AstraZeneca: Vacina suspensa para pessoas com menos de 60 anos

77 Comentários

A vacina é atualmente a única solução para a COVID-19! O processo não tem sido pacífico e para complicar todos os planos de vacinação têm sido registados  alguns problemas especialmente com a vacina da AstraZeneca.

Portugal suspendeu hoje a vacina da AstraZeneca para pessoas com menos de 60 anos depois do anúncio da Agência Europeia de Medicamentos. Vacinação do pessoal docente e não docente adiado uma semana.

AstraZeneca: Portugal suspende vacina para pessoas com menos de 60 anos


O processo de vacinação continua a decorrer à escala mundial. Um dos maiores desafios é a produção em massa de vacinas, mas tem havido também o registo de vários casos que têm levado alguns países a suspender a vacina da farmacêutica AstraZeneca.

Depois do anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Infarmed informaram hoje que Portugal vai suspender a administração da vacina da AstraZeneca para pessoas com menos de 60 anos.

A Direção-Geral da Saúde recomenda, até estar disponível informação adicional, a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos. O plano de vacinação é ajustado para garantir que todas as pessoas são vacinadas com a vacina que protege

A Diretora Geral Graça Freitas volta a apelar à calma e sublinha que as reações adversas que foram notificadas são “extremamente raras”. No entanto, pede atenção para sintomas e, caso surjam, devem contactar a DGS.

No entanto, nos 7 a 14 dias após a administração da vacina, devem estar atentas a sintomas como dores de cabeça persistentes, hematomas, manchas vermelhas na pele e sintomias semelhantes a um a AVC. Nestes casos, devem contactar de imediato o médico

AstraZeneca: Vacinação de docentes e não docentes adiada uma semana

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da Task Force da vacinação, referiu que o impacto desta recomendação no plano de vacinação é “pequeno”.

O vice-almirante sublinhou a utilidade da vacina da AstraZeneca no cumprimento do plano de vacinação, relembrando que ainda existem mais de dois milhões de pessoas com mais de 60 anos por vacinar e, por isso, o fármaco britânico continua a ser “útil” e continuará a ser utilizado.

Temos uma população acima dos 60 anos superior a dois milhões de habitantes, portanto, a vacina da AstraZeneca, sendo útil na vacinação dessa população, o plano não vai sofrer grandes alterações e será útil para conseguir dar proteção a uma população mais idosa. Vai ser usada precisamente para isso

No fim de maio a maior parte da população com mais de 60 anos esteja praticamente toda vacinada com a primeira dose

O coordenador da Task Force da vacinação, anunciou o adiamento de uma semana para a vacinação do pessoal docente e não docente, para o fim de semana de 24 e 25 de abril.

Leia também…

Vacina da AstraZeneca e coágulos de sangue não estão relacionados, diz especialista

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Diabos, falei aqui super mal da Soneca, e não é que tenho razão?
    Euéquesei, mesmo…

    1. Avatar de rui
      rui

      Em Portugal, registaram-se dois casos de eventos trombóticos associados à vacinação da Covid-19.

      Aos jornalistas, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, avançou que um destes fenómenos ocorreu com a vacina da AstraZeneca e o segundo com uma outra.

      Mas? Não era apenas a da AZ? agora já se viraram para outra???

      Bolas!!!!!!

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      É verdade.
      Isto é como ir para o matadouro. É só carne para canhão.
      Coitados dos idosos. Não morrem do mal, vão morrer da cura.

    3. Avatar de Rui Valdez
      Rui Valdez

      Ainda bem que em portugal não foi suspensa, não sou hipocrita e fico contente por ter a heranca mais cedo. Velhos so estorvam

      1. Avatar de pqtp
        pqtp

        Nem hipócrita, nem boa pessoa!

      2. Avatar de PGR
        PGR

        Para não ter que estorvar ninguém no futuro, aconselho-o a ler “O Manual Completo de Suicídio” de Wataru Tsurumi.

