ASAE pede para consumidores denunciarem irregularidades no preço dos combustíveis

27 Comentários

Hoje seria o dia em que os preços dos combustíveis deveriam baixar alguns cêntimos, por conta de uma redução anunciada do ISP pelo governo, como forma de aliviar a pressão do aumento dos preços.

No entanto, alguns postos de abastecimento poderão não estar a cumprir com a redução o que levou a ASAE a anunciar a monitorização da evolução dos preços e a pedir a ajuda dos consumidores para denunciarem irregularidades.

ASAE pede para consumidores denunciarem irregularidades no preço dos combustíveis


ASAE inicia ação de monitorização da evolução dos preços

A redução do ISP – Imposto sobre os Produtos Petrolíferos – foi anunciada pelo Ministério das finanças no final da semana passada. Esta redução será revista todas as semanas, traduzindo-se, para já, num desconto adicional do imposto de 14,2 cêntimos por litro de gasóleo e 15,5 por litro de gasolina.

Contudo, esta redução que devia ser utilizada para aliviar os preços junto dos consumidores, parece estar a ser utilizada por muitos postos de abastecimento para aumentar as margens de lucro, não se estando a verificar as descidas dos preços desejadas.

Assim, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que estaria a iniciar uma monitorização da evolução dos preços, de forma a avaliar os efetivos efeitos da redução do imposto.

ASAE pede para consumidores denunciarem irregularidades no preço dos combustíveis

Em comunicado emitido esta manhã, a ASAE refere que

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, enquanto autoridade de fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas, encontra-se desde as 00:00 do dia de hoje, a monitorizar a evolução dos preços dos combustíveis, verificando a oscilação dos mesmos comparativamente a períodos anteriores, em especial, avaliando o impacto da redução do ISP no preço final ao consumidor

Além disso, deixa um alerta para que os consumidores para que estejam atentos e comuniquem situações de eventuais irregularidades relativas a práticas comerciais desleais, através do formulário no seu portal.

No seu posto de abastecimento de combustível habitual verificou que houve uma diminuição efetiva dos preços do gasóleo e da gasolina?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    António Costa anunciou 20 cêntimos, não 14, nem 10.

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      Mas como, pelos vistos, os combustíveis iam voltar a aumentar 6 cêntimos esta semana, mesmo com o desconto de 20 cêntimos, na prática são os tais 14.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Só é penas irmos aqui ao lado a Espanha, colocarmos combustível com um preço base muito inferior ao Português e depois quando vamos pagar, ainda levamos com o apoio direto (desconto) do estado Espanhol, fazendo com que os combustíveis estejam a preços “normais” de 2020.. 2021… Por cá é aquilo que todos nós sabemos!

        1. Avatar de JS
          JS

          Esta aqui a pagina para verem os preços

          https://www.dieselogasolina.com/

          E no preço final o tal desconto de 0.20€

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Esse “apoio” não é do estado, é do vizinho que pagou, assim como tu. E depois eles dão as migalhas de volta. O Estado não é nenhum salvador.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Vou já mandar e-mail para a asae

  3. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    ASAE? Mas a ASAE é a entidade que regula os preços dos combustíveis?

    1. Avatar de Emanuel Rocha
      Emanuel Rocha

      “A ASAE é, além de autoridade nacional de fiscalização das atividades económicas, um órgão de polícia criminal com competência específica na área económica e de segurança alimentar.

      Nesta qualidade, a ASAE coadjuva as autoridades judiciárias na investigação criminal e nos atos de inquérito que lhe sejam delegados, nos termos do Código de Processo Penal.

      A prevenção e a investigação criminal centra-se nas práticas antieconómicas, promovendo as ações necessárias ao combate da economia oculta ou paralela – incluindo a proteção da propriedade industrial ou intelectual, bem como o fenómeno do jogo ilícito, – e todas as condutas suscetíveis de colocar em causa a qualidade, genuinidade e a segurança dos géneros alimentícios (e outros) tendo em vista a proteção da confiança do consumidor e da saúde pública. “

  4. Avatar de JS
    JS

    Vamos ser pagos por isso ou vamos ter descontos?
    Eles não são pagos para fiscalizar?
    Isto tem haver com a nossa poupança
    Mas se quiserem saber nas noticias que as TVs têm dado não se reflete os preços proclamados por o governo de desconto de 20 centimos por litro, alias até ouve Postos que aumentaram ,hoje as 11 horas na Antena 1 na opinião publica deram casos de aumentos em alguns postos daí se quiserem podem partir para a recolhas de provas

