Atenção! Fisco terá acesso a todas as suas contas bancárias

77 Comentários

É já daqui a um ano que os bancos, seguradoras ou sociedades gestoras de fundos terão de comunicar todas as aplicações financeiras dos seus clientes.

Esta medida faz parte de um novo diploma que foi aprovado recentemente em conselho de ministros.

euros_00


Segundo o Jornal de Negócios, o novo diploma prevê que a banca envie até Julho de 2017 os dados sobre todas as poupanças detidas cá por residentes e não residentes. Isto que dizer instituições financeiras terão de comunicar ao Fisco todas as aplicações dos clientes residentes em Portugal assim como os que vivam num dos Estados que aderiram à primeira fase do acordo, segundo revela o DN.

A informação a disponibilizar terá como principal objectivo descobrir indícios de evasão fiscal, dificultando a camuflagem de património.

financas_02-720x475_thumb (1)

Segundo ainda o Jornal de Negócios, se os clientes forem pessoas singulares ou sociedades passivas será reportada toda a informação, independentemente do valor das poupanças; se os clientes forem empresas activas e as contas já estiverem abertas à data de 31 de Dezembro de 2015, têm de ser reportadas todas as contas com saldo superior a 250 mil dólares.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Para mandar areia para os olhos!!! E os offshores não?!?

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Pois… Essas não pertencem ao sistema Português…..

    2. Avatar de NT
      NT

      Quer dizer têm acesso ás contas do rebanho porque aos pastores e aos cães ninguém chega…

    3. Avatar de int3
      int3

      as offshores também.

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Achas? Acorda para a vida, até porque existem poucos offshores em Portugal,Madeira.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Big Brother is here…

    1. Avatar de Amândio Guedes
      Amândio Guedes

      Quem não deve não teme. Simples.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já o dizia o Hitler, o Mussolini, Salazar, Estaline…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Bullshit!
        Por essa ordem de ideias o estado tambem pode por uma camara de filmar em casa para ver se foges ao fisco….omg….

      3. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Quando sofreres de abuso de poder por parte do estado/ fisco, logo mudas de opiniao.
        Quando chegar um fiscal ao pe de ti com uma multa que tu nao concordas e te penhorar contas, depois vem debater com essas frases simplistas.
        Depois ou pagas ou vais para tribunal uns largos anos, como ja fazem milhares de Portugueses.

        Parece que nao vives em Portugal:
        http://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/acoes_contra_o_fisco_pagar_e_calar_nao_e_solucao

  3. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Falamos em aplicações financeiras. E depósitos à ordem, também?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Segundo ainda o Jornal de Negócios, se os clientes forem pessoas singulares ou sociedades passivas será reportada toda a informação, independentemente do valor das poupanças

  4. Avatar de Mendes
    Mendes

    Por causa destas coisas é que tenho sempre a conta a zeros.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      +1, dinheiro na conta não faz a economia fluir ^^

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Errado.

        É precisamente por ter dinheiro na conta que faz a economia fluir, até porque, historicamente, a captação do capital necessário para realizar empréstimos de investimentos vem dos aforradores (particulares, empresas, estado, outros.

        1. Avatar de PC
          PC

          Errado.

          O que faz a economia fluir é bens e serviços gerados na economia real, não economia de capital gerada pelo estado.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Errado.
            É graças aos movimentos de capitais que as famílias, empresas e estado conseguem capital para realizar os seus investimentos. Ler Paul Samuelson – Introdução à Economia.

            Isto aprende-se na primeira aula de economia de qualquer faculdade.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Aliás, quando rebentou a bolha do sub-prime, atingiu os aforradores islandeses, porque tinham os fundos de pensões investidos em títulos tóxicos. E em Portugal, se não fossem investimentos de capitais, hoje a segurança social como a conhecemos – esquema piramidal (ponzi) – já tinha rebentado à muito (mas para lá caminha, mas isto é outra história).

            E o dinheiro fluiu para investimentos que dão rentabilidade para ser sustentados e para pagar o retorno…

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Estes anticapitalistas de meia tijela nem sequer sabem como funciona o mercado de capitais e apontam logo o dedo referindo que a “economia real” é a que interessa, quando de facto as duas andam de braço dado. Uma sem a outra fica estagnada, e não é por acaso que quando a economia real arrefece isso reflete-se na economia de capitais e quando a de capitais arrefece a real também para…

        2. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          o problema é ser à custa do particular que a economia flui, porque sem clientes o banco não pode emprestar dinheiro a ninguém e sabes que mais? o banco usa o nosso dinheiro para fazer os emprestimos. o banco cobra uma taxa por emprestar dinheiro… então teoricamente deverias ter uma percentagem dessa taxa, desde que foi o teu milhão que foi emprestado, mas não, quanto mais dinheiro tenhas no banco maior é a anuidade de que eles chamam manutenção, que TU tens de pagar…

        3. Avatar de Francisco Franco
          Francisco Franco

          Errado. O que faz a economia fluir é dinheiro na rua. Não no banco. Até porque dinheiro no banco depois é usado pelos próprios bancos para negócios de risco lá fora.
          pergunta aos lesados do BES como funciona.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Os lesados do BES????
            Esses fizeram investimentos de risco e querem ser reembolsados com o meu dinheiro… compraram papel comercial a pensar que estavam a fazer depósitos à ordem. Assinaram contratos sem os ler. O que significa que se o esquema desse bem ninguém se queixava, mas como deu para o torto, queixam-se.

          2. Avatar de Skyloud
            Skyloud

            Certo

          3. Avatar de Pedro Silva
            Pedro Silva

            Esta é resposta ao Miguel. Os lesados (mais de metade) ,investiram daquela forma porque lhes prometeram juros a mais de 5%,bem acima dos valores do mercado. Foi a ganancia

  5. Avatar de fulld
    fulld

    Por esta razao nao tenho contas em portugal . Problema resolvido desde a raiz.

    1. Avatar de Oliveira
      Oliveira

      Conta onde então? Em espanha?

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Mas só fica resolvido se tiveres as contas fora da União Europeia. Se não é igual.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Não é não, as leis portuguesas não se aplicam em mais nenhum país.
        Tb deixei de ter contas em Portugal devido ao abuso das taxas e taxinhas dos bancos trimestralmente. Tenho poupado umas boas centenas de euros.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Quais os bancos que recomendas para isso?

  6. Avatar de APereira
    APereira

    Está a comecar a cheirar que vem ai o Governo a tentar cobrar impostos sobre os valores que os nao residentes enviam para Portugal…

    O que vale é que já fechei todas a minha contas bancárias em Portugal e assim nao vem nem um centimo meu.

    O pessoal devia era de comecar a abrir contas bancarias em outros paises e a enviar as poupancas todas para lá.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Quem não deve não teme!

    1. Avatar de Jorge Franco
    2. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Acho que não é esse o caso. Mas não vai evitar as grandes fraudes, esse dinheiro nunca vai aparecer nas contas da União Europeia.
      Com isto só vão ver as contas dos menos afortunados.

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      O objectivo é taxar… Essa do “quem não deve não teme” é o mesmo que se entrarem pela sua casa a qualquer hora do dia ou de madrugada para vasculhar a casa e responderem “quem não deve não teme”!
      Outro ponto, nem todos estão de acordo com o regime fiscal que vivemos e são obrigados a suportar de forma coerciva…

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Hitler também dizia isso.
      O Mussulini também dizia isso.
      O Staline também dizia isso.
      Aliás, os ditadores todos diziam isso… existem videos no Youtube desses tipos a proferirem essas palavras.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Acabem com as offshores e aumentem os impostos às grandes empresas!

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Lol, depois como o mercado está maioritariamente dependente das grandes empresas passas a comprar os produtos ao tres ou quatro vezes mais caros que aquilo que compras agora…

      Entrentanto, tu e mais outros tantos a pensar como tu, certamente que vao chorar baba e ranho e desejar que voltasse tudo ao que era antes.

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        passas a comprar os produtos às 3 e 4 vezes por causa da margem de lucro da empresa, o que em certas empresas até pode ser bastante ganancioso…

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Sim o problema é mesmo o lucro das empresas…

          Nao sei se ja perceberam mas as grandes empresas sao as que mais trabalho dao, por isso, acabam, acabam o emprego…se nao ha emprego, nao ha dinheiro.

          Se nao ha dinheiro, nao ha compras e os produtos passam a ser mais caros.

  9. Avatar de KaYs3r
    KaYs3r

    Acho muito bem, e depois vejam os gastos das pessoas em bens essenciais….
    Pode ser que ganhem vergonha a ver os valores cobrados em alguns casos, como a luz, água, alimentação, etc….

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      É ISSO MESMo , o povo lixa-se para pagar contas banais, e se quer ganhar dinheiro que se veja, ou tem padrinhos no estado, ou boy,girl/politico ou então tem que sair da Tuga.
      Estamos entregues à bixarada

  10. Avatar de NunoBot
    NunoBot

    Acho que esta noticia devia ser mais aprofundada uma vez que não responde a questões fundamentais:
    – Quais as tipologias de contas que serão comunicadas às finanças? Depósitos à ordem, depósitos a prazo e mais o que?
    – Nas sociedades gestoras de fundos e seguradoras os investimentos são muitas vezes feitos sobre a forma de unidades de participação, não havendo lugar à figura da conta. Nestes casos o que é comunicado?
    – Esta comunicação informará de que? Que pessoa Y possui conta em determinado sitio? O saldo? Ou os movimentos mensais?