    4. Avatar de Vítor M.

      Não tens nada razão. Estás a ser alarmista, tu e outros. Sabemos que não há hipótese de sairmos desta pandemia sem vacinação, mas há sempre quem tenha a sua veia de Bolsonaro.

      Pode-se ler aqui o seguinte: https://bit.ly/3utGCxY

      Uma mulher, de 61 anos e portadora de doença cardíaca, morreu hoje depois de ter sido vacinada, contra a covid-19, revelou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) numa nota enviada às redações, remetendo informações para após o resultado da autópsia. O Porto Canal apurou que a vacina administrada foi a da Pfizer/Biontech e que a mulher terá tido um choque anafilático à vacina, algo que a DGS remete para a autópsia.

      1. Avatar de rui
        rui

        Bom dia
        Foi o que o Dr Rui Ivo do Infarmed disse. ” 2 casos com AZ e outra”.
        Ele deveria era ter dito qual era a outra, de modo a que as pessoas percebessem que não é apenas a AZ que pode dar efeitos adversos.

      2. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Então e a medicação dos Israelitas que tem mete curado em casa em cerca de 3 dias?
        Anda tudo vidrado nas vacinas… enfim…

        1. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          Tratamento profilático não é a solução porque acabaria a pandemia… já existe muitos estudos “mortos à nascença” para esse efeito. Associado a isso, os média propagam e vendem a ideia de que “Sabemos que não há hipótese de sairmos desta pandemia sem vacinação” como disse o @Vitor M.

          O pior é mesmo que quem questiona seja chamado de bolsonaro, trump, negacionista, especulador, conspirador, … Hoje não se pode questionar a “ciência”, cada vez mais os dogmas estão na ciência e não na religião… enfim…

          1. Avatar de Godlike
            Godlike

            Tens toda a razão

          2. Avatar de rui
            rui

            Questionar é bom.
            Mas questionar com argumentos científicos, e não porque sim.
            Achar que o que importa aqui é não curar a pandemia porque assim vão vender mais….
            A seguir vens dizer que o vírus foi criado por uma delas para depois fazer vacinas.
            Dai passamos a todas as doenças que as farmacêuticas não querem curar….

            Sabem de algum tratamento funcional e aprovado?
            Eu não sei de nenhum ainda. Alguns promissores mas nada de concreto.

            E agora vens dizer ” pois não interresa. Morto a nascença”

            Já viram o que faz a Covid? Como ficam as pessoas que sobrevivem a doença graves? as sequelas que vão ter para o resto da vida?

            Com certeza, nunca viram.
            17000 mortos só em portugal, e vejam a espanha ou frança. Isso para não falar do Brasil.

            Infelizmente.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            E não se pode questionar aqueles que questionam a ciência sobre os fundamentos das suas críticas?

  2. Avatar de lol
    lol

    5 anos depois…Todos que tomaram a vacina tiveram cancro!

    Se somos as cobaias todos os cenários são possíveis!

    1. Avatar de Mastermind
      Mastermind

      5 anos depois… Tens cancro… Sem tomar a vacina…e que tal…qual é a sensação de ser ignorante?

    2. Avatar de rui
      rui

      Boas
      Primeira vez que ouço que uma vacina provoca cancro!
      Talvez possa, mas nunca tinha lido isto.

      Agora por exemplo a pilula já esta associada a tumores.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se têm elementos cancerígenos, pode provocar.
        Medicamentos não fogem à realidade.
        Podes ver a polémica que foi o Gardasil.

        1. Avatar de rui
          rui

          O que tu comes na maioria dos casos tem mais produtos carcinogenicos.
          Comida processada tem muito menos controlo do que medicamentos ou dispositivos médicos.
          Andar na rua na cidade é mais perigoso. O que respiras diariamente é muito superior as vacinas e medicamentos ( na ordem dos milhares)
          E isso sem falar nas bebidas…..

          1. Avatar de Pois
            Pois

            Santa ignorância:

            https http://www.cdc.gov/vaccinesafety/concerns/concerns-history.html

            Procura SV40;)

            Todos os fármacos têm riscos. Nem que seja por erros na produção.
            E depois tens coisas como:
            https http://www.tsf.pt/mundo/troca-de-substancias-inutiliza-15-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-a-covid-19-13523715.html

            e

            https pplware.sapo.pt/ciencia/covid-19-sem-provas-de-ligacao-entre-coagulos-e-a-vacina-da-johnson/
            https pplware.sapo.pt/informacao/astrazeneca-vacina-suspensa-para-pessoas-com-menos-de-60-anos/

          2. Avatar de rui
            rui

            Santa ignorância

            E o que comes e bebes não?
            Achas que tudo o que compras esta livre de erros de produção, substancias carcinogenicas etc…

            Pelo menos na área dos medicamentos, existe organismos que avaliam e logo que detectem suspendem ou retiram mesmo os medicamentos.
            Na area da alimentação, na maioria dos casos nada é feito.

            Chamar os outros de ignorantes é muito bom, mas primeiro informa te.

            E por favor lê bem aquilo que eu escrevi e ao qual respondeste:
            São usado mais produtos carcinogénicos na alimentação do que nos medicamentos…
            Não disse que as vacinas são 100% seguras. Estar a chamar ignorante, mas pelos vistos tu é que não sabes ler….

            Vacinas, medicamentos, comida processada etc…. tudo tem produtos que podem ser perigoso.

    3. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Está decidido. Não bebes mais vinho ao jantar.

    4. Avatar de R
      R

      Acrescento que vão todos morrer, uns antes e outros depois.
      Haja paciência…

      1. Avatar de rui
        rui

        Exatamente.
        Ninguém sai vivo deste filme!

  3. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Lol… já tomei a primeira dose.. e agora? Vou ter que esperar até ter 60 anos para a segunda dose? Palhaçada…

    1. Avatar de rui
      rui

      Tambem eu.
      Estou curioso para saber o que vão fazer.
      Pessoalmente não acredito que a EMA vá suspender de vez.
      Eu posso tomar a 2 dose da AZ, sem receios

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    ….quem quiser tomar …pode passar à frente??

    1. Avatar de rui
      rui

      Devia!
      quem não quer tomar, dá lugar a outro!

  5. Avatar de ACS
    ACS

    Políticos a fazerem politiquices. 0.00001% do pessoal teve problemas por isso a vacina é um problema?
    Quanto à introdução, a vacina não é a única solução. Já há tratamentos aprovados!

    1. Avatar de Queixoso
      Queixoso

      EE tu também chamas pandemia a um vírus que mata tanto como cancro?
      E não me venhas com números de gente que morreu COM covid e não DE covid.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Primeiro acabaste mesmo de sugerir que os números do cancro não são preocupantes??
        E depois, o problema é que por esse argumento então há pouca doença com que tenhamos de nos preocupar. Aliás nem sei para que o país gasta milhões a oferecer a vacina da gripe todos os anos ou porque é que estamos tão preocupados com DSTs, entre outros, se fores só pelos números ainda mais tranquilo é. Se olhares para os efeitos a longo prazo, e no caso do covid, algumas pessoas, algumas ainda nos 30s a apresentar danos cardíacos ou elevados niveis de fadiga meses depois de terem o virus e achares que é normal, então sim está-se a exagerar. Eu tendo alguns conhecidos da área médica prefiro não arriscar tal, se vocês preferem ir por quem compara uma doença com o cancro e diz que é uma coisa normal força nisso

      2. Avatar de rui
        rui

        Sabes quantos tipos de Cancro existe?
        Queres comparar uma doença (covid19) com varias (mas que se insere num grupo -Cancro)?
        Vê melhor, por favor!

  6. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    “A vacina é atualmente a única solução para a COVID-19!”
    que frase alarmista. Se isso fosse verdade já estavamos todos mortos no final do ano passado.

    1. Avatar de rui
      rui

      Só por curiosidade: Qual é a solução?

      1. Avatar de Ze Duarte
        Ze Duarte

        A solução é ficares em casa e usar máscara quando sais! Não ir a correr para o café com a família inteira, falar aos altos berros e sem mascaras!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ok
          Primeiro: uso sempre mascara!
          Segundo: nao falo aos berros!
          Terceiro: não vou ao cafe com a familia toda (tenho maquina em casa)

          Agora: essa é a solução?
          Ficamos todos em casa e esperemos que o virus se farte e vai embora??

          Muito bom!

  7. Avatar de rui
    rui

    possibilidade de Tromboembolismo é um problema?
    Sim, mas vejam outros medicamentos que são tomados as palettes (como diz o Herman)

    Efeito secundário muito raro (<1/100.000) da vacina da Astrazeneca: coágulos no sangue

    Efeitos secundários muito raros (<1/10.000) do ibuprofeno: palpitações, insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio e edema pulmonar agudo.

    Efeitos secundários muito raros (<1/10.000) do paracetamol: asma analgésica, trombocitopenia (redução de plaquetas no sangue), dispneia, acessos de sudação, náuseas, queda da tensão arterial, choque

    Efeitos secundários raros (≥1/10.000, <1/1.000) do Viagra: morte súbita, enfarte do miocárdio e arritmia ventricular.

    Efeitos secundários raros (≥1/10.000, <1/1.000) da pílula contracetiva: tromboembolismo venoso e tromboembolismo arterial.

    Todos os medicamentos podem ter problemas.

  8. Avatar de alfa
    alfa

    Os negacionistas sáo lixados já proibiram esta vacisna tão boa.

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu estou á espera da 2ª dose para Junho. Se na Europa não quiserem que enviem para África que eles aceitam de bom agrado.

    1. Avatar de Paulo Fontes
      Paulo Fontes

      Não sei se aceitariam… Há países a darem-se ao luxo de recusar vacinas oferecidas: https://haitiantimes.com/2021/04/08/haiti-rejects-covid-19-vaccine-from-who/
      E antes de ser acusado de ignorância, sim, eu sei que o Haiti é um país nas Caraíbas e não em África.

  10. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    86 casos raros, 18 mortes, em 25 milhões de vacinas. 1 morte a cada 1.4 milhões de vacinados (arredondado). o melhor é acabar com as vacinas… vamos todos morrer com elas

  11. Avatar de Alan
    Alan

    AstraZeneca: Vacina suspensa para pessoas com menos de 60 anos, não seria com mais de 60 anos!

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Está correto, suspenso para pessoas abaixo dos 60 anos. Porque os casos atingiram pessoas abaixo dessa idade

    2. Avatar de rui
      rui

      Esta correto, é para Menos de 60 anos.
      As pessoas com mais de 60 anos tem menos probabilidades de ter brombos por causa da AZ.

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao da para confiar na comunicacao social. Umas vezes dizem que a vacina nao tem problema outras dizem que tem, daqui a pouco as vacinas ja nao prestam, outros dizem que prestam. Ninguem entende nada e as pessoas ficam confusas. Felizmente para o meu caso eu nao vou precisar de a tomar.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Neste caso a comunicação social só está a acompanhar o que vai acontecendo. A agência europeia é que continua a ceder á pressão pública aparentemente. Ou isso ou não tem coragem de a substituir até a Johnson chegar ao mercado. Embora mais uma vez pareça mais uma tentativa de pressão por causa dos atrasos nas entregas por parte da AstraZeneca e brinca-se com vidas assim.

      1. Avatar de rui
        rui

        +1
        Isto é tudo pressões politicas (ou outras, não sei).
        A EMA esta a acompanhar as notificações e vai ajustando-se
        Até agora a EMA diz que “pode” haver uma correlação, e esta a averiguar, mas continua a aconselhar a vacina, pois os casos são poucos (comparando com o numero de doses já administradas), e uma infeção por Covid é pode ser muito mais grave.
        É claro que uma morte é sempre uma morte, mas todos os medicamentos podem ter reações e algumas muito perigosas com incidências muito maiores que esta vacina.
        Eu gostaria era de ver as reações de todas as vacinas contra o Covid, e não apenas da AZ.
        As outras também devem ter, podem é talvez ser de menor gravidade.
        Cumps

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Devia ser precisamente o contrário, devia ser suspensa para maiores de 60 anos! Os mais velhos têm naturalmente as veias mais fracas! Eu não preciso de relatórios ou estudos nenhuns para perceber que a vacina da AstraZeneca é mais prejudicial aos mais velhos! Mas os entendidos é que sabem! Deve ser para ver se pagam menos reformas!

    1. Avatar de rui
      rui

      Isto não tem a ver com as veias, mas (pelo que foi informado) com uma reação do sistema imunitário.
      E os casos que tem aparecido tem sido sobretudo em menores de 60 anos, dai a recomendação.

  14. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Próximo capítulo: pilula contracetiva suspensa, pelos mesmos motivos, com risco ainda maior.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tanto ruido e poeira no ar, tanta desinformação e sobre-interpretacao de dados científicos.

      Ou me escapa qualquer coisa, ou anda tudo doido:
      As pílulas anticoncepcionais têm um risco – assumido! – de trombose de 0.1/1.000 e, sejamos francos, não salvam vidas.
      A vacina AstraZeneca tem um risco de trombose inferior a 0.05/1.000 e evita a doença grave, salvando vidas.

      Alguém interessado nesta histeria?

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Completamente de acordo. Mas agora também podemos agradecer a ema, por andar para trás e para a frente e não se conseguir decidir o que fazer com a AstraZeneca, o que levanta ainda mais questão e dá mais armamento aos negacionistas e alarmistas. Juntando questões políticas la para o meio e está o caldo entornado.
        Neste momento só podemos esperar que a Johnson que tem números semelhantes e só precisara de uma dose se junte a equação rapidamente.

        1. Avatar de rui
          rui

          Bom dia
          Não me parece.
          A EMA sempre disse que ia avaliar e que os riscos (muito baixos) compensavam sobre as possíveis consequências da infeção por Covid (seja ela morte ou sequelas para o resto da vida)
          Estas suspensões são politicas (ou talvez outras), e como sabes, quando a politica se coloca acima dos dados científicos e dos peritos da EMA, está tudo feito…
          Posso estar enganado, mas a EMA não deu indicação (ainda) para suspender a vacina abaixo dos 60 anos.

          https://www.ema.europa.eu/en/news/astrazenecas-covid-19-vaccine-ema-finds-possible-link-very-rare-cases-unusual-blood-clots-low-blood

      2. Avatar de TUGA
        TUGA

        Que esses “0.05/1000” que não te calhem a ti!

        Sugestão? Descobrir de onde vem o problema e deste modo identificar as pessoas que não podem ser vacinas com esta vacina. Creio que estão a tentar identificar o problema e como é óbvio são coisas que levam tempo.

        Até lá terás de aguardar no teu cantinho se não queres apanhar Covid-19 (ou se já não apanhaste), penso que seja isso o teu incómodo assim como o de todos, mas paciência, a realidade das nossas vidas mudaram e terás de aguentar com isso porque não é só o teu negócio que está estragado.

        É claramente mais importante vacinar em segurança do que dizer “ai, o risco é apenas de 0.05/1.000”, isso é completamente desumano da tua parte e de todos os que dizem que os benefícios são maiores do que os riscos, acho que ninguém tem de se sacrificar para salvar os outros, por favor, não estamos na idade medieval.

        Gostas de comparar medicamentos que não têm nada a ver e que só toma quem quer com uma vacina que terá de ser administrada globalmente e que parte-se do princípio que irá ser necessário continuar a ser administrada de ano a ano como a vacina da gripe, por isso terá de ser obrigatóriamente segura!!

        Comparações sem lógica mais uma vez, parabéns.

        1. Avatar de Vítor M.

          Uuuu calma jovem. Ficaste todo picado com a realidade dos factos? Pois é, precisamos de discutir é factos e não essa conversa da treta quero e outros como tu andam a tentar enganar as pessoas. Desconfio que alguns sentem um prazer mórbido por ver este cenário de caos e querem prolongar está chasing, não vejo outra explicação. Isto porque é sabido que não há outra forma de sairmos desta pandemia para voltarmos a ter uma vida normal, como tínhamos em 2019, por exemplo.

