iPhone roubado? Fique atento aos esquemas (caso real)

22 Comentários

Obter dados pessoais de utilizadores é hoje uma ação que pode render bom dinheiro! No caso de um smarpthone, além do acesso ao equipamento, os burlões podem ainda chantagear a vítima das mais diversas formas. Esquemas para roubar dados a utilizadores existem muitos mas hoje revelamos e alertamos para um que está bem conseguido pois aparentemente tudo “bate certo”… mas não.

Se perdeu o seu iPhone e “a Apple” referiu que o encontrou… desconfie antes de fazer alguma coisa! Pode estar a ser alvo de um ataque de Phishing.


O que é o Phishing?

Phishing é uma técnica de fraude online, que grande parte das vezes chega pelo correio eletrónico (o engodo) ou então por SMS. Esta técnica é utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar as palavras-passe dos bancos, das contas de serviços, basicamente de tudo o que possa trazer benefícios aos criminosos e problemas aos lesados.

A expressão phishing (pronuncia-se “fichin”) surgiu a partir da palavra inglesa “fishing”, que significa “pescar”, ou seja, os criminosos utilizam esta técnica para “pescar” os dados das vítimas, que “mordem o anzol” lançado pelo phisher (“pescador”), nome que é dado a quem executa o phishing. Basicamente, é uma técnica de engenharia social que leva as pessoas, incautas, a serem enganadas e a “morderem o tal anzol.

Leia este artigo para ficar com uma noção mais completa desta técnica criminosa.

Caso real de Phishing…

O esquema de Phishing que revelamos hoje foi-nos contado por um leitor do Pplware. No verão passado o nosso leitor perdeu o seu iPhone em Espanha e, recentemente, começou a receber mensagens informando que o equipamento tinha sido encontrado. A mensagem é a seguinte:

Hola ! Tu iPhone 7 perdido ha sido encontrado. Puedes localizarlo ahora en verify.myicIoud.com/buscar/XJM0YB

Para os mais desatentos o endereço parece ser fidedigno. No entanto, se repararem bem, irão verificar logo onde diz “icIoud”, que a palavra está escrita com um “I” e não com um “l”. Além disso o domínio myicIoud.com nem sequer está registado pela Apple.

Se os utilizador carregarem no link vai abrir a página do serviço de Cloud da Apple, mas ATENÇÃO, é apenas uma cópia (mas parece de facto a página verdadeira).

Analisando o código da página falsa e da página original (da Apple), percebemos que a iframe que apresenta o formulário de autenticação tem origens diferentes como se pode ver na figura seguinte:

 

Mas os burlões não se ficam por aqui…

Além das mensagens, os burlões enviam também um e-mail que vem do endereço support@lcloud.com-alert.ga (mais uma vez, uma troca de letras pois o i está trocado por um l em icloud). Além disso é indicado o modelo e a capacidade de armazenamento que, curiosamente, corresponde exatamente ao equipamento que foi perdido.

Mais em baixo, no e-mail, existe um botão que aparentemente permite saber a localização (Ubicación) do equipamento.

Carregando nesse botão somos novamente redirecionados para uma página idêntica à do serviço iCloud só que agora, no caso do Chrome, a página já é identificada como fraudulenta!

 

Como nos podemos proteger destes esquemas?

Antes de mais devemos ter atenção nos endereços que nos são apresentados. No caso do serviço iCloud da Apple o endereço é sempre https://www.icloud.com/ e não outros endereços parecidos. Depois tenha sempre uma palavra-passe forte e nunca deixe de utilizar a autenticação de dois factores. Curiosamente os burlões conseguiram saber o número de telefone associado ao iCloud (que não era o do utilizador).

Leia também…

Perdeu o seu iPhone? Cuidado com os ataques de Phishing

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zinco
    Zinco

    Mas há gente que cais nestes esquemas ? Se sim então o mundo está pior do que pensava. Repleto de otários. Aqui o je nunca caiu nessas esparrelas. Topo logo as vigarices.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas achavas que as religiões vivem de quê? Cientistas?

    2. Avatar de Segurança
      Segurança

      “Topo logo as vigarices” AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH este comentário é mesmo aquele típico developer que sabe fazer o “hello world” e já acha que pode ir trabalhar para a NASA. Qualquer pessoa que anda neste mundo sabe que nada sabe. Todos os dias aparecem “coisas” novas, sejam elas coisas boas, sejam elas coisas más. E não, também nunca caí nessas coisas mas não venho para aqui chamar otário a quem cai.

    3. Avatar de NS
      NS

      Os ataques são feitos para atingir o maior numero de utilizadores possível. Se em 100% atingir 99% e tu fores o gajo especial a quem nada toca que representa 1%, então parabéns és o maior.

      Eu regra-geral sou uma pessoa atenta até porque manifestamente não possuo os conhecimentos que tu demostras ter, e ainda assim, nunca digo que desta água não beberei…..

  2. Avatar de Alf
    Alf

    Normalmente aproveitam os dados de contacto de emergência / medical ID no lockscreen e enviam sms / email aos contactos que estiverem disponíveis. SIM cards sem pin e alguns contactos etc

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O link ja está a levar para uma correta pagina do iCloud

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também fazia parte do esquema

      1. Avatar de ff
        ff

        não, o email levava para um cópia, mas o link que colocaram leva à pagina oficial

          1. Avatar de ff
            ff

            sim, atraves do facebook. O link abre uma página do facebook que por sua vez tem um link que leva ao site oficial. interessante seria ver o
            site da imagem que colocaram na imagem do artigo

  4. Avatar de censo
    censo

    Sinceramente, para cair num qualquer esquema de phishing só se estivesse completamente distraído…

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Quem diz este tipo de conversas é quem não tem grandes conhecimentos no mundo da informática…
      Se expandisses os teus horizontes, irias ver que na verdade existe muitas formas de phishing e muitas muito bem pensadas.

      Sabes lá se tu não és vítima de phishing! Sabes lá se não tem ninguém a usar os teus dados pessoais por aí, ou até mesmo a vender o teu cartão de crédito na darknet.

      Só porque simplesmente te registaste em um site legítimo, porém com um ataque de man-in-the-middle.
      Ou houve uma brecha na segurança do teu router, ou um programa que instalaste com backdoor.

      Achas o quê? Phishing é só enviar emails ou mensagens no face com links?

      Além disso, é tão fácil de te identificar hoje em dia, com informações tão básicas como o teu nome e morada. É possível descobrir informações sobre a tua vida completa e, da tua família inclusive, e, consequentemente, roubar a tua identidade.

      Não fales quando não sabes o dia de amanhã.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Isso não é phishing, é hacking. Roubo de identidade também não é phishing.
        Phishing é mesmo só para palermas, idosos ou infoexcluídos caírem.

        Relativamente ao esquema, efectivamente tiveram algum trabalho a fazer parecer legitimo, mesmo assim falha como todos os outros, topa-se a léguas.

        1. Avatar de NS
          NS

          “Phishing é mesmo só para palermas, idosos ou infoexcluídos caírem”. Em qual destes o José se inclui?

          O seu comentário mais uma vez demostra que desconhece o assunto aqui abordado…..

  5. Avatar de Godlike
    Godlike

    Digo-te mais…
    Cá em Portugal AINDA não se nota tanto este tipo de esquema, mas a tecnologia é o futuro e com isto certamente surgirão cada vez mais grandes responsabilidades por parte dos utilizadores.

    No entanto, posso te afirmar com 100% de certeza de que nos EUA, por exemplo, é tão fácil roubar a identidade de uma pessoa que chega a ser assustador. E podes usar esta identidade para práticamente tudo, e caso saibas realmente o que estás a fazer, muito dificilmente a vítima vai conseguir provar seja o que for em tribunal contra o phisher, porque as provas vão estar todas contra ela.

    Isto é um problema cada vez mais recorrente e a maioria das pessoas nem sequer faz a mínima noção do perigo em que se encontrão ao clicar no botão para iniciar o computador.

  6. Avatar de jose
    jose

    É so com iphones?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este esquema apareceu com um iPhone. Para Android também devem existir alguns esquemas…

      1. Avatar de Carlos Homem
        Carlos Homem

        A malta do android não espera regalias nem sistemas xpto para proteger o seu equipamento. Quando alguém vem com esquemas destes o dono de um android fica logo de pé atrás: era bom de mais! Pahahahahah

  7. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    É incrivel como existem tantas formas de se bular nos dias de hoje, deveria existir um “got talent” para este tipo de coisas, quem sabe a criatividade para fazer estes esquemas daria numa invenção util para o mundo real. A exemplo, como mandar um link à Coreia do Norte a dizer “mandar míssil” e o link na realidade é desarmar armamento 😀