Atualização de software está a exibir anúncios em frigoríficos da Samsung

15 Comentários

Os ecrãs inteligentes presentes em frigoríficos de gama alta sempre foram alvo de debate quanto à sua real utilidade. A Samsung parece ter encontrado uma nova e controversa finalidade para estes painéis: a exibição de anúncios.


Uma atualização que ninguém pediu, Samsung

Desde que a Samsung introduziu os seus primeiros frigoríficos com ecrãs integrados, por volta de 2016, que os utilizadores se habituaram a ver neles informações meteorológicas, listas de compras, receitas ou até o interior do próprio eletrodoméstico. Contudo, uma recente atualização de software para os modelos da gama Family Hub nos Estados Unidos adicionou uma funcionalidade inesperada e que está a gerar controvérsia.

A notícia surgiu na plataforma Reddit, onde um utilizador partilhou uma imagem da notificação de atualização. A mensagem era clara:

Para melhorar o nosso serviço e oferecer conteúdo adicional aos utilizadores, serão exibidos anúncios no ecrã de início.

Em resposta a publicações como o Android Authority, a Samsung confirmou a situação, esclarecendo que se trata de um programa-piloto. A empresa afirmou estar “empenhada na inovação e em melhorar o valor” que oferece aos seus clientes.

Como parte desse esforço, está a “conduzir um programa-piloto para oferecer promoções e anúncios selecionados em determinados modelos de frigoríficos Samsung Family Hub no mercado norte-americano”.

Segundo o comunicado, a publicidade será mostrada no “ecrã de cobertura”, que é o ecrã que surge quando o painel principal está inativo. A empresa garante que os anúncios não interferirão com a utilização normal do dispositivo e que o seu formato poderá variar.

Samsung putting ads on your fridge
byu/angrycatmeowmeow insamsung

É possível contornar a exibição de anúncios?

A boa notícia para os utilizadores afetados é que parece haver formas de evitar esta publicidade. No mesmo comunicado, a Samsung esclarece que os anúncios não serão exibidos quando o ecrã de cobertura estiver a mostrar o “modo Arte” ou álbuns de fotografias. Desta forma, personalizar o ecrã de inatividade do frigorífico parece ser a solução mais eficaz para contornar esta nova funcionalidade.

Adicionalmente, a empresa referiu que os anúncios individuais podem ser dispensados, o que fará com que não voltem a aparecer durante o período da respetiva campanha publicitária.

Este movimento da Samsung, ainda que em fase de testes, reacende o debate sobre a monetização de dispositivos domésticos inteligentes. Em abril, ao apresentar a sua nova linha de eletrodomésticos Bespoke AI, repletos de ecrãs táteis, a Samsung foi questionada pelo The Verge se a sua iniciativa “ecrãs em todo o lado” se traduziria eventualmente em “anúncios em todo o lado”. Na altura, a empresa negou ter tais planos.

Este programa-piloto nos Estados Unidos sugere, no mínimo, uma mudança de estratégia ou, pelo menos, a exploração de novas vias de receita. Por agora, trata-se de um teste limitado a um mercado específico. Resta aguardar para saber se esta funcionalidade será expandida globalmente.

 

Leia também:

Se tem um smartphone Samsung é melhor atualizar já para estar seguro

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de josek
    josek

    Ahhh…mas claro que sim…a merdificação no seu melhor….

    1. Avatar de cK
      cK

      Fácil. Comprar um como o meu. É burro, não tem SO e serve para aquilo que quero: preservar os alimentos e gastar pouca energia!

  2. Avatar de Jorginho Maluco
    Jorginho Maluco

    Da Samsung eu não sei, mas minha smart tv da LG, atualizou e instalou 3 app na tv.

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Em 2025 ainda há quem use TV com SO?
      Isso já não se usa.

      1. Avatar de Greenwave
        Greenwave

        Nem todos tem facilidade como tu tens para comprar uma nova TV dos tempos “modernos”.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          as vossas TV’s dão para instalar software ?
          /s

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Bolas… aceitei o update na segunda feira.

  4. Avatar de PJA
    PJA

    O meu frigorífico é estúpido, não atualiza. O que estão à espera, os consumidores cada de vez têm menos direitos.

    1. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      O meu também não… ainda ontem tive que actualizar o stock de cerveja…

  5. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    É só ridiculo. Não esperava este tipo de politica de uma marca, como a Samsung.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já tinha avisado sobre estas marcas “electrodomésticos” noutro post

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Pois claro, e depois do teu aviso as pessoas continuaram a comprar. É bem feito. Da próxima é bom que oiçam quem sabe!!!!!! Ingratos! Ou então não avises. Como castigo. Espera, ninguém quer saber…

  7. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Ainda bem que avisam, ia comprar um já não compro!

  8. Avatar de ####
    ####

    Que falta de respeito pelos consumidores, ainda por cima num produto premium.
    Provavelmente estão a vender dados dos clientes.
    Qualquer dia avariam os eletrodomesticos remotamente depois da garantia.

  9. Avatar de Vitor Ricardo
    Vitor Ricardo

    Até parece que aqui , usando android, não levo com publicidade!! Por enquanto, pois não tarda abandono a publicidade.