Ásia Oriental é líder no consumo de tráfego de dados móvel

19 Comentários

Ao longo dos anos a utilização dos telefones tem vindo a mudar significativamente. A partir de 2007, com o impulso dado pela Apple com o seu primeiro iPhone, os Smartphones começaram a ganhar um lugar no mercado.

Actualmente, o Android é o rei dos sistemas operativos, já que está presente em cerca de 81.9% dos dispositivos móveis. A Ásia Oriental é a região que mais contribui para este número, nomeadamente a China que, segundo a Gartner, é detentora de 41% desses 81.9%, com 4 em cada 5 utilizadores de Smartphones a optar por dispositivos Android.

A juntar a estes números, chegam os referentes ao consumo de tráfego móvel e, mais uma vez, o Oriente lidera!

traffic_mobile_0


As aplicações de entretenimento, como YouTube, Facebook e alguns jogos, as pesquisas no browser, os downloads na Play Store e em páginas de BitTorrents, são os principais responsáveis pelo consumo de tráfego móvel em todo o mundo.

São os asiáticos, mais precisamente junto ao Pacífico, que maiores consumos de dados fazem, em média, quando comparados com as restantes regiões mundiais. Chineses, Japoneses e Sul Coreanos, principalmente, consomem em média 1.1 GB por mês, sendo que metade deles mais de 336 MB (tendo em conta a mediana).

traffic_mobile_1

No extremo oposto, como menores consumidores de dados móveis, encontra-se a população de África, com um consumo de apenas 21 MB por mês, valor que não chega a atingir os 2% dos dados na Ásia-Pacífico. Embora os africanos utilizem muito os telefones para efectuarem transacções financeiras, a penetração de Smartphones no continente é muito baixa, sendo que os telemóveis utilizados para tais transacções utilizam muito poucos dados.

Numa posição muito equitativa encontram-se as restantes regiões do globo analisadas: Europa, América do Norte e América Latina. Neste conjunto, a América do Norte é a que mais dados utiliza chegando a 443.5 MB por mês, seguida da Europa, com um consumo de 358.4 MB em média, e América Latina, com 347.5MB.

É de ressaltar nesta análise que, na Europa, metade da população utiliza menos de 16.9 MB, por mês, enquanto que nas outras regiões o valor sobe para valores próximos dos 85%, o que poderá revelar algum “analfabetismo” desta parte da população relativamente à utilização de dispositivos móveis.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Deve haver por lá muitos iPhones…

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Lol, na China, 4 em cada 5 utilizam android?

    Que remédio! Não há outra coisa!

    De salientar que utilizam android, mas não têm acesso á Play.

    1. Avatar de luislelis

      diz la porque nao teem acesso a play?
      Onde e que leste isso?
      E q outra coisa nao e que nao ha?
      Aquele abraco

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Porque o governo chinês bloqueou, assim como bloqueia muitos serviços da Google… Não sei como é nas SEZ e SAR, como em Hong Kong.

        A maior parte dos telemóveis vendidos na china, não vêm com os programas da Google, não sei sabes, mas o AOSP não incluí o software da Google, e podes ter um Android Google-free, como faz, por exemplo, a Amazon…

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Não sei se se trata de bloqueio do “Governo Chinês”. As Rom’s e os Smartphones já vêm assim da Samsung, sem nada disso e só com 3 linguas, o chinês, o inglês e o koreano.
          Claro que a Samsung segue as directivas dos seus clientes.
          .
          Trata-se sim de não haver acordos para isso entre China e Google.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não invented, ok?

        2. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          nelson não metas os pés pela cabeça. quem já foi a china sabe que as coisas nao sao assim

          a china tem os serviços da google bloqueados em algumas zonas no pais. em shengdoo e pequim tens de tudo.

          e sim vendem iphones lá e sao bastantes os chineses que os usam.

          sabes porque é que comoram mais androids?
          enquanto a apple mantem os precos em todos os paises quase por igual as outras marcas não

          enquando ppr exemplo um htc one aki chega aos 600e novo, la a versao 802w custa 350e e tem 2 cartões. a mesma coisa se passa com o s4 versao 9502…..

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu disse que não sabia nas SAR e SEZ.

            Mas na China propriamente dita, o Google play foi probido, muitas coisas da Google, ou só podes ter as apps gratuitas e sem ad’s… Não sei… Não me interessa.

          2. Avatar de NT45
            NT45

            Ahh, pois, não sabes. Então não fales

      2. Avatar de Valente
        Valente

        É simples. Já instalei no meu Smartphone uma Rom para a China do Sammobile para experimentar, indicativo ZC, e ela não tinha nada da Google. Nem Google acount, nem play store, nem Google search, nem… nada da Google.
        Os Chinas têm os seus próprios meios.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          … não precisam da Google.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Na china não há outra coisa para além do Android? Deves-te estar a referir de uma China num universo alternativo. Alias a China recebeu primeiro o iPhone 5S/5C que nós.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol…

        Formo primeiro iPhone que chegou á China de modo oficial… Até lá, só importação paralela, por exemplo, através de Hong Kong.

        China é um país muito complexo, e muito fragmentado…

    3. Avatar de NT45
      NT45

      Não à outra coisa? Distorção da realidade

  3. Avatar de Jlb
    Jlb

    Posso falar em primeira mão, porque estou na China já há 6 anos. A verdade é que neste momento “quase” toda gente ou tem um iPhone, nem que seja um 3GS, ou um Samsung Galaxy. Vejo diariamente a dependência que os chineses têm dos smartphones, tudo para uso de redes sociais como o Wechat ou QQ.
    Já em relação á Google, é mentira afirmar que Pequim e Chengdu têm acesso a tudo. Em qualquer parte da China que eu vá, vejo-me á rasca para a aceder ao gmail pelo browser e trabalhar decentemente. Quem aqui está como eu, sabe perfeitamente que é obrigatório recorrer a um serviço VPN para se poder ter uma internet decente.

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “São os asiáticos, mais precisamente junto ao Pacífico, que maiores consumos de dados fazem, em média, quando comparados …”

    “na Europa, metade da população utiliza menos de 16.9 MB, por mês”

    Acho que anda aqui uma certa trapalhada. A unidade estatística não é a população são os “subscritores de serviços de dados móveis”. Não se lê: cada asiático gasta em média 1100 MB de tráfego mensal, lê-se, cada asiático com assinatura de dados gasta em média 1100 MB.

    Isto significa que pode estar a contar muito mais coreanos (tenho ideia que o custo do tráfego é muito baixo) e de japoneses do que de chineses. Só assim se pode explicar que dê mais do que a média de 358 MB na Europa.

    Aqui em casa, há três smartphones com tráfego de dados, dois com um limite de 150 MB e um de 1GB. O que se gasta de tráfego tem que ver com o custo e não com “analfabetismo”. Na Ásia é o mesmo: ou têm custos de tráfego muito baixos, ou os subscritores dos serviços de dados ganham muito bem.

    http://www.statista.com/topics/779/mobile-internet/chart/1626/mobile-internet-traffic/

  5. Avatar de Dc
    Dc

    Eu devo ter uma costela chinesa visto que todos os meses passo o limite de trafego(1GB), largamente…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      A Optimus, nos tarifários pós-pagos, com 1GB de tráfego de dados, permite reabastecimentos de 3€ (para 300 MB adicionais), a cobrar na factura mensal.

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Eu tnh o RED da Vodafone com o mesmo plano 🙂