  5. Avatar de Emanuel Rocha
    Emanuel Rocha

    Lá esta ao Estado a complicar, há muito tempo que os postos são obrigado a inserir os preços nesta base de dados do governo, https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt, e se o não fizerem são multados, então pq não usar a mesma base de dados para comparar o preço de domingo com o de segunda feira?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Porque assim têm o controlo e desresponsabilizam-se do trabalho, passando-o para o povo.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Sujeito o problema de Portugal é o “chico esperto” que mente e aldraba e até não se importa de pagar uma multa de vez em quando, pois o que ganha por fora poderá compensar largamente. Existem milhares e milhares de bombas e a asae teria de ter milhares de funcionários só a controlar postos de abastecimento de norte a sul, para descobrir todas as situações. Nós devemos como cidadãos fazer a nossa parte, denunciando aldrabices.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      E o que interessa uma base de dados se os preços reais forem outros? A menos que o valor indicado no contador da bomba dependa da introdução do valor na base de dados, os chico espertos fazem o que quiserem…

      1. Avatar de João Magalhães
        João Magalhães

        Fazem o que querem porque provavelmente as multas nao sao pesadas, se houver uma base de dados onde o vendedor de gasolina presta falso depoimento entao quando fossem apanhados deviam servir de exemplo mas no pais das bananas nada funciona visto que o estado dá o exemplo em tudo, uma cambada de vigaristas e ladroes.

  6. Avatar de Atento
    Atento

    Aqui está um exemplo de demagogia ao bom estilo da propaganda soviética.
    Não sendo os preços regulados e não estando ainda em vigor o diploma que rege a margens das gasolineiras, este apelo é um enorme balde areia atirado aos olhos dos consumidores.
    A ASAE não necessita das denuncias relativas aos preços, porque estes estão liberalizados. Quando muito, irregularidades de outro tipo, mas o timming é, no mínimo, estranho.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Pois nem mais! A “gasolineira” define o preço que bem entender, emite a respectiva factura e os valores devidos (ISP/IVA) são pagos pelo consumidor, a “gasolineira” só tem que os enviar para o estado…

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Foi penas as pessoas não saberem deste portal mais cedo, porque teriam tirado fotos no domingo e outras hoje segunda feira dia 2. Eu se soubesse deste portal, era o que teria feito. Hoje em Lousada, o Leclerc e o Pingo Doce não baixaram o preço dos combustíveis!

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Aconselho a ( quem tiver box ) a puxar para trás e vejam a intervenção do Gomes Ferreira na Sic Noticias por volta das 18:30h…brutal!! Agora é os consumidores que vão passar a denunciar as irregularidades? 😀 😀

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    querem que as pessoas lhe façam o trabalho não saem do estufado e por isso nada fazem

  10. Avatar de João
    João

    Quando a fiscalização de setores estratégicos da república tem por base a denúncia de terceiros, não há muito mais a comentar.

  11. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Não estão a ser cumpridas as tabelas de preços que o governo mandou, aqui no montijo, em todos os postos de combustível não baixaram os 14,5cent.no diesel e os 15.5cent.na gasolina, onde está a lei!!

  12. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    Tudo a reclamar que o autovoucher era mau e que o desconto devia de ser diretamente na bomba… aí está o resultado, Gasolineiras a encher os bolsos.

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Bomba auchan sao roque, porto. No domingo antes de baixar os 14cent o gasoleo simples tava a 1.91€, segunda de manhã fui pôr a 1.76€ e passo agora as 15h de 3a feira e ta a 1.80€. Anda aqui uma guerra qualquer entre gasolineiras e governo e claro o povo é que paga sempre. Ta na hora de ir para a rua reclamar.

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E quando a fiscalidade faz o mesmo na area da saúde ?

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      NA COVILHÃ TAMBÉM TÃO A DECORRER POBRE MAS NAS BOMBAS NA SEGUNDA FEIRA O GASÓLEO BAIXOU PARA 1.80.E HOJE SOVEU PARA 1.85.ESTO E UMA RAVALHEIRA TODOS ESTÃO SE APROVEITAR.EU NÃO VEIJO AQUI A FESCALIZAÇAO

  15. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    MAIS OUTRAS PARÁ AS AUTURIDADES DA ASAE NÃO ESTÃO AFESCALIZARE OS CAFES E BARE E DISCOTECAS ESTES DEVERÇOIS NÃO ESTÃO ARESPEITARE OS HORÁRIOS,BARES QUE DEBEM DE FEXARE AS 2H00 DA MANHA TÃO. AVERTOS ATE 4H E 5H,DISCOTECAS EM VES DE FEXARE AS 6H00 DA MANHA ,AS 7H30 8H00 AINDA TÃO A TRABALHAR ESTA E UMA EXE LIVRE DA COVILHA ,AS OTURIDADES DA COVILHÃ TAMBÉM NÃO FAZEM NADA PASAM E ANDO DITO

  16. Avatar de a,jc
    a,jc

    penafiel cepsa na segunda feira gasoleo 1.87 hoje 1.92 como é possivel