          O meu problema é a pandemia, não tive COVID-19, felizmente, espero nunca ter, e quero obviamente estar inoculado quando chegar a minha vez. Parece que vai demorar, porque esta “via-sacra” já mete pena.

          Sobre o risco ser desumano, cuidado, porque a pílula ou um qualquer “brufen” podem provocar quadros na mesma grandeza da vacina. Tu é que estás a dormir, se não lias umas coisas para se perceber que não há nenhuma vacina que tenham reações, moderadas, graves e por vezes fatais. Sabes se a da gripe, por exemplo, teve alguém com um quadro de reações graves ou fatais?

          Lê umas coisas e depois pensa nos muitos que sem vacina estão a morrer, isso sim é desumano jovem.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            O Vitor tem toda a razao.
            Portugal teve ja 17000 mortos.
            Eu trabalho num grande hospital de Lisboa e vi dezenas se corpos diariamente no pico.
            Tenho amigos que tiveram e passaram muito mal. Alguns a oxigenio durante dias, sempre com medo de serem entubados.
            Os UCI não são como nos filmes ou novelas. É um local onde morerram pessoas diariamente no pico.
            Eu tive há uns anos tromboembolismo bilateral massivo. Safei me mas ainda hoje tenho sequelas.
            Não é agradavel falta de ar.
            E pelos meus amigos que tiveram o covid é muito pior.

          2. Avatar de TUGA
            TUGA

            “esse vírus nunca chega a Portugal”, “fechar fronteiras? Nem pensar”, “usar máscara? Falsa sensação de segurança”, “não há motivos para alermismos porque este vírus mata menos do que a gripe sazonal”.

            Podia ter sido feito tanta coisa para evitar este cenário que estamos a viver.

            “A vacina AstraZeneca tem um risco de trombose inferior a 0.05/1.000 e evita a doença grave, salvando vidas.”
            Então esperemos que no futuro esses valores não se alterem para pior, tal como quando diziam que o covid matava pouco e não era nada de grave.

          3. Avatar de Vítor M.

            Estás a falar em má gestão por parte dos responsáveis deste país? Sim, aí estamos de acordo, agora no resto que muita gente quer publicitar, o medo de se tomar esta ou aquela vacina, parece-me algo estranho e consertado.

          4. Avatar de TUGA
            TUGA

            Vítor, não é estranho e concertado, apenas tem de se fazer as coisas com calma e esperar o feedback, não é só vacinar porque sim.

            Agora já se sabe que a vacina da AstraZeneca não supera os riscos mas idades entre os 20-29 anos e por isso suspenderam nessa faixa etária na Inglaterra, mas lá está, existem estudos e feedback dos vacinados.

            Dei aqueles exemplos todos onde desvalorizaram o vírus precisamente para perceberes que não deves também desvalorizar os riscos de uma vacina desconhecida, pode correr bem? Pode e esperemos que sim, mas também temos de ter calma para o caso de alguma coisa correr mal.

            Ninguém deve descartar os efeitos secundários a longo prazo, que claro, mais uma vez te digo que só se vai saber quando o mesmo passar.

      3. Avatar de rui
        rui

        Mais acima coloquei exactamente algumas probabilidades (pilula, brufen, paracetamol, viagra) e em qualquer um dos casos, são muito superior as vacina da AZ.
        E alguns desses (paracetamol e brufen sobretudo) o pessoal toma por tudo e por nada.

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    O problema é que estão a ser reportados cada vez mais problemas que esta vacina causa. Não é só em Portugal. É para “curar” ou para ficar pior por causa da “cura”? Deixem-se de tretas. Esta vacina foi feita à pressa e sem o devido teste. Todos nós estamos a ser a cobaia para isto. Se coágulos no sangue, tromboses e afins não são um problema porque “tem mais vantagens que efeitos secundários”, é outra tal como a do “o covid nunca irá chegar a Portugal”.

