Asus Eee PC disponível para venda com Ubuntu

67 Comentários

Começa a ser comercializado em Portugal, a partir de 17 de Novembro, o ASUS Eee PC 1215p, o primeiro Eee PC a ser vendido em Portugal com o sistema operativo Ubuntu pré-instalado de fábrica.

O ASUS Eee PC 1215p mantém a sua aparência compacta com um design fino e leve, sem descurar a sua capacidade gráfica e qualidade de som.




Com uma autonomia de 8 horas vai ter muito tempo para trabalhar, brincar ou estudar. O Eee PC passa agora a estar também disponível com Ubuntu, um dos sistemas operativos PC mais intuitivos do mercado.

O Eee PC com o Ubuntu é ideal para consumidores e empresas, dispõe de hardware elegante e leve e eficiente energeticamente, enquanto o Ubuntu é seguro, intuitivo e estável.

O Ubuntu inclui uma suíte de escritório completa que facilita a criação de documentos, folhas de cálculo e apresentações e a partilha com utilizadores de Microsoft Windows.

Uma experiência completa de Internet está também disponível com o Mozilla Firefox e Adobe Flash pré-instalado.

Chris Kenyon, VP Serviços OEM na Canonical, comenta relativamente a esta união:

Muitas empresas estão a voltar-se para o Ubuntu como sistema operativo de base devido à relação custo-benefício comprovada e facilidade de uso e gestão podendo ser implementado com grande simplicidade em computadores portáteis de nível empresarial.

Esperamos que o formato grande e fino deste Eee PC, combinado com a o grande desempenho conseguido com o Ubuntu, produza um produto de grande sucesso neste mercado.

Stanley Chang, director de Produto da ASUS, disse sobre a disponibilização do Ubuntu nos produtos da sua marca:

Desde a sua criação, o ASUS Eee PC tem proporcionado, e continua a fornecer a melhor experiência de computação em nuvem para os utilizadores, enquanto o Ubuntu é um sistema operacional de código aberto conhecido pela sua capacidade de personalização e estabilidade.

Para cumprir as diferentes necessidades de um mercado diversificado e base de usuários, a aliança estratégica com o Ubuntu é absolutamente uma colaboração vencedora para ambos.

O ASUS Eee PC 1215p está equipado com um teclado chiclet que é ainda mais confortável e simples de utilizar, um processador ATOM® da Intel® e ligação Wi-Fi 802.11n de última geração, sendo totalmente certificado pela Canonical para Ubuntu.

Homepage: Asus eee 1215P
Homepage: Asus
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    Bom dia!

    Pelo o que já li… este portátil tem uns preços, que a meu ver, dado que o sistema operativo é grátis, mais agradável! Li algures que o valor iria situar-se nos 275€, ou seja, acho que o preço deveria rondar os 200€ (tirando 75€ do sistema operativo)!

    Isto do Ubuntu e Android está é a ser bom para os fabricantes engrossarem as receitas dos lucros…

    Nota: No artigo existem muitas palavras que, em vez de ubuntu tem ubunto! Corrijam p.f.

    1. Avatar de Bizz
      Bizz

      75€ do sistema operativo?

      O win 7 nos netbooks varia de 15$-35$ (dollars).

      1. Avatar de anjodefogo
        anjodefogo

        Caro Amigo!

        A como é que o sistema operativo sai para quem monta os pc’s, não sei! Sei isso sim, a como eu os compro! Além disso falas em 15 a 35$, quando eu falo em Euros!

        Mantenho a minha! Este portatil, com um sistema operativo opensource, derevia ser bem mais barato!

        1. Avatar de Bizz
          Bizz

          Concordo, devia ser mais barato 15-35€.
          (euro=dollar para a maioria dos fabricantes, já é normal esta conversão)

    2. Avatar de Miguel

      não encontro máquinas equivalentes por menos de €300

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Finalmente. Para quando os outros computadores da Asus??

    1. Avatar de Kombo
      Kombo

      O eeepc é algum Apple?

      1. Avatar de Ognito inc
        Ognito inc

        Não. É Asus. No link explica o conceito (computador portátil, económico, premeia a mobilidade em detrimento da perfomance): http://pt.wikipedia.org/wiki/Eeepc

  3. Avatar de Tiago Martins
    Tiago Martins

    “Com uma autonomia de 8 horas…disponível com Ubunto…” – Erro: Ubuntu 😉

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Autonomia de 8 horas com Ubuntu? É ver para crer. Eles que digam como é que conseguiram esse milagre, pois eu gostava muito de saber, é que até hoje nunca vi laptops e netbooks com autonomia superior a 5h em ambiente Linux. Aliás, o normal é ficarem-se pelas 3h (cerca de metade do que se consegue em Windows, muitas vezes).

      1. Avatar de Tiago Martins
        Tiago Martins

        Só citei essa frase para situar o erro (Ubunto) no artigo. No entanto, é verdade… o kernel linux é muito guloso…

        1. Avatar de Armando
          Armando

          Sim, eu percebi 🙂 Mas eu acho que o principal erro deve estar nas supostas 8h de autonomia… lol

          O Pedro Pinto bem que podia tentar descobrir umas receitas milagrosas para aumentar a autonomia dos net/notebooks, para além dos já conhecidos truques, como cpu scaling, jupiter applet, powertop, laptop mode tools… tem de haver mais qualquer coisa para atingir aquelas 8 horas em Linux!

          1. Avatar de Rui Brito
            Rui Brito

            Eu tenho um eeepc e em linux aguenta 8h
            Não vejo o vosso espanto malta, e é bom de salientar que o meu já tem 2 anos

          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            Rui Brito:
            x2

            cmps

          3. Avatar de Bizz
            Bizz

            Essas 8h são míticas, pelo menos na 1ª geração de 10″, faz normalmente 5.30h – 30m a mais que o starter.

          4. Avatar de Armando
            Armando

            As pessoas que se andam a queixar na net de que o Linux lhes dá menos autonomia são todas deficientes, pronto. Se vocês dizem que dá mais, é porque dá mais. Vocês é que sabem, não se zanguem, meninas…

        2. Avatar de @lmx
          @lmx

          está “quitado para performance”, mas podes sempre fazer uns tweaks e aumentar consideravelmente a sua performance, mas depois não se podem queixar que aquilo parece o windows…

          cmps

          1. Avatar de @lmx
          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            E ai esta ele a ser desejado ja noutros paises.As noticias voam 😉

            http://www.omgubuntu.co.uk/2011/11/asus-ubuntu-netbook-launches-in-portugal/

            cmps

      2. Avatar de kimus
        kimus

        Primeiro também gostava de saber como é que chegam às 8h em ambiente Windows. Segundo, A minha mulher tem um que eu configurei com Ubuntu e, usando basicamente para navegar na net, dura muito mais que as 3h que falas que é normal.

        1. Avatar de rodasp
          rodasp

          simples.. modo de poupança não é difícil chegar às 8horas. Eu tenho um 1000HE, com dois anos e picos e bate as 6horas na boa

      3. Avatar de mario lopes
        mario lopes

        O meu IBM T42 consegue um pouco mais de 5 horas com o Ubuntu 10.04 LTS
        Com o Windows 2 horas e pouco.
        Não ta mau.
        O problema nestes portateis Assus o outros do mesmo tipo é serem mastiga e deita fora quando avaria não dá para reparar aquilo é tudo uma peça só.

      4. Avatar de PapiMigas
        PapiMigas

        O meu 1005HA faz 8h de uso (já tem 1 ano). Aliás, tanto em Win7 como em Ubuntu o consumo é semelhante. Não usem é o kernel 3.x

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          a usares, tens que fazer uns tweaks, para que o kernel actualize as velocidades dos barramentos/pci bridges para funcionarem a velocidades mais baixas(sem ser em modo de alto desempenho)…vi isso algures na net…

          cmps

          1. Avatar de Pio
            Pio

            Eeepc é um computador muito lento. Estar a baixar performance é masoquismo a mais.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            PIO:
            também concordo…

            cmps

      5. Avatar de Luís
        Luís

        Comprei o Eee PC 1215P com Ubuntu e garanto, a duração da bateria está muito próxima da 8 horas anunciadas.

      6. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        o power regrssion desde o kernel 3 está quase resolvido, os meus eee sempre duraram mais com linux de com windows mas n posso usar kernel acima do 2.36.

  4. Avatar de p.

    Só falta o preço, mas de qualquer forma acho que prefiro o as soluções do System 76 .
    http://www.system76.com/laptops/model/lemur

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      não fosse ficares com um teclado inglês… era bom 🙂

  5. Avatar de unknown

    Muito bem 🙂 Se este SO é tão bom, porque não coloca-lo já como SO de fábrica? :p Resta apenas saber qual o preço. E quanto às actualizações? Será que as fará sozinho?

    1. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      Este sistema operativo é excelente! Quanto ao preço, é gratuito. É só fazer download e instalar. Mas pode ser experimentado sem instalar (live cd). As actualizações são tão automáticas quanto desejarmos.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Além do sistema operativo se poder actualizar de 6 em 6 meses, fazendo apenas actualizar o sistema operativo sem ter que formatar o computador, os programas são actualizados automaticamente, além disso tens uma central de programas, isto é o ubuntu. Sabendo isto, ainda assim achas o windows mais fácil?

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se é so a partir de 17 de Novembro como é que a Worten já o tem disponível para venda?
    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04826099 (279€)

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      hummm..
      tenho um 1005ha, alguém quer comprar?? adquiria um destes, mas tenho que vender o meu primeiro!! 🙂

      cmps

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    Já vi năo em Portugal num grande retailer portáteis com Ubuntu pré-instalado. Por acaso năo me lembro da marca mas também năo era Dell. Eu gostava era que vendessem computadores sem qualquer sistema operativo. O pessoal depois trataria do resto em casa. Mas como a maior parte das pessoas já quer a papinha feita lá temos de comprar com alguma coisa.

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      O que eu queria era um empresa em que pudessemos comprar o laptop e pode-lo customizar a vontade. Desde de memórias a drives, disco rígido, gráfica, cpu… Eu ainda estou para descobrir um laptop de 15,6 polegadas sem drive de DVD nativa. Espaço esse que poderia ser utilizado para uma melhor refrigeração e aumento da autonomia das suas baterias.
      Sem qualquer SO claro.

      A loja mais próxima que encontrei foi a system76.

      1. Avatar de quim
        quim

        Para portáteis, existem os barebone ( nao sei se escrevi direito). podes escolher várias specs a incluir no portátil… desde memoria, cpu, gpu(salvo erro) entre outras coisas..

        just google it

        1. Avatar de Bizz
          Bizz

          Infelizmente os barebone estão praticamente mortos. :/

      2. Avatar de Sandro Coelho

        Passe a publicidade, mas nós em alguns portáteis da Dell podemos fazer exatamente isso. Inclusivé a questão do sistema operativo.
        cheaptrade.pt

  8. Avatar de Florestal
    Florestal

    Já tinha visto há uns dias no site de uma grande superfície Portuguesa. Mas por 300€ acho caro, ainda por cima porque tem menos 2GB de RAM do que os outros 1215. Preferia pagar isso, ou pouco mais, por um AMD E-450, com Ubuntu (já que é para pedir, hehehehe).

    De qualquer modo acho uma óptima ideia, mas há que melhorar, por exemplo a informação ao consumidor. Nem no site da Asus referem o Ubuntu como sistema operativo!

    Espero também que ao nível dos drivers do hardware funcione tudo “como deve de ser”, “out of the box”. Será que o Pplware terá oportunidade de testar esta máquina? Seria interessante!

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Realmente este amd 450(Plataforma Brazos) do Eee PC 1215B é mesmo brutal e mete mesmo o atom a um canto(só no set de instruções…tem tudo e mais alguma coisa 🙂 ), mas…custa muito mais…449 euros, mas este era um luxo mesmo!!Mas este n570 não está mal para o preço…

      cmps

      1. Avatar de Bizz
        Bizz

        Se a ideia for comprar um portátil pequeno não está caro, mas se a ideia for comprar um portátil independentemente do tamanho de ecrã – a plataforma Brazos pode ser muito boa em autonomia mas temos pentium’s a esse preço.

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          a plataforma Brazos não é so boa em autonomia, em multimédia também, é brutal o que se pode fazer com uma boa maquina destas.
          A nível de autonomia é a que melhor distribui fluxos de trabalho processador/gráfica desligando cores se necessário quer gráficos quer a nível do cpu, a bateria dura imenso…agora claro que se puxarem por ele a bateria vai mais depressa, mas isso é assim com todos…para o preço e pela portabilidade, e pela autonomia será difícil bate-lo…digo eu.

          cmps

  9. Avatar de The STK
    The STK

    Boa ideia, é sempre bom ter várias hipóteses de escolha, mas o preço é que não jeito nenhum… Um netbook com SO livre que custa tanto como se tivesse Windows, tou mesmo a ver o sucesso disto… Ainda se custasse 100~150€…

    1. Avatar de Bizz
      Bizz

      Mais uma vez:
      O win 7 nos netbooks varia de 15$-35$ (dollars).

