit walks’.

    3. Avatar de Sand
      Sand

      O sul coreano hyundai kauai teve consideração no nosso mercado. Porque o nome original é kona.
      E eu tenho pena. Dava azo a grandes brincadeiras com as “amigas”

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Simples. Manda vir um importado. Já os vi por aí.

      2. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        já alguns anos havia uma marca de bicicletas “kona” e talvez seja por isso tambem

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Havia, não. Há. Tenho uma. Os paizinhos tinham vergonha de comprar bicicletas dessa marca aos putos e a marca começou a perder gás em Portugal. Também devia haver Marias que não gostavam que os maridos tivessem duas Konas 🙂
          https://www.konaworld.com/en-eu/collections/bikes

          1. Avatar de RicM
            RicM

            9K € por uma bicicleta?!? Qual a razão para um preço tão elevado?

    4. Avatar de Realista
      Realista

      Então o Hyundai Kauai só se chama assim em Portugal porquê? lol

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    off topic: https://forococheselectricos.com/2024/08/alemanes-peligrosa-huelga-compra-coches-electricos.html
    achei o artigo interessante para republicar aqui (o mod pode apagar o post se quiser)

  5. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    RIP Audi. Quando as marcas começam a perder a sua identidade estao arrumadas.

  6. Avatar de Katrina
    Katrina

    Quando era bastante miúdo pensava que a marca Audi era o carro das olimpíadas. 😀

    1. Avatar de B
      B

      Ta boa essa 🙂

  7. Avatar de Júpiter
    Júpiter

    E o motivo é…… Tannannannanaan….

  8. Avatar de lucas
    lucas

    Quatro tem o mesmo som que a palavra para “morte” (‘si’ ou ‘shi’) em várias línguas chinesas, japonesas, coreanas e vietnamitas, pelo que é frequentemente omitido na numeração de pisos. Existe uma verdadeira tetrafobia (medo do número quatro). Vejo 4 anéis ….

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Pois é… é isso e os carros terem 4 rodas…. 😀

  9. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Sempre achei os carros Audi com design demasiado basico, pior só mesmo os skodas.

    1. Avatar de B
      B

      Básicos são os Tesla…

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Errr…não exageremos! antes de dares porrada nos teslas tens os Hyundai IONIQ 5 desta vida, electricos quadrados com farois quadrados e tudo meio minimalista. Os teslas têem alguma roundness.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Ser quadrado é sinónimo de básico? O.o

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            A mim irrita-me, acho basico, pede a uma criança para desenhar um carro e sai sempre algo quadrado, tens que começar a aceitar que existe outras opiniões.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Normalmente as crianças desenham linhas curvas por ser mais fácil do que desenhar ângulos pois envolve mais precisão e motricidade fina.

            Aceito a opinião, não aceito é o motivo que é basicamente uma desculpa esfarrapada…

      2. Avatar de JL
        JL

        Básicos ? Não entendo porquê, têm pormenores e funcionalidades que mais nenhum carro tem.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não gostas @Gringo?
      Põe à borda do prato
      Novo A5 :
      https://www.autoexpress.co.uk/audi/a5/363772/new-audi-a5-revealed-2024-pictures

      Já agora fica a nota que a Audi passa a usar numeração impar para carros a combustão. Ficando as pares reservadas a carros elektros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas não é isso que você faz em relação aos elétricos….

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tal e qual. Foi só para mostrar o novo A4 que agora se chama A5 por causa da panka elektra.
          De resto acho bem q os Audis chinos não tenham argolas. Mat. chino tem q ser facilmente reconhecido para não andarem a vender gato por lebre na UE como faz a Tesla.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois, parece que a panka a combustão é para acabar, daí começarem já a mudar o que não interessa e a meter no lugar o que interessa.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pelo contrário a frota mantém o segmento D, simplesmente agora é denominado A5, na prática melhor que o A4.