As tendências tecnológicas para a CES 2015

20 Comentários

A primeira grande feira tecnológica do ano está prestes a arrancar. É já no próximo dia 6, na CES 2015 em Las Vegas, que o mundo vai conhecer algumas das novidades que as grandes marcas estão a preparar para o novo ano.

Dentro deste panorama tecnológico, podemos já adivinhar quais serão as grandes tendências e para onde se está a virar o mercado.

ces_2015


Serão cinco as grandes tendências tecnológicas deste novo ano. Acompanhando a evolução do mercado durante 2014, é fácil distinguir as tecnologias que irão merecer destaque na CES 2015.

 

1. Casas Inteligentes e a Internet das Coisas

As casas vão ser cada vez mais inteligentes, este é um conceito que está a evoluir de forma bastante sustentada, são cada vez mais as famílias que vão, a pouco e pouco, introduzindo este conceito nos seus lares. Os electrodomésticos começam a comunicar entre si, com o smartphone ou com o computador e essa tecnologia começa a fazer parte das escolhas dos consumidores.

home_tech

Esta é uma tendência que apesar de já estar a ser desenvolvida há muitos anos, tomou um novo fôlego desde que a Google e a Apple começaram a apresentar as suas próprias plataformas de desenvolvimento para a Internet das Coisas.

Neste universo são as grandes empresas como a Samsung, a Honeywell ou a Schlage que irão sem dúvida brilhar com grande presença na feira. 2015 poderá finalmente ser o ano em que as casas passarão a ser casas verdadeiramente tecnológicas.

 

2. Wearables

Os wearables representam um conceito que marcou 2014, para o qual contribuiu o boom dos smartwatches e das bandas inteligentes principalmente para a monitorização da actividade física.

gear_s_1

Para este início de ano, o Apple Watch é talvez dos gadgets mais aguardados do mercado e que poderá vir a alterar a forma como o mercado olhou para estes equipamentos até agora.

Os smartwatches serão sem dúvida alguma uma das grandes presenças nesta edição da CES e certamente que os veremos a fazer mais do que medir a frequência cardíaca ou a monitorizar a actividade física.

 

3. Realidade Virtual

Este ano que passou tivemos a Oculus Rift a ser adquirida pelo Facebook e a Samsung a apresentar o seu Gear VR.

A Samsung e a Google já começaram a desenvolver conteúdos que transformam um simples smartphone num objecto que transporta o utilizador para 3 dimensões.

Gear_VR

Assim, não será de espantar que esta seja uma tendência para este novo ano. Veremos o que os grandes fabricantes de software serão capazes de apresentar e até que ponto outras empresas se atreverão a arriscar nesta realidade (virtual).

 

4. Carros Inteligentes

Quanto a esta tendência não existem quaisquer dúvidas, tanto as grandes fabricantes de carros como as grandes fabricantes de software querem ver os carros cada vez mais inteligentes e a comunicar com os seus condutores.

rp_imagem_ios_in_the_car00_small.jpg

A corrida neste mercado será certamente uma corrida arriscada para as duas partes, mas no final será o condutor a ganhar com toda uma nova experiência de condução.

 

5. Os ecrãs 4K

Apesar de já começarmos a ouvir falar em ecrãs 5K, será o 4K a dominar a resolução dos ecrãs e a capacidade de gravação de muitos dispositivos.

TV 4k

O 4K poderá vir a ser tão comum em 2015 quando o Full HD foi em 2013, com preços cada vez mais apetecíveis. Nesta área destacar-se-ão marcas como a Sony, a Sharp ou a Panasonic.

Estando o caminho tecnológico apresentado, qual a tendência que mais o entusiasma?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Martinho
    Ricardo Martinho

    O que mais me agrada são os carros inteligentes.
    Será fantástico poder comunicar com o carro para fazer tarefas básicas, como por exemplo de manhã com o frio o carro ligar automaticamente o aquecimento, antes de o condutor chegar ao veículo.
    Enfim, será tudo em torno do conforto do utilizador.

    1. Avatar de SPM
      SPM

      Isso de ligar o carro remotamente já se faz há muito com os alarmes tipo pager .

      É só deixar o carro em ponto morto com o aquecimento já no quente e na posição que se quer.

  2. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    A que mais me entusiasma é a das Casas Inteligentes e a IoT.
    A que não acho piada é sobre o setor automóvel. Neste sentido tenho os mesmos pensamentos que os do Jeremy Clarkson (do Top Gear). Desportivos não são divertidos, SUVs não são 4×4, travão-de-mão elétrico é outra história sem pés nem cabeça,… carros medíocres. À exceção de alguns (poucos).
    Só espero que no futuro deixem as pessoas que gostam de conduzir em paz e sossego e as que não gostam a andar em automóveis autónomos. Por mim nunca andava num veículo autónomo.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tradução: Se eu não gosto, é idiota. E o Jeremy Clarkson é outro idiota.

      Nunca te ocorreu que possa haver pessoas com necessidades especiais a quem coisas dessas dão *muito* jeito, ou quem ache que um automóvel é só mesmo um *meio* de transporte…

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Eu gosto de conduzir, mas o facto é que para um funcionamente optimo de carros autónomos, é necessário que todos adaptem essa tecnologia, em junção com uma espécie de meshnet que faça uso de informação proveniente de outros carros e os seus trajectos, para um posicionamento optimal, visto que o percurso já está definido.
      Claro que isto levanta problemas, especialmente relacionados com a privacidade de cada e a hipótese de haver backdoors que cedam controlo do carro a terceiros.

    3. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Desportivos o quê?

      Diz antes… não tenho dinheiro para um brinquedo desses…

      O que não faltam aí são bons e interessantes desportivos: o Alfa 4C, o BMW i8, O Toyota/Subaru, o Boxster está cada vez melhor…

      Quanto aos SUV, santíssima ignorância… a maioria das pessoas compra-os para o estilo e não usa 4×4, por isso, a maioria que andam aí são tristes 4×2, mas é isso que as pessoas querem, porque é mais barato, gasta menos.

  3. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    na teoria tudo lido, se nao estutural legal o IPV6 para essa casa tecnologica, quero ver, geladeira com virus, ao inves de gelar a comida esquenta, tv c\ spam, carro inteligente. ele anda sozinho e pára em outro lugar, isso se o ladrao nao controla-lo remotamente para assaltar o banco e fugir no seu carro,só mostrao as partes nonitas das coisas…..

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Que comentário ignorante. Nem sei por onde começar…

  4. Avatar de Bruce Frederico
    Bruce Frederico

    Bem podem fazer tv´s com 4k até dizer chega, enquanto não houver bluray ou outro formato que o suporte de nada serve ter um monstro de 2000 euros na sala.
    Ainda vai demorar até as grandes produtoras de cinema ou videojogos se dedicarem ao 4k, relembro que a alta definição entrou nas nossas casas devido á Sony e Microsoft que suportaram o HD desde a sua nascença com as consolas xbox 360 e PS3, nesta ultima vir com leitor bluray ajudou muito.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Quase todas as TV 4K do mercado podem reproduzir videos 4K…

      Normalmente são smart tv também… por isso basta abrir o youtube, ou pôr uma pen com videos 4K.

      Tal como a PS3 fazia BluRay a 1080p, a PS4 faz BluRay a 4K.

      1. Avatar de Bianca
        Bianca

        Eu concordo com o bruce, o grande problema é que a RTP, Sic e TVI nem 1080i enviam para nossa casa, mudou-se tudo para TDT mas alta definição eles não dão ao pessoal. A RTP tem HD mas só por cabo e só em alguns provedores.

  5. Avatar de CodingGuy
    CodingGuy

    O problema do 4K é a falta de conteúdos, pelo menos por enquanto.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      O que não faltam são filmes a sair em 4K!

      1. Avatar de Bianca
        Bianca

        Pois mas és tu que os vais pagar? Era bom se os canais abertos enviassem o sinal em 1080i pelo menos assim as TVs podiam fazer upscale.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Pois, mas quem dá mais de 1000€ por uma TV nova para ter 4K, também deve ter €€€ para comprar filmes…

          Filmes bons em canais abertos? Que rir! Os canais abertos é para passar o salpicão da terra, os programas de imitações musicais ao fds, e a casa dos segredos…

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Com os próximos GPUs da AMD, fazer upscaling (imagem, chroma e luma) com NNEDI3, NEDI com super res, ou até Jinc AR, vai melhorar a qualidade de vídeo para além do que é possível em ecrãs 1080p. Algo que também depende da compressão, portanto num caso desses seria benéfico ter a versão bluray 1080p de 40+ gb.
      Algoritmos de performance alta (que usam poucos recursos) usam algebra linear do mais simples possível. Se a resolução quadrupla, 1 pixel passa a 4 (literalmente iguais). E neste caso é o mesmo que usar um ecrã da resolução original do conteúdo, num ecrã de n polegadas.

      Além disso, ecrãs de alta resolução reduzem aliasing (em tudo, mas especialmente em texto), tornando tudo mais legível, dão-te mais espaço (acima de tudo para programas como o skype que limitam o tamanho mínimo da janela), entre outras coisas, como por exemplo, consumo mais elevado de electricidade.

      Um à parte: vários YouTubers já oferecem conteúdo a 4k.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para mim o IoT vai ser um grande boom e acredito que venha mesmo para ficar, de uma vez por todas!

  7. Avatar de Alex
    Alex

    O OLED da LG de 1080p e tem mais qualidade que os 4K de outros.
    Quero é ver novos painéis OLED. Mas ao menos que a LG não deixe o OLED

  8. Avatar de José Alberto
    José Alberto

    Eles com 4K e o tuga ainda em 4:3 rasca na SIC e TVI….

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O que mais me entusiasma é o desenvolvimento da Domótica!

    Adoro o facto de ser possível ter todos os eletrodomésticos ligados ao nosso smartphone e criar “listas de reprodução” que ligam o aquecedor quando está frio, abrem os estores para nos acordar, ligam o aquecimento/arrefecimento quando nos aproximamos da localização da nossa casa…