      Comprar licença difere de particular para fabricantes.

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        +1! E por isso é que cada vez é mais difícil encontrar quem monte PCs por medida e cada vez mais se opta por pegar numa configuração de fábrica e moldá-la segundo as necessidades de cada um. É que uma coisa é a licença para os fabricantes, outra é uma de utilizador individual… Boa noite!

  10. Avatar de Alucard

    Alguém sabe qual é a versão do Ubuntu que vem instalada? Será a mais recente, a 11.10, ou a ASUS terá optado pela versão LTS, a 10.04?
    De resto, excelente ideia da ASUS e espero que tenham muito sucesso.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nop, é o 10.10

  11. Avatar de F.F.
    F.F.

    “… a ser vendido em Portugal com o sistema operativo Ubunto pré-instalado de fábrica. ” – Mais um erro no SO Ubuntu.

    Finalmente um portatil sem Micro$fot! 🙂

    Bom artigo 😀

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Para ser mais correcto o sistema operativo é Linux, sendo a distribuição Ubuntu.

  12. Avatar de JP
    JP

    Para aumentar a autonomia dum computador com ubuntu, uma excelente forma é instalar uma aplicação:

    sudo apt-get install powertop

    depois invoca-la a partir da linha de comando como sudo

    sudo powertop

    e dá para ajustar alguns parametros que permitem poupar alguma bateria.
    Neste momento no meu notebook com kubuntu tenho a mesma autonomia que tenho em windows.

  13. Avatar de chico
    chico

    Uma boa iniciativa mas prefiro comprar todos os componentes e montar a minha própria maquina adaptada as minhas necessidades

    1. Avatar de ricardosms
      ricardosms

      Vais comprar todos os componentes e montar o teu próprio netbook!? LOL
      Compreendo isso num desktop, agora na categoria de Netbooks este eeePC é sem dúvida uma excelente escolha.
      Parabéns pplware por mais uma boa sugestão.

  14. Avatar de Ismael Abreu
    Ismael Abreu

    Se já ganhasse o meu pensaria seriamente em comprar um. Por vezes o tamanho reduzido de um netbook traz grandes vantagens. Até era capaz de deixar o Mac em casa se tivesse um brinquedo desses.

  15. Avatar de Luis Simões
    Luis Simões

    fixe tenho um com 2 anitos e sempre admirei a autonomia e qualidade da bateria, tanto com o windows XP como com o ubuntu, a sua autonomia é sempre superior a 6h 🙂
    só tenho pena não ter encontrado uma distribuição linux mais leve, e que instalasse todos os drives como o ubuntu fez.
    Se alguém conhecer e puder aconselhar agradeço.Já testei o linux puppy, mas as drives não gostaram muito 🙁
    EeePC 1001H

    Obrigadoss

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ja tenho um desde o dia 16, e Recomendo!
    Vem com UBUNTU 10.10

    1. Avatar de Miguel

      testaste o 11.10 ?
      como se porta (c o 11.10) ?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Não testei. Andei a ler sobre isso, e a Canonical aconselha apenas LTS, acho que vou manter a 10.10 até sair a nova LTS.
        Ja vi com 11.10…mas a 10.10 está impecavel e acho que para já nao vou mudar.

        https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupport/Machines/Netbooks#Asus_Eee_PC_1215P

        http://www.ubuntu.com/certification/hardware/201106-8083

        1. Avatar de xpto
          xpto

          Queria só tirar umas duvidas, caso haja alguém que me esclareça.

          A placa gráfica suporta aceleração 3D?
          O compiz funciona bem?
          A versão do ubuntu é de 32 ou 64 bit?

          Gostaria de saber, estou a ponderar a aquisição deste computador, desde 2008 que uso Linux e actualmente uso-o a cerca de 90% do tempo que estou no computador.

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Instalei o 11.04 e está tudo a trabalhar bem.

  17. Avatar de afonso
    afonso

    lápis azul a quem não concorda? onde está o velhinho pplware?

  18. Avatar de afonso
    afonso

    já sei, foi comprado pela PT