Atenção: Há novamente e-mails falsos das finanças a circular

10 Comentários

Os esquemas para tentar ludibriar os utilizadores online não param de crescer. No início do ano começaram a circular alguns e-mails associados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) cujo objetivo era convencer o destinatário a carregar na imagem que descarregará e instalará software malicioso.

Esse esquema volta agora a ser usado pelos piratas informáticos e a AT já emitiu um alerta.


A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico nas quais se solicita a regularização de dívidas fiscais. Desta vez o e-mail emissor vem em nome da AT só que o e-mail associado é Lucas@listadedevedores03.rocks:  exemplo: De: Autoridade Tributária e Aduaneira <Lucas@listadedevedores03.rocks>. Ao carregar na imagem o utilizador é redirecionado para o domínio debitos.autoridadetributaria.bid que por sua vez redireciona para uma máquina alojada no serviço de cloud backblaze (onde tem sido alojado vário malware que está associado a este tipo de ameaças).

Se recebeu alguma mensagem deste tipo saiba que é falsa e deve ser ignorada.

A Autoridade Tributária e Aduaneira deixa algumas recomendações:

  • Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens electrónicas;
  • Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção;
  • Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros.
  • Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;
  • Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

As Finanças recomendam ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível aqui.

Leia também…

Alerta: Multa de trânsito usada como isco no e-mail

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    …e do Montepio também há. Recebi um mesmo há pouco e enviado do meu próprio endereço!!

    1. Avatar de Pedro Coelho
      Pedro Coelho

      Se veio de ti é seguro 🙂

      1. Avatar de Macho Men
        Macho Men

        É verdade….
        Do montepio é todos os dias…. lá recebo um …

  2. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Mais uma vez recebi esta mensagem das finanças e claro que paguei logo pela net, que não gosto de dever às finanças. Só estranhei ser de um e-mail diferente do normal, mas deve ser esta coisa do Simplex.

    Aproveitei e confirmei os meus dados do Montepio que não me param de mandar e-mails a dizer que a conta é insegura, e devem estar mesmo preocupados porque estão sempre a enviar-me essas mensagens a maior parte das vezes de e-mail diferentes, devem ter medo que os tenha bloqueado ou assim. A ver se agora param os chatos…. senão terei de mudar de banco.

    1. Avatar de Macho Men
      Macho Men

      Aproveita e muda de Banco também, não vá ser outro Banif….

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Desde que há uns anos começaram a fazer empréstimos pensei logo: “O Montepio está lixado.”… os bancos estão aos anos a mostrar como são péssimos nos negócios de emprestar dinheiro, mas infelizmente ninguém os proíbe de vez. Ainda por cima na esmagadora maioria dos casos andam a jogar à roleta russa com o dinheiro dos clientes, não é com o deles… vá-se lá saber porquê.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Eu também recebi mas foi de um e-mail semelhante: Oscar@listadedevedores01.rocks
    De qualquer moda a mensagem era a mesma…

  4. Avatar de Freitas
    Freitas

    Eu nem ligo aos verdadeiros e-mails quanto mais aos falsos.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Então, mas afinal, quando confrontados individualmente, todos dizem que não recebem spam e agora numa manifestação de desagrado por este tipo de acontecimentos, parece uma catapulta de “queixas” de que também receberem isto e aquilo?
    Pois é caros amigos. Não é o vosso umbigo que importa, mas sim as estatísticas e os factos que nos obrigam a repensar nos modelos aplicados ao fim de quase 40 anos. Modelos baseados em filtragem não funcionam. Sabem agora qual a definição de insanidade?

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tambem recebi da “AT”… fraudulento e detectado pelo filtro que tenho activo.
    Conforme descrito na noticia o e-mail em questão… assunto: Aviso Importante/ proveniente de “Autoridade Tributária e Aduaneira”…mas do e-mail: