Atletas dos EUA aconselhados a usar telefones descartáveis nos Jogos Olímpicos em Pequim

18 Comentários

Este ano vão-se realizar os Jogos Olímpicos de Inverno, entre os dias 4 e 20 de fevereiro. Esta será a XXIV edição e vai acontecer em Pequim, a enorme capital da China, sendo assim a primeira localidade a receber tanto os Jogos Olímpicos de Verão como os de Inverno.

No entanto os Estados Unidos estão preocupados com questões de segurança na China, tais como monitorização digital e software malicioso. Como tal, os atletas norte-americanos que vão participar nestas olimpíadas de inverno estão a ser aconselhados a não usarem os seus telefones pessoais, mas sim a trocarem-nos por modelos descartáveis durante a estadia no país asiático.

China


Bem sabemos que os Estados Unidos da América e a China são países que não têm boas relações. E a hostilidade entre ambos tem afetado significativamente vários setores, em especial o tecnológico onde os EUA têm condicionado de diversas formas a atuação de marcas e serviços chineses.

Para além disso, estamos a aproximar-nos do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, e as preocupações com a segurança dos atletas norte-americanos já se faz sentir.

Atletas dos EUA devem usar telefones descartáveis por segurança

Segundo informações do Wall Street Journal, o Comité Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos tem alertado os atletas para não levarem os seus telefones pessoais para os Jogos Olímpicos de Inverno na China. Por sua vez, os profissionais estão ser aconselhados a trocar os equipamentos por telefones descartáveis.

Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

O aviso terá sido enviado por duas vezes em 2021 e alerta os atletas para a possibilidade de monitorização digital enquanto estes estejam na China. De acordo com os detalhes, o documento de alerta indica que:

Cada dispositivo, comunicação, transação e atividade online pode ser monitorizado.

Os vossos dispositivos também podem estar comprometidos com software malicioso, o que pode afetar negativamente o seu uso no futuro.

Por outro lado, o Wall Street Jounal indica que outras regiões, como a Grã-Bretanha, Canadá e Holanda estão também a alertar os seus atletas para que não levem os telefones pessoais para a China.

Estas preocupações têm algum fundamento, pois em 2019 a China terá instalado secretamente spyware nos telefones dos turistas que entravam na região de Xinjiang. Além disso, o grupo de pesquisa Citizen Lab descobriu que a aplicação My2022 Olympic da China, que todos os participantes do evento devem instalar, está cheio de falhas de segurança que podem levar a violações de privacidade, monitorização e ataques de hackers.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Faz sentido.
    No seguimento da política do “equipamento 5G de empresas chinesas: não”.
    E porque deixam comercializar nos EUA equipamento fabricado nessa mesma China? Porque motivo não poderiam os chineses andar a meter no hardware esses mesmos cavalos de Tróia?

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      já o fizeram até

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Que eu saiba não.

        A maioria do equipamento é fabricado na china, e por vezes mesmo quando de fora da china é por empresas chinesas, ou com componentes fabricados na China ou por empresas sob controlo chinês.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Diz o roto ao nu…

    1. Avatar de José
      José

      O melhor então é remendar, e com perspicácia. Há nus muito manhosos.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Desconhecia que os americanos estivessem a vender sistemas de comunicações ã China com monitorização incluída, como fazem os chineses em todo o mundo.

      1. Avatar de adbu
        adbu

        nem sempre estar ignorante é estar correto.

        1. Avatar de mlopes
          mlopes

          disseste tudo!

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Os média cá compram tudo o que é americano…

  3. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Boicote diplomático dos EUA aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim – o que é?
    Os atletas vão aos jogos, mas não vão representantes dos EUA de alto nível? E porquê?
    É uma represália dos EUA pela repressão chinesa contra a minoria uigur em Xinjiang e as liberdades em Hong Kong . Os EUA pretendem desferir uma bofetada de luva branca no país rival, que vai usar os Jogos Olímpicos para se promover.
    Como reagiu o governo chinês. Ficou pior que estragado, usando a chamada “diplomacia dos lobos vermelhos”, verbalmente agressiva: “Os Estados Unidos estão a tentar prejudicar os Jogos com base em no seu desvio ideológico, mentiras e rumores. Mas o boicote só fará com que as pessoas do mundo inteiro percebam com mais clareza suas sinistras intenções, e isso desgastará ainda mais sua autoridade moral e sua credibilidade”. E que as denúncias americanas sobre a situação em Xinjiang são a “mentira do século”.
    Que mais países aderiram ao boicote diplomáticos? Japão, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Lituânia.
    A questão dos smartphones também pode ser vista como reação verbalmente agressiva dos EUA.

  4. Avatar de Manso
    Manso

    Também podiam ficar em casa… Poupavam o ambiente e deixavam de fazer propaganda ás próprias politicas de perseguição.

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Interessante para quem anda espiar tudo e todos a lançar este tipo de avisos.
    https://pt.euronews.com/2021/05/31/dinamarca-ajuda-eua-a-espiar-lideres-europeus

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Todos os países se esforçam por espiar os outros, até o pequeno e quase sem recursos Portugal o faz… naturalmente que à escala dos seus parcos recursos e vontade política do momento.

      Todos fazem o jogo de se fazer surpreendido, mas quem anda na política há bastante tempo sabe a quantidade de cuidados que tem de ter com a espionagem… e a espionagem electrónica é a mais fácil de prevenir, muito mais problemático são pessoas comprometidas que de alguma forma precisam de ter acesso à informação como parte do seu trabalho.

      E os políticos têm feito de tudo para forçar a espionagem dos cidadãos, naturalmente que estão bem a par do problema da espionagem… e claro que quem não faz tudo ao seu alcance para proteger a privacidade dos demais, também não merece ter a sua privacidade.

  6. Avatar de adbu
    adbu

    Os americanos estão a avisar sobre os procedimentos que a NSA efetua. Portanto se forem visitar os EUA o melhor será utilizar tlms descartáveis.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      isso é claro há imensos anos. os eua e não só.
      ainda há pouco tempo voltou a ser notícia algo também já antigo que é o facto de a austrália obrigar quem bem entende que pretenda entrar no país a fornecer os códigos de acesso aos smartphones. depois disso as “autoridades, levam o smartphones sabe-se lá para onde durante o tempo que lhes apetece devolvendo-os aos proprietários só depois de terem feito sabe-se lá o quê…

  7. Avatar de Infinity
    Infinity

    O melhor é nem irem

  8. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Nokia 3310… não precisam de agradecer

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ya… faz sentido bora lá deitar equipamentos que já duram pouco por natureza fora em 1 mês.
    A natureza que tanto defendem com os impostos de certo que agradece….