    1. Avatar de rui
      rui

      Estão a ser reportados efeitos adversos, e consequência desse efeitos em todos os medicamentos todos os dias. Apenas não saem na comunicação social.
      Gostaria de ver das outras vacinas. Porque não são noticias?

      Até ao momento foram administradas a volta de 25 milhões de vacinas da AZ. Foram reportados entre os 80 e 100 casos.
      Sobre ter sido feita a pressa: compara a tecnologia de hoje com a de 30-40 anos atrás….
      A investigação das vacinas tem décadas.
      Por exemplo os genomas são descodificados a uma velocidade que há uns simples 20 anos ia demorar anos.
      Se esta doença fosse há 30-40 anos atrás, em que a criação de uma vacina era muito mais lenta, devida ao conhecimento e tecnologias da altura, isto estaria muito pior.

      cumps

      1. Avatar de TUGA
        TUGA

        Viva Rui, nestes dias vi um relatório e as 2 outras vacinas até têm mais casos de efeitos secundários, no entanto é a vacina da AstraZeneca que tem casos muito graves, ou seja, estão preocupados com a vacina da AstraZeneca com razões para isso.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Boas
          Tens razão.
          Para já a AZ esta com mais problemas quw as outras.
          O que queria dizer é que parece que apenas a AZ tem efeitos destes.
          Basta ver que a Sra que faleceu no Porto tinha levado a da Pfizer, e isso o director do Infarmed não o disse, apesar de referir que os casos em portugal era de duas vacinas diferentes.
          Se calhar nao quer criar mais alarme noutra vacina.
          Como eu disse todos os medicamentos tem efeitos e tem de ser vistos.
          O mais importante (acho eu) é vacinar rapidamente de modo a conseguirmos imunidade de grupo.

          1. Avatar de TUGA
            TUGA

            Não se deve descartar a hipótese de acontecer o mesmo noutras vacinas.

          2. Avatar de rui
            rui

            Pois não.
            A ver vamos.
            Continuo a achar que é melhor vacinar, pois de momento não há tratamento de jeito. Existe muitos em testes mas não estão disponíveis.
            Eu tenho a minha segunda toma em Maio. Primeira não fez nada de mais, vamos ver a segunda.
            Mas estou confiante nas vacinas e mesmo havendo todo este empolamento de reacção adversa, pelo menos no meu Serviço ( somos cerca de 30 pessoas) todos estão desejosos de tomar.
            Convém dizer que alguns tiveram, e outros perderam amigos ou familiares com esta doença.

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O grande problema aqui é o que estas alterações constantes causam à credibilidade das vacinas. Um dia está tudo bem, no outro suspende-se preventivamente, depois afinal não há problema e retoma-se para todos, depois afinal há problemas e agora suspende-se para menos de 60 anos. Isto causa um alarme social do piorio, e desconfio que muita gente com mais de 60 anos também não vai querer tomar a vacina.

  17. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    em portugal foram registados apenas 2 casos

  18. Avatar de C.S.
    C.S.

    Se a vacina provoca danos em pessoas com menos de 60 anos, imagino o que é que faz nas outras.
    É da maneira que a segurança social poupa nas reformas, e resolve o problema da peste grisalha.

    1. Avatar de rui
      rui

      Claro Sr Especialista em imunologia e todas as outras especialidades…..
      🙁

  19. Avatar de C.S.
    C.S.

    Não, tu é que és o especialista.
    Deves ter tirado o curso de vírus na acelerada, por isso é que sabes tudo.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Nope
    Mas sou de saude
    E de certeza percebo um pouquinho mais que tu

  21. Avatar de C.S.
    C.S.

    Se tiveres tanta certeza naquilo que estás a dizer como nas tuas parvoíces em relação à vacina, podes crer que és um grande especialista.
    Fazes bem em seguir a manada.

    1. Avatar de rui
      rui

      Ficou ofendido? Temos pena.
      Antes seguir a manada do que a Récua.

      Bjs nas coxas

    2. Avatar de rui
      rui

      Outra coisa: Achas parvoices? Deves ser muito esperto. Dai a Récua.