    Estas são questões que gostaria de entender, até porque actualmente já existe um reporte de contas bancárias, onde são comunicadas contas à ordem, a prazo e de crédito nas instituições financeiras, e que apenas é comunicada a existência das contas os seus titulares/intervenientes, sem saldos ou movimentos.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      A tua questão é TL;DR mas em relação à ultima questão , é informado o BdP de todas as contas com risco potencial, credito vencido, descobertos , etc. E é fornecido com saldos. Informação é obrigatória e mensal.

      Alias podes ir ao BdP e ver a tua informação no portal deles.

      Abc

  11. Avatar de Siivet
    Siivet

    Portanto vai haver uma série de politicos e gente das grandes empresas a ter várias contas um pouco abaixo dos 250 mil, então tá bem.

  12. Avatar de Conchinhas
    Conchinhas

    Levantamentos em massa estão na calha….. Espero sinceramente que todo o sistema bancário vá à falência.
    Só tem o que merecem. Bancos e politicos são parasitas das sociedades e é preciso acabar com eles.

    1. Avatar de bola
      bola

      Se o sistema Bancário for à falência, quem paga (novamente) é o contribuinte, por isso percebi o que pretendeste dizer, mas se calhar não era bem essa a mensagem que pretendias passar 😉

  13. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Depois do estado enfiar 13 mil milhões de euros nos bancos!! Ainda falta mais 4 para CGD…. Claro que este tipo de medidas faz todo o sentido! É óbvio que os depositantes são uma cambada de artistas fiscais! E direito a privacidade so para ricos?

  14. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu cá não temo, todo o dinheiro que tenho é fruto do meu trabalho. Nunca roubei nada, por isso podem ver à vontade.

    1. Avatar de TRETAS
      TRETAS

      O meu também e não concordo com esta politiquice.. Já possuem informação que chegue, que trabalhem… Ou só querem regalias e direitos… Trabalho mais de 40 horas para ter o rendimento que tenho … já pago impostos e taxas e sei lá mais o quê que chegue…. nem nas poupanças um gajo é perdoado, é logo 28 % fora o que incide sobre o rendimento de trabalho e profissional..
      Põe-se a dar tudo e mais alguma coisa, depois o zé povinho paga…. alias quem está no governo não foi escolhido pelo povo, foi é feito um 25 de Abril ao poder….

  15. Avatar de Str
    Str

    Na verdade querem é saber o que andamos a gastar. Se é tudo declarado ou não. Ja a ideia de pedir factura com contribuinte tinha essa intençao. Então mas se declaraste 10 mil euros de rendimento como é que gastaste 12 mil? Mas atenção que só os rasteiros é que vão ser espiolhados porque os tubarões estão a salvo. Pois pois , sabem muito

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      podiam ter-me dado os 2 mil euros. eu podia ter feito um biscate ali no meu vizinho porque tenho curso de mecanico e ele pediu-me ajuda… existem N coisas que eu posso fazer e como não tenho nenhuma loja ou oficina, eu não sou obrigado a declarar tudo o que recebo e se for basta-me dizer que é dado, digo eu, não sei, eu não sou assim tão conhecedor da lei.

  16. Avatar de Moscardo
    Moscardo

    Atenção? Ainda bem!

    Pena, é que quem foge às responsabilidades já tem o seu mealheiro na Suiça.

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quando virem as minhas contas até lhes vêm as lágrimas aos olhos, com pena de mim… sempre no vermelho…

  18. Avatar de Redin
    Redin

    Não tenho nada a esconder. Nem nunca tive. Qualquer semelhança com a minha realidade presente, é pura fantasia. Qualquer relação intima/pessoal/profissional ou de qualquer outro tipo anterior a este comentário, só pode ser alvo de procuração disciplinar/fiscal e que esteja suportada em factos.
    Autorizo qualquer investigação à minha conta até à presente data.
    Se amanhã ficar rico, bem nutrido financeiramente e ser alvo de qualquer recheio inesperado, espero contudo que os investigadores não me associem aos “Panamá Papers” (pelo menos não conheço uma com o nome de Almada ou Laranjeiro papers).
    Todas as contas financeiras que tive até à presente data estão à disposição de qualquer entidade governamental e financeira portuguesa.

    1. Avatar de M@rK!m
      M@rK!m

      Redin, para mim eras o primeiro suspeito! Porque quem escreve “assim” algo esconde…

  19. Avatar de carapau
    carapau

    Nada que nao façam na UK, já estou mais que habituado.

    1. Avatar de APereira
      APereira

      O problema é que no UK nao te andam a tentar taxar por tudo e por nada…

  20. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Conta a prazo: vai para um buraco no chão!
    Conta à ordem: vai para debaixo do colchão!
    (até rima! 🙂 )

  21. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Acho que a aquisição de cofres vai aumentar até 2017 ou vamos voltar a ver poupanças nos colchões em casa….

  22. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Força nisso. 🙂

  23. Avatar de Zé C
    Zé C

    Gosto da vossa definição de “todas”.

  24. Avatar de censo
    censo

    Acho bem. E fico espantado com os comentários. Sabiam que os portugueses devem ao fisco cerca de 6 mil milhões de euros ? Sabiam que muitos portugueses devem ao banco o empréstimo da sua casa e não pagam só porque não lhes apetece ? Sabiam que há muitos portugueses a receber RSI e outras prestações sociais, e depois tem centenas de milhar de euros nos bancos em fundos e seguros financeiros ? Sabiam que muitos portugueses declaram receber o ordenado mínimo e depois na realidade recebem algumas centenas ou milhares a mais ? É preciso moralizar. Quem pode pagar, tem de pagar. Quem tem de pagar, deve pagar. E alem disso, muitos destes devedores e maus pagadores, exigem de tudo e de todos : exigem melhor saúde, exigem isenção de taxa moderadoras na saúde, exigem escola gratuita…pois é. Triste fado. Concordo com a medida. Tenho duvidas quanto aos resultados da mesma. Vamos ver.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      E sabias que o Estado deve aos Portugueses muitos billiões de Euros??

      Pois..não ha nenhuma entidade tão faltosa em Portugal como o estado!
      Nem mesmo os cavacos, coelhoes e afins batem o estado..

  25. Avatar de JM
  26. Avatar de Zé

    Pois olha, grande diferença para as empresas (alem das grandes, também PMEs) e empresários (que se deslocam em carros de mais de 100000€) que roubam os portugueses quando: 1 – escondem dinheiro, 2 – declaram insolvências, 3 – fecham uma e abrem outra, 4 – criam empresas para escoar e lavar dinheiro.
    Vão continuar impunes e felizes.
    Lá vai valorizar o bitcoin.

  27. Avatar de Wazer
    Wazer

    Existe colchões para venda.

  28. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    George Orwell curtiu este post!

  29. Avatar de luislelis
    luislelis

    Começam pelo telhado. Deviam começar com a aprovação da lei do enriquecimento ilícito, que vai para mais de 10 anos q não consegue aprovação.
    Quanto ao não ter nada a esconder. Todos temos.
    Não é contra a lei ter dinheiro em paraísos fiscais.
    Não é contra a lei tentar pagar o menos possível de impostos.
    O que me incomoda eu não ter direito a investigar as contas do estado. (rectifico, tenho direito mas a informação é me facultada).
    Areia para os olhos. (esconde o dinheiro pq eu vou aí amanhã….. Isto é um segredo)

  30. Avatar de rand
    rand

    Vai começar a haver tanta “doação pessoal” que Portugal vai para o top do ranking dos países mais solidários do mundo 😛

  31. Avatar de António Sicário
    António Sicário

    Pergunto-me quem é que desta vez fará parte da lista dos que não podem ser vasculhados. Este país vai realmente de mal a pior. Acho que é melhor voltarmos ao “dinheiro no colchão”.

  32. Avatar de Rui
    Rui

    É normal esta alteração. Já à anos que o Fisco tem acesso em tempo real às contas bancárias dos devedores (quem tem dívidas ao fisco). Agora alargam o leque para todos os portugueses.

    Quem pensa que o fisco apenas “come” as folhas que os contribuintes lhes dão para a mão, está muito mal enganado!!!!!!

  33. Avatar de lmx
    lmx

    Bem prepara-se o fim do IRS.

    Graças a deus!Amém…o Simbolo do atraso!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Estás muito enganado! Deves estar a referir-te ao fim da entrega da declaração de IRS……
      Pelo contrário, a tributação dos rendimentos (IRS para os particulares, IRC para empresas e tributação de mais valias) vai ser sempre uma das principais receitas do Estado, não só nosso como em todo o lado, não somos inovadores nessa área, quase todos os países do mundo tributam os rendimentos!

      O que vai ter tendência a desaparecer é as deduções, já estamos a provar esse facto (na prática aumenta o IRS).